O aprendiz de investigador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Guia de Apoio à Criação de Bibliografia num Trabalho
Advertisements

Literacia da informação
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Como fazer referências bibliográficas
Como elaborar um trabalho de Pesquisa
Referências bibliográficas
Elaboração e Organização da Bibliografia
Como citar e fazer referências bibliográficas
Como estruturar um trabalho de pesquisa
Tendo em vista a necessidade de produção de trabalhos tanto no âmbito escolar quanto acadêmico, precisamos saber o básico para que possamos produzir trabalhos.
Como fazer uma bibliografia?
Projeto «Formação em Literacia Digital» C OMO FAZER C ITAÇÕES E R EFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS NUM TRABALHO DE PESQUISA Agrupamento de Escolas de Porto de.
Biblioteca Escolar/CRE Escola E.B.2.3 EPALF 1 O QUE DEVO SABER PARA ELABORAR UMA BIBLIOGRAFIA COM CORRECÇÃO.
Investigação em Sistemas de Informação - 1 A. Palma dos Reis Citações à Bibliografia (1/2) n 1 Autor: u “(Apelido, Ano)” ou u “Apelido (Ano)” n 2 Autores:
Seminário Investigação. Estilo Chicago 15th A Sistema nota de rodapé Este estilo permite utilizar dois tipos diferentes de referência: 1.Sistema nota.
ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas. Abnt – pra que serve?! A Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT – é uma entidade sem fins lucrativos,
Referências em Trabalhos Acadêmicos Manual para elaboração e normalização de Dissertações e Teses/Organizado por Elaine Baptista de Matos Paula et al.
Introdução às normas da APA. APA APA – American Psychological Association Em português: Associação Americana de Psicologia Organização que representa.
Referências Bibliográficas. Segundo a ABNT-NBR 6023:2003 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos,
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
(remover ou substituir) (remover ou substituir)
GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO ESCOLAR
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
XXIII JORNADA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA DA UNIFEI
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
Rede Arco Norte Polo de Inovação
SOBRENOME, Nome do Autor 1, SOBRENOME, Nome do Autor 2
I WORKSHOP INTERDISCIPLINARIDADES, SAÚDE E MEIO AMBIENTE
Metodologia Científica
BANDEIROLAS a causa das coisas
I Mostra de Iniciação científica Colégio Salesiano Sagrado Coração
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
Olá!  Aula 2 Nesta aula vamos falar de um procedimento muito necessário para identificar os textos que lemos: a referenciação bibliográfica. A ABNT (Associação.
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
A INDÚSTRIA SUCROALCOOLEIRA: MAIS QUE UMA IDENTIDADE REGIONAL
Projeto BAES na Universidade de Aveiro
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARTIGOS CIENTÍFICOS APRESENTAÇÃO.
Exemplo: Pedro Santos, Joana Padilha, *João da Silva (Orientador)
Referência, Bibliografia e Referências Bibliográficas
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Vocabulário controlado Vocabulário de assuntos Indexar Recuperar
Referências Bibliográficas.
Catálogo público on-line
CAMPUS XVIII VIII SEMANA ACADÊMICA
PUBLICAÇÃO PERIÓDICA TÉCNICA OU CIENTÍFICA
Formatação no Office Word 2016
NBR A segunda edição da ABNT NBR 6023 foi publicada em 14 de novembro de A atual norma possui 68 páginas, 44 a mais do que a norma anterior,
Padronização de Citações e Referências (ABNT 10520:2002 e 6023:2018)
Transcrição da apresentação:

O aprendiz de investigador Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca O aprendiz de investigador Direitos de autor e referências bibliográficas a norma APA | exercícios ensino secundário

A norma APA (6.ª ed.) exercícios de treino Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A norma APA (6.ª ed.) exercícios de treino

Exercício 1 Ordene a seguinte lista: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 1 Ordene a seguinte lista: Aguiar, J. (2006, fevereiro). D. João de Castro: Um génio raro. Super Interessante, 100, 231‐247. Pessoa, F. (2013). O Mendigo e outros contos. Lisboa: Assírio & Alvim Agência Portuguesa do Ambiente. (s/d). Licenciamento das utilizações dos recursos hídricos. Disponível em http://www.apambiente.pt/index.php?ref=17&subref=826 Salgado, S. (fotógrafo) (2010). O trabalho [Fotografia]. Disponível em http://www.photography-now.net/sebastiao_salgado/portfolio1.html  Pessoa, F. (2012). Mensagem. Porto: Porto Editora Baxter, C. (1997). Raças caninas (3.ª ed.). Lisboa: Caminho. Achbar, M. (Diretor/Produtor), Abbott, J. (Diretor), Bakan, J. (Argumentista), & Simpson, B. (Produtor). (2004). The corporation [DVD]. Canada: Big Picture Media Corporation.

Exercício 1 | correção Ordene a seguinte lista: Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 1 | correção Ordene a seguinte lista: Achbar, M. (Diretor/Produtor), Abbott, J. (Diretor), Bakan, J. (Argumentista), & Simpson, B. (Produtor). (2004). The corporation [DVD]. Canada: Big Picture Media Corporation. Agência Portuguesa do Ambiente. (s/d). Licenciamento das utilizações dos recursos hídricos. Disponível em http://www.apambiente.pt/index.php?ref=17&subref=826 Aguiar, J. (2006, fevereiro). D. João de Castro: Um génio raro. Super Interessante, 100, 231‐247.  Baxter, C. (1997). Raças caninas (3.ª ed.). Lisboa: Caminho. Pessoa, F. (2012). Mensagem. Porto: Porto Editora Pessoa, F. (2013). O Mendigo e outros contos. Lisboa: Assírio & Alvim Salgado, S. (fotógrafo) (2010). O trabalho [Fotografia]. Disponível em http://www.photography- now.net/sebastiao_salgado/portfolio1.html

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 2 Quando o documento não tem autor explícito a entrada é feita pelo: nome da instituição título nome da organização Quando o documento tem autor (pessoa física) a entrada é feita: pelo apelido, seguido de vírgula e dos restantes nomes abreviados, indicando-se apenas as iniciais pelo 1.º nome, seguido de vírgula e dos restantes apelidos abreviados, indicando-se apenas as iniciais pelo apelido (em maiúscula), seguido de vírgula e dos restantes nomes abreviados, indicando-se apenas as iniciais

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 2 | correção Quando o documento não tem autor explícito a entrada é feita pelo: nome da instituição título nome da organização Quando o documento tem autor (pessoa física) a entrada é feita: pelo apelido, seguido de vírgula e dos restantes nomes abreviados, indicando-se apenas as iniciais pelo 1.º nome, seguido de vírgula e dos restantes apelidos abreviados, indicando-se apenas as iniciais pelo apelido (em maiúscula), seguido de vírgula e dos restantes nomes abreviados, indicando-se apenas as iniciais

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 3 Indique a opção correta para referenciar um documento livro: Autor(es). (ano da edição). Título: Complemento de título (n.º ed.). Editor: Local de edição. Autor(es). Título: Complemento de título (nº e ano da edição). Local de edição: Editor. Autor(es). (ano da edição). Título: Complemento de título (n.º ed.). Local de edição: Editor.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício | 3 correção Indique a opção correta para referenciar um documento livro: Autor(es). (ano da edição). Título: Complemento de título (n.º ed.). Editor: Local de edição. Autor(es). Título: Complemento de título (nº e ano da edição). Local de edição: Editor. Autor(es). (ano da edição). Título: Complemento de título (n.º ed.). Local de edição: Editor.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 4 Indique a opção correta para referenciar um documento livro com 8 autores: Nobre, A., et al. (1984). Biologia funcional (2.ª ed.). Coimbra: Almedina. Nobre, A., Ferreira, F., Oliveira, F., Santos, R., Castro, M., Mendes, T. et al. (1984). Biologia funcional (2.ª ed.). Coimbra: Almedina. Nobre, A., Ferreira, F., Oliveira, F., et al. (1984). Biologia funcional (2.ª ed.). Coimbra: Almedina.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 4 | correção Indique a opção correta para referenciar um documento livro com 8 autores: Nobre, A., et al. (1984). Biologia funcional (2.ª ed.). Coimbra: Almedina. Nobre, A., Ferreira, F., Oliveira, F., Santos, R., Castro, M., Mendes, T. et al. (1984). Biologia funcional (2.ª ed.). Coimbra: Almedina. Nobre, A., Ferreira, F., Oliveira, F., et al. (1984). Biologia funcional (2.ª ed.). Coimbra: Almedina.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 5 Indique a opção correta para referenciar um dicionário, sem autor expresso: (s/a) Dicionário de Matemática. (1979). São Paulo: Planalto Editora. Dicionário. Dicionário de Matemática. (1979). São Paulo: Planalto Editora. Dicionário de Matemática. (1979). São Paulo: Planalto Editora.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 5 | correção Indique a opção correta para referenciar um dicionário, sem autor expresso: (s/a) Dicionário de Matemática. (1979). São Paulo: Planalto Editora. Dicionário. Dicionário de Matemática. (1979). São Paulo: Planalto Editora. Dicionário de Matemática. (1979). São Paulo: Planalto Editora.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 6 Escolha a opção correta tendo em conta a referência de um livro cujo acesso foi apenas feito em formato digital online: Indicar o URL e o DOI Indicar preferencialmente o DOI (quando existe) Indicar preferencialmente o URL (quando existe)

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 6 | correção Escolha a opção correta tendo em conta a referência de um livro cujo acesso foi apenas feito em formato digital online: Indicar o URL e o DOI Indicar preferencialmente o DOI (quando existe) Indicar preferencialmente o URL (quando existe)

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 7 Indique a única opção correta para a referência de um livro em que foi consultada apenas uma parte desse livro: O título do livro e o capítulo são colocados em itálico O número das páginas é colocado entre parêntesis, a seguir ao título. Utiliza-se “pp.” referir as páginas O número das páginas é colocado entre parêntesis, a seguir ao título. Utiliza-se “p.” para se referir uma página e “pp.” para mais O autor do capítulo aparece depois do autor do livro

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 7 | correção Indique a única opção correta para a referência de um livro em que foi consultada apenas uma parte desse livro: O título do livro e o capítulo são colocados em itálico O número das páginas é colocado entre parêntesis, a seguir ao título. Utiliza-se “pp.” para referir as páginas O número das páginas é colocado entre parêntesis, a seguir ao título. Utiliza-se “p.” para se referir uma página e “pp.” para mais O autor do capítulo aparece depois do autor do livro

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 8 Indique a única opção incorreta para referenciar um artigo de uma revista: Sempre que possível, a seguir ao ano, referencia-se o mês  O título da publicação é escrito em itálico Aquando da referência às páginas, utiliza-se “p.” para se referir uma página e “pp.” para mais Caso a publicação tenha sido consultada online, aplicam-se as mesmas regras que para os livros, com a indicação do DOI, de preferência, ou do URL

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 8 | correção Indique a única opção incorreta para referenciar um artigo de uma revista: Sempre que possível, a seguir ao ano, referencia-se o mês  O título da publicação é escrito em itálico Aquando da referência às páginas, utiliza-se “p.” para se referir uma página e “pp.” para mais Caso a publicação tenha sido consultada online, aplicam-se as mesmas regras que para os livros, com a indicação do DOI, de preferência, ou do URL

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 9 Relativamente a um documento de natureza audiovisual indique a opção correta para o referenciar: A função intelectual dos autores é indicada entre parêntesis curvos a seguir à identificação de cada nome. É necessário referir o suporte físico ou o tipo de documento, entre parêntesis retos a seguir ao título A função intelectual dos autores é indicada entre parêntesis retos a seguir à identificação de cada nome. É necessário referir o suporte físico ou o tipo de documento, entre parêntesis curvos a seguir ao título.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 9 | correção Relativamente a um documento de natureza audiovisual indique a opção correta para o referenciar: A função intelectual dos autores é indicada entre parêntesis curvos a seguir à identificação de cada nome. É necessário referir o suporte físico ou o tipo de documento, entre parêntesis retos a seguir ao título A função intelectual dos autores é indicada entre parêntesis retos a seguir à identificação de cada nome. É necessário referir o suporte físico ou o tipo de documento, entre parêntesis curvos a seguir ao título.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 10 Relativamente a um texto contido em páginas web indique a ordem correta da entrada dos elementos para o referenciar: Autor | Data de publicação | Título | URL do documento Título | Data de publicação | Autor | URL do documento Autor | Título | Data de publicação | URL do documento

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Exercício 10 | correção Relativamente a um texto contido em páginas web indique a ordem correta da entrada dos elementos para o referenciar: Autor | Data de publicação | Título | URL do documento Título | Data de publicação | Autor | URL do documento Autor | Título | Data de publicação | URL do documento

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Lista de referências: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the Americam Psychological Association (6.ª Ed.). Washington, DC: APA. Lee, C. (2013, outubro 10). How to cite social media in APA Style (Twitter, Facebook, and Google+) [Mensagem em blogue]. Disponível em http://blog.apastyle.org/apastyle/social-media/ Outras fontes úteis: Página oficial da APA Style: http://www.apastyle.org/index.aspx Blogue oficial da APA Style: http://blog.apastyle.org/ aprendizinvestigador.pt Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Ficha técnica: Título: Direitos de autor e referências bibliográficas: a norma APA. Exercícios Autores: Graça Silva e Isabel Bernardo | Projeto Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca Fotos: Graça Silva | José Plácido | José Vieira Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cantanhede, 2014 Direitos de autor e referências bibliográficas: a norma APA. Exercícios by Graça Silva e Isabel Bernardo, Projeto Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional License. Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca