Custos Diretos Custos que são apropriados aos produtos sem a necessidade de rateios ou estimativas, ou seja, são perfeitamente identificados (física ou.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CONTABILIDADE GERENCIAL
Advertisements

GERENCIAMENTO DE CUSTOS
Composto de Marketing PREÇO.
Relação Custo x Volume x Lucro
Classificação de Custos
Tema II - Custos Noção de Custos
Custo Departamental.
Custos ... afinal, o que é isto?
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
Diferença entre terminologias
Pró-Reitoria de Graduação
CONCEITOS BÁSICOS GASTO = É O VALOR DOS INSUMOS ADQUIRIDOS PELA EMPRESA, INDEPENDENTEMENTE DE TEREM SIDO UTILIZADOS OU NÃO DESEMBOLSO = PAGAMENTO RESULTANTE.
Prof. Fábio Kleine Albers
Fundamentos de Custos Felipe Kovags.
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
CONCEITO CONTABILIDADE DE CUSTOS
Gerenciamento de Custos
SISTEMAS DE CUSTOS Prof Samir Silveira.
CONTABILIDADE INDUSTRIAL
CUSTOS.
CUSTOS EM RESTAURANTES
Curso de Tratamentos de Superfície
Professora Mônica Brandão Aula 3 e 4
Aula 07 Assunto: GABARITO DOS EXERCÍCIOS NOVOS EXERCÍCIOS.
Formação de Preços e Cálculo de Rentabilidade
Análise de Custos Prof. Mônica Brandão
ESQUEMA BÁSICO DA CONTABILIDADE DE CUSTOS
Aula 08 Assunto:s DRE Comercial x DRE Industrial
Custeio Variável Prof. Carlos Alexandre.
Controladoria Aula 7 Msc. Karine R. de Souza ..
Aula 06 Assunto: Revisão da Classificação dos custos: Diretos, Indiretos, Fixos e Variáveis. Correção dos Exercícios.
Aula 23.
Exercício 1.
Aula 05 Assunto: Terminologia básica e classificação dos custos.
Aula 25.
Aula 20.
MATEMÁTICA FINANCEIRA
MÉTODOS DE CUSTEIO DEFINIÇÃO DE MÉTODO DE CUSTEIO:
Nasceu com a Revolução Industrial, e tinha como objetivos iniciais:
TEORIA DA PRODUÇÃO.
Custeio por Absorção Prof. Carlos Alexandre.
CONTABILIDADE GERENCIAL
MÉTODOS DE CUSTEIO.
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
Avaliação dos Estoques
Contabilidade de Custos
Prof. Rosivaldo Batista Faculdade Integradas Ipiranga
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
PRINCIPAIS TERMOS USADOS EM CUSTOS
Orçamento dos custos indiretos de produção
Contabilidade Geral Aula 5 – Contabilidade de Custos
Nasceu com a Revolução Industrial, e tinha como objetivos iniciais:
MICROECONOMIA Aula 7 – Análise da Teoria da Produção.
CIF CUSTOS INDIRETOS DE FABRICAÇÃO.
Avaliação econômica do projeto
CUSTOS INDUSTRIAIS Daniel Pottker
CONTABILIDADE GERENCIAL
Custeio Variável e Custeio por Absorção
Gestão de Custos Aula 2.
Gestão de Custos Aula 3.
Gestão de Custos Aula 2.
Administração e Análise de Custos Prof.Mônica 1 Capítulo 4.
ANÁLISE DE CUSTO/VOLUME E LUCRO
Engenharia Econômica Custos – Conceitos e Classificações Salvador, 15 de fevereiro de 2015.
Contabilidade de Custos x Financeira x Gerencial
CONTABILIDADE DE CUSTOS
Custos Indiretos de Fabricação
Custos Universidade Mogi das Cruzes Prof. Alexandre.
Orçamento e Custeio (Cont. Custos) Prof. Jurandyr Costa Seixas.
Transcrição da apresentação:

Custos Diretos Custos que são apropriados aos produtos sem a necessidade de rateios ou estimativas, ou seja, são perfeitamente identificados (física ou financeiramente) no objeto de custo (produto); por exemplo, o custo da embalagem do leite condensado é um custo direto para as industrias de laticínios.

Custos Indiretos Custos que são alocados aos produtos através de rateios ou estimativas com determinado grau de subjetividade devido a não possuírem atributos perfeitamente identificados no objeto de custos, a exemplo do salário dos supervisores das unidades de produção que supervisionam os vários produtos derivados leite (nata, leite condensado, leite etc.); esse custo é indireto para as indústrias de laticínios.

Custos Diretos / Indiretos O somatório das apropriações dos custos diretos com os custos indiretos alocados aos produtos define o custo total do objeto de custo (produto) quando da utilização dos sistema de acumulação de custos por absorção (custeio por absorção), conforme exemplo a seguir. Existe também o custo que devido a sua irrelevância é considerado indireto.

Apuração do Custo do Produto Exemplo: Matéria-prima $ 800.000 Mão-de-obra Indireta $ 700.000 Salário do Escritório $ 350.000 Manutenção da Fábrica $ 80.000 Energia da Fábrica $ 220.000 Mão-de-obra Direta $ 500.000 Depreciação da Fábrica $ 100.000 Materiais Indiretos $ 400.000 Seguros da Fábrica $ 120.000 Seguros do Escritório $ 85.000

Apuração do Custo do Produto CUSTO DIRETO DE FABRICAÇÃO Matéria-prima $ 800.000 Mão-de-obra Direta $ 500.000 / $ 1.300.000 CUSTO INDIRETO DE FABRICAÇÃO: CIF Mão-de-obra Indireta $ 700.000 Manutençao da Fab. $ 80.000 Energia da Fábrica $ 200.000 Depreciação da Fábrica $ 100.000 Seguros da Fábrica $ 120.000 Materiais Indiretos $ 400.000 $ /1.620.000

Custos Diretos CUSTOS DIRETOS => São os custos que podem ser diretamente identificados e avaliados com a produção. MATÉRIA-PRIMA OU MATERIAL DIRETO => Refere-se a todo o material que representa parte integrante do produto que será incluído diretamente no cálculo do custo do produto. MÃO-DE-OBRA DIRETA => É a mão de obra justificada e que é usada diretamente na transformação da matéria-prima em produtos acabados.

Custos Indiretos CUSTOS INDIRETOS => Também chamados gastos gerais de fabricação, são os custos que não podem ser convenientemente apropriados aos produtos MÃO-DE-OBRA INDIRETA: => Representa o trabalho executado e que não afeta diretamente a produção dos bens. Ex: Transportadores entre seções; Apontadores de custo; Manutenção da fábrica; Supervisores de produção e Chefes de turma, etc. MATERIAIS INDIRETOS => São os materiais utilizados na conclusão dos produtos, mas o consumo em relação ao produto é muito pequeno ou complexo, tornando difícil sua apropriação direta ao produto. Ex: cola, pregos, rebites, parafusos e etc.

Custos Fixos Conceito de Custos Fixos: Consideram-se como custos fixos (CF) aqueles custos cujo montante independe de nível de quantidade produzida, isto é, são os custos que não se alteram quando o nível de atividade aumenta ou se reduz, a exemplo dos aluguéis, salários do supervisor de produção, seguros patrimoniais e etc. Assim, os custos fixos podem ser caracterizados como sendo a parcela de custos que é fixa até determinado volume de atividades, podendo aumentar ou diminuir proporcionalmente a esse volume. Por isso, o custo pode ser considerado fixo para um determinado volume de produção e aumenta quando o volume passa para outro patamar.

Custos Fixos Características dos custos fixos: Quantia fixa dentro de uma categoria relativa de produção; Decréscimo do custo fixo por unidade, com o acréscimo da produção; Atribuição aos departamentos, muitas vezes feita por decisões a administrativas ou métodos de apropriação de custo. Composição dos custos fixos: a-) Custos fixos irredutíveis (férreos, ou custos de paralisação): São aqueles que nascem com a fundação da empresa e não desaparecem mesmo com a paralisação completa das atividades (custos do capital, certos impostos, licenças etc.) b) Custos fixos de prontidão ( ou da produção zero): são aqueles necessários para permitir um início imediato da atividade (vencimentos da cúpula, seguros, manutenção mínima etc);

Custos Fixos c) Custos fixos da atividade (produção) normal: são aqueles que ocorrem quando a empresa opera com capacidade normal. Representam a maior parte dos custos fixos (salários administrativos, supervisores, juros sobre o circulante, propaganda, manutenção etc); d) Custos fixos em salto (degraus): são aqueles que surgem quando a empresa decide aumentar sua capacidade, seja pela adição de novas unidades técnicas, construções novas etc. ou, ainda, pelo aumento do tempo operacional (número de turnos), surgem novos tipos de custos fixos (ex: supervisores adicionais etc.). Nesse caso, os custos fixos crescem em degraus.

Custos Fixos Custos fixos e unidade produzida => Quando se imputa o total dos custos fixos às unidades produzidas, é evidente que cada unidade produzida será onerada por uma parcela dos mesmos. Assim, o custo fixo por unidade de produto é obtido de acordo com o apresentado a seguir. Cf = CF/n onde: Cf = custo fixo imputado a uma unidade do produto CF = custo fixo total n = número das unidades produzidas (transacionadas)

Custo Variável Consideram-se custo variável todos os custos cujo total depende da quantidade produzida, isto é, crescem ou decrescem junto com o nível de atividade, porém não sempre na mesma proporção. De acordo com o grau da interdependência entre nível de atividade e custo dos produtos vendidos (CPV), distinguem-se em três grupos de custos variáveis. Composição dos custos variáveis: Custos proporcionais, que são todos aqueles cujo montante acompanha o nível de atividade em proporção linear, isto é, aumentam e reduzem em ritmo idêntico ao do nível de atividade, a exemplo do consumo de matéria-prima, salários, ICMS, etc.; Custos degressivos ou subproporcionais são aqueles custos que aumentam em escala menor que o nível de atividade, ou seja, crescem quando o nível de atividade cresce, mas em ritmo mais lento que o último, a exemplo do consumo de energia elétrica, mão-de-obra indireta etc;

Custo Variável c) Custos progressivos ou superproporcionais são aqueles custos cujo aumento é mais acelerado do que o aumento simultâneo do nível de atividade, a exemplo das horas extras, desgaste e substituição de peças. Assim, no caso da proporcionalidade, o custo variável total será obtido pelo produto entre o custo variável unitário e o número de unidades produzidas. Custo total: CT = CF + CV Já o custo unitário total: Ct = (CFt + CVt)/n

CUSTO FIXO / VARIÁVEL Impostos sobre vendas $120.000,00 Exercício: Consideremos que uma empresa fabricante de refrigerantes descartáveis tenha incorrido nos seguintes gastos mensais para a produção e venda de 10.000 unidades: Impostos sobre vendas $120.000,00 MP consumidas $ 80.000,00 Mão-de-obra indireta $ 20.000,00 Mat.embalagem produção $ 60.000,00 Outros custos fixos $ 40.000,00 Mão-de-obra direta $ 30.000,00 Despesa distribuição produto $ 20.000,00

CUSTO FIXO / VARIÁVEL Resolução: Entre os gastos incorridos na produção e venda de 10.000 unidades, são custos os seguintes itens: MP consumidas $ 80.000,00 Mão-de-obra indireta $ 20.000,00 Mat.embalagem produção $ 60.000,00 Outros custos fixos $ 40.000,00 Mão-de-obra direta $ 30.000,00 TOTAL $ 230.000,00 $230.000,00 / 10.000u = $23,00

CUSTO FIXO / VARIÁVEL Resolução: Caso a indústria reduzisse a produção em 20%, fabricando portanto 8.000 unidades, os custos variáveis totais seriam reduzidos em igual percentual: MP consumidas $ 64.000,00 Mão-de-obra indireta $ 20.000,00 Mat. embalagem produção $ 48.000,00 Outros custos fixos $ 40.000,00 Mão-de-obra direta $ 24.000,00 TOTAL $ 196.000,00 $196.000,00 / 8.000u = $24,50