Revolução Francesa Aula de Revisão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Revolução Francesa
Advertisements

França antes da Revolução
IDADE CONTEMPORÂNEA A REVOLUÇÃO FRANCESA.
REV AMERICANA E FRANCESA
Revolução burguesa. Antecedentes/causas:
Revolução Francesa.
REVOLUÇÃO FRANCESA
Introdução a Revolução Francesa Profº Marcelo Dias
Revolução Francesa.
ANTECEDENTES, FASES DA REVOLUÇÃO E DESFECHO
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: A REVOLUÇÃO FRANCESA OBJETIVOS.
Revolução Francesa Prof° Davi Ruschel.
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 01.
REVOLUÇÃO FRANCESA ( )
Revolução Francesa Por que foi um marco tão importante?
Professor: Webster Pinheiro
Revolução Francesa Antigo Regime
Professor Bruno Barreira
Liberdade, Igualdade, Fraternidade - Para quem? -
HISTÓRIA ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA REVOLUÇÃO FRANCESA
ANALISAR OS FATORES DETERMINANTES DA REVOLUÇÃO FRANCESA
Revolução Francesa O azul representa o poder legislativo, o branco o poder executivo e o vermelho o povo, os três "dividindo" igualmente o poder. Lembrando.
REVOLUÇÃO FRANCESA /03/2017.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
Professor Bruno Barreira
A França às vésperas da revolução
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA História Prof. Milton.
Revolução Francesa.
DESIGUALDADE SOCIAL E FINANCEIRA NA FRANÇA séc.XVIII
REVOLUÇÃO FRANCESA ( 1789 – 1799 )
Prof. Estevan Rodrigues Vilhena de Alcântara
A Revolução Francesa – A Revolução Francesa: Foi uma Revolução Burguesa. Apesar da intensa participação popular, foi a burguesia que liderou.
FATORES: Absolutismo exacerbado Fome Miséria Resquícios feudais
REVOLUÇÃO FRANCESA.
REVOLUÇÃO FRANCESA Revolução Francesa Professor Marcelo Pitana.
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa 05/05/1789 a 09/11/1799.
Revolução francesa: o fim da Idade Moderna
Extensivo Noturno COC – Hist I 2012
O DESPERTAR DE UM NOVO TEMPO
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Revolução Francesa.
Revolução francesa Execução de luís xvi (1793).
CAPÍTULOS 1 E 2 2º ANO PROF. FERNANDO GONDIM
CRITÉRIOS PARA AVALIAÇÃO
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
ANTECEDENTES : Causas Crise econômica-financeira(final do séculoXVIII)
A REVOLUÇÃO FRANCESA 1789.
A Revolução francesa
A Era Napoleônica ( ).
A Liberdade guia o povo.
Antecedentes/causas:
REVOLUÇÃO FRANCESA.
Curso de sociologia Professor Décio Soares Vicente
REVOLUÇÃO FRANCESA AULA 24 HISTÓRIA 1 PROF. FERNANDO GONDIM.
Revolução Francesa.
REVOLUÇAO FRANCESA
REVOLUÇÃO FRANCESA Resumo desenvolvido por: Prof. Michel Goulart
Revolução Francesa ( ) Prof. Alan. Revolução Francesa Ela foi o resultado da soma: Ideias Iluministas + Interesse da Burguesia * Por.
Século XVIII Revolução francesa: o fim da Idade Moderna.
 Intensa agitação política para a escolha dos deputados do Terceiro Estado.  Cadernos de queixas- Terceiro Estado exigia, sobretudo, voto por cabeça.
O Século XVIII ( ) Balanço Geral Prof. Alan.
Revolução Francesa. Destruiu o Antigo Regime Inspira reformas políticas, sociais e econômicas na Europa.
REVOLUÇÃO FRANCESA O PROCESSO REVOLUCIONÁRIO FOI UM MOVIMENTO LIDERADO PELA BURGUESIA CONTRA O REGIME ABSOLUTISTA.
A crise do Antigo Regime e as Revoluções Burguesas Prof. Edgar Rego Disciplina: História 2º Ano – EM Energia, 2016.
REVOLUÇÃO FRANCESA Iluminismo X Absolutismo “LIBERDADE, IGUALDADE, FRATERNIDADE” Aulas – Capítulos 29, 30 e 31.
REVOLUÇÃO FRANCESA Considerada a divisão entre o fim da Idade Moderna e início da Idade Contemporânea Foi um golpe contra o Antigo Regime ( absolutismo)
 Invasão da França pela Áustria e a Prússia – Radicalização política contra a nobreza.  Comuna Insurrecional- Invasão do Palácio das Tulherias. (Jornadas.
Transcrição da apresentação:

Revolução Francesa Aula de Revisão

Critérios Caracterizar a sociedade francesa no período pré-revolucionário. Reconhecer os problemas da economia francesa no período pré-revolucionário. Constatar o significado e os objetivos da convocação da Assembleia dos Estados Gerais. Diferenciar os Jacobinos, os Girondinos e os Sans-culottes, na França Revolucionária. Caracterizar o governo da convenção. Explicar o que foi o Regime do Terror e as ações estabelecidas por Robespierre para manter a ordem na França. Reconhecer a fase do Diretório como o retorno da burguesia ao poder.

1º Critério - Caracterizar a sociedade francesa no período pré-revolucionário. Pág.92 e 93. Primeiro Estado Clero PRIVILEGIADOS Não pagavam impostos ; Possuía mais de 10% das terras; Cobrava dos camponeses o dízimo das colheitas; Tinha tribunais próprios; Segundo Estado Nobreza PRIVILEGIADOS Não pagavam impostos. Possuía cerca de 20% das terras; Recebia rendas Feudais (talha, corveia, banalidades). Só os nobres podiam ocupar os postos mais altos da Igreja, da magistratura (juízes), da marinha e do exército. Terceiro Estado Plebe e Burguesia DESPRIVILEGIADOS Pagavam vários impostos à Coroa, ao clero e à nobreza . Participação Política Participação Política Sem Participação Política

Luxo + Banquetes + Festas + Guerras = AUMENTO DE IMPOSTOS 2º Critério - Reconhecer os problemas da economia francesa no período pré-revolucionário. Pág. 94 Luís XIV O luxo e a vida na corte se transformaram em verdadeiros espetáculos. Festas, banquetes públicos e encenação da vida palaciana. Luís XV Gastos com a Guerra dos Sete anos (1756-1763). Luís XVI Assumiu o país numa crítica situação financeira e a figura do rei sofria um desprestígio moral. Guerra de Independência dos Estados Unidos (1776-1783). Luxo + Banquetes + Festas + Guerras = AUMENTO DE IMPOSTOS

Crise por uma sequência de más colheitas, resultado de tempestades e chuvas de granizo. Em consequência, o preço dos alimentos cresceram vertiginosamente. 3º Critério - Constatar o significado e os objetivos da convocação da Assembleia dos Estados Gerais. Pág. 94 Em 1787, na tentativa de resolver as dificuldades financeiras do Estado, o Ministério das Finanças propôs à Assembleia dos Notáveis (Nobres escolhidos pelo Monarca) uma reforma fiscal. CONSEQUÊNCIAS Todos os proprietários de terra deveriam pagar impostos (nobres e plebeus) = Convocação dos Estados Gerais.

5 de maio de 1789, os deputados das três ordens foram convocados. 3º Critério - Constatar o significado e os objetivos da convocação da Assembleia dos Estados Gerais. Pág. 95 5 de maio de 1789, os deputados das três ordens foram convocados. Surgem conflitos sobre a votação. Terceiro Estado exigia o voto “por cabeça”. Prevaleceu o voto por ordem (Estado) = Deputados do Terceiro Estado se retiram da reunião. Assembleia Nacional No dia 9 de Julho de 1789 a Assembleia Nacional proclamou-se Assembleia Nacional Constituinte. Com a preocupação de assegurar as reformas efetivas e impedir a nobreza de retomar o poder, a população de Paris saiu às ruas = TOMADA DA BASTILHA em 14 de Julho de 1789.

Cordeliers (Sans-culottes). 4º Critério - Diferenciar os Jacobinos, os Girondinos e os Sans-culottes, na França Revolucionária. Pág. 98 e 99. Jacobinos Um dos grupos mais importantes; Formados por deputados, escritores, jornalistas e todas as pessoas que pudessem pagar altas mensalidades, exceto mulheres, pois não podiam participar; Não foi o clube mais democrático, mas foi o mais influente graças o número de filiais espalhadas pela França: em quase todas as províncias havia um clube jacobino. Girondinos Surgiu da divisão dos Jacobinos; Os Girondinos representavam a alta burguesia, ou seja, comerciantes, banqueiros e empresários. Cordeliers (Sans-culottes). Representantes da população dos subúrbios de Paris, incluindo mulheres como seguidores; Sans-culottes = formado por operários, pequenos comerciantes, artesãos e assalariados.

5º Critério - Caracterizar o governo da convenção. P.99 Antecedentes Em 1791, a Assembleia Legislativa assumiu o poder diante de uma nação dividida. Revolucionários X Contrarrevolucionários Apoiado pelos Contrarrevolucionários o rei aliou-se secretamente a potências estrangeiras para tentar voltar ao poder. Para organizar a contrarrevolução, o rei tentou fugir da França para a Áustria. Contudo, sua fuga foi descoberta e ele e a família real foram presos antes de deixarem o país.

5º Critério - Caracterizar o governo da convenção. P.100 Acusado de traição, Luís XVI foi deposto em uma manifestação popular em agosto de 1792. A partir desse momento, os revolucionários nomearam uma Assembleia Constituinte, conhecida como CONVENÇÃO, que formalmente derrubou a monarquia e estabeleceu a república na França. Os membros da Convenção julgaram e condenaram o rei Luís XVI à guilhotina. A reação das potências estrangeiras contra a execução de Luís XVI foi rápida. Prússia, Holanda, Espanha, Império Romano-Germânico e Império Russo, liderados pela Inglaterra, investiram contra o território francês. Diante da invasão estrangeira e do agravamento da crise econômica, os girondinos perderam sua força política e os jacobinos chegaram ao poder em junho de 1793. O Governo revolucionário Jacobino acabou centralizado nas mãos de Robespierre. Foi durante o período em que Robespierre liderou a Convenção que a França viveu um regime denominado Terror.

6º Critério - Explicar o que foi o Regime do Terror e as ações estabelecidas por Robespierre para manter a ordem na França. P.101 O Regime de Terror está relacionado quando os Jacobinos assumiram o país em crise financeira, social e com a França em guerra contra às potências estrangeiras que queriam derrubar o novo Regime. Robespierre então substituiu o governo provisório por um revolucionário. Para manter-se no poder passou exterminar os inimigos, todos os que fossem contrários a revolução foram guilhotinados.

Interesses somente da burguesia. 7º Critério - Reconhecer a fase do Diretório como o retorno da burguesia ao poder. P.102 e 103 Reação Termidoriana em 1794 = Trouxe a alta burguesia de volta ao poder. Encerrando a participação popular na revolução. Interesses somente da burguesia. Tal governo recebeu o nome de Diretório. Entendimento entre burguesia e exército francês. Livre da intervenção governamental nos assuntos econômicos, a burguesia desenvolveu os negócios ligados ao comércio e a indústria. A França feudal fora transformada em um Estado Capitalista. Instabilidade política só terminou em 1799, com o Golpe de Estado do 18 de Brumário, que derrubou o diretório e instituiu o sistema do Consulado.