Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PRONOMES.
Advertisements

TERMOS RELACIONADOS AO VERBO
Colocação Pronominal Ilustrada
O emprego do pronome pessoal
Termos Integrantes da Oração
REGÊNCIA.
O PRONOME.
Pronomes relativos São aqueles que retomam um substantivo (ou um pronome) anterior a eles, substituindo-o no início da oração seguinte. Exemplos: O jogo.
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Português Professora: Pollyanna Mattos.
Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
PRONOMES.
PORTUGUÊS Instrumental CAPÍTULO 11 O PRONOME
Além do sujeito e do predicado temos os termos associados ao verbo.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
QUADRO COM TODAS AS FORMAS DO PRONOME PESSOAL:
PRONOMES.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
Pronomes Podem substituir ou acompanhar um nome ou substantivo.
O que são os pronomes pessoais??
OITAVO IV.
Pronome é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
Professora: Raysa Ferreira
Unidade 2 ___________ é a palavra que acompanha (determina) ou substitui um nome.
EMPREGO DOS PRONOMES. EMPREGO DOS PRONOMES CLIQUE NO TÓPICO DESEJADO PRONOMES: CLASSIFICAÇÃO MENU PRINCIPAL PRONOMES: CLASSIFICAÇÃO EMPREGO DOS PRONOMES.
GRAMÁTICA – 1ª SÉRIE PROFESSORA MIRIAM R. FIGUR
PREDICAÇÃO VERBAL GRAMÁTICA – 8º Ano.
AFE DE PORTUGUÊS.
AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
CONCEITO E CLASSIFICAÇÃO
Análise Sintática Parte 2.
É a palavra que substitui o nome.
Classes fechadas de palavras
Pronomes 2. PRONOMES POSSESSIVOS
Transitividade Verbal
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
O pronome O pronome.
Estudo dos Pronomes Pessoais
Estrutura composicional do texto: a função do pronome
Fonologia – o estudo dos sons
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
Unidade de Ensino Superior Dom Bosco
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
OS TERMOS INTEGRANTES DA ORAÇÃO
CURSO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO M ODALIDADE : A D ISTÂNCIA M ÓDULO : I D ISCIPLINA : P ORTUGUÊS C ARGA H ORÁRIA : 45 H I NÍCIO : /
EU x MIM Ele pediu para EU ler (1-SUJEITO) o texto com calma.
Sintaxe de Regência Profa. Joelma aragão.
Pronome  É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e.
Verbo É uma palavra que exprime ação, estado, fato ou fenômeno. AÇÃO: O menino correu para pegar o ônibus. ESTADO: Como estavam velhos! FENÔMENO:
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
Emprego dos pronomes pessoais
PRONOME Professora: Zenilda Gonçalves Martins.
Classes fechadas de palavras: * o pronome;
CLASSES DE PALAVRAS  PRONOMES
Termos integrantes Dá-se o nome de termos integrantes da oração às palavras que completam o sentido de adjetivos, substantivos, verbos e advérbios.
É A PALAVRA QUE SUBSTITUI OU ACOMPANHA O NOME
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
Emprego e Função Sintática dos Pronomes Relativos
PRONOMES PESSOAIS Singular 1ª Eu me, mim, comigo 2ª Tu te, ti, contigo
Pronome pessoal em adjacência verbal
Pré- vestibular Quilombo Ilha Professora VILMA PAIXÃO VILMA PAIXÃO Disciplina: Língua Portuguesa.
Trecho do livro “O PEQUENO PRÍNCIPE”
Emprego dos Pronomes Pessoais
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
DETERMINANTES DO SUBSTANTIVO
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Janaina Rigo Caierão.
Pronome pessoal. Tanto na fala quanto na escrita estão envolvidas três pessoas do discurso: a 1ª pessoa: aquele que fala (eu, nós), o locutor; a 2ª pessoa:
Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.
Transcrição da apresentação:

Pronomes São palavras que indicam as pessoas do discurso e os seres ou situações aos quais o discurso se refere.

Pronomes Pessoais São aqueles que indicam as três pessoas do discurso, plural ou singular. Retos - função de sujeito da oração. Oblíquos - função de objeto direto, indireto, complemento nominal, adjunto adverbial ou agente da passiva. Ela vai ao shopping conosco. Eu estou preocupada com ele.

Pronomes Pessoais Retos - eu, tu (você), ele, ela, nós, vós, eles, elas. Oblíquos Átonos - me, te, o, a, lhe, se, nos, vos, os, as, lhes, se. Oblíquos Tônicos - mim, comigo, ti, contigo, si, consigo, ele, ela, nós, conosco, vós, convosco, si, consigo, eles, elas.

Emprego dos pronomes: tu / você Podem-se empregar os pronomes (tu) ou (você) - ambos de segunda pessoa - indiferentemente. O importante é não misturar as formas de tratamento. Se usarmos (tu), a concordância será feita na 2ª pessoa: “Quero te ajudar, mas não te adianto nada.” Se usarmos (você), a concordância será feita na 3ª pessoa: “Quero ajudá-lo, mas não lhe adianto nada.”

Pronomes Pessoais antecedidos de Preposição Os pronomes pessoais podem vir antecedidos de preposição, devendo ser substituídos pelos pronomes oblíquos (mim) e (ti): As decisões foram tomadas por mim e ti. A conversa ficará entre mim e ti. A negociação não se faria sem mim e ti. O prêmio será entregue para mim e ti.

Mim e Eu É obrigatório o emprego de (eu) e (tu) quando o pronome funcionar como sujeito da oração, pois somente os pronomes retos podem ser sujeitos. Nesse caso, o pronome reto é seguido por um verbo no infinitivo. Exemplo correto: O dinheiro deu para eu comprar a passagem de avião. Erro: O dinheiro deu para mim comprar a passagem de avião.

Pronome (nós) em lugar do pronome (eu) Usa-se o pronome (nós) em lugar do pronome (eu), para tornar a linguagem mais polida ou educada, já que a forma (eu) se caracteriza por certa imposição ou arrogância. Esse emprego é chamado de (plural de modéstia). Exemplo: Como advogados, nós solicitamos a aplicação da lei.

A gente É comum o emprego da expressão (a gente), substituindo o pronome (nós), na linguagem coloquial. Neste caso, a concordância se dá com a 3ª pessoa do singular. Exemplo: A gente assiste a bons shows. Erro: A gente assistimos a bons shows.

Pronomes ele(s), ela(s), nós e vós. Os pronomes ele(s), ela(s), nós e vós serão oblíquos quando empregados como complementos de um verbo e vierem precedidos de preposição. Exemplos: A compra da televisão foi feita por ele. Nós festejamos a promoção com ela. A exposição será organizada por vós.

Pronomes pessoais do caso reto ele(s), ela(s) Os pronomes pessoais do caso reto ele(s), ela(s) podem se contrair com as preposições de e em. Exemplos: Ela sempre confiou nele. (preposição em + ele) Hoje conheci os pais dela.(preposição de + ela) OBS: Apenas quando não funcionarem como sujeito.

Pronomes pessoais do caso reto ele(s), ela(s) Se os pronomes pessoais do caso reto ele(s), ela(s) estiverem funcionando como sujeito, e houver uma preposição antes deles, não poderá ocorrer contração. Exemplos: Era capaz de ele resolver o impasse com facilidade. Tomou-se a decisão de elas viajarem sozinhas.

Pronomes Reflexivos Chamam-se pronomes reflexivos os pronomes pessoais oblíquos que se referem ao sujeito da oração. Exemplos: Ela se olhou no espelho. (Ela - sujeito / se- pronome pessoal reflexivo). Eu me enxuguei rapidamente. (Eu - sujeito / me - pronome pessoal reflexivo)

Pronomes se, si, consigo como reflexivos Os pronomes pessoais oblíquos se, si, consigo também são empregados como pronomes pessoais reflexivos e funcionam como complemento de um verbo na 3ª pessoa, cujo sujeito também é da 3ª pessoa. Exemplos: O rapaz aproximou-se e levou consigo os comprovantes das bagagens. (verbos na 3ª pessoa)

Quando os oblíquos não são reflexivos O pronome pessoal oblíquo não funciona como reflexivo se não se referir ao sujeito. Exemplos: Eu te ajudarei com as compras. Ele me molhou com a mangueira. Nesses exemplos, os pronomes pessoais oblíquos (te) e (me) não são reflexivos.

Pronomes Recíprocos Os pronome pessoais oblíquos (nos), (vos) e (se) recebem o nome de pronomes recíprocos quando expressam uma ação mútua ou recíproca. Exemplos: Nós nos entreolhamos mais uma vez. (um ao outro) Os namorados se beijaram apaixonadamente.

Pronomes oblíquos (o,a,os,as) São substituídos pelas formas pronominais (lo, la, los, las) respectivamente, quando vêm depois de formas verbais terminadas em (-r, -s e -z), as quais perdem essas terminações. Exemplo: Necessitava vê-lo, antes de sua partida. (ver+o)

Formas pronominais (no,na,nos,nas) São empregadas após as formas verbais terminadas em (-m, -ão, -õe), que não perdem essas terminações. Exemplo: Os jurados consideram-no culpado.(consideram+o)

Pronomes pessoais oblíquos (lhe), (lhes) A) Quando colocados depois de formas verbais terminadas em (-s), não modificam essas formas. Nós entregamos-lhes (a ele) a cópia do contrato. B) O verbo perde a terminação (-s) quando vier seguido do pronome pessoal oblíquo (nos), na primeira pessoa do plural. Sentamo-nos para um café, ao ar livre.

O sentido possessivo dos pronome pessoais oblíquos Os pronomes pessoais oblíquos quando empregados com verbos transitivos diretos, podem ter sentido possessivo. Exemplo: Os anos roubaram-lhe a beleza. (roubar: verbo transitivo direto) (objeto direto : a sua beleza)

As expressões (com nós, com vós) Podem ser usadas quando seguidas de uma palavra de reforço (ambos, mesmos, dois, etc.) Exemplo: A bagagem seguirá com nós dois. A bagagem seguirá conosco.

Pronomes pessoais oblíquos tônicos A) Vêm sempre antecedidos de preposição. Ex: A decisão foi tomada sem mim. B) Emprega-se como sujeito quando houver um dos seguintes verbos (deixar, fazer, ouvir, mandar, sentir e ver) seguido de um verbo no infinitivo. Nesse caso o pronome oblíquo será sujeito desse infinitivo. Ex: Sua atitude fez-me pensar no futuro. (me- sujeito de pensar) A reduzida de infinitivo pode ser desenvolvida: Ex: Sua atitude fez com que eu pensasse no futuro. (eu - sujeito)