Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A SAUDADE FALA PORTUGUÊS
Advertisements

FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Prof. Valdenir Araújo Pessôa
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
LINGUAGEM E COMUNICAÇÃO Profª: Élcia Liana
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Paciente – Não, eu estou gritando só para assustar a enfermeira. ***
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
Funções da linguagem 1º ano Língua Portuguesa
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Professor Eduardo Pereira Machado
Professora Lúcia Brasil
NÍVEIS E FUNÇÕES DA LINGUAGEM
Existem seis elementos no ato de comunicação: o locutor ou emissor, o interlocutor ou receptor (a pessoa com quem se fala), o canal ou contato (o som.
ALUNAS: Thalita,Michele Prof.: ANA Maria Serie:9° B
Aula 3: Gêneros textuais e funções da linguagem
Funções intrínsecas do texto
Ouvir uma palavra amável
9º ano EF FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª Andréa Fávaro Reis Baroni
Prezado (a) , AMIGOS DE FERNANDO PIMENTEL
CLICAR Síntese da Felicidade.
Carlos Drummond de Andrade
Função emotiva ou expressiva
A Saudade fala Português
Sinto Saudades Clarice Lispector. Sinto Saudades Clarice Lispector.
PROFͣ SABRINA LINHARES
Professora: Aíla Rodrigues
Ligue o Som.
COMPETÊNCIA 6 Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição.
A Plurissignificação da Linguagem Literária
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Profª. Irlane Araújo.
Técnicas de Comunicação Oral e Escrita
Por Veridiana Brustolin B. Corrêa
As funções da linguagem
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Funções da Linguagem.
REDAÇÃO DE DOCUMENTOS TÉCNICOS
Elementos da comunicação e Funções da linguagem
A Saudade fala Português
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
Redação Profª Ana Carolina Silva Mendonça
Funções da Linguagem.
Processo de Comunicação
A Comunicação Escrita.
Cap. 3 A dimensão discursiva da linguagem
DESEJO A VOCÊS... Rolagem automática Ligar o som.
Linguagem e Comunicação Empresarial
Comunicação.
Em seu processo multifuncional e comunicativo.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO.
ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO
As marcas ideológicas dos textos
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Prof.: Romão Júnior.
Leitura e interpretação de texto
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
“DESEJO” Carlos Drummond de Andrade.
DESEJO A VOCÊ FRUTO DO MATO CHEIRO DE JARDIM NAMORO NO PORTÃO
Funções da linguagem Todo uso concreto e particular que determinado falante faz da língua é chamado ato de fala. Em todo ato de fala é obrigatória a atuação.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
Português Instrumental REVISÃO
A SAUDADE DESCONHEÇO O AUTOR.
Funções da Linguagem Professora Raysa.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM PROFESSORES: JULIÃO e ASSONILDE NEGREIROS Técnicas de Comunicação Oral e Escrita.
De: Luis Fernando Veríssimo Encontram-se na área de serviço. Cada um com seu pacote de lixo. É a primeira vez que se falam.
Funções da Linguagem.
Linguagem, códigos e suas tecnologias Língua Portuguesa
FUNÇÕES DA LINGUAGEM. Linguagem é qualquer e todo sistema de signos que serve de meio de comunicação de ideias ou sentimentos através de signos convencionais,
Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem.
A COMUNICAÇÃO VERBAL.
FUNÇÕES DA LINGUAGEM 3.ª SÉRIE ENSINO MÉDIO 2017.
Transcrição da apresentação:

Elementos da Comunicação e Funções da Linguagem Profª. Quézia Neves

OBJETIVO Compreender e usar os sistemas simbólicos das diferentes linguagens como meios de organização cognitiva da realidade pela constituição de significados, expressão, comunicação e informação.

Ao terminar esse estudo, você deverá ser capaz de: Analisar a função da linguagem predominante nos textos em situações específicas de interlocução.

ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO

REFERENTE (Assunto) ↑ EMISSOR ↔ MENSAGEM↔ RECEPTOR (Envia a mensagem) (Recebe a mensagem) ↓ CÓDIGO (Conjunto de signos, linguagem utilizada) ↓ CANAL ↓ (Meio pelo qual a mensagem é transmitida: fala, revista, livro etc)

FUNÇÕES DA LINGUAGEM

ÊNFASE NO EMISSOR FUNÇÃO EMOTIVA

CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO EMOTIVA SUBJETIVIDADE – Predomínio da primeira pessoa VISÃO INTIMISTA UNILATERALIDADE PREOCUPAÇÃO COM O “EU” OPINIÕES E RELATOS PESSOAIS

Não sei quem sou, que alma tenho Não sei quem sou, que alma tenho. Quando falo com sinceridade não sei com que sinceridade falo. Sou variamente outro do que um eu que não sei se existe (se é esses outros)... Sinto crenças que não tenho. Enlevam-me ânsias que repudio. A minha perpétua atenção sobre mim perpetuamente me ponta traições de alma a um carácter que talvez eu não tenha, nem ela julga que eu tenho. Sinto-me múltiplo. Fernando Pessoa

ÊNFASE NO REFERENTE ASSUNTO FUNÇÃO REFERENCIAL

CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO REFERENCIAL OBJETIVIDADE ÊNFASE NA INFORMAÇÃO CONHECIMENTO E ESCLARECIMENTO LINGUAGEM DENOTATIVA VISÃO UNIVERSAL PREFERÊNCIA PELA 3ª PESSOA TESES, TEXTOS JORNALÍSTICOS, CIENTÍFICOS

Mulher diz que foi atacada por David Copperfield da Associated Press, em Seattle Uma mulher entrou com um processo contra o mágico David Copperfield alegando que foi ameaçada e atacada sexualmente por ele enquanto passava alguns dias como hóspede da ilha particular de Copperfield nas Bahamas. Louis Lanzano/AP                                        Modelo disse que foi ameaçada e atacada por Copperfield (foto) Os advogados do mágico, Angelo Calfo e Parry Eakes, negam as acusações e afirmam que o processo é uma "extorsão de dinheiro planejada e simples". O jornal "Seattle Times" afirma que a mulher é uma modelo de 22 anos e antiga candidata ao Miss Washington. Ela diz que conheceu Copperfield quando ele se apresentou na cidade de Kennewick, em 2007, e naquele ano foi convidada para visitar sua ilha particular. O jornal também afirma que o processo foi registrado em 29 de julho de 2007 em um tribunal de Seattle contra David Seth Kotkin, nome de batismo de Copperfield.

FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA ÊNFASE NO RECEPTOR FUNÇÃO CONATIVA OU APELATIVA

OBJETIVO DO TEXTO COM PREDOMINÂNCIA NA FUNÇÃO CONATIVA MUDAR HÁBITOS INFLUENCIAR CONVENCER / PERSUADIR ORDENAR CONVIDAR APELAR SUGESTIONAR

CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO CONATIVA Verbos no imperativo Orações que expressam desejos Referência direta ao receptor

DESEJO Carlos Drummond de Andrade Desejo a você, fruto do mato, cheiro de jardim, namoro no portão, domingo sem chuva, segunda sem mau humor, sábado com seu amor, filme do Carlitos, chope com amigos, crônica de Rubem Braga, viver sem inimigos, filme antigo na TV, ter uma pessoa especial, e que ela goste de você, música de Tom com letra de Chico, frango caipira em pensão do interior, ouvir uma palavra amável, ter uma surpresa agradável, ver a banda passar, noite de lua cheia,

FUNÇÃO METALINGUÍSTICA ÊNFASE NO CÓDIGO FUNÇÃO METALINGUÍSTICA

CARACTERÍSTICAS DA FUNÇÃO METALINGUÍSTICA Código abordando o próprio código Poema que fala de poema Música que fala de música Teatro que fala de teatro

Escher (1898-1972 )

Gastei uma hora pensando em um verso que a pena não quer escrever Gastei uma hora pensando em um verso que a pena não quer escrever. No entanto ele está cá dentro inquieto, vivo. Ele está cá dentro e não quer sair. Mas a poesia deste momento inunda minha vida inteira. Drummond

ÊNFASE NO CANAL FUNÇÃO FÁTICA

FUNÇÃO FÁTICA Testar o canal de comunicação Avaliar o nível de entendimento

Alô Hummm Heinnn?

E aí, cara, tudo bem. - Tudo, e lá. - Indo, tipo assim, né E aí, cara, tudo bem? - Tudo, e lá? - Indo, tipo assim, né? - Pô, e a meninada? - É, sei lá, vai...

ÊNFASE NA MENSAGEM LINGUAGEM POÉTICA

CARACTERÍSITCAS DA FUNÇÃO POÉTICA Preocupação estética Linguagem repleta de figuras Combinações sonoras, visuais Provoca impacto quer seja visual, emotivo ou mesmo sonoro Jogo de palavras Pode agir conjuntamente em quase todas as outras funções

Marcelo Moura

Augusto de Campos

Você consegue relacionar as funções da linguagem aos elementos da comunicação? REFERENTE ________________ ↑ EMISSOR↔MENSAGEM↔RECEPTOR ____________ _____________ _____________ ↓ CÓDIGO _____________ ↓ CANAL ______________

Você consegue relacionar as funções da linguagem aos elementos da comunicação? REFERENTE ________________ ↑ EMISSOR↔MENSAGEM↔RECEPTOR ____________ _____________ _____________ ↓ CÓDIGO _____________ ↓ CANAL ______________ Referencial Emotiva Poética Conativa Metalinguística Fática

ATIVIDADE

Receptor ou destinatário Mensagem principal Código Canal IDENTIFIQUE OS ELEMENTOS DA COMUNICAÇÃO Emissor ou remetente Receptor ou destinatário Mensagem principal Código Canal Contexto ou referente

Emissor ou remetente: Publicação. Receptor ou destinatário: Os leitores. Mensagem principal: Veja o que muda na prova e prepare-se melhor. Código: A língua portuguesa. Canal: mídia impressa. Contexto ou referente: Novo Enem.

Dráuzio Varella Qual a função predominante neste texto? TEXTO 1 “É mais fácil suportar dores crônicas do que a fome. Trinta e cinco anos de clínica me ensinaram que geralmente somos patifes para dores agudas de forte intensidade; vi doentes rolarem no chão e suplicarem a Deus que se lembrasse deles no auge de uma cólica renal, de uma crise de vesícula ou de uma cefaléia excruciante. Em compensação, muita gente convive com dores crônicas na coluna, cólicas abdominais, episódios repetitivos de enxaquecas, estoicamente, sem lamentar a sorte. (...) Já com a fome não é assim. Quando ela aperta, o prazer de estar vivo desaparece. A paisagem mais encantadora, a mulher amada, o prêmio da loteria, nada traz ao faminto alegria que se compare a um prato de comida.” Dráuzio Varella

Qual a função predominante neste texto? Colabore com a campanha Natal sem Fome. Ação contra a Fome e pela Cidadania.

Funai mantém alimentos estocados onde índios passam fome TEXTO 3 Qual a função predominante neste texto? Funai mantém alimentos estocados onde índios passam fome Um mutirão foi formado ontem por determinação da Presidência da República para que as cerca de 27 toneladas de alimentos estocadas há 19 dias na sede da Funai em Dourados (MS), sejam embaladas e distribuídas aos índios. Desde janeiro, 21 indiozinhos morreram de desnutrição. A Funai alegava não dispor de pessoal ou material para embalar os alimentos entregues pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). O governo federal desconhecia o fato de que os alimentos estavam estocados enquanto os índios passam fome na região. O Globo, 11 mai 05.

Qual a função predominante neste poema? TEXTO 4 Qual a função predominante neste poema? O bicho Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão. Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. Manuel Bandeira

1. Grande apetite; urgência de alimento. 2. Subalimentação (1). TEXTO 5 Qual a função predominante neste verbete? fome [Do lat. fame.] S. f. 1. Grande apetite; urgência de alimento. 2. Subalimentação (1). 3. Falta do necessário; penúria, miséria. 4. Situação de míngua ou escassez de víveres: a fome assolou a região. 5. Fig. Avidez, sofreguidão. Dicionário Aurélio

Qual a função predominante nesta página? TEXTO 6 Qual a função predominante nesta página?

Qual a função predominante no texto de Paulo Leminski?

Qual a função predominante na capa desta revista? TEXTO 7 Qual a função predominante na capa desta revista?

Qual a função predominante neste anúncio? TEXTO 7 Qual a função predominante neste anúncio?

Qual a função predominante nesta imagem? TEXTO 7 Qual a função predominante nesta imagem?