08.12.11 Banco de Dados da CBIC www.cbicdados.com.br.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FIIC Paulo Sfady Simão – Presidente da CBIC Uruguay.
Advertisements

Contas Externas Brasileiras Carlos Thadeu de Freitas Gomes Seminário APIMEC 40 anos Rio de Janeiro, 17 de Maio de
AS PERSPECTIVAS DO CRÉDITO IMOBILIÁRIO NO BRASIL
FATURAMENTO NACIONAL DO SETOR DADOS SETORIAIS 2007.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise Financeira e o Impacto na Economia Mundial.
Medidas Recentes de Estímulo ao Crescimento e Evolução do Câmbio
O Cenário Econômico Atual
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Conjuntura Econômica Brasileira
Brasília, março de 2009 A crise internacional e repercussões: situação brasileira em março de 2009 Jorge Abrahão de Castro IPEA.
Aumento sistemático dos juros como única arma de combate à inflação -Círculo vicioso: investimentos em títulos do governo e não em atividades produtivas.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
2a Conf. Int. de Crédito Imobiliário 19 de Março de 2010
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Políticas para estimular a oferta de habitações
CENÁRIO ECONÔMICO Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Lima – Peru.
Paulo Safady Simão Presidente da CBIC. REPRESENTANTE NACIONAL E INTERNACIONAL DAS ENTIDADES EMPRESARIAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO E DO MERCADO.
DADOS GERAIS BRASIL.
Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário A Câmara Brasileira da Indústria.
INICIATIVAS EMPRESARIAIS PARA IMPULSIONAR O MERCADO IMOBILIÁRIO
Representante nacional e internacional das entidades empresariais da Indústria da Construção e do Mercado Imobiliário A Câmara Brasileira da Indústria.
MERCADO IMOBILIÁRIO Paulo Safady Simão- Presidente da CBIC
Ambiente Atual da Indústria da Construção Paulo Safady Simão Presidente da CBIC Belo Horizonte – BH13/04/2012.
Fundap – Grupo de Conjuntura Crédito no 1º semestre de 2009: a força dos bancos públicos.
Construção civil: desempenho e perspectivas
Construção civil: desempenho e perspectivas
Marcel Domingos Solimeo
Cenários da Economia Brasileira
Construção civil: balanço e perspectivas
Construção civil: o desafio de sustentar o crescimento
Preparado para Crescer Min. Guido Mantega
Cenário da Construção Civil
Indústria Imobiliária Balanço e perspectivas
Em time que está ganhando se mexe...
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Visão do Setor Privado Brasília – DF Nov/ entidades estados e DF Mercado imobiliário Saneamento Obras rodoviárias Segmentos da construção SINDICATOS,
Sistemas Integrados de Manejo da Produção Agrícola Sustentável
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
MERCADO FINANCEIRO.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
Crise Financeira EUA Reflexos no Brasil
MINISTRO GUIDO MANTEGA
22 de Outubro 2009 Desempenho do BNDES – 3º trimestre 2009.
A crise mundial e o papel do BNDES
Paulo Bernardo Dezembro
Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista. Pesquisa Conjuntural do Comércio - São Paulo Estimativa de fechamento: 4,75% de crescimento em 2002; Crescimento.
Conjuntura Econômica e Perspectivas para 2011
O SETOR DA CONSTRUÇÃO CIVIL Clemente Ganz Lucio - DIEESE.
Perspectivas para a economia brasileira São Paulo, 24 de agosto de 2009 Luciano Coutinho.
CONFERÊNCIA SOBRE SECURITIZAÇÃO DO BRASIL MERCADO IMOBILIÁRIO NOVAS PERSPECTIVAS APRESENTAÇÃO: FERNANDO PINILHA CRUZ IMN OUTUBRO/
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
28 de Janeiro de 2010 O BNDES em 2009 e as Perspectivas de Investimento na Economia Brasileira.
Apresentação BRASIL: o fim de um modelo ou um ajuste cíclico? Janeiro 2014.
SISTEMA FINANCEIRO NACIONAL
Retrospectiva de 2009 e Expectativas para Cenário Externo Impacto da Crise no PIB e Comércio Mundial.
OS RUMOS DO DESENVOLVIMENTO DO BRASIL Recife, 11 de agosto de Pedro Eugênio Deputado Federal PT/PE.
Cenário Macroeconômico Junho China Economia da China parece estar se estabilizando após ações do governo para estimular o crescimento. Ainda assim,
Realização Apoio “Millenium nas Redações” ‘Conjuntura Econômica’ com Zeina Latif XP Investimentos Apresenta:
28 de outubro de FATORES DETERMINANTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO MERCADO IMOBILIÁRIO NOS ÚLTIMOS ANOS.
Crédito Imobiliário e Minha Casa, Minha Vida São Paulo - 20/03/14.
BRASIL: ciclo de expansão do Consumo e do Crédito distribuiu Renda e promoveu ascensão social de parcela significativa da população Fonte: IBGE, BACEN.
Brasília, 10 e 11 de julho de Conjuntura econômica e negociações coletivas 5º Congresso dos Bancários de Brasília/DF.
cenário e perspectivas
17 de fevereiro de 2016 Previdência: Aperfeiçoar para Fortalecer Fórum de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho e Renda e de Previdência Ministro.
Audiência Pública na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, em 7 de julho de 2015 PL 1358/2015, que “Dispõe sobre o Fundo de Garantia.
1 Crédito e Desenvolvimento Econômico Luiz Augusto de Oliveira Candiota Campos do Jordão – Agosto de 2003 Luiz Augusto de Oliveira Candiota Campos do.
Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Brasília 19/03/2008 CONSTRUÇÃO CIVIL E A CRISE NO BRASIL.
Transcrição da apresentação:

08.12.11 Banco de Dados da CBIC www.cbicdados.com.br

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A construção vem registrando incremento consistente em suas atividades desde 2004, deixando para trás décadas de dificuldades. Em 2010 atingiu desempenho recorde (11,6%), o que se configurou como uma base de comparação elevada. Em 2011 os números, como esperado, entraram em um patamar de maior equilíbrio e sustentabilidade, significando que o ciclo virtuoso iniciado em 2004 está se consolidando. A Construção Civil permanece registrando resultados positivos (apesar de inferiores a 2010). 2

CONSTRUÇÃO CIVIL: RESUMO DOS PRINCIPAIS INDICADORES (2011)

FGTS – CONTRATAÇÕES POR MODALIDADE O PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA MARCA A RETOMADA DA PRODUÇÃO Observação: os dados de 2011 estão acumulados a té novembro. Fonte: Canal do FGTS. Base 01 de dezembro de 2011. Elaboração Banco de Dados da CBIC

SBPE– CONTRATAÇÕES POR MODALIDADE A MELHORA DO AMBIENTE DE NEGÓCIOS APÓS 2005 ESTIMULA A PRODUÇÃO Observação: os dados de 2011 estão acumulados até agosto. Fonte: Banco Central do Brasil. Elaboração Banco de Dados da CBIC

SFH – CONTRATAÇÕES DE NOVOS E USADOS (SBPE E FGTS) Observação: os dados de 2011 do SBPE estão acumulados até setembro e do FGTS até novembro. Fonte: Banco Central do Brasil, ABECIP e Canal do FGTS. Elaboração Banco de Dados da CBIC

SFH – FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO FGTS: É fundamental fortalecer o CCFGTS como principal responsável pela excelente condição em que o fundo se encontra atualmente; Na hipótese do rateio dos resultados financeiros do fundo é importante que ocorram maiores aportes do Tesouro Nacional na garantia do fluxo de contratações do Programa Minha Casa Minha Vida; É necessário garantir a alocação de recursos orçamentários em horizontes mais longos em ações para HIS (aprovação da PEC 285/2008 – Moradia Digna).

SFH – FINANCIAMENTO IMOBILIÁRIO SBPE: Considerando que os balanços dos principais bancos privados registram apenas cerca de 25% de seus saldos de poupança em operações de crédito imobiliários, é importante rever as atuais operações que são consideradas neste direcionamento.

VARIAÇÃO DO CRÉDITO HABITACIONAL E IMOBILIÁRIO X TOTAL Fonte: Banco Central do Brasil, ABECIP. Elaboração Banco de Dados da CBIC

VARIAÇÃO DO PIB NACIONAL E DA CONSTRUÇÃO Fonte: IBGE. Projeção e elaboração Banco de Dados da CBIC

VARIAÇÃO DO PIB CONSTRUÇÃO x NÚMERO DE EMPREGOS FORMAIS Fonte: IBGE e MTE. Projeção e elaboração Banco de Dados da CBIC

GERAÇÃO DE VAGAS FORMAIS NA CONSTRUÇÃO CIVIL Foram geradas 309.425 vagas formais no setor em todo o País no período de janeiro a outubro de 2011, de acordo com o CAGED/MTE, o que significou expansão de 12,19% no estoque de trabalhadores formais da Construção Civil neste período.

EXPECTATIVA DE CRESCIMENTO Considerando: Que o Governo evitará o contágio da crise européia no caso de seu agravamento; Que o Governo irá perseguir o equilíbrio fiscal de longo prazo com vistas a sustentar uma redução da taxa básica de juros; É necessário que a Construção exerça seu papel anticíclico com: Mais obras de infraestrutura (maior intensidade nas obras do PAC) Maiores contratações no Programa Minha Casa Minha Vida; Maior oferta de crédito em seus vários segmentos (inclusive com ampliação das operações no mercado secundário e de capitais).

VARIAÇÃO DO PIB NACIONAL E DA CONSTRUÇÃO Fonte: IBGE. Projeção e elaboração Banco de Dados da CBIC

E A BOLHA? O percentual máximo de financiamento fica entre 60% e 75%. NÃO HÁ INDICATIVOS DE FORMAÇÃO DE UMA “BOLHA” IMOBHILIÁRIA O percentual máximo de financiamento fica entre 60% e 75%. O comprometimento da renda é limitado (30%). A autoridade monetária monitora e evita o endividamento excessivo. São raros os casos de compradores com mais de um financiamento. Não há desregulamentação em curso e o sistema bancário brasileiro é reconhecido pelas boas práticas e solidez de suas operações. Em financiamentos de imóveis populares os subsídios reduzem os riscos.

E A BOLHA? NÃO HÁ INDICATIVOS DE FORMAÇÃO DE UMA “BOLHA” IMOBHILIÁRIA No Brasil, o originador do crédito o “carrega“ até seu término. O País está criando condições para a aquisição do primeiro imóvel e ainda convive com elevado déficit habitacional de mais de 5 milhões de unidades. O País aperfeiçoou suas ferramentas de concessão de crédito (alienação fiduciária e patrimônio de afetação). Inadimplência em queda, mesmo com avanço do crédito imobiliário. Crédito imobiliário, com todo o avanço, ainda corresponde a cerca de 5% do PIB.

BOLHA? QUAL? AONDE? Fonte: Bacen 17

O CRÉDITO IMOBILIÁRIO É DE QUALIDADE SBPE - % Contratos com mais de 3 prestações em atraso assinados após 1998 Garantia Hipotecária + Alienação Fonte: Banco Central e ABECIP

Câmara Brasileira da Indústria da Construção www.cbic.org.br Tel.: (61) 3327-1013 Fax: (61) 3327-1393