Metodologia do Trabalho Acadêmico

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Advertisements

MANUAL DO ESTUDANTE – 1º a 3º anos do EM
Redação Científica Conteúdo do módulo:
Profª Ana Elisa Alencar Silva de Oliveira
Informação e Documentação Trabalhos Acadêmicos
(Autor) (Título) (Sub-título) (Local) (Ano)
METODOLOGIA DA PESQUISA
Normas para publicação de trabalhos científicos
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
DE TRABALHO CIENTÍFICO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
ARTIGO CIENTÍFICO.
MONOGRAFIA Natália Maria Reis Oliveira Furtado.
Relatório Final Professoras: Andréa, Beth, Bruna e Kika
Dissertações e Teses-PROPAD
FORMATAÇÃO.
EE CORONEL CALHAU –IPANEMA-MG
Prof. Msc. Diego Silvestre de Barros.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA ELABORAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Identidade profissional do docente universitário
Metodologia Da Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
Metodologia Científica
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Metodologia Científica
Programa Introdução ao uso de padrões e normalização
MANUAL DO ESTUDANTE – EF
MANUAL DO ALUNO 6ª a 8ª séries do Ensino Fundamental
Como fazer um PAPER Dra. Denise Pires Fincato
Metodologia de Pesquisa
Foto & Formatação: Ancelmo Atualizado em janeiro de 2010.

MANUAL DO ESTUDANTE – 7ª e 8ª série EF
IX- ENCONTRO DIDÁTICO CIENTÍFICO DO CURSO DE MEDICINA DA UFOP
ARTIGOS CIENTÍFICOS ABNT NBR 6022 / 2003
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC
MANUAL DO ESTUDANTE - 6ª a 8ª séries do EF
Disciplina: Metodologia da Pesquisa e Tecnologia
Artigo.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Desenvolvimento de Trabalhos Acadêmicos
ESTRUTURA DO RELATÓRIO (ABNT NBR 14724/2006)
FORMATANDO O TRABALHO NO WORD 2007
PROJETO DE PESQUISA Marina Alvarenga.
TRABALHOS ACADÊMICOS: apresentação
Apresentação de trabalhos acadêmicos
FORMATAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
TEMAS CONTEMPORÂNEOS – Redação do TCC
Normas para elaboraçao de PFC
Construção de relatórios
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Abril/2014
Como fazer um artigo e/ou um trabalho científico?
A estrutura do artigo científico e outros
Normas para redação de TCC
Procedimentos para apresentação e normalização de trabalhos acadêmicos
Elaboração de relatório
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS UNED – PARAÍSO DO TOCANTINS
Modelo e Normas para Elaboração de Trabalhos Científicos
Modelo de artigo de periódico baseado na NBR 6022, 2003
MONOGRAFIA ORIENTAÇÕES BÁSICAS.
ELABORAÇÃO DE MONOGRAFIA
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Profa. Msc. Cinthya N. V. Silva
Editoração do TCC Disciplina: TCC II - Trabalho de Conclusão de Curso II Profa. Gabriela Dourado e Karla Resende.
TRABALHOS ACADÊMICOS.
Monografia I Prof. Dr. Leandro Brusadin Texto III Elementos Pré-textuais da Monografia Manual de Monografia.
Foto & Formatação: Ancelmo. ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS  Título, e subtítulo (se houver)  Nome(s) do(s) autor(es)  Resumo na língua do texto  Palavras-chave.
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Transcrição da apresentação:

Metodologia do Trabalho Acadêmico RESUMÃO Metodologia do Trabalho Acadêmico Unidade 1

Educação a Distância – EaD Metodologia do Trabalho Acadêmico Turma: EMD 0119 Professor: Flávio Brustoloni

Objetivos da Disciplina: Estimular a formação e desenvolvimento crítico, investigativo e cultural do aluno; Compreender e aplicar a metodologia no desenvolvimento de trabalhos científicos; Empregar as normas científicas necessárias ao desenvolvimento acadêmico; 1/62

Unidade 1 TRABALHOS ACADÊMICOS: TIPOS, ELEMENTOS CONSTITUTIVOS E UNIFORMIZAÇÃO GRÁFICA 2/62

TÓPICO 1 A Diversidade dos Trabalhos Acadêmicos 3/62

2. Tipos de Trabalhos Acadêmicos Trabalhos de Graduação Trabalhos de Final de Curso Monografia Dissertação Tese Artigos Periódicos e Eventos Científicos Comunicação Científica (Estamos na página 3 da apostila) 4/62

2.1 Trabalhos de Graduação Trabalhos de iniciação científica, apresentados dentro de uma sistemática e organização que estimulem o raciocínio científico. Uma revisão bibliográfica ou literária é tida como suficiente. (Estamos na página 4 da apostila) 5/62

2.2 Trabalhos de Final de Curso Tido como monografia sobre um assunto específico. Tem como objetivo levar o aluno a refletir sobre temas determinados e transpor suas idéias para o papel na forma de pesquisa ou relatório. (Estamos na página 4 da apostila) 6/62

2.3 Monografia (Especialização) Para cursos de pós-graduação lato-sensu, é parecida com trabalho de final de curso na graduação. Apenas o estudo precisa ser mais completo em relação ao tema escolhido para a pesquisa. (Estamos na página 4 da apostila) 7/62

(Estamos na página 5 da apostila) 2.4 Dissertações Reflexão sobre determinado tema ou problema com idéias fundamentadas. Estudo completo sobre um tema, no qual sua parte mais importante é a fundamentação teórica. (Estamos na página 5 da apostila) 8/62

(Estamos na página 5 da apostila) 2.5 Teses Trabalho de conclusão de curso do doutorado. As teses devem tratar de algo inédito, contributivo e não trivial. (Estamos na página 5 da apostila) 9/62

(Estamos nas páginas 5 e 6 da apostila) Importante: Em suma, os trabalhos sempre apresentam a mesma estrutura: a) Introdução: objetivos, problemas e delimitações; b) Desenvolvimento: dissertação sobre tema escolhido; c) Considerações Finais: conclusões a respeito da discussão ou resultados obtidos. (Estamos nas páginas 5 e 6 da apostila) 10/62

2.6 Artigos Periódicos e Eventos Científicos Resultado de pesquisas realizadas que não são dissertações ou teses. Possui formato mais enxuto e possibilidade de maior divulgação. (Estamos na página 6 da apostila) 11/62

2.6 Artigos Periódicos e Eventos Científicos Classificam-se em 3 tipos: a) Analítico: descreve alguma coisa; b) Classificatório: explica algo em partes classificadas e ordenadas; c) Argumentativo: argumenta sobre algo. (Estamos na página 7 da apostila) 12/62

2.7 Comunicação Científica Relato de resultados de pesquisas com duração em média de 20 minutos em em Congressos ou Eventos Científicos. Obedece geralmente à estrutura de um artigo, porém, de forma mais sucinta. (Estamos na página 7 da apostila) 13/62

TÓPICO 2 Elementos Constitutivos dos Trabalhos Acadêmicos 14/62

(Estamos na página 12 da apostila) 2. Estrutura Básica Elementos Pré-Textuais b) Elementos Textuais c) Elementos Pós-Textuais (Estamos na página 12 da apostila) 15/62

(Estamos na página 13 da apostila) 2.1.1 Capa nome da Instituição (opcional); b) título; c) subtítulo (se houver); d) nome do(s) autor(es); e) cidade; f) data (ano). Fonte: Times New Roman tamanho 12 (Negrito apenas no título) (Estamos na página 13 da apostila) 16/62

(Estamos na página 14 da apostila) 2.1.2 Folha de Rosto nome do(s) autor(es); b) título; c) subtítulo (se houver); d) natureza do trabalho, objetivo e nome da instituição de ensino; e) nome do orientador e coordenador; f) cidade; g) data (ano). (Estamos na página 14 da apostila) 17/62

(Estamos na página 15 da apostila) 2.1.3 Folha de Aprovação nome do(s) autor(es); b) título; c) subtítulo (se houver); d) natureza do trabalho, objetivo e nome da instituição de ensino; e) membros da banca examinadora; f) data de aprovação do trabalho. (Estamos na página 15 da apostila) 18/62

(Estamos na página 16 da apostila) 2.1.4 Dedicatória Apesar de amplamente utilizada, é opcional. Nela presta-se homenagens ou dedica-se o trabalho a alguém. (Estamos na página 16 da apostila) 19/62

(Estamos na página 16 da apostila) 2.1.5 Agradecimentos Utilizada para agradecer a pessoas que contribuíram direta ou indiretamente com a realização do trabalho. (Estamos na página 16 da apostila) 20/62

(Estamos na página 17 da apostila) 2.1.6 Resumos Elaborado depois de concluído o trabalho, e constituí-se de uma página com breve explanação de todo o trabalho, cuja extensão não ultrapassa 500 palavras. É comum fazer o mesmo resumo em alguma língua estrangeira (inglês, francês, etc). (Estamos na página 17 da apostila) 21/62

2.1.7 Listas (Ilustrações, Tabelas, Abreviaturas e Siglas) Localiza-se antes do sumário e seus itens devem estar relacionados na mesma ordem em que aparecem no trabalho. (Estamos na página 18 da apostila) 22/62

(Estamos nas páginas 19 e 20 da apostila) 2.1.8 Sumário Deve dar uma idéia geral do conteúdo do trabalho. Elementos pré-textuais não devem constar no sumário. (Estamos nas páginas 19 e 20 da apostila) 23/62

(Estamos na página 21 da apostila) 2.2 Elementos Textuais Constituem o núcleo da trabalho. Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais. (Estamos na página 21 da apostila) 24/62

(Estamos nas páginas 22 e 23 da apostila) 2.2.2 Desenvolvimento Também conhecida como “Revisão de Literatura” ou “Fundamentação Teórica”. Consiste no confronto das idéias do autor da pesquisa com a de diversos autores. (Estamos nas páginas 22 e 23 da apostila) 25/62

(Estamos na página 24 da apostila) 2.2.2 Desenvolvimento Além da fundamentação teórica (obrigatória), o desenvolvimento ainda pode apresentar: (Estamos na página 24 da apostila) 26/62

(Estamos na página 24 da apostila) 2.2.2 Desenvolvimento 2.2.2.1 Metodologia: como, onde, com quem, com quantos foi feita a pesquisa. Divide-se em: (Estamos na página 24 da apostila) 27/62

(Estamos na página 24 da apostila) 2.2.2.1.1 Tipo de Pesquisa Quanto à natureza dos dados: quantitativa ou qualitativa; - Quanto aos objetivos: Exploratória, Descritiva ou Explicativa; - Quanto aos procedimentos: Bibliográfica, Campo, Documental, Experimental, etc... (Estamos na página 24 da apostila) 28/62

(Estamos na página 24 da apostila) 2.2.2.1.2 População e Amostra Conjunto de membros (seres animados ou não) que possuem características em comum. Necessária apenas quando a pesquisa não abrange todos os elementos do universo investigado. (Estamos na página 24 da apostila) 29/62

(Estamos na página 25 da apostila) 2.2.2.1.3 Materiais e Métodos Descrição dos instrumentais utilizados e técnicas adotadas para a elaboração da pesquisa. (Estamos na página 25 da apostila) 30/62

(Estamos nas páginas 25 e 26 da apostila) 2.2.2 Desenvolvimento 2.2.2.2 Análise e Discussão dos Resultados: apresentação dos resultados de forma clara, lógica e objetiva, sejam negativos ou positivos. Utilizar argumentos coerentes, fazer uso de estatísticas, tabelas, e evitar interpretações pessoais. (Estamos nas páginas 25 e 26 da apostila) 31/62

2.2.3 Conclusão ou Considerações Finais Apresentação do cumprimento do(s) objetivo(s) do trabalho de forma resumida. (Estamos nas páginas 26 e 27 da apostila) 32/62

2.3 Elementos Pós-Textuais 2.3.1 Referências Devem ser arroladas em uma lista denominada REFERÊNCIAS, apresentando as fontes de pesquisa disponíveis. (Estamos na página 27 da apostila) 33/62

2.3 Elementos Pós-Textuais 2.3.2 Apêndices Formado por documentos auxiliares como tabelas, gráficos, mapas, etc. Todos tem de ser elaborados pelo próprio autor. (Estamos na página 27 da apostila) 34/62

2.3 Elementos Pós-Textuais 2.3.3 Anexos Documentos auxiliares não elaborados pelo autor, tais como tabelas, mapas, gráficos, etc. (Estamos na página 28 da apostila) 35/62

TÓPICO 3 Uniformização Gráfica de Trabalhos Acadêmicos 36/62

(Estamos na página 33 da apostila) 1. Introdução Refere-se à disposição dos elementos básicos do trabalho. Esta estética padronizada ajuda o leitor na leitura, dando-lhe direção e facilidade no encontro da matéria. (Estamos na página 33 da apostila) 37/62

(Estamos nas páginas 33 e 34 da apostila) 2. Orientações Papel A4 (29,7cm x 21cm); - Margens: 2cm LD e INF, 3cm SUP e LE; - Times New Roman tamanho 12; - Entrelinhas: 1,5 (salvo exceções); - Títulos: separados por 2 espaços do texto (exceto referências que são espaços simples); - Numeração de páginas: a partir da folha de rosto contadas sequencialmente, mas não numeradas; (Estamos nas páginas 33 e 34 da apostila) 38/62

(Estamos na página 34 da apostila) 2. Orientações A numeração de páginas começa na introdução, e deve ser em algarismos arábicos, ficando a 2cm da parte superior e 2cm da borda direita da folha; - Criar seções e subseções; - Seções Primárias: 1 INTRODUÇÃO; - Seções Secundárias: 1.1 APRESENTAÇÃO; - Seções Terciárias e demais: 1.1.1 Histórico; (Estamos na página 34 da apostila) 39/62

TÓPICO 4 O Paper 40/62

(Estamos na página 41 da apostila) 1. Introdução Tipo particular de artigo científico. Modelo adotado para a entrega de grande parte dos trabalhos solicitados ao longo do curso. (Estamos na página 41 da apostila) 41/62

(Estamos na página 41 da apostila) 2. Artigo e Paper Segundo Lakatos e Marconi (1991): “Artigo científico é a parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute idéias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento.” (ABNT, NBR 6022, 2003, p.2). (Estamos na página 41 da apostila) 42/62

(Estamos na página 41 da apostila) 2. Artigo e Paper Artigo original: temas ou abordagens próprias; - Artigo de revisão: resume, analisa e discute informações já publicadas. (Estamos na página 41 da apostila) 42/62

(Estamos na página 42 da apostila) 2. Artigo e Paper Definição de Paper segundo Oliveira (2006): “São pequenos estudos, porém completos, que tratam de uma questão verdadeiramente científica” (OLIVEIRA NETTO, 2006, p.90). (Estamos na página 42 da apostila) 43/62

3. Estrutura e Apresentação do Paper Papel A4 branco (impressão de um lado); - Fonte: Times New Roman 12 (exceto notas de rodapé e citações longas); - Espacejamento: 1,5 (salvo exceções); - Margens: todas 2cm - Páginas: canto superior direito, a primeira folha é contada mas não numerada. (Estamos na página 43 da apostila) 44/62

3.1 Elementos Pré-textuais 3.1.1 Cabeçalho Título - Subtítulo - Nome do(s) autor(es) - Instituição, curso/habilitação e disciplina; - Data (Estamos na página 45 da apostila) 45/62

3.1 Elementos Pré-textuais 3.1.2 Resumo Redação concisa em um único parágrafo, destacando os pontos mais relevantes do trabalho. No máximo 15 linhas ou 150 palavras. (Estamos na página 47 da apostila) 46/62

3.1 Elementos Pré-textuais 3.1.3 Palavras-chave Representam o assunto abordado no trabalho. Escolher 3 palavras separadas entre si e finalizadas por ponto, iniciadas com letra maiúscula. (Estamos na página 49 da apostila) 47/62

3.2 Elementos Textuais 3.2.1 Introdução Delimitação do assunto, objetivo(s), justificativa e outros elementos (metodologia adotada) para situar o tema no artigo. Último parágrafo deve mostrar a estrutura. (Estamos na página 49 da apostila) 48/62

Verbos usados na formulação de objetivos: Conhecimento: definir, enunciar, conceituar, nomear, relacionar... (Estamos na página 50 da apostila) 49/62

Verbos usados na formulação de objetivos: Compreensão: identificar, descrever, distinguir, explicar, expressar, traduzir, analisar, especificar... (Estamos na página 50 da apostila) 50/62

Verbos usados na formulação de objetivos: Aplicação: aplicar, demonstrar, empregar, manipular, usar, experimentar, solucionar, operar, calcular, construir... (Estamos na página 50 da apostila) 51/62

3.2 Elementos Textuais 3.2.2 Desenvolvimento Fundamentação teórica; - Procedimentos metodológicos; - Resultados e discussão; - Inserir elementos de apoio ao texto. (Estamos na página 50 da apostila) 52/62

3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.1 Citações Informações extraídas de outras fontes. (Estamos na página 50 da apostila) 52/62

3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.2 Figuras Complementam ou ajudam a ilustrar alguma parte do texto. Devem estar centralizadas na página e possuir título (abaixo das mesmas) junto com a numeração. Exemplo: FIGURA 11 – AS CINCO DISFUNÇÕES DE UM TIME FONTE: ALTA Confiança. Você SA, São Paulo, ed. 104, p. 44, fev. 2007. (Estamos na página 51 da apostila) 53/62

3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.3 Gráficos Tratamento semelhante ao das figuras. (Estamos na página 52 da apostila) 54/62

3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.4 Tabelas “[...] representação numérica de dados quantitativos coletados por meio de instrumentos próprios para este fim.” (CERVO; BERVIAN; SILVA, 2007, p. 129) (Estamos na página 53 da apostila) 55/62

3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.4 Tabelas Orientações: - Possuir número independente e consecutivo; - O título deve ficar acima da tabela; - A fonte fica no rodapé da tabela; - Formatação semelhante a das figuras; (Estamos na página 53 da apostila) 56/62

3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.5 Quadros Arranjo predominante de palavras, dispostas em linhas e colunas com ou sem indicação de dados numéricos. Apresentação não estatística de dados, apenas esquemática e descritiva. Identificação e fonte semelhante ao das figuras, também localizadas abaixo dos quadros. (Estamos na página 54 da apostila) 57/62

3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.6 Notas de rodapé Indica a fonte; - Insere considerações complementares; - Reflexões e acréscimos pertinentes; - Define conceitos e termos; - Traz a versão original de citações. (Estamos na página 55 da apostila) 58/62

3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.6 Notas de rodapé - Indicativo numérico, na margem esquerda; - Fonte menor, tamanho 10; - Espaçamento simples; - Palavras / expressões estrangeiras ou em latim digitadas em itálico. (Estamos na página 57 da apostila) 59/62

3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.7 Títulos de seções - deixar 1 linha em branco após cada título de seção de qualquer ordem; - deixar 1 linha em branco entre parágrafos; - deixar 2 linhas em branco no término de uma seção ou antes da próxima seção. (Estamos nas páginas 58 e 59 da apostila) 60/62

3.2.2 Desenvolvimento 3.2.2.8 Considerações finais - retomada dos objetivos da introdução; - apresentação das conclusões; - contribuições do trabalho; - sugestões para estudos futuros; - outros enfoques. (Estamos na página 59 da apostila) 61/62

3.3 Elementos Pós-textuais a) Referências: apresente todos os documentos consultados para elaboração do paper. b) Apêndices e anexos: materiais suplementares, que complementam a argumentação. Iniciam em folhas distintas. (Estamos nas páginas 60 e 61 da apostila) 62/62

Turma: EMD 0119 Professor: Flávio Brustoloni Metodologia do Trabalho Acadêmico Unidade 1 Turma: EMD 0119 Professor: Flávio Brustoloni

Parabéns!!! Terminamos a Unidade.