Transmissão Mãe – Filho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mudança Terapêutica nos Doentes Seropositivos para o VIH
Advertisements

RN DE ALTO RISCO É aquele RN que independente da idade gestacional ou peso ao nascer tem maior chance de adoecer ou morrer devido a condições ou circunstâncias.
Visita da Unidade móvel do CAD
O que sei sobre SIDA? Questionário
Aconselhamento pré e pós-teste anti-HIV para gestantes
TRATAMENTO DE CASAIS E ENVOLVIMENTO FAMILIAR
Intervenção Social nos
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
Experiência bem sucedida no PSF de Suape
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
USO RACIONAL DE ANTIMICROBIANOS
Humanizando o Atendimento Pré-Natal e Parto
Estratégias para Redução da Mortalidade Materna e Infantil na Bahia
PROGRAMA ESTADUAL DE DST/HIV/AIDS
AVALIAÇÃO DA PREVALÊNCIA DE ANTICORPOS MATERNOS IgG ANTI-HTLV-1/2 - VÍRUS LINFOTRÓPICO HUMANO DE CÉLULAS T EM RECÉM-NASCIDOS NO ESTADO DE MINAS.
Prevenção da Transmissão Vertical e suas implicações na questão HTLV
Óbitos Infantis e Fetais
As “outras” IST em Cabo Verde
Maria da Luz Lima Mendonça Lisboa 18 de Março de 2010 III Congresso da CPLP sobre Infecção VIH/sida e Doenças de Transmissão Sexual Como está a CPLP a.
São Tomé e Principe A Prevenção da Transmissão Mãe – Filho (PTMF)
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
14OVEMBRO 2008I Encontro Nacional de Gestão do Risco e FarmacovigilânciA ORDEM DOS FARMACÊUTICOS PLANOS DE GESTÃO DE RISCOS : PERSPECTIVAS E EXPECTATIVAS.
VIH Portugal Lisboa, 27 e 28 de Março de Prevenção e Tratamento Como asseguram os países o acesso continuado à medicação e aos consumíveis ? O Contributo.
Teste da Orelhinha.
Unidade de Neuropsicologia Clínica
Prevenção da transmissão mãe-filho do VIH
AS OUTRAS INFECÇÕES DE TRANSMISSÃO SEXUAL
Prevenção da Transmissão Vertical do VIH em Cabo Verde
ACONSELHAMENTO EM DST, HIV AIDS E HEPATITES VIRAIS
Núcleo Temático: Paraplegias Infantis e Apresentam:
Maryline Rébillon COMMENT DIRE, Paris (França).
População: hab Promover o desenvolvimento integral da criança desde sua concepção até os 6 anos, priorizando a faixa etária de 0 à 3 anos, orientando.
Revisão do 2º Congresso sobre DST-AIDS Wim Vandevelde - EATG/GAT Investigação de uma vacina para o VIH o papel de Portugal e dos seus parceiros lusófonos.
EM PORTUGAL E NO BRASIL: CONTEXTOS EDUCACIONAIS PÚBLICOS
ORGANIZAÇÃO DO CQE DA REDE PÚBLICA DE DESPISTAGEM DO VIH Experiência de Cabo Verde J. Rocha.
Como está a CPLP a formar profissionais habilitados para responder aos vários níveis de cuidados exigidos pelo VIH e outras infecções de transmissão sexual?
INICIATIVA “HOSPITAL AMIGO DA CRIANÇA”
Vamos Falar sobre… SIDA.
Caderneta da Gestante MINISTÉRIO DA SAÚDE
Metodologias de Intervenção Psicológica
Consumo de álcool na gravidez. Uma perspectiva ética. Miguel Ricou Unidade de Ética e Psicologia do Serviço de Bioética e Ética Médica da Faculdade de.
PROMOÇÃO DO PARTO NORMAL NA SAÚDE SUPLEMENTAR
DST/Aids e Rede Básica : Uma Integração Necessária
DOENÇA INFLAMATÓRIA DO INTESTINO O QUE SABEM OS DOENTES?
Discussão em grupo: Angola, Guiné-Bissau e Moçambique.
Enfª Carla de L. Holanda de Abreu
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde
CAMPANHA DE PREVENÇÃO DA AIDS NA PCRJ. AIDS é a sigla em inglês que significa Síndrome de Imuno-Deficiência Adquirida (SIDA) O QUE É AIDS?
A RAZÃO DE ESTARMOS AQUI
Animação Sociocultural
Trabalho realizado por: Ana Vieira, nº3 Tânia Viegas, nº17
As políticas de Atenção a Saúde da Criança e do Adolescente
Projeto Criança Exposta ao Vírus HIV em São José
Pré - Natal Como iniciar ( BHCG e TIG );
Mães HIV positivas e a não amamentação
Monografia apresentada ao Programa de Residência Médica em Pediatria
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
CABO VERDE fim de um ciclo : II PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE LUTA CONTRA O VIH-SIDA
Maria Lenin Ortega Alvarez MAIS MÉDICOS 2015
E) Em Fase de Investigação Rilpivirina (2011) e Etravirina (2008) - inibidores não-nucleosídico da transcriptase reversa. Maviroque (2007) - antagonista.
1 Dia Mundial de Luta contra a Sida 1 de Dezembro de 2004 DADOS EPIDEMIOLÓGICOS DO VIH/SIDA EM CABO VERDE Dra Maria de Lourdes Monteiro.
Situação epidemiológica do VIH/SIDA em Cabo Verde Praia, Fevereiro de 2007 Direcção Geral de Saúde Programa de Luta contra a SIDA/ Serviço de Epidemiologia.
RASTREIOS DE MASSA (SCREENING). EXAME ESPECÍFICO DOS MEMBROS DE UMA POPULAÇÃO, DESTINADO A IDENTIFICAR OS FACTORES DE RISCO OU DOENÇA NUMA FASE PRÉ- SINTOMÁTICA.
Linha Cuidado Saúde da Mulher
Tratamento Anti-retroviral em Cabo Verde 1 Dez 2004 – 1 Dez 2005 Praia, 01 de Dezembro 2005 Programa de Luta contra a SIDA Programa de Luta contra a SIDA.
A CONSTRUÇÃO DE UM RELACIONAMENTO COM O MÉDICO/OUTROS PRESTADORES DE CUIDADOS DE SAÚDE 1.
Transcrição da apresentação:

Transmissão Mãe – Filho Oficina Transmissão Mãe – Filho Moderador: Professor Doutor Kamal Mansinho Países Representados: São Tomé e Príncipe Cabo Verde Portugal Maria Eugénia Saraiva Liga Portuguesa Contra a Sida – Representante Fórum Nacional da Sociedade Civil

São Tomé e Príncipe Durante o Período de Gestação: Todas as grávidas fazem obrigatoriamente o teste VIH + de 50% voltam para receber os resultados Quando são seropositivas, o tratamento inicia-se ao 4º mês de gestação + de 50% voltam para tratamento Terapêutica: 1+1, de 12h em 12h Avaliação da Intervenção: Verifica-se uma forte procura deste serviço Grávidas têm uma atitude colaborante e participativa, na adesão ao acompanhamento durante a gravidez .

No Pós-parto: O bebé é seguido no acompanhamento médico com a mãe. Na maternidade, o recém-nascido inicia a profilaxia após o parto. A mãe é aconselhada a não amamentar o seu filho, e as que optam pela amamentação , esta é feita até aos 4 meses de idade, apenas com leite materno. O leite artificial é-lhes fornecido gratuitamente, e não há rupturas no stock. Aos 12 meses fazem o teste de despiste ao VIH se o resultado for negativo, consideram este resultado como final. Se for positivo, voltam a repetir o teste. Avaliação da Intervenção: A indicação clínica de não amamentação e o acompanhamento médico de 12 meses é seguido pela generalidade das mães.

Cabo Verde Intervenções em Programas: a informação é transmitida à comunidade através da rádio educativa, organizações, etc. Número de órfãos de pais seropositivos constitui motivo de preocupação. Foram desenvolvidos programas específicos financiados pelo governo, ao nível dos municípios em 27 concelhos. Cada concelho dispõe de uma estrutura organizada para o seguimento dos utentes. Estes programas específicos são dirigidos para as grávidas e estão inseridos dentro de programas de prevenção geral. As grávidas fazem o seguimento pré-natal e a adesão ao acompanhamento médico é uma prioridade das mães.

É realizado uma bateria de testes gerais, onde é incluído o teste ao VIH, no centro de saúde de cada conselho. Em caso de diagnóstico do VIH, é feito um seguimento específico no centro de saúde. Este trabalho é feito em parceria com os líderes comunitários, que detêm uma forte influência cultural, sendo um veículo de informação e acreditação junto da comunidade. Avaliação da Intervenção: A adesão à consulta pré-natal é elevada, e o programa consegue responder às necessidades das mulheres grávidas

Foi dado um exemplo da comunidade de Santa Cruz (Ilha de Santiago) .As grávidas são acompanhadas no Hospital, e têm acompanhamento médico contínuo. Na comunidade e em alguns contextos existe uma crença fortemente enraizada de que a mãe deve amamentar o seu filho prolongadamente As mulheres seropositivas são informadas que não devem amamentar os seus filhos porque é uma forma de transmissão do vírus. Sentem-se pressionadas pela família e pela comunidade para amamentarem. É complexo desmistificar esta crença junto da comunidade, e mudar pensamentos e atitudes.

Portugal A taxa de infecção encontra-se entre 0 e 2%. Não há registo de notificação na transmissão mãe e filho há 2 anos. Todas as grávidas seguidas em consulta são rastreadas desde a 1ª consulta. O rastreio ao VIH é feito na 1ª consulta e no ultimo trimestre da gravidez . Se a mulher seropositiva já está em tratamento e engravida, continua o tratamento. Na gravidez, o tratamento tem início à partir da 12 semanas, quando a grávida não precisa de ser tratada. No caso de a grávida se infectar no 3º trimestre de gestação, como o risco de transmissão ao bebé é muito elevado , é logo iniciado o tratamento.

Constrangimentos e Recomendações A formação de todos os intervenientes a vários técnicos, incluindo os técnicos de saúde . Promover uma formação adequada e ajustada aos vários níveis de intervenção. Os participantes revelaram alguma preocupação relacionada com a qualidade de acompanhamento, nomeadamente o escasso tempo dispendido para o aconselhamento e o apoio. Propor que fosse reajustado o tempo de consulta as necessidades.

De acordo com a opinião de um interveniente: A designação de “Transmissão Mãe – Filho” desperta em alguns casos, sentimentos de culpabilidade para a mãe, preferindo a designação de “Transmissão Vertical”. Da discussão concluiu-se que esta designação “Transmissão Vertical” não explicita todos os prováveis momentos em que a transmissão VIH pode ocorrer nomeadamente pós- parto pela amamentação.

Obrigada!