SAÚDE DAS RELAÇÕES FAMILIARES

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
LIÇÃO 12 – ENSINANDO AS CRIANÇAS NO CAMINHO DO SENHOR
Advertisements

Aprendendo para ensinar Palestrante: Lucilene Pereira de Oliveira
Formadora de valores humanos e cristãos CLICK De 08 a 15 de agosto comemoramos a Semana Nacional da Família de Momento de refletirmos sobre os.
" Conquistar a felicidade "
Pais com limites, Filhos com limites
SE VOCÊ É FILHO DE DEUS, TRATE DE IMITÁ-LO.
SER CRIANÇA!.
Os tipos de comportamento no meio social
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
Formas de Relacionamento entre Pais e Filhos
Familías Antigas e Modernas.
De 11a 17 de agosto de 2013 Comemoramos a Semana Nacional da Família. Momento de refletirmos sobre os rumos que estamos escolhendo para as nossas famílias.
O PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL
MARCAS DA VIDA. MARCAS DA VIDA PASSADO MARCAS DA VIDA A. MARCAS DO PASSADO.
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Laços de família fortalecidos pela reencarnação – ESE cap.IV
Se não estivesse fora de moda... Eu iria falar de Amor.
Limites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores e com o esforço de abolirmos os abusos.
EMEF PADRE REUS REUNIÃO DE PAIS/MAIO 2009 BEM-VINDOS!
Filipe Gomes Íris Ralha Psicólogo DAPOEP Professora Língua Portuguesa
Limites.
LimitesLimitesLimitesLimites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores...
O VALOR DE UMA MULHER E SUAS PRIORIDADES
Clique para passagem de slides Ligue o som
Metatron Respeitando as dificuldades de cada um.
O PAPEL DA FAMÍLIA NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
CERTAS COISAS NESTE MUNDO CERTAS PESSOAS EM NOSSA VIDA SE TORNARAM PARA NÓS UMA REFERÊNCIA A DEUS ERGUIDA QUANDO UM PAI E UMA MÃE TÊM OS OLHOS NUMA MESMA.
Mobilizando seus colegas de trabalho
O que é ser voluntário? É doar parte do seu tempo e de seu talento  para melhorar a qualidade de vida da comunidade. "Voluntário é o cidadão que, motivado.
Ética começa na Família Iris de Sá
POR QUE Empreendedorismo? Aula 1. MEUS PRESSUPOSTOS 1 - Não se ensina nada a ninguém; 2 - O que vocês aprenderem de conteúdo neste curso não vai servir.
A BÊNÇÃO DO PERDÃO NA FAMILIA
Pastoral familiar possibilidades
CLASSES AVENTUREIROS Rosemeire Alves Dourado.
Edificando Famílias Saudáveis
ESSENCIAIS DA IGREJA Engrenar.
A ÁRVORE DOS DESEJOS Comentário: Olga Mendonça.
PERDOA-NOS, SENHOR ! Jesus faz-nos descobrir a alegria de reencontrar a amizade com Deus, nosso Pai. “Amb nosaltres 2-8”
FAMÍLIA. FAMILIA A família é um veículo de transmissão de valores, como justiça, solidariedade, educação, saúde, respeito e responsabilidade. Podemos.
“Como Flechas nas Mãos do Guerreiro”
Limites.
TUDO POR JESUS NADA SEM MARIA SE VIVER COM O PAI É BOM COM PAI E MÃE
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Seis ajustes para um Casamento Feliz
1.OH! QUE BELA E DOCE HISTÓRIA DO BOM PAI CELESTIAL, QUE NOS VENDO EXTRAVIADOS, EM PERIGO SEM IGUAL, ENVIOU SEU FILHO AMADO PRA TODOS NÓS SALVAR! TÃO BELA.
ADOLESCÊNCIA.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu.
Os anos das grandes oportunidades
NOSSA VISÃO. NOSSA VISÃO Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta: MATEUS
Seção 10 (Capítulos 44 e 45) “Se lidardes com eles no espírito de Cristo, seus braços enlaçarão o vosso pescoço; eles se humilharão diante do Senhor.
Direito Odilon Cardoso Alves Convite de Formatura Unaes / 2009
Buscando eliminar todos os bloqueios que atrapalham minha evolução, dedicarei Agora alguns momentos para “Perdoar”.
CONFLITOS FAMILIARES O ESPIRITISMO NOS ENSINA QUE NOSSOS ERROS COMETIDOS NO PASSADO, SEJA POR IGNORÂNCIA OU COM CONHECIMENTO, SÃO MENOS IMPORTANTES; O.
Colacio.j COLACIO.J SLIDES APRESENTA Ligue o som...
AMAR É VIVER EM FAMÍLIA.
A Graça de Experimentar a Comunhão com Cristo
Há uma busca natural e constante pelo “perfeito” (não, perfeição) que nem sempre significa o que você está pensando.
Te Amo.
‘Vocês não leram que, no princípio, o Criador os fez homem e mulher’ e disse: ‘Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher,
“Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
Senhor Deus, hoje eu aprendi uma coisa muito importante!
By Gi Manteli Autor: Mário Neves By Gi Manteli O Natal é, e sempre deveria ser...uma festa da família, do espírito, um jubilo em nossas almas.
A u t o m a t i c a m e n t e Hoje não pode ser mais um dia na nossa vida. É um novo dia, no qual temos a oportunidade de olhar a vida de maneira diferente.
LimitesLimites Somos as primeiras gerações de pais decididos a não repetir com os filhos, os erros de nossos progenitores...
“São introduzidos demasiado cuidado e fardo no seio de nossas famílias e muito pouco de natural simplicidade, paz e felicidade é acariciado. Deve haver.
Cuide do seu relacionamento e aproveite
UM AMOR DE FAMÍLIA ALUNO:.
Transcrição da apresentação:

SAÚDE DAS RELAÇÕES FAMILIARES PALESTRA SAÚDE DAS RELAÇÕES FAMILIARES

FAMÍLIA: APRENDIZADO DE AMOR Somos convidados a aprender a exercitar o amor na convivência levando-a com suavidade e leveza.

O EXERCÍCIO DE AMOR EM FAMÍLIA A prática do amor em família requer renúncia, dedicação, paciência, tolerância, respeito.

O EXERCÍCIO DE AMOR EM FAMÍLIA A prática do amor em família requer limites. Dificuldades maiores que encontramos na família de hoje é a ausência de limites.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Os limites podem ser: Rígidos – predominam a onipotência, prepotência, autoritarismo, individualismo, agressividade, imposição. O não é colocado de forma rude. “As coisas tem que ser como eu quero”: Eu e não o outro.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Difusos – predominam a impotência, permissividade e individualismo. Há uma pseudoliberdade, pois tudo é sim. Eu e o outro de forma individualista “cada um por si”.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Equilibrado – predominam o poder de realização e transformação, autoridade, individualidade, flexibilidade, respeito. Usa-se o sim quando é sim e não, quando é não.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Eu e o outro com respeito, formando o “nós”, cada um com sua individualidade. Um não mal colocado pode virar sim após reflexão de que não foi bem colocado. Assim como o sim.

A COLOCAÇÃO DE LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Tipos de relacionamento em família quanto aos limites R. conjugal saudável Horizontal: colaborativa e orientativa – eu e você=nós – casal colabora um com o outro numa relação de igual para igual, orientando-se sempre na horizontalidade da relação.

A COLOCAÇÃO DE LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR R. conjugal doentio Conjugal-vertical – a verticalidade não é natural na relação conjugal – impositiva = eu e não você – relação é autoritária de dominador/ dominado.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Horizontal-difuso – permissivo = eu ou você – relação sem limites na qual não há o “nós” – cada um faz o que quer e como quer.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Relacionamento pais e filhos saudável Vertical: a verticalidade é natural no relacionamento entre pais e filhos – função colaborativa, orientativa e diretiva = nós (pais) com vocês (filhos)

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Função colaborativa – pai e mãe são colaboradores de Deus na formação do caráter do irmão em humanidade, momentaneamente na condição de filho(a) – face co-criadora da paternidade/ maternidade

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Função orientativa – pai e mãe são os orientadores para a formação do caráter dos filhos, a partir da observação das características individuais, reforçando as positivas e corrigindo as negativas.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Função diretiva – pai e mãe vão dirigir os seus filhos para a prática do bem, do bom e do belo, fortalecendo o amor a si mesmo, ao próximo e a Deus.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Essas funções existem em todas as fases da formação do filho: 1ª.infância, 2ª. Infância, pré-adolescência, adolescência e vida adulta. Na 1ª. Infância é eminentemente colaborativa e diretiva; a partir da 2ª. Infância é mais orientativa.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Relacionamento pais e filhos doentio Vertical-rígido = nós (pais) e não vocês (filhos). Relação autoritária. Gera a tirania paterna e/ou materna, mesmo na forma do mártir-salvador. Deformam o caráter. Há uma demissão da função co-criadora. Troca-se as funções orientativa e diretiva pela impositiva.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Vertical invertida – eu(filho) e não vocês(pais) – gera a tirania dos filhos que mandam nos pais.

LIMITES NO RELACIONAMENTO FAMILIAR: PRÁTICA DE AMOR Horizontal – relação permissiva – eu(filho) e não vocês(pais) - ninguém dirige ou orienta ninguém.