Aula 08 Assuntos: Vista de Prova A1.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Demonstrações Contábeis
Advertisements

Contabilidade Geral Profª. Cristina.
Contabilidade Básica Contabilidade Básica Bibliografia:
Próprios e de terceiros
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
SISTEMA CONTÁBIL Professor Alcides Neri Batista do Nascimento
GESTÃO FINANCEIRA E CONTÁBIL
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO.
Contabilidade Básica – 7ª Edição
Contabilidade e custos
Professor: Pedro A. Rupel
Professor: Pedro A. Rupel
MEMÓRIA DE AULA 03 - CONTABILIDADE
TÉCNICA DE BALANÇOS SUCESSIVOS Operações do mês de março da Comercial Zás Trás: 1) Constituição do Capital Social, no valor de $ , em dinheiro.
Contabilidade: conceito, objeto, finalidade, campo de aplicação;
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Contabilidade Geral Prof º Ivã C. Araújo Aula 03.
CICLO CONTÁBIL.
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
METODOLOGIA CONTÁBIL. ESTUDO DAS CONTAS. MÉTODO DAS PARTIDAS DOBRADAS
Capítulo 9 Escrituração Contábil
Contabilidade Geral I Prof: Farid Succar
3. 5 PRINCIPAIS OPERAÇÕES CONTÁBEIS
Aula 10 e 11.
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Resolução dos Exercícios
CONTABILIDADEI Estrutura Conceitual
E para que servem as contas?
Aulas Reposição 12, 14, 15, 16 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) Exercícios.
Aula 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Aulas 04 e 05 Assunto: Balanço Patrimonial (BP).
Aula 13 Assunto: Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
Aula 06.
Aula 08 Revisão para AV1.
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
O CDC tem finalidade específica: aquisição de um bem, seja ele um computador, um automóvel, um eletrodoméstico, enfim. O que não tem destinação.
Contabilidade Intermediária
Passivo Circulante Passivo Circulante – São as obrigações a Curto Prazo, ou seja, as que deverão ser liquidadas dentro do exercício social seguinte (próximo.
Aula 12 Dia – 08/11.
Balancete de Verificação
CONTABILIDADEI Escrituração
METODOLOGIA CONTÁBIL (Capítulo 4 do livro-texto: p )
CONTABILIDADE GERENCIAL Professor André Costa 2012.
PATRIMÔNIO DE UMA PESSOA OU DE UMA EMPRESA
Aulas 06, 07 Exercícios BP.
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
PATRIMONIO PATRIMÔNIO AULAS 5 E 6
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Contabilidade Básica Aula 4
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Capa da Obra Conceito Conta
Contabilidade Básica Aula 6
1-Demonstrativos contábeis básicos
CONTABILIDADE GERAL EDITAL EAGS CONTABILIDADE GERAL
Como ocorre com a balança, o balanço precisa estar em equilíbrio.
Pós-graduação em Administração de Empresas Aula 3 – Mecânica Contábil
Contabilidade Intermediária
Balanço Patrimonial - Grupo de Contas
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA
Prof. José Bonifácio de A. Júnior
Contabilidade Aula 6.
CONTABILIDADE BÁSICA II
Aula 8 Receitas Companhia apura receitas principalmente em função da venda de bens e serviços e rendimentos provenientes de aplicação em títulos do governo.
Contabilidade Aula 5.
ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES FINANCEIRAS 1º SEMESTRE 2016
PLANO DE CONTAS.
CONTABILIDADE APOSTILA N.º 1
Transcrição da apresentação:

Aula 08 Assuntos: Vista de Prova A1. Equação Fundamental do patrimônio; Configurações do estado patrimonial; Representação gráfica; Regime de caixa X Regime de Competência.

VISTA DE PROVA

Introdução Patrimônio: é o conjunto de elementos necessários à existência de uma entidade (empresa), ou seja, é o conjunto de bens, direitos e obrigações. (BDO) Empresa ou Entidade: é qualquer pessoa física ou jurídica detentora de um patrimônio. Resulta da combinação de 3 fatores de produção: Natureza, Capital e Trabalho.

Componentes Patrimoniais Bens: tudo que pode ser avaliado economicamente e que satisfaça as necessidades humanas. São classificados em: Tangíveis: têm existência física, existe como coisa ou objeto. Ex.: Dinheiro, mercadoria p/ revenda, imóveis, máquinas, veículos, móveis, equipamentos. Intangíveis: Ex.: Marcas e patentes, ações ou Quotas de Capital.

Componentes Patrimoniais Direitos: são bens de nossa propriedade que se encontram em poder de terceiros. (valores a receber). Ex.: duplicatas a receber, títulos a receber, notas promissórias a receber, aluguéis a receber, clientes, dinheiro em banco, aplicações financeiras, etc. Obrigações: são bens de propriedade de terceiros que se encontram em nosso poder. (valores a pagar). Ex.: duplicatas a pagar, títulos a pagar, notas promissórias a pagar, aluguéis a pagar, fornecedores, impostos a recolher, etc.

Componentes Patrimoniais Ativo: conjunto de bens e direitos (parte positiva). Chamado de Patrimônio Bruto. (B+D) Passivo: conjunto de obrigações (parte negativa). Também chamado de Capital de Terceiros ou Passivo Exigível. (O) Patrimônio líquido : diferença entre o Ativo e o Passivo. Representa as obrigações da entidade para com os sócios ou acionistas. É a parte do Patrimônio que vai medir ou avaliar a situação ou condição da entidade; é chamado, também, de Passivo não exigível ou Situação Líquida.

Algumas Informações Contas NATUREZA Aumentos Diminuições ATIVO Dv D C Nome da Conta Débitos ( D ) Créditos ( C ) Devedor Credor Saldo Contas NATUREZA Aumentos Diminuições ATIVO Dv D C PASSIVO Cr DESPESAS RECEITAS Descrição: Dv - Conta de natureza DEVEDORA; D - Debitar Cr - Conta de natureza CREDORA; C - Creditar

ATIVO PASSIVO RECEITA DESPESA Observações . . . ATIVO Aumenta por D Diminui por C Natureza: DEVEDORA PASSIVO Aumenta por C Diminui por D Natureza: CREDORA RECEITA Aumenta por C Diminui por D Natureza: CREDORA DESPESA Aumenta por D Diminui por C Natureza: DEVEDORA

Equação patrimonial e suas variações PATRIMÔNIO LÍQUIDO = ATIVO - PASSIVO

Situações Patrimoniais a) ATIVO > PASSIVO – PL POSITIVO / SUPERAVITÁRIO Situação Favorável  PL (+) ou SL (+) Ocorre quando os bens e direitos (Ativo) excedem o valor das obrigações com terceiros (Passivo Exigível)

Situações Patrimoniais b) ATIVO < PASSIVO – PL NEGATIVO / DEFICITÁRIO Situação Desfavorável  PL (-) ou SL (-) ou Passivo a Descoberto Ocorre quando os bens e direitos (Ativo) forem menores que as obrigações com terceiros (Passivo Exigível)

Situações Patrimoniais c) ATIVO = PASSIVO – PL é NULO / EQUILIBRADO Situação NULA, Equilíbrio Aparente  A = PE, logo PL = 0. Ocorre quando os bens e direitos (Ativo) forem iguais às obrigações com terceiros (Passivo Exigível); Nessa hipótese o patrimônio líquido será nulo.

Situações Patrimoniais d) ATIVO = PATRIMÔNIO LÍQUIDO Situação Plena ou Propriedade Total  A = PL, logo PE = 0. Ocorre quando os bens e direitos (Ativo) forem iguais ao patrimônio líquido. Nessa hipótese, as obrigações com terceiros (Passivo Exigível) serão nulas.

Situações Patrimoniais e) PASSIVO = PATRIMÔNIO LÍQUIDO Situação de Inexistência de Ativos  PE = ( PL ), logo A = 0. Ocorre quando as obrigações com terceiros (Passivo Exigível) for igual ao patrimônio líquido negativo. Nessa hipótese, o ativo será nulo.

Aula 09

Escrituração A Escrituração é uma técnica contábil que consiste no registro, em livros próprios, dos fatos contábeis decorrentes da atividade de uma entidade. Finalidade: de controle do patrimônio, de apuração do resultado do exercício social, bem como de prestação de informações aos usuários das informações contábeis.

Escrituração e lançamentos não são a mesma coisa. Conceitos O registro de um fato contábil é chamado de lançamento contábil; este é efetuado nos livros contábeis próprios. Concluímos então que a escrituração é uma técnica contábil que efetua os registros dos fatos contábeis através dos lançamentos contábeis. Escrituração e lançamentos não são a mesma coisa.

Conceitos Fatos contábeis são os que alteram o patrimônio da empresa, qualitativa ou quantitativamente; por isso são objeto de escrituração contábil. Tais fatos são escriturados (ou lançados) utilizando-se as contas patrimoniais ou as contas de resultado, conforme a natureza da operação que lhe deu origem.

Métodos de Escrituração Método das Partidas Dobradas: Esse é o método utilizado universalmente nos registros contábeis. Sua utilização permite o controle de todos os elementos patrimoniais, bem como das variações do PL através da apuração do resultado econômico. Para cada valor total lançado a débito, há um valor total igual lançado a crédito.

Métodos de Escrituração Por meio desse método, os fatos contábeis são registrados no Livro Diário, e depois no Livro Razão. A conta devedora é sempre escriturada antes da respectiva conta credora. Não há débito sem crédito. A soma dos débitos é sempre igual à soma dos créditos; O valor das aplicações de recursos é sempre igual ao valor das origens de recursos; Na escrituração, as aplicações de recursos são debitadas e as origens são creditadas.

Lançamentos Contábeis O Lançamento Contábil ou simplesmente lançamento, é o registro de um fato contábil nos livros Diário, Razão e Razonetes. É através dos lançamentos que se efetua o processo de Escrituração Contábil de uma entidade. São elementos essenciais de um lançamento contábil os seguintes: 1. Local e data do fato contábil; 2. Conta(s) debitada (s) 3. Conta(s) creditada(s) 4. Histórico da operação 5. Valor da Operação

Lançamentos Contábeis Em nossas aulas, por questões práticas, adotaremos uma forma simplificada de lançamento, omitindo local, data e histórico; porém obedecendo à devida ordem: débito(s), crédito(s) e valor.

Passos para fazer um Lançamento O entendimento para se fazer lançamentos contábeis depende diretamente do entendimento da natureza de cada grupo de contas, dos saldos das contas e do funcionamento das contas. Passo 1: Identificar as contas a serem utilizadas no lançamento, de acordo com a INTERPRETAÇÃO do fato contábil; Passo 2: Identificar a natureza do saldo da cada uma dessas contas;

Passos para fazer um Lançamento Passo 3: Interpretar os efeitos do fato a ser lançado sobre o saldo de cada uma das contas envolvidas no lançamento; Passo 4: Lançar o débito na conta a ser debitada; Passo 5:Lançar o crédito na conta a ser creditada.

Passos para fazer um Lançamento Exemplo 1: A Empresa HFL LTDA, em 03 de Junho de 20x1, comprou mercadorias para revenda, à vista, em dinheiro, no valor de R$ 10.000,00. 26

Passos para fazer um Lançamento 1. Contas utilizadas: Caixa e Mercadorias 2. Saldos das Contas: Caixa → Saldo devedor Mercadorias → Saldo devedor 3. Interpretação do fato nos saldos: Caixa → diminui → credita-se Mercadorias → aumenta → debita-se 4. Lançamento do débito:Mercadorias → R$ 10.000,00 5. Lançamento do crédito: Caixa → R$ 10.000,00 Vejamos o lançamento simplificado: D – Mercadorias - R$ 10.000,00 C – Caixa - R$ 10.000,00

Fórmulas de Lançamentos a) Primeira Fórmula: são de primeira fórmula os lançamentos que envolverem apenas uma conta de débito e uma conta de crédito. Citemos como exemplo o pagamento em dinheiro do aluguel do prédio da fábrica, no valor de R$ 800,00: D – Aluguéis R$ 800,00 C – Caixa R$ 800,00

Fórmulas de Lançamentos b) Segunda Fórmula: são os lançamentos que envolvem apenas uma conta a débito e mais de uma conta a crédito. Tomemos como exemplo o pagamento de obrigação com fornecedores, em dinheiro, no valor de R$ 1.000,00; com desconto de 10% por antecipação: D – Fornecedores R$ 1.000,00 C – Caixa R$ 900,00 C – Descontos Ativos R$ 100,00

Fórmulas de Lançamentos c) Terceira Fórmula: são os lançamentos que envolvem mais de uma conta a débito e apenas uma conta a crédito. Vejamos o exemplo de recebimento, em dinheiro, de duplicata de um cliente, no valor de R$ 150,00; com desconto de 20%: D – Caixa R$ 120,00 D – Descontos Passivos R$ 30,00 C – Clientes R$ 150,00

Fórmulas de Lançamentos d) Quarta Fórmula: são os lançamentos que envolvem mais de uma conta a débito, e mais de uma conta a crédito. São pouco utilizados na prática. Porém, vejamos um exemplo envolvendo a compra de mercadorias para revenda, no valor de R$ 5.000,00; com despesas de frete de R$ 500,00; onde o pagamento do frete foi feito em dinheiro, e o pagamento das mercadorias será feito mediante duplicatas: D – Mercadorias R$ 5.000,00 D – Despesas com frete R$ 500,00 C – Caixa R$ 500,00 C – Fornecedores R$ 5.000,00

Conceito de Contas Conta é o nome técnico que identifica cada componente patrimonial (bem, direito ou obrigação), bem como identifica um componente de resultado (receita ou despesas). Todos os acontecimentos que ocorrem durante a gestão patrimonial de uma entidade, tais como compras, vendas, pagamentos, recebimentos, são registrados contabilmente em suas respectivas contas.

Conceito de Contas Dinheiro em caixa, conta Caixa; dinheiro em banco, conta Banco; mercadorias em estoque, conta Mercadorias, etc. As contas se apresentam em sistemas de contas que representam o conjunto de todas as contas utilizadas nos registros contábeis da entidade. As contas de um sistema podem ser agrupadas de acordo a natureza de cada uma delas.

Teoria Patrimonialista É a teoria usualmente adotada no Brasil. Considera o patrimônio como objeto da contabilidade. Classifica as contas como: a) CONTAS PATRIMONIAIS: são as contas representativas dos bens, dos direitos, das obrigações e do PL da entidade; b) CONTAS DE RESULTADO: são as contas que representam as receitas e as despesas da entidade.

Ativas (Bens e direitos) Passivas (Obrigações e PL). Contas Contas Patrimoniais são as que representam os elementos componentes do Patrimônio. Dividem-se em: Ativas (Bens e direitos) Passivas (Obrigações e PL). Contas de Resultado são as que representam variações no patrimônio da entidade. Dividem-se em : Despesas Receitas

Despesas As Despesas caracterizam-se pelo consumo de bens e pela utilização de serviços, com o objetivo de obter receitas. Exemplos: Água e Esgotos Aluguéis Passivos Descontos Concedidos Despesas Bancárias Fretes e Carretos Impostos Material de Expediente Juros Passivos Luz e Telefone Material de Limpeza Salários Prêmio de Seguros

As Receitas decorrem da venda de bens ou da prestação de serviços. Há menos contas de receitas que de despesas; As mais comuns são: Aluguéis Ativos (Receita de Alugueis) Descontos Obtidos Juros Ativos Vendas de Mercadorias Receita de Serviços Comissões Ativas

Os adjetivos: Ativos, Recebidos ou Auferidos Representam ideia positiva, de aumento do patrimônio. Nestes casos, a ideia de receita. Os adjetivos: Passivos, Pagos ou Concedidos Representam ideia negativa, de diminuição patrimonial. Nestes casos, a ideia de despesas.

Interpretação das contas Podemos interpretar algumas contas da seguinte forma: Aluguéis Passivos  é conta de despesa Aluguéis Ativos é conta de receita Juros Ativos  é conta de receita Juros Passivos  é conta de despesa Descontos Concedidos  é conta de despesa Descontos Obtidos  é conta de receita Descontos Ativos  é conta de receita Descontos Passivos  é conta de despesa Juros Pagos  é conta de despesa Juros Recebidos  é conta de receita

ATIVO PASSIVO RECEITA DESPESA Observações . . . ATIVO Aumenta por D Diminui por C Natureza: DEVEDORA PASSIVO Aumenta por C Diminui por D Natureza: CREDORA RECEITA Aumenta por C Diminui por D Natureza: CREDORA DESPESA Aumenta por D Diminui por C Natureza: DEVEDORA

Principais Contas - Ativo (Conta Patrimonial) 1.1 ATIVO CIRCULANTE 1.1.1 Caixa 1.1.2 Bancos C/Movimento 1.1.3 Contas a Receber 1.1.3.01 Clientes 1.1.3.09 (-) Duplicatas Descontadas 1.1.3.10 (-) Provisão para Devedores Duvidosos 1.1.4 Estoques 1.1.4.01 Mercadorias 1.1.4.02 Produtos Acabados 1.1.4.03 Insumos 1.1.5 Adiantamentos a Fornecedores 1.1.6 Despesas Antecipadas 1.2 ATIVO NÃO CIRCULANTE 1.2.1 Ativo Realizável a Longo Prazo 1.2.1 Contas a Receber LP 1.2.2 Empréstimos a Diretores/Sócios 1.2.2 INVESTIMENTOS 1.2.2.01 Participações Societárias 1.2.2.02 Obras de Arte 1.2.3 IMOBILIZADO 1.2.3.01 Terrenos 1.2.3.02 Construções e Benfeitorias 1.2.3.03 Máquinas e Ferramentas 1.2.3.04 Veículos 1.2.3.05 Móveis 1.2.3.98 (-) Depreciação Acumulada 1.2.4 INTANGÍVEL 1.2.4.01 Marcas 1.2.4.02 Softwares 1.2.4.99 (-) Amortização Acumulada

Principais Contas - Passivo (Conta Patrimonial) 2.1 CIRCULANTE 2.1.1 Impostos e Contribuições a Recolher 2.1.1.01 Simples a Recolher 2.1.1.02 INSS 2.1.1.03 FGTS 2.1.2 Contas a Pagar 2.1.2.01 Fornecedores 2.1.2.02 Outras Contas 2.1.3 Empréstimos Bancários 2..2.4 Adiantamentos de Clientes 2.2 NÃO CIRCULANTE 2.2.1 Empréstimos Bancários 2.2.1.01 Banco A - Operação X 2.3 PATRIMÔNIO LÍQUIDO 2.3.1 Capital Social 2.3.2.01 Capital Social Subscrito 2.3.2.02 (-) Capital Social a Realizar/ Integralizar 2.3.2. Reservas 2.3.2.01 Reservas de Capital 2.3.2.02 Reservas de Lucros 2.3.3 (-) Ações em Tesouraria 2.3.4 (-) Prejuízos Acumulados

Aula 10 e 11

Exercícios

Exercício 0 Faça os lançamentos por razonetes: a) Integralização do capital Social em dinheiro no Banco valor de R$ 5.000,00; b) Compra de mercadoria para revenda pagando a vista, mediante cheque, no valor R$ 100; c) Compra de mercadoria para revenda, pagando a prazo, valor de R$ 1000; d) Compra de Móveis e Utensílios, à vista, no valor de R$ 300,00; e) Integralização do Capital Social em dinheiro, R$ 50.000,00, 50% no Banco e 50% no Caixa; f) Compra de Veículos, à vista, no valor de R$ 3000,00;

Exercício 1 1. Carlos, Alberto e José resolveram organizar uma empresa, em 15-1-x8, a qual denominaram Irmãos Silva &Cia. Ltda., com um capital integralizado, no ato, em moeda corrente, de R$ 35.000 (em R$ mil). As primeiras operações da empresa foram as seguintes: 18/01 – Compra de um imóvel por R$ 30.000, pago da seguinte forma: R$ 3.000 em dinheiro e o restante mediante uma promissória com vencimento para 18/03/x8. 19/01 – Compra, a vista, de móveis necessários para a instalação da empresa por R$ 3.000 20/01 – Foram comprados da Cia ABC (Dupl. Pagar), a prazo, R$ 8.500 em equipamentos. 23/01 – Foi obtido um empréstimo para a empresa, junto ao Banco do Sul S.A, de R$ 15.000. 25/01 – Foram pagos R$ 5.000 à Cia ABC (Dupl. Pagar) para amortização de parte da dívida contraída pela compra efetuada em 20/01 em dinheiro. 27/01 – Os três sócios aumentaram o capital da empresa em R$ 10.000, em dinheiro. 30/01 – Compras, a vista, da Cia B., de R$ 17.000 para material a ser colocado em estoque. Pede-se: a) Registrar as operações nos razonetes; b) Apurar os saldos das contas;

Exercício 2 Sabe-se que em junho de X4 foram realizadas as seguintes operações da Cia Rio Branco: Dia 5 – Integralização do capital social em dinheiro no banco no valor de R$ 40.000; Dia 7 – Compra a prazo de mercadorias no valor de R$ 2.817; Dia 10 – Compra a vista de mercadorias no valor de R$ 927; Dia 18 – Compra de um terreno por R$ 6.250, sendo R$ 2.250 à vista e R$ 4.000 a pagar em 90 dias; Dia 22 – Compra de mercadorias a prazo no valor de R$ 1.128; Dia 25 – Pagamento das mercadorias adquiridas no dia 07; Dia 27 – Compra de terreno por R$ 7.800, pagando em dinheiro R$ 1.550 e o restante em 30 dias; Dia 30 – Pagamento de R$ 500 referente a compra de mercadorias realizada no dia 22; Dia 30 – Aumento do capital social em R$ 120.000 sendo 30% no caixa e o restante no banco; Dia 30 – Compra de terreno a vista no valor de R$ 25.000; Com base nos eventos, registre os lançamentos contábeis

Exercício 3 Com base nos eventos a seguir, registre os lançamentos contábeis . a) Constituição da Sociedade conforme Contrato Social devidamente registrado na Junta Comercial, com um Capital no valor de R$ 80.000,00 em dinheiro: b) Compras à vista (em dinheiro) de Móveis e Utensílios no valor de R$ 3.000,00; c) Compra à vista (em dinheiro) de Automóveis no valor de R$ 25.000,00; d) Compra à vista (em dinheiro) de Mercadorias para Revenda no valor de R$20.000,00; e) Compras de Mercadorias a prazo, mediante aceite de Duplicatas, no valor de R$30.000,00; f) Compra de um imóvel, a prazo, no valor de R$ 100.000,00, mediante emissão de Notas Promissórias; g) Pagamento de uma Duplicata, em dinheiro, no valor de R$ 10.000,00; h) Empréstimo obtido junto ao Banco Safra S/A, mediante emissão de Nota Promissória, no valor de R$ 80.000,00 (obs.: foi efetuado depósito em conta bancária da empresa).

Exercício 4 Com base nos eventos a seguir, registre os lançamentos contábeis a) Aporte de capital dos sócios, em dinheiro, no valor de R$ 150.000: b) Compras à vista de Veículo para uso da empresa, no valor de R$ 40.000 c) Compra à vista de Máquinas e equipamentos, no valor de R$ 25.000; d) Aquisição de Mercadorias para revenda, no valor de R$ 60.000, em dinheiro; e) Aquisição de Móveis, para uso da empresa, no valor de R$ 15.000, a prazo; f) Compra de Mercadorias para revenda, no valor de R$ 100.000, a prazo; g) Compra de um Imóvel (através de Nota Promissória), a prazo, no valor de R$ 70.000; h) Depósito de R$ 23.000 (do caixa) em conta bancária da empresa; i) Empréstimo obtido junto ao Banco ABC, para pagamento em 60 dias, no valor de R$ 65.000, sendo o valor creditado na conta da empresa; j) Empréstimo a diretores da empresa, no valor de R$ 25.000, através de TED; k) Pagamento da 1.ª parcela de fornecedores, em cheque, no valor de R$ 20.000; l) Aumento de capital, pelos sócios, no valor de R$ 50.000, sendo R$ 30.000 em dinheiro e R$ 20.000 em bens (equipamentos de informática).

Exercício 5 Com base nos eventos a seguir, registre os lançamentos contábeis a) 15/01/X4: Constituição da empresa Irmãos Silva & Cia Ltda., com um capital social integralizado (total), no ato, em moeda corrente, de R$ 35.000; b) 18/01/X4: Compra de um imóvel por R$ 30.000, sendo R$ 3.000 pagos em dinheiro e o restante mediante uma promissória com vencimento em 18/03/X4; c) 19/01/X4: Compra à vista de móveis por R$ 3.000; d) 20/01/X4: Foram comprados de A & Cia, a prazo, R$ 8.500 em Mercadorias; e) 23/01/X4: Foi obtido um empréstimo para a empresa, junto ao Banco do Sul S.A, de R$ 15.000, com vencimento em 31/10/X8; f) 25/01/X4: Foram pagos R$ 5.000 à A & Cia para liquidação da parte da dívida contraída pela compra efetuada em 20/01/X4; g) 27/01/X4: Os três sócios aumentaram o capital social da empresa em R$ 10.000 (valor total) em dinheiro; h) 31/01/X4: Compra, à vista, da Cia B, de R$ 17.000 de Mercadorias para Revenda