A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Redes Sem fio de banda larga

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Redes Sem fio de banda larga"— Transcrição da apresentação:

1 Redes Sem fio de banda larga
IEEE

2 WiMax A tecnologia foi desenvolvida por um pool de empresas, lideradas pela Intel e pela Nokia, com base na norma da Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE). Além de operar em uma ampla faixa de freqüência – de 2 a 66 GHz – as principais vantagens estão no tripé banda larga, longo alcance e dispensa de visada, o que não ocorre com outras tecnologias sem-fio. O WiMAX é um padrão aberto de conexão sem fio, certificado pelo IEEE - Institute of Electrical and Electronics Engineers. Logo, não é uma tecnologia proprietária, não há donos.

3 Redes wireless Padrão – WiMax

4

5 Vantagens Esse novo padrão corrige e aprimora, justamente, os principais pontos-fracos do Wi-Fi: preço, acessibilidade, raio de atuação e disponibilidade. 

6 Vantagens Qualidade de Serviço
O padrão apresenta qualidade de serviço que permite a transmissão de voz e vídeo, que requerem redes de baixa latência. O MAC (Media Access Control) do provê níveis de serviço "Premium" para clientes corporativos, assim como um alto volume de serviços em um padrão equivalente aos serviços hoje oferecidos pelos serviços de ADSL e de Cable Modem, tudo dentro da mesma estação radio base.

7 Desvantagens Contra - Padrão 802.16 – WiMax
Nos testes atualmente realizados mostrou-se como grande frustração quanto à taxa de transmissão; Apesar das muitas iniciativas e pesquisas, essa tecnologia ainda tem um período de maturação a ser atingido; Pode, em alguns paises, haver sobreposição de utilização de freqüência com algum serviço já existente; Nas faixas de frequência mais altas existem limitações quanto a interferências pela chuva, causando diminuição de taxas de transferências e dos raios de cobertura.

8 No Brasil Brasil Telecom, Vivo, Telefônica e várias outras empresas já anunciaram, publicamente, planos de implementação do WiMAX no Brasil. Durante o ano de 2005, vários testes foram feitos em algumas cidades brasileiras e continuam até agora para finalmente, tornarem o padrão viável comercialmente ao usuário doméstico e corporativo. A maior parte das implantações de WiMAX no Brasil deve ocorrer na faixa de 3,5 GHz.

9 Redes wireless Padrão – WiMax

10 Subcamada de segurança
O IEEE especifica uma subcamada de segurança, localizada abaixo da subcamada MAC. Ela fornece privacidade às estações cliente, através da encriptação das conexões geradas. Além disso, a subcamada protege as estações base contra o acesso não autorizado a seus serviços, através de um protocolo de administração de chaves, de métodos de autenticação baseados em certificados digitais, e de criptografia.

11 Acesso ao meio A subcamada MAC do IEEE é orientada a conexão, ou seja, todo tipo de transmissão acontece através de conexões, sejam eles dados, voz ou áudio, compactados ou não, modulados no tempo ou na freqüência, por exemplo. Devem ser acomodados, portanto, tanto tráfego contínuo quanto tráfego em rajada. Todo serviço é mapeado para uma conexão, que será associada a algum nível de qualidade de serviço.

12 Subcamada de convergência de serviços específicos.
São definidas duas subcamadas de convergência específica para mapear serviços de e para conexões MAC: a subcamada de convergência ATM, definida para serviços ATM, e a subcamada de convergência de pacotes, definida para mapear serviços de pacotes como o Ipv4, Ipv6, Ethernet e redes virtuais locais (VLANs).

13 Experiências com wi-max
Rede de dados em wi-max instaladas pela multinacional INTEL e o governo do estado do Rio de Janeiro na cidade de Mangaratiba. Rede de dados em wi-max instaladas pela multinacional INTEL na cidade de Ouro preto. Rede de dados em wi-max instaladas pela multinacional INTEL na cidade de Belo Horizonte.


Carregar ppt "Redes Sem fio de banda larga"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google