INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Comunicações Industriais
Advertisements

O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Conectividade.
Tecnologias IrDa e Bluetooth
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Redes Sem Fio e Comunicação Móvel
BLUETOOTH André Oquendo Silva Danilo Cunha Frederico Leite Beneti
Bruno Borba Demetrio Carrión
Redes wireless Aula 08 – Bluetooth Prof. Espec. Diovani Milhorim
Bluetooth e suas aplicações
DISCIPLINA: Introdução à Computação
Maria Aparecida Castro Livi
por Celso Soccol , Igor Poltosi , Régis Araújo , Ricardo Piccoli
IrDA – Infrared Data Association
Wiimote Grupo: Endrigo Rosa de Carvalho Felipe Groisman Sieben
Tamires Maciel Vitor Barbosa
por Lucas Plautz Prestes Erich Corrêa Lersch
Autores Bruno Chimieski Gerson Scartezzini
RS-232 César Conter Leite PUCRS – Faculdade de Informática
Periféricos Microprocessados
Diego Martins e Felipe Lima
USB – Universal Serial Bus
Professor Victor Sotero
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Fundamento à Informática
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Bluetoot Padrão para comunicação sem fio, de curto alcance e baixo custo, por meio de conexões de rádio ad hoc. Através do Bluetooth, os usuários poderão.
Professor Robson Campos
WIRELESS Diogo Ferreira de Paula Oliveira
Claudia Salles Haddad. Comunicação e conexão entre computadores Compartilhamento de informações Compartilhamento de recursos Troca de informações Utilizada.
Meios físicos de transmissão
GPRS leandro P.Santos.
Redes Domiciliares Alunos: Thales de Assis Carvalho
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
Redes de Computadores.
Bluetooth Willamys Araújo.
0825 – Tipologias de Redes.
Juliano Maia Letícia Conte.  Surgiu para unir tecnologias como celular, headsets,...  1994: a empresa Ericson busca por uma tecnologia de transmissão.
Introdução a redes Wireless
Técnico em Informática
Técnico em Informática
Sistemas Operacionais
Bluetooth.
Subcamada de Controle de Acesso ao Meio
Barramentos em Microcomputadores
MEMÓRIAS Memória SIMM - 72 vias Memória DIMM vias
Organização e Arquitetura de Computadores 2ºSemestre Aula 11 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL.
Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Seminário Convergência Digital Bluetooth. Equipe Allan Rodrigo dos Santos Araújo Allan Rodrigo dos Santos Araújo Jeane Mendes da Silva Santos Jeane Mendes.
Introdução Tecnologia de comunicação “wireless” de curto alcance para dados ou voz Alcance 10 metros ( versão para 100 metros em desenvolvimento ) Largura.
Redes Sem fio de banda larga
IEEE (WLAN) Camada Física João Paulo Martins de França.
Placa de Rede/ Rato Disciplina: SDAC Ricardo Bento 12ºL.
Bruno Rezende Daniel Luiz Denis Leandro Thiago Paccelle Vânia Pereira.
Ivo Gonçalves <19433> Sónia Gonçalves <19617>
Características, protocolos e funcionamento
Trabalho Final de TD Alunos: Alex Oliveira – 06/30403 Danilo Trindade - 06/82039 Pedro Rogério – 06/93472.
Trabalho Final de TD Alunos: Alex Oliveira – 06/30403 Danilo Trindade - 06/82039 Pedro Rogério – 06/93472.
Escola Secundaria Sebastião da gama Nome: André Santos Ano/Turma:12ºL Nº:2 Prof: Carlos Pereira SDAC Periféricos Porta série + Impressora.
Hardware de Rede Aula 2 Willamys Araújo.
Bruno Rezende Daniel Luiz Denis Leandro Thiago Paccelle Vânia Pereira.
REDES BLUETOOTH FABRÍCIO SANTOS DE FARO FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO.
Componentes: ☺Artur Freitas ☺Marcos Eich ☺Rafael Hocevar
Integrated Services Digital Network
Informática Industrial N8INF
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
Aula: Arquiteturas de redes: modelo de referência OSI 04/12/2010.
ALEXANDRE DA HORA BRUNO VIANA FELIPE VINICIUS FRANCISCO LEAL JEFERSON SILVA JÔNATAS GOMES LUCAS RODRIGUES MARCOS VINICIUS.
Transcrição da apresentação:

INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO IrDA Bluetooth Trabalho elaborado por: Helder Rodrigues

Introdução IrDA A transmissão de dados sem fio (“Wireless”), está tornando-se possível entre computadores pessoais e periféricos através de IrDA (infravermelho).

Histórico IrDA As comunicações Infravermelhas de IrDA foram desenvolvida por uma associação infravermelha que cria e promove os padrões que superam um walk-up, ponto da inter-conexão dos dados do custo interactivamente baixos para apontar o modelo do usuário.

Barramento Infravermelho IrDA Este canal de comunicação caracteriza-se por não utilizar fios para conectar diferentes dispositivos, sendo classificado como “Wireless”, ou seja, sem fio é padronizado pela IrDA (Infrared Data Association).

Características IrDA A transferência é feita na forma de pacotes de dados enviados sequencialmente (serial). Assim como as portas seriais convencionais, a transmissão inicia-se com 1 bit de start, seguindo de 1 Byte de dados, 1 bit de paridade, encerrando a transferência do pacote com 1 bit de parada.

Padrões IrDA Os padrões de IrDA foram desenvolvidos rapidamente (comparando com os outros padrões), e a informação no protocolos de IrDA não alcançou ainda cada canto do universo encaixado dos sistemas.

Aplicação IrDA Os protocolos de comunicação tratam de edições, geralmente em camadas. Um protocolo de IrDA visa particularmente as comunicações infravermelhas do ponto e as aplicações necessárias para cada ambiente.

Conclusão IrDA Como conclusão, podemos observar que existe a possibilidade de que a comunicação entre o computador e seus periféricos, a ligação de computadores em rede, possa ser realizada sem o uso de fios, utilizando-se desta nova tecnologia que é a conexão por infra vermelho (IrDA), que possui taxas de transferência que varia desde 9.600b/s à 4Mb/s.

Introdução Bluetooth Recentemente uma nova tecnologia Wireless tem sido desenvolvida capacitando dispositivos electrónicos como PCs, notebook’s, PDAs, telefones celulares, modems, impressoras e outros, se comunicarem a curta distância sem a utilização de cabos. Essa nova tecnologia é denominada Bluetooth, a qual vem ganhando suporte de importantes fabricantes como IBM, Ericson, Nokia, Toshiba, Microsoft, Intel e muitos outros.

Tecnologia Bluetooth Bluetooth é uma especificação aberta (royalty free) de uma tecnologia padrão para comunicação sem fio ad hoc, de curto alcance e baixo custo, através de conexões de rádio. Por meio dessa especificação, os usuários poderão conectar uma ampla variedade de dispositivos fixos (PCs, impressoras, mouse, teclado, scanners, etc.) e móveis (laptops, PDAs, telefones celulares, etc.) de uma forma bastante simples, sem a necessidade de utilizar cabos de ligação.

História Bluetooth Em 1998, cinco empresas, a Ericsson, a Nokia, a IBM, a Intel e a Toshiba, formaram o consórcio denominado Bluetooth SIG (Special Interest Group) com o objectivo de expandir e promover a tecnologia Bluetooth e estabelecer um novo padrão industrial. A escolha do nome é uma homenagem ao unificador da Dinamarca, o rei Harald Blatand, mais conhecido como Harald Bluetooth.

Redes Bluetooth A especificação Bluetooth visa a criação de um sistema de rádio ad hoc. Num sistema ad hoc não há diferença entre as unidades de rádio, ou seja, não há distinção entre estações base e terminais como nas redes convencionais de sistemas de telefonia celular.

Comunicação entre piconets Um nó pode participar de diferentes piconets utilizando a técnica de time division multiplexing (TDM) [4]. Isto é, um nó pode participar sequencialmente de diferentes piconets, sendo que este pode somente estar activo em uma piconet por vez.

FIM