Qual a aranha mais venenosa na nossa região?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transmissão das Infecções
Advertisements

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Câmpus Uruguaiana Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Curso de Educação Física – Nível II As.
Apresentação de AIDS para CIPISTAS
Animais Peçonhentos e Plantas Tóxicas
Disciplina de Biologia Profª: Marcia Conceição
Dengue dengue DENGUE 6ªB ªB 2011 dengue dengue.
Vírus.
Artrópodes – os mais numerosos
Existem cerca de espécies de aranhas, o que a torna a segunda maior ordem dos Aracnídeos As aranhas distinguem-se dos insetos e crustáceos pelas.
Vírus: Os únicos seres acelulares
O que é a Dengue ? É uma doença causada por um vírus. Este vírus é transmitido de uma pessoa doente para uma pessoa sadia pela picada do mosquito Aedes.
Nematódeos parasitas do ser humano
VÍRUS.
Gripe Influenza A H1N1.
Diabetes.
HERPES.
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
Vírus Márcia Regina Garcia.
Características e cuidados
Primeiros Socorros em Acidentes Oculares
Dengue é uma virose transmitida através da saliva do mosquito Aedes Aegypti. O mosquito da Dengue tem hábitos diurnos (pica durante o dia) e está sempre.
Toxicologia Conceito:
Doenças relacionadas à água
PARASITISMO ECTOPARASITISMO.
Plantas Venenosas Olá turma, na nossa aula de hoje nós vamos conhecer alguns tipos de plantas venenosas, prestem muita atenção porque esse conteúdo é muito.
Um problema de saúde pública que você pode evitar.
ACIDENTE COM LOXOSCELES SP - revisão -
ACIDENTES COM ANIMAIS PEÇONHENTOS
“ARANHA MARROM” 01..
As plantas.
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Relações interespecíficas
traduzido do francês por Lucas
INTRODUÇÃO GERAL AOS ACIDENTES POR DOENÇAS DE DIFÍCIL DIAGNÓSTICO
Transmissão das Infeções
Meio Ambiente e Recursos Naturais Água na Saúde e na Doença
O MUNDO DOS MICRORGANISMOS
Ciências – 6º Ano O Sistema Imunitário.
Leishmaniose.
DDS sobre Leptospirose
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
Programa Hábitos Noturnos
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?
dos morcegos transmitem raiva?
CEARÁ VEGETAÇÃO.
Doenças Infecto-Contagiosas Gonorreia Herpes Genital
Programa Hábitos Noturnos
DOENÇAS CAUSADAS POR VÍRUS
ESCORPIÃO-PRETO Bothriurus sp.
Nematódeos parasitas do ser humano
Apendicite.
NOME- Bruno do Amaral Rodrigues TURMA- 71 SÉRIE- 7 ª PROFESSOR(A)- Mariluce Campos.
DOENÇAS TÓXICAS DE CÃES NO RS
AS PLANTAS.
Doença de Chagas.
Como se Prevenir do Câncer???
Infeções sexualmente transmissíveis
Aedes aegypti Mosquito transmissor da dengue, vírus Zika e da febre de chikungunya
COLÉGIO SÃO JOSÉ 2º ANO - EM BIOLOGIA PROFESSORA VANESCA 2016.
GRIPE A (H1N1) Conheça a doença que está assustando todo mundo... ATCHIM!!
Febre Amarela e Herpes Alunos: Eduardo, Mariane, Patrick, Junior.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – UNIRIO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM ALIMENTOS E NUTRIÇÃO – PPGAN IARA ELIZABETH ABI-ZAID Uso de plantas.
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
Gravidez e DST.
7º ano- Ciências Professora Vanesca- 2016
Vírus Aula 1 Professora Natália.
Transcrição da apresentação:

Qual a aranha mais venenosa na nossa região? Em nossa região são encontradas várias espécies de aranha. Dentre elas, a mais perigosa, devido à ação do veneno, é a aranha-marrom. É uma aranha de hábitos noturnos, que vive entre folhas secas, casca de árvores e também pode ser encontrada nas residências, escondendo-se em lugares escuros (armários, calçados, e outros). Aranha-marrom. Loxosceles sp. Imagem: http://www.noap.ufba.br/biotabahia/aranha_marrom.jpg A sua picada não é muito dolorida, mas o veneno é muito potente. Provoca grandes feridas, febre, vômito e, nos casos mais graves e raros, pode destruir os glóbulos vermelhos do sangue, causa anemia, comprometendo as funções do fígado e até leva à morte. Acidente com aranha-marrom. Imagem: http://www.dermaamin.com/site/images/clinical-pic/L/loxosceles/loxosceles2.jpg Aranhas e sapos causam “cobreiros”? Não. Na verdade, aranhas e sapos não causam cobreiros. Algumas aranhas podem causar irritação (alergia) na pele das pessoas, através de seus pêlos, os quais são liberados quando se sentem ameaçadas. O sapo não jorra veneno, mas expele sua urina para amedrontar seu predador e libera veneno somente quando sua glândula de veneno (contida atrás dos olhos) é friccionada, causando irritação na pele da pessoa que entrar em contato. O chamado “cobreiro”, uma dermatose, é provocado por um vírus, apresenta pequenas bolhas vermelhas e em camadas, que ardem, coçam e podem causar febre. É uma variante de herpes. Aparece periodicamente em forma de cobra ou de cinto, em torno do corpo dos braços e pernas ou nos lábios.

A picada de louva-a-deus pode matar uma pessoa? Quando o louva-a-deus está em repouso, une suas patas dianteiras, parecendo estar rezando. Essas patas dianteiras possuem fileiras de espinhos afiados, utilizados para imobilizar sua presa. Quando caçam, ficam imóveis na vegetação, até que um inseto passe. O louva-a-deus morde o pescoço da presa e começa a devorá-la, ainda viva. Alimenta-se somente de pequenos insetos e não possui veneno. Para humanos é inofensivo. Louva-a-deus. Imagem: http://2.bp.blogspot.com/-gKwLajtsiNA/TVh7OFrojaI/AAAAAAAAJJM/5HvM_3BXs2s/s1600/Praying_mantis_india_2.jpg Todas as aroeiras causam alergias? Algumas árvores de aroeira podem causar alergias, porém não são todas as espécies que tem este potencial. A aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius) e a aroeira-salsa (Schinus molle) dificilmente causam problemas e até podem ser utilizadas na culinária, na ornamentação e na medicina popular. Já a aroeira-bugre (Lithraea brasiliensis) tem grande potencial alergógeno, sendo que todas as suas partes são tóxicas. O contato ou a proximidade da árvore pode provocar reação dérmica local como bolhas, vermelhidão e coceira que pode persistir por dias. Existe um mito popular que diz que ao passar por um bugreiro, deve-se cumprimentá-lo dizendo “Boa tarde” se for de manhã e “Bom dia” se for à tarde, pois assim estaremos evitando as manifestações alérgicas. Aroeira-vermelha. Schinus terebinthifolius. Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/3f/Schinus_terebinthifolius_fruits.JPG Aroeira-bugre. Lithraea brasiliensis. Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/4c/Aruera_Lithraea_Brasiliensis.jpg

Tome cuidado com essa planta! A planta chamada comigo-ninguém-pode é ornamental, de folhas grandes e de coloração verde escura com manchas brancas. Suas células são dotadas de microcristais e a sua ingestão provoca inflamação na boca e na garganta, provocando irritação das mucosas, inchaço dos lábios, língua e palato, dor e queimação, cólicas abdominais, náuseas e vômitos. O contato com os olhos gera edema (inchaço), fotofobia (irritação pela luz), lacrimejamento, irritação, com congestão dos olhos. Intoxica, principalmente, crianças e cães jovens. Em caso de acidente procure um médico. Comigo-ninguém-pode. Dieffenbachia picta. Imagem: http://digilander.libero.it/Giusalvo/appart_e_giardino/dieffenbachia_picta_part.jpg A fotossíntese por outros órgãos Plantas cujas folhas não possuem clorofila têm a função da fotossíntese substituída por outros órgãos. Na casuarina ou pinheiro-dos-marinheiros (Casuarina sp.) e na cavalinha (Equisetum sp.) a fotossíntese é realizada por ramos longos, pois as folhas são rudimentares. Outro caso é o ruscus (Ruscus aculeatus) que tem ramos expandidos os quais lembram folhas, mas neles nascem flores e frutos. Cavalinha. Equisetum sp. Imagem: http://revenaturel.com/piwigo/galleries/Flore/Autres_sortes_de_fleurs_et_plantes/Pteridophyta/Sphenophyta_Equisetophyta/Equisetum_hyemale_Prele_d_hiver_prele_de_l_Hymalaya.JPG Casuarina sp. Imagem: Herbário da Universidade de Passo Fundo. Ruscus aculeatus. Imagem: http://www2.arnes.si/~bzwitt/flora/images/asparagaceae/ruscus_aculeatus_b5.JPG