Roseli Oliveira da Silva

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Transcrição da apresentação:

Roseli Oliveira da Silva Profissão: Mecânica Formação: Senai Experiência Profissional: Atuação como mecânica desde 1996 e com oficina própria desde 2002.

A melhor manutenção para o seu carro é a informação. Motor A vida útil do motor de um automóvel depende diretamente dos cuidados que você tem com ele. Para manter seu carro sempre funcionando bem é importante observar as seguintes informações: Qual a quilometragem recomendada para troca de peças, óleo, fluídos etc. Essas informações estão disponíveis no manual do seu carro; Contabilizar os quilômetros rodados para realizar as revisões e trocas necessárias e não agir de forma errada que é medir as necessidades do veículo pelo tempo de uso;

Nunca deixe o combustível chegar a um nível muito baixo, isso evita que impureza depositadas no fundo do tanque sejam sugadas. Além disso, evita a evaporação do combustível nos dias muito quentes; Marchas reduzidas ou esticadas forçam o motor e aumentam o consumo. Procure trocar as marchas no tempo certo; Fique atenta ao consumo de combustível de seu carro, normalmente carros até 30.000 Km rodados consomem o equivalente a até 75% dos custos com a manutenção do veículo; Saber ouvir o próprio carro e, no caso de ruídos estranhos, procurar um mecânico de confiança que poderá orientá-la.

Trocas periódicas 5.000 ou 10.000Km Óleo do motor e filtro de óleo; 10.000Km Verificação da pastilha de freios e reajuste da suspensão; 15.000Km Óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar e limpeza das válvulas injetoras; 20.000Km Óleo do motor, filtro de óleo, reajuste da suspensão, alinhamento,balanceamento e filtro de combustível; 30.000Km Óleo do motor, filtro de óleo, filtro de ar, pastilha de freio, líquido do sistema de arrefecimento e velas de ignição; 45.000Km Óleo do motor, filtro de óleo, buchas, verificações dos amortecedores, molas e troca das correias dentadas, do alternador, da direção hidráulica e do esticador da correia.

Transmissão – Levando energia às rodas do seu carro É este sistema que leva a força do motor até as rodas. Geralmente não apresenta problemas, desde que alguns cuidados sejam tomados: Troque as marchas sem pressa. Evite os trancos causados por arrancadas violentas; Se precisar parar em subidas, puxe o freio de mão e nunca segure o carro na embreagem, pois desgasta desnecessariamente o sistema; Evite dirigir com o pé apoiado na embreagem; Jamais estacione o carro com a marcha engrenada. Qualquer leve toque no veículo pode causar danos em todo o sistema de transmissão.

Refrigeração Motor com sede tem pouquíssimo tempo de vida. Por isso, mantenha o reservatório do radiador com nível corretor de água e sem esquecer do aditivo (coolant) que além de limpar, impede a fervura e a corrosão do motor, e também Sempre oriente seu mecânico a limpar o radiador externamente, o que permitirá melhor circulação do ar ; Durante as revisões, não esqueça de verificar as condições das mangueiras. Se estiverem muito ressecadas, precisam ser trocadas imediatamente; Nunca abra o radiador ou reservatório de água com o motor quente, pois a água fervente jorrará, podendo gerar queimaduras graves.

Pneus e Freios Elementos essenciais para a sua segurança e da sua família, os pneus e rodas do seu carro devem estar sempre em boas condições de uso, pois qualquer descuido pode ser fatal. Examine as pastilhas de freio a cada 5.000 Km. Não deixe que o desgaste das pastilhas chegue até o metal, pois danifica também o disco de freio; Mantenha o sistema de freios bem regulado. Regulagem muito baixa do pedal retarda a ação do freio, podendo causar colisões; Não pise no freio bruscamente. Pise progressivamente e com a marcha engatada; Use apenas fluído de freio recomendado pelo fabricante do veículo. A troca deve ser feita a cada 1 anos ou 10.000 Km (correto).

Pneu em bom estado é garantia de segurança e questão de bom senso (careca, só o motorista); Os sulcos com menos de 1,5mm de profundidade já determinam que os pneus estão carecas. Nessa condição, ele fura com mais facilidade a aderência na chuva fica comprometida; Faça calibragem dos pneus pelo menos 1 vez por semana, sempre que possível com os pneus frios; Pneu com calibragem correta evita desgaste prematuro e economiza combustível. Use sempre a pressão recomendada pelo fabricante; O estepe deve estar sempre em boas condições. Mantenha-o calibrado com uma pressão ligeiramente maior que a dos demais pneus do carro.

Suspensão e Direção – Ande na linha! Carro não é trem, mas deve andar na linha, ou melhor, alinhado. Manter o sistema de suspensão e direção alinhados e em bom estado é a melhor maneira de evitar acidentes e economizar dinheiro. Verifique regularmente a suspensão, direção e amortecedores. Desgaste irregular de pneus e direção dura é sinal de que o carro precisa de um alinhamento. Aproveite também para fazer o balanceamento das rodas e verificar o estado dos amortecedores; Os problemas mais comuns no sistema de direção são as folgas causadas pelo desgaste das peças ou falta de lubrificação. Por isso verifique todo o sistema periodicamente; Aos 40.000 Km os amortecedores devem ser substituídos. Para saber se se estão em boas condições, pressione o carro para baixo. Ele deve subir de uma vez e parar. Do contrário, os amortecedores estão sem função.

Sistema Elétrico A exemplo do que acontece em sua casa, você também paga a conta de luz gasta no seu carro. O sistema elétrico tira uma pequena potência do motor, o que significa combustível. Um dos elementos cruciais deste sistema é a bateria e o alternador. Cuide sempre deles para o seu carro não ficar sem energia. Se o motor do seu carro estiver desligado, evite utilizar os faróis acesos, rádios e outros equipamentos elétricos ligados, pois pode faltar energia na hora de dar partida no carro. Não se esqueça de que a bateria de seu carro não é eterna. Por isso verifique suas condições a cada 6 meses.