Conceitos Introdutórios

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Tecnologias da Informação e Comunicação 9º ano
Advertisements

Tecnologias da Informação e Comunicação
Tipos Primitivos, Variáveis e Operadores Aritméticos
SISTEMAS DE NUMERAÇÃO BINÁRIA E DECIMAL
Professor Mauro Garcia - Técnico em Agropecuária - Tecnólogo em Informática
Noções de Informática Prof. Eduardo
Arquitetura de Computadores
Sistema de numeração decimal
Fundamentos em Informática
Maria Aparecida Castro Livi
Introdução à Informática
Introdução à Informática
Como Funciona o Computador
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Unidades de Armazenamento
Projeto e Desenvolvimento de Algoritmos

Conceitos Introdutórios
Unidade I Noções básicas de Tecnologias da Informação e Comunicação.
Sistemas Operacionais
Introdução à estrutura e funcionamento de um sistema informático
Tecnologias Especificas Informática
Bits e Bytes Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ou negativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétrico damos o.
Representação interna
Prof.: Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues
INICIAÇÃO À INFORMÁTICA. O que são as Tecnologias de Informação ?... As Tecnologias de Informação dizem respeito a processos de tratamento, controlo e.
UNIDADES DE MEDIDA Prof° Rodrigo Lopes Montagem, Manutenção e
FASE 1 – CONCEITOS | COMUNICAÇÃO HOMEM X MÁQUINA | SISTEMA BINÁRIO
História dos computadores e da programação
TRABALHO DE TIC Jordan Dias 7ºB.
Sistemas Numéricos SISTEMA DECIMAL
Unidades de Medida da Informação e Suas Medidas;
Conceitos essenciais.
Evolução das TIC.
Tecnologias da Informação e Comunicação
Introdução a Sistemas de Informação
Tecnologias da Informação e Comunicação
Aula 2 – Software O que é Software ? Outros exemplos de Software
Introdução à INFORMÁTICA
Modo de medição da capacidade de memória
Sistemas de numeração binária e decimal. Aprendizagem 1Trabalho elaborado por Alexandra.
Trabalho de tic realizado por Bruno Santos. Dispositivos de Entrada e Saida Entrada/saída (em inglês: Input/output, sigla I/O) é um termo utilizado.
Introdução Informática
Gestão de Sistemas Operacionais I
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Arquitetura básica de um Computador
TIC - Tecnologias da Informação e
Algoritmos e Programação MC102 Prof. Paulo Miranda IC-UNICAMP Aula 2 Variáveis e Atribuições.
Computação Eletrônica 2
Dispositivos de leitura e armazenamento de dados Prof. Alfredo UNICESPI – 1º sem 2011 AULA 2.
Prof. Jonas Defante Terra
Introdução à Informática
O Computador.
TIC Tecnologias de Informação e Comunicação
Instituto Social Nossa Senhora de Fátima.
Codificadores e Decodificadores
Sistemas computacionais
Sistemas de Numeração e Lógica Aplicada
Introdução ao Processamento de Dados - IPD
caracteres alfabéticos + caracteres numéricos + caracteres especiais
Introdução a Informática
Prof. José Leandro de lima júnior
Codificação Daniel Vieira.
Como Funciona o Computador
UD 1 - CONCEITOS DE INFORMÁTICA
|PAULANINA| Byte Bits. Bits/Bytes Os computadores só “percebem ” o que lhes dizemos através de impulsos elétricos, que PODEM SER representados por: 1.
Organização de Computadores 1º Semestre Aula 4 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA.
3/6/2016.  BIT ( Bi nary Digi t )  A palavra BIT foi inventada para representar a passagem ou não de corrente elétrica no computador.
Numeração Binária ESCOLA SENAI "ROBERTO SIMONSEN“ CURSO TÉCNICO DE TELECOMUNICAÇÕES Matemática para Telecom – Aula 01  Usa somente Zero (0) e Um (1) para.
Reflexão com vídeos: Nesta atividade vocês vão assistir alguns vídeos disponíveis na Internet Acesse o site do Youtube, você deve localizar.
Transcrição da apresentação:

Conceitos Introdutórios Informática, Caracteres, Dados e Informação Sistemas de numeração Codificação da informação Tipos de computadores

Informática Informação Automática Informática: É um ciência que estuda o tratamento automático da informação ou do processamento de dados. O termo Informática foi inventado pelo francês Philippe Dreyfus em 1962.

Caracteres Um Caracter é a unidade básica e indivisível de qualquer linguagem , ou seja, todo e qualquer símbolo que se utilize na escrita e no cálculo. Caracteres alfabéticos – São os caracteres representados pelas letras do alfabeto. Exemplo: (A, B, C, D, E, F, G, H, L, …).

Caracteres numéricos ou dígitos – São símbolos numéricos também designados por dígitos, cada número inteiro menor do que a base. Exemplo: Base (10) dez (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9). Caracteres especiais – Não são nem letras nem números. Exemplo: + , – : . ; ‘ ? ( ) % $ # \ =

Dados Um Dado é um conjunto de caracteres (por vezes um só caracter) sem os quais não é possível expressar um conceito, um valor ou um número portadores de informação.

Informação É um conjunto de dados com determinado significado (numérico ou alfanumérico), devidamente organizados que podem ser processados. É importante que a informação seja fidedigna e que os dados a serem transmitidos não sejam falsos nem omitidos.

Sistemas de numeração O sistema de numeração que nós usamos é o sistema decimal. Este sistema chama-se decimal (ou de base 10) porque utiliza dez símbolos: Símbolos: (0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9) São estes símbolos que utilizamos para construir qualquer número.

As pessoas usam o sistema decimal mas podiam utilizar outro sistema qualquer. Aliás, antes de se ter inventado os sistemas de numeração, o ser humano usava um sistema de numeração com um só símbolo (contava as coisas com pauzinhos). Os computadores utilizam o sistema de numeração binário (tem apenas dois símbolos: 0 e 1).

De seguida apresenta-se os números de 0 a 20 na base 10, base 3, base 2 e na base 1.

Codificação da Informação Num computador, a informação é sempre armazenada como uma sequência de dígitos binários. Como tal, toda a informação tem de ser codificada de alguma maneira numa sequência de zeros e uns.

Caracteres especiais Caracteres numéricos Caracteres alfabéticos

Unidades de informação Tal como existem unidades para medir pesos (miligrama, grama, kilograma, ...) e distâncias (milímetro, centímetro, decímetro, metro, ...), também existem unidades para medir informação (bit, byte, kilobyte, megabyte, gigabyte, terabyte, ...).

Bit (Binary Digit) Byte É a mais pequena unidade de informação representada por 0 ou 1. Byte É um sequência de 8 bits e representa o espaço no interior do computador necessário para guardar um caracter (uma letra, algarismo, etc). Byte 0 1 0 0 1 0 0 1 Um bit

Kilobyte (Kbyte ou KB) Megabyte (Mbyte ou MB) Gigabyte (Gbyte ou GB) Um Kilobyte são 210 = 1024 bytes Megabyte (Mbyte ou MB) 1024 kilobytes = 1 Megabyte (MB) Gigabyte (Gbyte ou GB) 1024 Megabytes = 1 Gigabyte (GB) Terabyte (Tbyte ou TB) 1024 Gigabytes = 1 Terabyte (TB)

Tipos de computadores Existem vários tipos de computadores, uns melhores e mais caros do que outros, mas todos eles funcionam mais ou menos do mesmo modo: todos têm a capacidade de transmitir, guardar, e manipular informação. De seguida apresenta-se uma lista com alguns tipos de computadores:

Super-computadores São computadores muito potentes e normalmente só existem em grandes laboratórios de investigação.

Computadores pessoais de secretária (desktop computers) Também costumam ser chamados de PCs (personal computers) e são o tipo de computador que as pessoas costumam ter em casa. Os computadores que vão utilizar nas aulas de TIC são deste tipo e estão ligados em rede.

Computadores portáteis (Notebook) São semelhantes aos computadores pessoais, mas são mais compactos e podem ser facilmente transportados de um lado para o outro.

Personal Digital Assistant (PDAs) São ainda mais portáteis. Podem-se meter no bolso.

… e até mesmo telemóveis Também podem ser considerados computadores porque têm uma memória para guardar os números de telefones dos vossos amigos, têm jogos, máquina de calcular, e alguns até dão para aceder à Internet.

Professor: Olídio Noa Mandlate ano lectivo: 2010/2011 FIM Professor: Olídio Noa Mandlate ano lectivo: 2010/2011