Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Advertisements

Práticas Administrativas II
Práticas Administrativas I Semestre 2011 Prof Silvio Ribeiro
COMUNICAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO EM ENCONTROS E CONGRESSOS COMUNICAÇÃO ORAL PÔSTER ACADÊMICO.
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
Normas para Apresentação de Trabalhos Científicos
Normas para publicação de trabalhos científicos
CASO – MONOGRAFIA, TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
I SIMPÓSIO PEDAGÓGICO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
RELATÓRIO PCC PRÁTICA PEDAGÓGICA COMO COMPONENTE CURRICULAR
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Dissertações e Teses-PROPAD
EE CORONEL CALHAU –IPANEMA-MG
APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
TRABALHO ESCRITO 2º CICLO Prof. Bibliotecária – Adília Real.
artigo Papel A4 Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples
Metodologia Científica
Universidade Federal do Amapá
Regras da ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
Primeira Reunião Acadêmica
AULA 4: Estrutura de trabalhos
Metodologia de Pesquisa
MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
Projeto de Pesquisa.
Nome do aluno Período Disciplina Nome do professor
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
Roberto Leiser Baronas DL-PPGL-UFSCAR
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Artigo.
Estagio 23 de julho de 2013.
ESTRUTURA DO RELATÓRIO (ABNT NBR 14724/2006)
PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
Apresentação de trabalhos acadêmicos
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
Trabalho nas regras ABNT
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
Construção de relatórios
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
Normas para redação de TCC
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Elaboração de relatório
Relatórios de pesquisa na Graduação em Direito
FORMATANDO TRABALHO NO WORD 2007
Artigo Papel A4 Papel A4 Fonte Times New Roman Fonte Times New Roman espaço entre linhas simples espaço entre linhas simples Orientação Retrato Orientação.
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Metodologia Científica
BIBLIOTECA SÃO JOÃO XIII
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
CRONOGRAMA DE ENTREGA TCC1
Produção de Artigo Acadêmico
Formatando trabalhos no Writer PROF. ANDRÉ APARECIDO DA SILVA Disponível em:
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
APRESENTAÇÃO E ESTRUTURA DO TRABALHO ACADÊMICO
TÍTULO DO TRABALHO* Estudante do Curso de ....: Prof. Orientador:
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
Trabalho de Conclusão de Curso
Profa. Janete Ricken. FOLHA DE ROSTO Nome do aluno Tema: Trabalho apresentado como requisito à obtenção da aprovação na disciplina de Metodologia da Pesquisa.
Metodologia Científica - Profa. Rosa Coutrim
PÓS GRADUAÇÃO DOCÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR
Transcrição da apresentação:

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC TCC é uma disciplina como outra qualquer! Exige presença nas orientações e notas nos relatórios As orientações deverão ser pré-agendadas e ter 1 hora/aula de duração por semana por orientando.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC A disciplina TCC é dividida em três fases distintas: 1ª FASE: Projeto de TCC – é desenvolvido no 6º período. 2ª FASE: Desenvolvimento do TCC durante os três primeiros meses do 7º período. 3ª FASE: Entrega e apresentação para a banca na 1ª semana de dezembro.

Projeto de TCC Durante o 6º período, o aluno deverá apresentar por escrito um projeto sobre o tema escolhido sob pena de não poder matricular-se na disciplina de TCC no semestre seguinte. O aluno deverá, em comum acordo, indicar seu Professor Orientador. O Projeto de TCC deverá ter no mínimo 10 páginas de fundamentação teórica e conter as seções descritas abaixo, independentemente se de Pesquisa Científica (PC) ou Pesquisa Científica Aplicada (PCA). O texto do trabalho deverá ser escrito com fonte Arial ou Times New Roman, corpo 12, espaçamento entre linhas 1.5, justificado. As margens esquerda e superior deverão medir 3.0 cm e as margens direita e inferior deverão medir 2.0. O projeto de TCC deverá ter a seguinte estrutura:

Estrutura do Projeto de TCC Capa. Deverá conter cabeçalho padrão da Universidade, nome do aluno, título do trabalho, nome do orientador, nome do co-orientador (quando houver) e sua instituição, modalidade (Pesquisa Científica ou Pesquisa Científica Aplicada (estágio), área de pesquisa (classificação do CNPQ), local de desenvolvimento do trabalho, mês e ano (VIDE MODELO). Resumo. Máximo 200 palavras. Palavras-chave. Deve conter no máximo 3 palavras ou conjunto de palavras. Sumário. A capa deverá ser a página 1. Introdução. Delimitação do tema e do problema, hipótese ou pergunta da pesquisa. No caso de Pesquisa Científica Aplicada (PCA) a Introdução versará sobre o tipo do trabalho e os vínculos com a Construção Naval. Objetivo geral. Onde se pretende chegar. Objetivos específicos. são os passos necessários para se chegar ao objetivo geral.

Estrutura do Projeto de TCC Justificativa. Apresentar a relevância do trabalho. Fundamentação teórica. É a revisão bibliográfica baseada na literatura científica específica da área e que deve ser devidamente referenciada através de citações indiretas ou diretas (Caderno de Ensinos – Elaboração de Trabalhos Acadêmico-Científicos, UNIVALI). Mesmo na Pesquisa Científica Aplicada (PCA), o aluno deverá fundamentar teoricamente os métodos ou procedimentos a serem empregados. Metodologia da pesquisa. Descrever detalhadamente qual será o método utilizado para que se alcance o objetivo geral. Cronograma de trabalho. Deverá prever em que data ocorrerão as diversas etapas de elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso, considerando o tempo máximo de 3 meses para a conclusão de todo o trabalho. Referências bibliográficas. Deverá seguir as normas da ABNT. Anexos (se for o caso)