O aprendiz de investigador

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Como citar e fazer referências bibliográficas
Advertisements

Como estruturar um trabalho de pesquisa
EXPRESSÃO ORAL (Metas Curriculares – 10.º ano): 1de out. Síntese Apreciação crítica (de reportagem, de documentário, de entrevista, de livro, de filme,
Normas e dicas para apresentação de Comunicação Oral Comitê Científico do Saberes em Ação III Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UCDB.
O Orador: Medo Medo de se expor diante dos colegas é natural... Mas pode ser vencido! –Timidez não é “para sempre”... Você normalmente é mais crítico com.
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
IV CONGRESSO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO “SABERES EM AÇÃO”
O aprendiz de investigador
O aprendiz de investigador
como fazer uma Apresentação Oral
GUIÃO PARA A ELABORAÇÃO DE UM TRABALHO ESCOLAR
Agrupamento de Escolas de Águeda Biblioteca Escolar
COLOQUE AQUI O TÍTULO DO TRABALHO (fonte arial 85)
O aprendiz de investigador
Difundindo Ciência e Tecnologia na Região da Campanha
O aprendiz de investigador
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
PESCARIA MAGNÉTICA a causa das coisas
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
O aprendiz de investigador
Apresentação de um Tema - Orientações
Resultados e discussão Referências
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
BANDEIROLAS a causa das coisas
O aprendiz de investigador
Escolha o fundo e a cor das letras
O aprendiz de investigador
Número do trabalho - Título
AUTOR PRINCIPAL 01 – Instituição
COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO AQUI COLOQUE O TÍTULO
O aprendiz de investigador
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
TÍTULO nome do autor 1; nome do autor 2; nome do autor 3
TÍTULO (FONTE 54) Autor(es) (48) Instituição (44) (44)
pequenos conhecimentos de ciência para meninos curiosos
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Escolha o fundo e a cor das letras
Como Conduzir uma Apresentação
Resultados Parciais/ Esperados
Titulo do Estudo, do Projeto....
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
Escolha o fundo e a cor das letras
Titulo do Trabalho (Fonte: Arial Negrito, 60)
Aplicar tabelas de verdade na validação de formas argumentativas
COLOQUE AQUI O TÍTULO DO TRABALHO (fonte arial 85)
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO-TÍTULO
CONTRIBUTOS ESPERADOS
CONTRIBUTOS ESPERADOS
TÍTULO Autores; Orientadores; INTRODUÇÃO OBJETIVO METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO PALAVRAS-CHAVE REFERÊNCIAS.
Título Nome dos autores Filiação do autor principal Introdução
título título título título título título título título título.
Template para elaboração do pôster
Transcrição da apresentação:

O aprendiz de investigador Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca O aprendiz de investigador Apresentar os resultados de uma investigação Apresentação oral

sumário Apresentação oral Preparação da apresentação oral Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca sumário Apresentação oral Preparação da apresentação oral Apresentação oral - os suportes Apresentação oral - a estrutura Apresentação oral - o ritmo Apresentação oral - a postura

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca A apresentação oral A comunicação oral da informação é extremamente importante para transmitir a mensagem que pretendemos e, com muita frequência, é mais importante que os suportes que elaborámos.

Preparação da apresentação oral Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Preparação da apresentação oral Selecionar a informação mais relevante tendo em conta o tempo disponível. Treinar em voz alta e mentalmente a exposição das ideias. Usar vocabulário adequado ao público e os termos científicos e técnicos adequados ao contexto. Utiliza uma linguagem clara e objetiva.

Apresentação oral - os suportes Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Apresentação oral - os suportes Faz um guião para te orientares na apresentação ou constrói como suporte uma apresentação com o PowerPoint ou o Prezi: Expõe as ideias sem ler o texto. Coloca apenas as ideias principais. Não distraias o público com “animações”. (consulta o “Aprendiz de Investigador” sobre a apresentação de trabalhos em PowerPoint ou Prezi)

Apresentação oral - a estrutura Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Apresentação oral - a estrutura Introdução: expõe o tema/ problema e os aspetos essenciais da investigação e seus resultados para motivar e esclarecer o público para o que vai ouvir. Desenvolvimento: apresenta o trabalho propriamente dito. Conclusão: de forma muito breve, salienta os aspetos mais importantes da comunicação.

Apresentação oral - o ritmo Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Apresentação oral - o ritmo O tom, o ritmo e a fluência da voz são essenciais numa apresentação oral. Articula bem as palavras. O ritmo da apresentação é importante: nem muito rápido nem demasiado lento. Podes variar a entoação para sublinhar alguns aspetos mais importantes.

Apresentação oral - a postura Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Apresentação oral - a postura Se possível, expõe a informação em vez de a ler. Mantem uma postura natural, descontraída sem te encostares ou colocares as mãos nos bolsos. Olha para o público, mantendo o contacto visual com todas as pessoas, não fixando nenhuma pessoa ou área em especial.

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Lista de referências: American Psychological Association. (2010). Publication manual of the Americam Psychological Association (6.ª ed.). Washington, DC: APA. Arco, A. R., Costa, A. S., Pinto, B. C., Martins, M., & Arriaga, M. T. (2010). Normas para a elaboração e apresentação de trabalhos. Portalegre: Instituto Português de Portalegre. Disponível em http://www.essp.pt/PDF/NormasRegulamentos/NormasElaboracaoTrabalhosEscritos.pdf Ver ainda as apresentações no Aprendiz de Investigador: Apresentar os resultados de uma investigação. Trabalho em texto Apresentar o resultado de uma investigação. Trabalho em texto: tabelas e figuras, capa, sumário e índice Apresentar os resultados de uma investigação. Trabalhos com som e imagem: PowerPoint, Prezi ou filme Apresentar os resultados de uma investigação. Publicar em suporte digital aprendizinvestigador.pt Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca

Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca Ficha técnica: Título: O aprendiz de investigador. Apresentar os resultados de uma investigação. Fazer uma boa apresentação oral. Autores: Graça Silva e Isabel Bernardo | Projeto Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca Fotos: Graça Silva | José Plácido Bibliotecas Escolares dos Agrupamentos de Escolas do Concelho de Cantanhede, 2016 O aprendiz de investigador. Apresentar os resultados de uma investigação. Fazer uma boa apresentação oral. by Graça Silva e Isabel Bernardo, Projeto Literacias na Escola: formar os parceiros da biblioteca is licensed under a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional License. Literacias na escola: formar os parceiros da biblioteca