Escola Secundária de Vale de Cambra Ana Paula Oliveira, n.5, 10 F

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DO BÚZIO EB2,3/S de Vale de Cambra
Advertisements

O texto original É aquele texto que tem origem no indivíduo que o produziu. Não existe originalidade absoluta, pois a produção textual pressupõe intertextualidade.
Dois modos de ler a Bíblia.
Rebeldia/Rivalidades
23 de Abril Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor
ANÁLISE LITERÁRIA POEMAS COMPLETOS DE ALBERTO CAEIRO (Fernando Pessoa)
Luiz Fernando Verissímo.
Naturalismo O discurso.
Escola Secundária de Cantanhede Língua Portuguesa
UM LUGAR MÁGICO ou como salvar a Natureza
Bagagem Paulo Valzacchi Este PPS não tem senha de segurança,
LINGUAGEM E PENSAMENTO
A COMPREENSÃO EM LEITURA
A Bagagem.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Mini-portefólio Digital
Pensei em você....
Maria Teresa Maia Gonzalez
Escola EB 2,3/S Vale de Cambra
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Portefólio de Língua Portuguesa
Ua de Joana Ana Luís Melo Nº1 Elsa Oliveira Nº8 Fábio Margarido Nº9.
António Torrado 1.
REDAÇÃO Em primeiro lugar (...), pode-se realmente “viver a vida” sem conhecer a felicidade de encontrar num amigo os mesmos sentimentos? Que haverá de.
As verdadeiras mulheres felizes By Martha Medeiros.
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
M Ã E.
A menina mal comportada!
Vaso Insigne de Devoção
Escola básica E.B 2,3/S de Vale de Cambra
Ninguém Me Tira os Meus Filhos
A BAGAGEM.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
UMA CARTA DE AMOR....
Quando sua vida começa,  você tem apenas uma mala pequenina de mão...
Projecto financiado com o apoio da Comissão Europeia no âmbito do programa “Lifelong Learning Programme – Comenius ( )” Ler, uma procura activa.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Psicologia Comportamental Aula 4
Culpado ou inocente?.
PRESSIONAR A TECLA F5 PARA INICIAR Clicar com o mouse uma vez
Os Primos e a Bruxa Cartuxa
Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis,
As pupilas do senhor Reitor
TRIPÉ?!!! Olha a confusão que uma conclusão precipitada pode causar. Em um determinado país foi criado um programa de incentivo à natalidade, pois o número.
Teses e Argumentos CASDVest 2014.
Margarida Rebelo de Pinto…
Há quem diga que mulheres, quando são amigas, ficam insuportáveis...
Mini Portfolio Português.
O Alquimista de Paulo Coelho
O macaquinho Um homem, tempos atrás, encontrou-se com um amigo. Este se queixara muito da vida, pois tinha acabado de ser abandonado pela mulher e estava.
O perigo de perder a si próprio
A lua de Joana.
Como fazer a leitura de obra de arte?
Um grande escritor: MONTEIRO LOBATO
A vida e o Amor Aut. c/som O amor...é um sentimento mais profundo que o oceano. Um abraço mais comprido que o universo. E as palavras ditas com amor, ah!
Hamilton A Mala, da vida....
Aprendi que não importa o quanto você se dedique a
Ligue o som.
Leitura e interpretação de texto
Sílvia Patrícia de Almeida Cortes Nº22 10ºF Escola Básica 2,3/S de Vale de Cambra O meu livro é:
AME ENQUANTO TIVER OPORTUNIDADE....
A Bagagem By Búzios Slides Automático Quando sua vida começa, você tem apenas uma mala pequenina de mão... À medida em que os anos vão passando, a bagagem.
APRENDIZ DA VIDA!.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
1 11 Tenho um segredo pra revelar sobre nós, mulheres modernas- independentes-solteiras: nós somos uma farsa. E das grandes...
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
Transcrição da apresentação:

Escola Secundária de Vale de Cambra Ana Paula Oliveira, n.5, 10 F Pessoas como nós, de Margarida Rebelo Pinto Escola Secundária de Vale de Cambra Ana Paula Oliveira, n.5, 10 F

Como conheci o livro ? Conheci-o quando estava na loja Bertrand à procura de um livro para ler para Português. Quando o vi decidi comprá-lo, uma vez que já tinha ouvido falar muito bem dos livros desta autora, pois retratam a realidade tal como ela é, por vezes, com uma linguagem um pouco agressiva.

Antes de ler o livro... Quando comprei este livro estava com grandes expectativas, pois o texto da contracapa já desvendava um bocadinho da história do livro que me cativou bastante.

Durante a leitura... Durante a leitura do livro, não conseguia parar de o ler, uma vez que ele capta bastante a atenção do leitor. A autora usa três histórias diferentes de três mulheres distintas e vai alternando-as por capítulo. Assim, mal acabava o capítulo de uma história, queria continuar a ler o capítulo seguinte da outra que tinha ficado a meio.

No fim da leitura... Gostei bastante de ler este livro, de tal maneira que até marquei muitos excertos do livro que gostei e com os quais me identifiquei.

Informações do livro: Autora: Margarida Rebelo Pinto Título: Pessoas como nós Editora: Oficina do Livro Classificação da obra: Romance Número de paginas: 231 Número de capítulos: 16 Linguagem de fácil compreensão

Resumo do livro: Este livro retrata a história de três mulheres, das suas histórias, da história das suas angústias, frustrações e esperanças, numa narrativa centrada em monólogos dessas personagens, intercalados com monólogos dos principais homens (para o bem e para o mal) das suas vidas. Faz o retrato de uma certa sociedade dos nossos dias, de pessoas bem relacionadas no meio social (uma pintora, uma actriz famosa…), descrita com alguma superficialidade, onde se descreve as relações entre as personagens, relações estas afectivas de amizade ou de amor. Os medos, os receios, os traumas, principalmente estes últimos, estão sempre bastante presentes nestas três mulheres, afectando todo o desenrolar das suas vidas, mesmo em comportamentos, decisões ou acções aparentemente desligadas dos seus passados. Existe uma interpretação de cada uma das personagens umas pelas outras, que acrescentam sempre algo pertinente à análise do carácter de cada uma. Os homens neste romance têm, pelo menos aparentemente, as suas vidas mais bem arrumadas do ponto de vista psicológico que as mulheres, revelando-se seguros de si e dos seus interesses.

Excerto do livro: “Espio discretamente o perfil do Gabriel: ombros largos, direitos, pescoço alto, braços longos e musculados, o queixo um pouco marcado, o nariz e a boca como os de uma estátua de Miguel Ângelo, o cabelo cortado de forma descontraída, mas com um toque de profissional muito à Tony & Guy. Porque é que não estamos juntos, depois de tudo o que passamos, depois de tudo o que sofremos? Não sei. As pessoas que amamos quase sempre nos escapam; ou porque aparecem cedo demais, ou porque se vão embora, ou porque, simplesmente, não as reconhecemos e por isso não as sabemos agarrar. Com o Fred não soube, ou não quis. E porquê? Porque não há receitas mágicas para duas pessoas que se amam ficarem juntas. Antes houvesse. “

Margarida Rebelo Pinto Nasceu em Lisboa em 1965, revelou desde cedo uma enorme paixão pela escrita. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Modernas na Universidade Clássica. Após uma breve passagem como copywriter, pelo mundo da publicidade, aos 22 anos, iniciou a sua actividade jornalística passando por publicações como “O Independente”, “Sete”, “Marie Claire” e “Diário de Notícias”. O seu primeiro romance foi o livro ‘Sei lá’, que na altura em que foi publicado já tinha vendido mais de 130 mil exemplares. Actualmente tem mais 12 livros editados. A escritora é mãe, nada três quilómetros por semana e escreve em qualquer lado, desde que leve um caderno de capa preta.

Nova capa Escolhi esta capa com estas imagens, uma vez que simbolizam vários aspectos do livro: uma criança a afogar-se, que representa o trauma de uma das personagens; um quadro, pois uma das personagens é pintora; três mulheres que são as personagens principais; um homem que representa todos os homens que entram nesta história ,e por fim, um coração que simboliza o amor e a amizade que une todas as personagens umas as outras. PESSOAS COMO NÓS Margarida Rebelo Pinto Oficina do Livro

Nova contracapa Nem todos os homens têm coração, mas há mulheres que também não. O que pode separar duas irmãs? Como se perde uma grande amizade? E o amor de uma vida? Três mulheres entregues à solidão contam a sua história e acabam por revelar os segredos mais surpreendentes. Maria do Carmo não é o que parece, Verónica descobre o impensável e Julieta carrega a culpa de um violento e sórdido trauma. Afinal, todas as pessoas são normais até as conhecermos melhor. Pessoas como nós é o quinto romance de uma das autoras portuguesas que mais contribuiu para a descoberta do prazer da leitura.

FIM