Algoritmos.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Advertisements

Construção de Aplicativos Computacionais METEOROLOGIA
Algoritmo I Aula 05 Pseudo-Linguagem.
Estrutura Condicional
Fluxograma INICIO Processo Decisão Exibe FIM.
ALGORÍTMOS E ESTRUTURA DE DADOS SLIDE - 2
Estruturas de repetição
Algoritmos com seleção
Introdução a Programação
Introdução à Lógica de Programação (cont.)
Estruturas de Controle
Construção de Algoritmos e Programação
Lógica de Programação Módulo II
Prof. Msc. Raul Paradeda Aula 3 Fluxograma e Pseudocódigo
Módulo I 7 – Fluxogramas Programação e Sistemas de Informação.
6.3 – Estruturas Repetitivas
Algoritmos Prof. Kelly E. Medeiros.
Formas de Representação de Algoritmos
Ferramentas da Qualidade – Tipos - continuação
Professor: Juliano Lucas Gonçalves
Introdução à Programação
Aux a fim início Simulação da execução de um algoritmo que troca o conteúdo de duas variáveis recebidas e apresenta o resultado da inversão: leia a,b a.
Algoritmos Fabrício Costa Santana
Algoritmo Exibe a nota de um aluno aprovado
Capítulo 3 Estruturas de Controle
Linguagem de Programação I Parte II
CEPMAT Curso Técnico em Informática
Universidade Federal de Alagoas – UFAL Centro de Tecnologia – CTEC
Construção de Algoritmos AULA 03
ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL
Introdução a Programação
LINGUAGENS DE PROGRAMAÇÃO PROF. DANIELA PIRES
Operadores e Estruturas Condicionais 29/04/2014. Operadores Aritméticos.
Operadores Relacionais, Lógicos e comandos de condição
Programação de Computadores
ALGORITMOS.
Fluxograma de Comunicação
Estrutura de decisão Neste tipo de estrutura o fluxo de instruções a ser seguido é escolhido em função do resultado da avaliação de uma ou mais condições.
Estrutura de Decisão Multipla
2. Lógica de Programação Definição de Lógica Definição de Algoritmo
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
BC-0505 Processamento da Informação
Algoritmos.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
Estruturas de Controle – A Tomada de Decisões
Conceitos Básicos Luis Antonio Tavares
Introdução a Algoritmos
Introdução à Linguagem C
Fábio de Oliveira Borges
ESTRUTURAS DE CONTROLE
Algoritmos Estruturados
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Comandos de Condição Aula 1 1. Introdução Até agora, todos os algoritmos que fizemos têm um fluxo de execução único. As instruções executadas são sempre.
Algoritmos - exercícios
Algoritmo.
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Estrutura Condicional
Algoritmo e Estrutura de Dados
Fundamentos de linguagens de programação
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL  Operadores São meios pelo qual incrementamos, comparamos e avaliamos dados.
Introdução a Programação
Exercícios (Algoritmo Narrativo, Fluxograma e Pseudocódigo) RESOLVIDO
Fundamentos de Programação
Fluxograma Juliana Borges
Professor: André L. R. Didier Autor: Francisco Airton
Etapas : Algoritmo é uma sequência lógica de instruções que podem ser executadas. É importante destacar que qualquer tarefa que siga um certo padrão.
CORREÇÃO PROVA DE ALGORITMO
Pontifícia Universidade Católica de Goiás PUC GOIÁS Departamento de Computação Informática e Computação Cesar Augusto da Rocha Magalhães.
Exercícios Faça um algoritmos para trocar uma lampada queimada.
Diagrama de atividade.
Linguagem de Programação Prof. Fabricio Roulin Bittencout
Transcrição da apresentação:

Algoritmos

Estruturas Condicionais Os algoritmos criados até agora só utilizaram, ENTRADA, PROCESSAMENTO E SAIDA. As estruturas condicionais permitem que o sistema faça analises ou que o usuário faça escolhas. Elas permitem a execução de ações dependendo de determinadas condições.

Fluxograma Os fluxogramas ou diagramas de bloco são: Forma gráfica para representar os passos lógicos de um determinado algoritmo. Com o diagrama pode-se definir e facilitar a visualização dos passos em um problema.

Entendo as formas do fluxograma convencional (deve-se saber bem o que é cada símbolo dentro de um fluxograma) então anotem.

Analisando algoritmo e criando o fluxograma Algoritmo media Var nota1, nota2, media de Real; Inicio nota1<=5; nota2<=7; media <=(nota1+nota2)/2; Mostrar media; Fim

Fluxograma do algoritmo da média montado:

Estrutura condicional SE Um exemplo seria, o sistema ler 2 números e coloca-los em ordem crescente. Para fazer isso, o sistema teria que verificar qual número maior e coloca-lo depois do numero menor. Para fazer isso utilizamos:

Se <condição> for verdadeira faça senão for

Para entender o funcionamento dessas condições,vamos analisar o seguinte problema: Crie 2 variáveis (A e B) e leia 1 valor para cada uma delas. Disponibilize esses valores de forma crescente. Para conseguir solucionar este problema teremos que criar uma condicional, veja o algoritmo.

“Algoritmando” o problema Algoritmo crescenteAB; Var A, B de inteiro; A <=2; B <=1; SE A>B então Mostre “Em ordem crescente ”,B, “-”,A; SENAO Mostre “Em ordem crescente ”,A, “-”,B; Fim.

No exemplo o B deveria vir antes do A, dessa forma utilizamos a condição SE, e analisamos quem é maior. Isso indicou que Se o A for maior que B, ele mostra o B primeiro que é menor e em seguida o A. Caso contrario ele irá mostrar o A e em seguida o B, finalizando assim o algoritmo.

A=2 e B=1 Em ordem crescente 1 - 2

Algoritmo2 (Fazendo a leitura dos dados digitados) Algoritmo crescenteAB; Var A, B de inteiro; Mostre “Digite o valor para A” Ler(A); Mostre “Digite o valor para B” Ler(B); SE a>b então Mostre “Em ordem crescente ”,B, “-”,A; SENAO Mostre “Em ordem crescente ”,A, “-”,B; Fim.

Nos casos de condições devemos fazer o teste de mesa quantas vezes for necessário. Teste de Mesa1 A = 2 B =7 2>7 (não. Irá executar o senão) Em ordem crescente 2 – 7 Teste de Mesa2 A = 8 B =5 8>5 (sim. Irá executar o então) Em ordem crescente 5 - 8

A=2 e B=1 Digite o valor de A: 5 Digite o valor de B: 2 Em ordem crescente 2 - 5

A=2 e B=1 Digite o valor de A: 1 Digite o valor de B: 8 Em ordem crescente 1 - 8

Fluxograma do Algoritmo CrescenteAB

Operadores Relacionais Agora que aprendemos um pouco sobre estruturas condicionais, vamos entender melhor sobre os operadores relacionais existentes: Nos exemplos utilizados, já utilizamos alguns operadores relacionais o >. Observe a tabela abaixo com operadores e seu significado:

Anotar Operadores Relacionais Símbolo Significado = Igual <>  Diferente de >  Maior que <  Menor que >= Maior ou igual que <= Menor ou igual que

Explicação O = compara de os elementos são idênticos: Kelly = Kelly. Em java devemos colocar 2 iguais: = =; O <> compara se os elementos são diferentes: Damião <> Kelly. O > indica se o numero é maior que outro: 10 > 4; O < indica se o numero é maior que outro: 5 < 9; O >= indica se o numero é maior ou igual que outro: 10 > 4; ou 10= 10; O <= indica se o numero é maior ou igual que outro: 5 < 9; ou 5= 5; A medida que os problema vão evoluindo, iremos cada vez mais utilizar esses operadores relacionais, vocês verão que é muito difícil não usá-los.

Utilizando o SE aplicação na média O sistema de avaliação de determinada disciplina, é composto por três provas. A primeira prova tem peso 2, a Segunda tem peso 3 e a terceira prova tem peso 5. Faça um algoritmo para calcular a média final de um aluno desta disciplina. Caso a media seja maior ou igual a 6 mostre APROVADO, se a media for entre 4 e 6, mostre em RECUPERAÇÃO, e se for menor do que 4 mostre REPROVADO.

Observe como fica o fluxograma do problema:

Resposta do Algoritmo Algoritmo avaliacao; Var prova1, prova2, prova3, media de real; Inicio Mostrar “digite a nota1”; Ler(prova1); Mostrar “digite a nota2”; Ler(prova2); Mostrar “digite a nota3”; Ler(prova3);

Prova1  prova1. 2 /10; Prova2  prova2. 3 /10; Prova3  prova3 Prova1  prova1 * 2 /10; Prova2  prova2 * 3 /10; Prova3  prova3 * 5 /10; Media  (prova1 + prova2 + prova3); Se media >= 6 entao Mostrar “Aprovado com media “+media; Se media >= 4 entao Mostrar “Recuperacao com media “+media; Senao Mostrar “Reprovado com media “+media; Fim.