QUICK-TRIPTM System A Operação manual Zona Seletiva sistema de segurança para unidades de circuito AC-PROTM viagem disjuntor do circuito nos disjuntores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Adequação na UN-BC Rio de Janeiro - 11/07/2006 Seminário de Boas Práticas de Segurança em Eletricidade e Implementação da NR-10.
Advertisements

Fundamentos para o Bloqueio
Proteção da máquina e travas de segurança:
Trabalhos em Eletricidade
APLICACAO NR – Aplica-se ao SEP – Sistema Eletrico de Potencia e ao SEC- Sistema Eletrico de Consumo _Fases : projeto, construcao, montagem,
TRABALHO PROXIMIDADE.
Medida da resistência do circuito de terra
ELETRICIDADE COM SEGURANÇA
Métodos de Cálculo para Análise de Risco a Arco.
Unidade 2 - Estoques Existem três caracaterísticas básicas de controle de estoques: Custos associados: custos relacionados aos pedidos e à manutenção.
AULA 7 INSTALAÇÃO DE CONDUTORES EM ELETRODUTOS E DIMENSIONAMENTO DE DISJUNTORES.
NR 10 - SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES E SERVIÇOS EM ELETRICIDADE
Introdução à Informática
Nomex® Exclusividade DuPont.
SEGURANÇA EM ELETRICIDADE NA CONSTRUÇÃO CIVIL
Proteção Contra Choque Elétrico
Aterramento para Circuitos Digitais
EQUIPAMENTOS PARA PROTEÇÃO ELÉTRICA
Professor Victor Sotero
- 2001: Incorporação da EPTE pela CTEEP
Interfaces de entrada e saída discreta
HARDWARE do CLP Os controladores lógicos programáveis são equipamentos com uma aplicação muito vasta dentro dos diversos processos de automação. Desta.
Discos SCSI Fonte de alimentação Controlador SCSI Disco SAS
CONTATORES FUNÇÃO Chave de operação não manual, eletromagnética, com uma única posição de repouso, capaz de estabelecer, conduzir e interromper correntes.
CPU – IHM PARAMETRIZAÇÃO
Eletricidade e Mecânica
IMPLEMENTAÇÃO DE PROGRAMA DE CONTROLE DE RISCO DE ENERGIA DE ARCO EM SUBESTAÇÕES INDUSTRIAIS: CASO DA REFINARIA LANDULPHO ALVES/BA DA PETROBRAS Augusto.
CURSO PRÁTICO PRÓ-ELÉTRICA
EQUIPAMENTOS ELÉTRICAS DE SUBESTAÇÕES
SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA - SEP
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO INSTALAÇÕES INDUSTRIAIS Prof. Jorge Marques
FUNDAMENTOS DA ELETRICIDADE - II
Segurança e auditoria de sistemas
TRANSFORMADORES.
A QUALISSEG recomenda que este material seja analisado por pessoal técnico apropriado, não se responsabilizando pelo uso indevido destas informações. Este.
A Solução mais racional e o Melhor Serviço
Rotinas de trabalho PROCEDIMENTOS
TRABALHO SEGURO NO SETOR
Eletricidade Corrente É o fluxo de elétrons dentro de um condutor.
DISPOSITIVO DE PROTEÇÃO
Fonte de Alimentação Curso Técnico em Informática
TRABALHO SEGURO NO SETOR
DISTÂNCIAS DE SEGURANÇA MÓDULO 04
Curso Básico em Técnicas de Manutenção Para Activistas Comunitários MÓDULO - I AULA 3 – Segurança do Equipamento e dos dados INTRODUÇÃO AO EQUIPAMENTO.
Papel da Logística na Empresa
ELETRÔNICA E ELETRICIDADE BÁSICA Circuito Elétrico
11/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 02 –Comprei o computador
1. Uma lâmpada de lanterna, que traz as especificações 0,9 W e 6 V, tem seu filamento projetado para operar a alta temperatura. Medindo a resistência.
COMPONENTES DE COMANDOS ELETROELETRÔNICOS
Eletricidade Aula 6.
Eletricidade Aula 7.
DISPOSITIVOS DE PROTEÇÃO & CONDUTORES DE BT
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS I
DIMENSIONAMENTO DE CONDUTORES E PROTEÇÃO
ELETRICIDADE INTRODUÇÃO
Curto circuito Um circuito elétrico é a ligação de elementos elétricos, tais como resistores, indutores, capacitores, linhas de transmissão, fontes de.
Unidade 2 Circuitos elétricos e eletrónicos
PROJETO DE SUBESTAÇÕES ABRIGADAS
PROTEÇÃO DE BARRAMENTOS
GTD – 4º Módulo Eletrotécnica Profª Regina M. Kawakami 2012
O intervalo típico de ajuste para o tempo de religamento (R) está entre 0,1s e 300 s1. O tempo de religamento permite a regeneração do meio dielétrico.
Multímetros X Segurança Estamos utilizando os dispositivos adequados?
INSTALAÇÕES ELÉTRICAS
VESTIMENTAS DE PROTECAO CONFORME NOVA NR10
Evokit_P.
TRAVAMENTO SEGURO DAS FONTES DE ENERGIA.
Montagem Fonte de Alimentação. Transforma a corrente e distribui; Depois da corrente transformada, a fonte filtra, estabiliza e gera tensões próprias.
PROTEÇÃO CONTRA SOBRETENSÕES
DESENERGIZAÇÃO É o conjunto de procedimentos visando à segurança pessoal dos envolvidos ou não em sistemas elétricos. É realizada por no mínimo duas pessoas.
PROTEÇÃO CONTRA CHOQUES ELÉTRICOS
Transcrição da apresentação:

QUICK-TRIPTM System A Operação manual Zona Seletiva sistema de segurança para unidades de circuito AC-PROTM viagem disjuntor do circuito nos disjuntores 600V Classe

Introdução Nos últimos anos, mais atenção é dada por códigos e normas para a redução do risco de energia de arco elétrico para o pessoal trabalhar em equipamentos elétricos energizados A NFPA 70E afirma, “A Análise de Risco do Flash deve ser feito para proteger o pessoal da possibilidade de ser ferido por um arco. A análise deve determinar o limite de proteção do Flash e do equipamento de protecção individual que as pessoas dentro do limite de proteção do Flash deve usar. “

Flash de Análise de Perigos A análise de perigos flash consiste em duas partes: Determinar o limite de risco de flash A determinação do nível de energia incidente o trabalhador estaria exposta a A intensidade de um arco é baseado no seguinte: Quantidade de corrente de falha disponível Distância da distância entre os eléctrodos O tempo de compensação do dispositivo de protecção A NFPA 70E fornece equações como um método para determinar a quantidade de energia incidente (calor) de uma pessoa que receberia se um arco ocorresse

Flash de Análise de Perigos Excel programa usando Equações NFPA 70E Download em www.epowerplus.com Exemplo: 36kA disponível EI at 18”

Introdução Até agora, as opções para reduzir o potencial de arco elétrico durante os períodos normais de manutenção em subestações de baixa tensão têm sido limitados. Alguns destes incluem: Desenergização da subestação durante a manutenção. Nem sempre uma opção viável. Abaixe a corrente de falha disponível para a subestação. Pode não ser uma opção a todos. Encurtar o tempo de viagem do disjuntor a montante durante os períodos de manutenção. Agora fez rápido e fácil com QUICK-TRIP.

Introdução Uma forma de reduzir o arco de energia flash é reduzir as configurações de tempo de viagem o disjuntor principal (upstream) fornecendo o equipamento elétrico que será trabalhado enquanto energizado. No entanto, a coordenação seletiva entre disjuntores deverão ser comprometida se as configurações de tempo de viagem são reduzidos.

Componentes do Sistema O sistema QUICK-TRIPTM é ativado por meio de um interruptor selector cadeado. Quando ativado, duas configurações adicionais são ativados na unidade de viagem AC-PRO para fornecer uma proteção: QT instantânea QT falha de aterramento Estas duas configurações individualmente programáveis ​​são concebidos para proporcionar tempos mais rápidos de compensação, no caso de uma falha.

Os componentes do sistema O sistema de QUICK-TRIPTM consiste nos seguintes componentes: Uma unidade nova viagem AC-PRO com QUICK-TRIPTM capacidade. Todas as novas unidades AC-PRO viagem vai agora ser fabricadas com essa capacidade. – A PRO-exibição com capacidade QUICKTRIPTM hardware, montagem e cabo

System components – O DISPLAY PRO-se conecta diretamente à AC-PRO através de um cabo modular único blindado. Uma chave seletora fechar com cadeado para ativar o recurso QUICK-TRIPTM ON ou OFF. Apesar de todas as novas unidades de AC-PRO viagem terá capacidade viagem rápida, o sistema só pode ser ativado através da chave seletora que se conecta ao VISOR PRO.

Exemplo 1 Vamos dizer que um técnico subestação precisa acumular um disjuntor do alimentador para travá-la para fora para manutenção Como o técnico está quebrando o disjuntor um arco ocorre na manobra O valor da falha de arco é de 12.000 A O disjuntor principal 2000A vê a falha O principal disjuntores viagem curto espaço de tempo é fixado em 0,20 s (I2t in)

Exemplo 1 Esta é a curva de disparo para um disjuntor 2000A 12kA desarmará o disjuntor em 0,556 segundo

Exemplo 1 Uma falha kA 12 com um tempo de eliminação 0,556 segundo a 18” EI será: 10.5 Cal/cm2 ao ar livre 25.8 Cal/cm2 em uma caixa cúbica

Exemplo 1 O Equipamento de Proteção Individual (EPI) necessários para executar uma tarefa dentro do limite do perigo flash é ser determinado a partir da energia incidente resultante da análise de perigos flash. O nível de energia incidente determina a categoria de risco de perigo (HRC) Incident Energy Level Hazard Risk Category 0-<4 cal/cm2 1 4-<8 cal/cm2 2 8-<25 cal/cm2 3 25-<40 cal/cm2 4 >40cal/cm2 Dangerous O arco voltaico no exemplo 1 tinha um nível de energia incidente de 25,8 Cal/cm2 Essa tarefa exigiria HRC 4 PPE para executar esta tarefa com segurança

Categoria de perigo de risco 4 Exemplo 1 Categoria de perigo de risco 4 Algodão T-shirt e calças Luvas de couro e calçados Chapéu duro, forro, vidros de segurança Proteção em camadas dupla comutação capuz e ouvir Múltiplas camadas de roupa ou terno FR mudar para igual 40 cal/cm2

A redução do risco Quando o pessoal elétricos devem trabalhar em equipamentos elétricos energizados, eles podem reduzir o risco de arco energia flash usando o sistema de TRIP-RÁPIDO. O pessoal de manutenção deve primeiro ir para o disjuntor principal de alimentação do equipamento que vai ser trabalhar e definir a chave seletora para a posição “On”.

A redução do risco Se uma falha ocorreu agora, o dispositivo viagem AC-PRO no disjuntor principal atuaria como se fosse um dispositivo de viagem em um sistema ZSI que não recebeu um sinal de qualquer dispositivo viagem a jusante. O tempo de viagem reduzido minimiza o dano ao equipamento eo risco de arco elétrico ao pessoal elétricos no caso de uma falha ocorreu. Vamos olhar para a mesma falha nós olhamos no exemplo 1, mas desta vez com QUICK-TRIPTM habilitado

Exemplo 2 Esta é a curva de disparo para um disjuntor 2000A com viagem rápida habilitado 12kA desarmará o disjuntor em 0,05 segundo

Exemplo 2 Uma falha kA 12 com um tempo de eliminação 0,05 segundo a 18” EI será: 0.95 Cal/cm2 ao ar livre 2.32 Cal/cm2 em uma caixa cúbica

Exemplo 2 O arco voltaico no exemplo 2 foi reduzido para um nível de energia incidente 2.32 Cal/cm2 Essa tarefa exigiria HRC 1 PPE para executar esta tarefa com segurança Incident Energy Level Hazard Risk Category 0-<4 cal/cm2 1 4-<8 cal/cm2 2 8-<25 cal/cm2 3 25-<40 cal/cm2 4 >40cal/cm2 Dangerous Nós reduzimos o HRC 4-1 com o toque de um botão!

Roupas de proteção típico Categoria de perigo de risco 1 Camisa de manga comprida e calças (FR Jeans são aceitáveis) Hard Hat Óculos de segurança PPE cal/cm2 -- ≥ 4.0

Restaurar proteção normal Quando o trabalho estiver concluído, a QUICK-TRIPTM chave seletora é retornado para a posição normal eo dispositivo de viagem usa seus tempos de viagem normais. Coordenação seletiva só se perde o tempo o pessoal elétricos estão trabalhando no equipamento e reduzida arco perigo flash é fornecida durante esse tempo.

Resumo A melhor maneira de proteger os trabalhadores contra os riscos de arco elétrico é para reduzir o perigo O sistema QUICK-TRIPTM é uma maneira simples de reduzir o risco de arco elétrico para operações de subestação Para mais informações, visite nosso web site www.utilityrelay.com ou ligue (888) 289-2864 Para mais informações sobre local ou online NFPA 70E e flash arco Poder contato treinamento, além de Engenharia (248) 344-0200 ou visite www.epowerplus.com