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COMPONENTES DE COMANDOS ELETROELETRÔNICOS

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Apresentação em tema: "COMPONENTES DE COMANDOS ELETROELETRÔNICOS"— Transcrição da apresentação:

1 COMPONENTES DE COMANDOS ELETROELETRÔNICOS

2 COMPONENTES DE COMANDOS ELETROELETRÔNICOS
Relés e Contatores: - Grande utilização em sistemas industriais; - Principais características: i) elevada durabilidade; ii) elevado número de manobras/dia iii) possibilidade de comando à distância

3 RELÉS/CONTATORES (PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO)
MÓVEL CONTATO FIXO CONTATO ABERTO CONTATO FECHADO NÚCLEO MÓVEL IMPORTANTE: Quando ocorre a mudança de estado do contator, todos seus contatos mudam de estado BOBINA ELETROMAGNÉTICA NÚCLEO FIXO

4 SIMBOLOGIA BOBINA CONTATO NA* CONTATO NF* *NA – Normalmente Aberto
*NF – Normalmente Fechado

5 CONTATORES Utilizados em, basicamente, dois tipos de circuitos:
Circuitos de Comando – Contatores Auxiliares Circuitos de Força – Contatores de Potência O que muda? – R: Capacidade de Interrupção.

6 CONTATORES AUXILIARES
Utilizados apenas para implementar lógica de comandos elétricos e acionamentos de pequenas cargas.

7 CONTATORES DE POTÊNCIA
Fabricados com contatos que suportam elevadas correntes podendo portanto manobrar cargas elevadas.

8 RELÉS Destinado a manobrar cargas de pequeno porte e implementar sequencia lógica de comandos eletroeletrônicos.

9 MUDANÇA DE ESTADO DOS CONTATOS
FUNCIONAMENTO DO RELÉ Contatos Reversíveis MUDANÇA DE ESTADO DOS CONTATOS (A) (B) (NA) (NF) (C) BOBINA DESENERGIZADA (A) (B) (NA) (NF) (C) BOBINA ENERGIZADA

10 APLICAÇÃO (A) (C) (B) (NA) (NF)

11 APLICAÇÃO (A) (C) (B) (NA) (NF)

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14 Aplicação: Partida Direta de Motor Trifásico

15 Aplicação: Partida Direta de Motor Trifásico com Sinalização
H1 – lâmpada verde H2 – lâmpada amarela H3 – lâmpada vermelha

16 Aplicação: Partida Direta de Motor Trifásico

17 Aplicação: Partida Direta de Motor Trifásico com Reversão

18 ESPECIFICAÇÃO DE CONTATORES/RELÉS(DADOS IMPORTANTES)
Tensão da bobina Tensão dos contatos Corrente dos contatos Tipo de Relé/Contator Natureza da Carga

19 BOTÕES DE COMANDO

20 BOTÕES DE COMANDO

21 SENSORES ELETRÔNICOS

22 RELÉS TEMPORIZADORES São componentes utilizados onde existe a necessidade de se controlar eventos atrelados ao tempo de comutação entre dispositivos. Exemplo: partida consecutiva de motores, sinalização de trânsito, etc.

23 TIPOS DE RELÉS TEMPORIZADORES
Mecânico: é constituído por um pequeno motor, um jogo de engrenagens de redução, um dispositivo de regulagem, contatos comutadores e mola de retorno.

24 TIPOS DE RELÉS TEMPORIZADORES
Pneumático: é um dispositivo temporizador que funciona pela ação de um eletroímã que aciona uma válvula pneumática.

25 TIPOS DE RELÉS TEMPORIZADORES
Eletrônico: é acionado por meio de circuitos eletrônicos. Esses circuitos podem ser constituídos por transistores, por circuitos integrados como o CI 555 ou por um UJT. Estes funcionam como um monoestável e comandam um relê que acionará seus contatos no circuito de comando.

26 TIPO DE RELÉS TEMPORIZADORES ELETRÔNICOS
Retardo na energização: o evento de temporização é disparado após a energização do elemento de acionamento (“bobina”), e em seguida seus contatos mudam de estado permanecendo desta forma até que a bobina seja desenergizada. SÍMBOLO DE REPRESENTAÇÃO DIAGRAMA DE ESTADO

27 TIPO DE RELÉS TEMPORIZADORES ELETRÔNICOS
Retardo na desenergização:na energização da “bobina”, os contatos mudam de estado imediatamente e desta forma permanecem até a desenergização. Em seguida o evento de tempo é disparado e após decorrido o tempo ajustado os contatos voltam à posição de repouso. SÍMBOLO DE REPRESENTAÇÃO DIAGRAMA DE ESTADO

28 SIMBOLOGIA DOS RELÉS TEMPORIZADORES

29 EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE RELÉS TEMPORIZADORES

30 EXEMPLO DE UTILIZAÇÃO DE RELÉS TEMPORIZADORES

31 (ENADE-2008) O diagrama de força e o de comando da instalação elétrica de um sistema de partida de motores de corrente alternada, utilizando chave compensadora (partida por autotransformador) com derivação (tap) em 80%, são mostrados abaixo:

32 Com base nos diagramas de força e de comando, analise as afirmações:
I – O momento de partida, que é proporcional ao quadrado da tensão aplicada aos bornes do motor, é reduzido para 0,64 do momento nominal durante a partida, e aumentado para o momento nominal após a partida do motor. II – A afirmação I ocorre pois o sistema parte com a bobina do contator K1 energizada e as bobinas K2 e K3 sem energia, e, após o tempo de partida, a bobina K1 estará sem energia e as bobinas K2 e K3 estarão energizadas. Analisando as afirmações, conclui-se que: Ambas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira. Ambas são verdadeiras e a segunda não justifica a primeira. A primeira é verdadeira e a segunda é falsa. A primeira é falsa e a segunda é verdadeira. Ambas são falsas. A correta é a letra “C”


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