1º Domingo da quaresma Ano A

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Não só de pão vive o homem! 9 de março de º Domingo da quaresma.
Advertisements

O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Instituto Bíblico da Igreja Cristã Maranata - Trabalho de Crianças, Intermediários e Adolescentes – Salvação – 3ª aula Escola Bíblica Dominical Adolescentes.
Na nossa preparação para o Natal, a Liturgia deste 4.º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Tema do Domingo de Ramos A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida- nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro,
DÁ- ME DE BEBER Ex 17,3-7 SALMO 94 (95) Rom 5, Jo 4,5-42.
A Virgem Maria, mãe e mestra espiritual
SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO ANO -A.
19 º DOMINGO DO TEMPO COMUM
Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha
“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos” 29º Domingo do tempo comum.
SOLENIDADE DA ASCENSÃO DO
DOMINGO DA RESSURREIÇAO
"Na Tentação, não se dialoga, reza-se." (Papa Francisco)
6º DOMINGO DO TEMPO COMUM:
Para quem iremos, Senhor?
QUEM DENTRE VÓS NÃO TIVER PECADO, SEJA O PRIMEIRO A ATIRAR-LHE UMA PEDRA. 5º DOMINGO DA QUARESMA.
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
Senhor lembra- te de mim quando entrares no teu reino!
QUERES QUE ARRANQUEMOS O JOIO?.
SOLENIDADE SANTA MARIA MÃE DE DEUS
HAJA ESTE SENTIMENTO EM VOCÊS (Filipenses 2:5)
«Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa,antes de sofrer»
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
SECRETARIADO DIOCESANO DA PASTORAL LITÚRGICA DE VISEU
Vigília Pascal.
TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – 2 Sam 7,1-5.8b-12.14a.16 SALMO– Salmo 88 (89) II LEITURA – Rom 16,25-27 EVANGELHO – Lc 1,26-38.
3º Domingo do Advento – Ano A
Então, daí a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.
CREIO QUE EXISITE UM DEUS QUE É PAI
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
A liturgia deste 8º Domingo do Tempo Comum propõe-nos uma reflexão sobre as nossas prioridades. Recomenda que dirijamos o nosso olhar para o que é verdadeiramente.
“Vou enviar à tua frente o meu mensageiro, para te preparar o caminho”
 VOCAÇÃO- DA FELICIDADE Desafio contínuo Ser chamado...
«Vinde e segui-Me e farei de vós 3º DOMINGO DO TEMPO COMUM
no deserto, também o Filho do
“ SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. ANO B.
5º domingo do tempo comum
Consultar o livro: A Vida é Missão (Edições ASMP)
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
3º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B
1º DOMINGO DO ADVENTO.
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Vem espírito SANTO – JA 2013.
Caminho da Santidade TODOS OS SANTOS, "Creio na Comunhão dos Santos".
DOMINGO DE PÁSCOA ANO B.
LEITURA I – Prov 31, SALMO RESPONSORIAL – Salmo 127
A menor de todas as sementes e se torna a maior de todas
Vimos o Senhor». DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA
"Ó terra escuta, é o Senhor que fala"
DOMINGO DE RAMOS – ANO B.
32º domingo do tempo comum
EU VIM PARA EXERCER PARA EXERCER UM JUIZO:
A VOCAÇÃO.
SOLENIDADE de TODOS os SANTOS Sede Santos.
Coerência e Testemunho
10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B.
Medite, passe aos teus amigos SALMO 49
A vossa libertação está próxima.
«Destruí este templo e em três dias o levantarei».
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA
DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA – ANO B
A tentação é “A hora das trevas” de T. Ll. de Victoria
06º Domingo do Tempo Comum -
Santidade e vida cristã
escola de fé e política waldemar rossi
Transcrição da apresentação:

1º Domingo da quaresma Ano A «Está escrito: ‘Nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus’». 1º Domingo da quaresma Ano A

Refletindo os textos bíblicos LEITURA I – Gen 2,7-9;3,1-7 SALMO 50 (51) LEITURA II – Rom 5,12-19 EVANGELHO – Mt 4,1-11

No início da nossa caminhada quaresmal, a Palavra de Deus convida-nos à “conversão” – isto é, a recolocar Deus no centro da nossa existência, a aceitar a comunhão com Ele, a escutar as suas propostas, a concretizar no mundo – com fidelidade – os seus projetos.

A primeira leitura afirma que Deus criou o homem para a felicidade e para a vida plena. Quando escutamos as propostas de Deus, conhecemos a vida e a felicidade; mas, sempre que prescindimos de Deus e nos fechamos em nós próprios, inventamos esquemas de egoísmo, de orgulho e de prepotência e construímos caminhos de sofrimento e de morte.

Porque é que estamos aqui? Qual o sentido da nossa vida? De onde vimos? Para onde vamos? Porque é que estamos aqui? Qual o sentido da nossa vida? São perguntas eternas, que o homem de todos os tempos coloca a si próprio. A Palavra de Deus que hoje nos é proposta responde: é Deus a nossa origem e o nosso destino último.

Não somos um minúsculo e insignificante grão de areia perdido numa galáxia qualquer; mas somos seres que Deus criou com amor, a quem Ele deu o seu próprio “sopro”, a quem animou com a sua própria vida. O fim último da nossa existência não é o fracasso, a dissolução no nada, mas a vida definitiva, a felicidade sem fim, a comunhão plena com Deus.

propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. A segunda leitura propõe-nos dois exemplos: Adão e Jesus. Adão representa o homem que escolhe ignorar as propostas de Deus e decidir, por si só, os caminhos da salvação e da vida plena; Jesus é o homem que escolhe viver na obediência às propostas de Deus e que vive na obediência aos projetos do Pai. O esquema de Adão gera egoísmo, sofrimento e morte; o esquema de Jesus gera vida plena e definitiva.

Alguns acontecimentos que marcam a história do nosso tempo confirmam que uma história construída à margem das propostas de Deus é uma história marcada pelo egoísmo, pela injustiça, pela prepotência e, portanto, é uma história de sofrimento e de morte.

Qual é o nosso papel de crentes, neste processo? Quando o homem deixa de dar ouvidos a Deus, dá ouvidos ao lucro fácil, destrói a natureza, explora os outros homens, torna-se injusto e prepotente, sacrifica em proveito próprio a vida dos seus irmãos… Qual é o nosso papel de crentes, neste processo? O que podemos fazer para que Deus volte a estar no centro da história e a as suas propostas sejam acolhidas?

O Evangelho apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus O Evangelho apresenta, de forma mais clara, o exemplo de Jesus. Ele recusou – de forma absoluta – uma vida vivida à margem de Deus e dos seus projetos. A Palavra de Deus garante que, na perspectiva cristã, uma vida que ignora os projetos do Pai e aposta em esquemas de realização pessoal é uma vida perdida e sem sentido; e que toda a tentação de ignorar Deus e as suas propostas é uma tentação diabólica e que o cristão deve, firmemente, rejeitar.

é seguir o caminho de Jesus? é seguir o exemplo de Jesus? Deixar-se conduzir pela tentação dos bens materiais, do acumular mais e mais, do subordinar toda a vida à lógica do “ter mais”, é seguir o caminho de Jesus? Olhar apenas para o seu próprio conforto e comodidade, fechar-se à partilha e às necessidades dos outros, pagar salários de miséria e malbaratar fortunas em noitadas de jogo ou em coisas supérfluas… é seguir o exemplo de Jesus?

TEXTOS EXTRAÍDOS DO PORTAL DEHONIANOS Usar Deus ou os seus dons para saciar a nossa vaidade, para promover o nosso êxito pessoal, para brilhar, para dar espetáculo, para levar os outros a admirar-nos e a bater-nos palmas… é seguir o exemplo de Jesus? TEXTOS EXTRAÍDOS DO PORTAL DEHONIANOS SACERDOTES DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS

Tenha uma Santa e abençoada Quaresma Marineves Marina