Estudos de caso LAN de campus e Projeto WAN

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Fundamentos de Redes de Dados e Comunicação
Advertisements

Redes de computadores I
2.10) Os elementos básicos de uma Rede
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
Redes e computadores I Prof: Diovani Milhorim.
Rede Local - Instalação
Administração e Projeto de Redes
Internet - 1 Funcionamento da Internet m a Internet não foi projectada para serviços específicos mas como uma infraestrutura genérica e eficiente para.
VLAN - DEFINIÇÃO Grupo de PCs, Servidores e outros recursos de redes que estão localizados em qualquer parte da rede, mas comunicam-se como se estivessem.
Introdução Ligações inter-redes.
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
Prof. Marcelo Diniz Fonte:

3 – Projeto Lógico da Rede
VPN (Virtual Private Network)‏
Introdução às Redes Privadas Virtuais - VPN
Conceito de Rede de Computadores Aula 1
TOPOLOGIA.
Instalação, configuração e operação em Redes locais e Internet
4. Fundamentos das WANs Camada 1 OSI para WANs Ponto-a-Ponto
Tecnologias de Lan e Topologia de redes
IP SAT O objetivo deste material é capacitar a força de vendas para o entendimento adequado dos conceitos e benefícios do Serviço Business IP Sat.
CCNA Exploration Ethernet.
Disciplina: Princípios de Redes de Computadores Parte 5
Infra-estrutura de TI Redes de Computadores
Redes de Computadores Equipamentos de Redes.
Introdução a REDES Prof. Kelly E. Medeiros.
VPN (Virtual Private Network)
Equipamentos de Redes Aula 3
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
Aula 4 – Redes de Computadores Parte 1
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
CCNA 1 – Conceitos de Rede
Redes de Computadores Aula Inaugural.
Técnico em Informática
2ª Aula – 28/08/12 – Redes de Computadores e Telecom
Projeto Básico de uma Rede Local
CYBER PRINCESS-LAN HOUSE
Conteúdo da Aula O que é uma rede Partes que compõe uma rede
INTERLIGAÇÃO INTERLIGAÇÃODEREDES. POR QUE INTERCONEXÃO ?
Topologias e Classificação das RC
 Controlador de processo: executa o software de comunicação que opera todas as funcionalidades do sistema;  Os dispositivos de ponta (endpoints): são.
Componentes redes de computadores
Aula Prática de Redes de Alta Velocidade Diogo Nunes de Oliveira
Aula 5 Redes de Computadores – Parte 2
Princípios de Sistemas de Informação
Sistema de Redes 1 Componentes Principais de uma Rede de Computadores Topologia Tipo de redes FAETEC SR1.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Projeto Rede Brasileira de Educação à Distância Dezembro/2004.
Redes de Computadores I Curso de Análise de Sistemas Celso Cardoso Neto 2013.
UNIFEI REDES DE COMUNICAÇÃO DE COMPUTADORES Luiz Lenarth Gabriel Vermaas Capítulo 04 Arquiteturas de Redes.
MATA59 - Redes de Computadores I
MATA85 – Redes de Computadores II
1 Redes locais Windows - Workgroups - 95
CONECTIVIDADE Prof.: Alessandro V. Soares Ferreira
Redes geograficamente distribuídas (WAN)
Princípios de Redes e Topologia de Redes
Arquitetura TCP/IP – Camada de Inter-redes
Meios de transmissão e componentes de redes e BackBones
Introdução à camada de rede
Redes e Manutenção de Computadores
Redes de Computadores e Internet Sistemas de comunicação de dados Professor: Waldemiro Arruda.
Tecnologias de rede Ethernet e IEEE Token ring ATM FDDI
Frame Relay.
Informática Industrial N8INF Prof. Dr. Cesar da Costa 2.a Aula: Comunicacao de Dados.
Jackson Eduardo da Silva Serviços de rede e internet.
Gerência da Informação Na era da INFORMAÇÃO EXTREMA Cerutti – gerência aula 4.
Modelo de referência TCP/IP Redes de comunicação de dados Professor Cristiano José Cecanho.
Topologias de redes de compoutadores Redes de Comunicação de Dados Prof. Esp. Cristiano José Cecanho.
 Um padrão de baixo custo;  Escalável;  Independente do meio;  Pensada para uso em redes locais;
Transcrição da apresentação:

Estudos de caso LAN de campus e Projeto WAN Tecnologias de Redes de Computadores TIRC – UNITRI

Universidade Virtual Descrição: Universidade urbana com 05 prédios: Física, Matemática, Química, Filosofia e Administração. Os prédios estão a umas poucas centenas de metros um do outro, e a universidade tem o controle organizacional do tráfego entre os prédios. A UV precisa de uma atualização substancial em sua rede. Essa atualização da rede deverá ser válida por três a cinco anos de crescimento. Deve-se esperar que aplicações que demandam alta largura de banda sejam empregadas.

Projeto Atual: Universidade Virtual

Rede Atual A rede atual é uma rede contínua repleta de bridges. Não há isolamento por meio de filtros. O principal protocolo de rede é o TCP/IP, embora a UV também tenha Apple Talk e SNA. As camadas física e de enlace de dados são, principalmente, Ethernet. Token Ring é utilizada na rede SNA, que se encontra isolada do restante da rede.

Física Dez andares interconectados com Ethernet 10base2. Um cluster de servidores UNIX multiprocessados. Uma centena de PCs executando TCP/IP distribuídos pelo prédio. Cinquenta estações de trabalho UNIX distribuídas pelo prédio. Os padrões de tráfego são razoavelmente estáveis; 80% do tráfego é para os servidores locais. A conexão à Internet está disponível no prédio da Física por meio de três PCs dedicados com modems V.34; um usuário deve ir, fisicamente, ao prédio da Física para usar a conexão à Internet. Possui bridges entre a Filosofia e Administração.

Filosofia Vinte computadores Apple Macintosh executando Apple Talk. Cinco impressoras a laser. Possui bridges entre a Física e a Matemática.

Matemática Dez andares com um hub 10baseT a cada dois andares. Um cluster de servidores UNIX multiprocessados. Uma centena de PCs executando TCP/IP distribuídos pelo prédio. Cinquenta estações de trabalho UNIX distribuídas pelo prédio. Os padrões de tráfego são razoavelmente estáveis; 80% do tráfego é para os servidores locais. Possui bridges entre a Filosofia e a Química.

Química Cinco andares grandes interconectados por bridges por meio de um roteador Cisco AGS+ com roteamento desabilitado. Uma centena de PCs executando TCP/IP distribuídos pelo prédio. Cinquenta estações de trabalho UNIX distribuídas pelo prédio. Algumas estações estão conectadas por meio de hubs 10baseT; outras estão conectadas a um cabo Ethernet grosso que executa em todo o prédio. Os padrões de tráfego são razoavelmente estáveis; 80% do tráfego é para os servidores locais. Possui bridges entre a Matemática e a Administração.

Administração Há uma rede Token Ring com os seguintes componentes conectados: Três minicomputadores AS400; Cinquenta PCs IBM executando OS/2. Cinquenta terminais IBM 5250 acessam os AS400 por cabo daisy-chained twin-axial. A rede Token Ring não se conecta à LAN por meio de bridges Ethernet do campus. O Ethernet apenas passa por este prédio, seguindo para a Química e a Física. Todo acesso aos sistemas da Administração requer que você esteja na área da Administração.

Novos Requisitos da Rede Em geral, qualquer usuário da rede, em qualquer prédio ou departamento, deve poder se comunicar com qualquer outro usuário via e-mail. Além disso, todos os usuários, inclusive os da Administração e da Filosofia, devem ter acesso à Internet. O uso dos prédios pelos departamentos continuará o mesmo Pode haver necessidade de mais estações em cada prédio, mas não neste momento. O posicionamento dos servidores deve mudar. É desejável ter os servidores o mais centralizado possível, em favor da facilidade de gerenciamento. O reprojeto pode incluir atualização à planta dos cabos.

Novos Requisitos da Rede Todos os usuários da rede devem poder acessar a Internet. Todo usuário deve poder enviar e receber e-mails de qualquer outro usuário. Os professores devem poder acessar as aplicações IBM na Administração via TCP/IP. Serão fornecidos gateways com essa finalidade; o projeto precisa apenas fornecer o caminho para o dispositivo gateway. Os estudantes não devem poder acessar a Administração. Deve haver um caminho para a atualização futura que possa dar suporte a novas tecnologias, mais demandas de largura de banda e possíveis usuário remotos ou outros campi via conexões WAN.

Soluções: Universidade Virtual Projeto 1: Backbone Fast Ethernet Comutado. Um projeto mais eficaz em termos de custo pode ser obtido com o uso de Fast Ethernet ou de Gigabit. Migrações menos recentes adotariam a solução FDDI que apresenta um custo mais elevado que o Fast Ethernet. O Gigabit Ethernet pode ser um pouco mais caro do que o FDDI, mas ele oferece velocidades 10 vezes superiores. Um benefício deste projeto é que as informações de VLANs passarão entre comutadores Fast Ethernet ou Gigabit Ethernet.

Projeto 1

Soluções: Universidade Virtual Projeto 2: Backbone ATM Comutado por Células O backbone comutado colapsado pode ser migrado para ATM. Neste caso, um comutador ATM é utilizado para a conexão de backbone do campus. Esse comutador está apto para executar Emulação LAN para estender as LANs virtuais (VLANs) aos prédios dos campus. Os comutadores LAN, nesse caso, necessitariam de enlaces ATM para cima e o roteador, agindo como um servidor de rotas, se conectaria ao comutador ATM. Esse projeto permitiria à Universidade Virtual criar um ambiente de sala de aula verdadeiramente virtual, pois as sessões de classe multimídia poderiam ser difundidas por broadcast através do novo núcleo ATM, proporcionando QoS ponta a ponta. O custo do ATM será maior do que o de outras soluções, mas ele proporcionará maior flexibilidade à medida que tecnologias mais recentes, como VoIP, forem adicionadas.

Projeto 2

Widespread, Inc. Descrição: A Widespread, Inc. é uma empresa diversificada com sites em todo os Estados Unidos. Os sites encontram-se distribuídos da seguinte maneira: Dois grandes centros de dados localizados a 10 milhas de distância um do outro. Quatro grandes centros regionais localizados a 500 milhas dos grandes centros de dados. Dezesseis escritórios locais localizados a 200 milhas do centro regional mais próximo.

Rede atual Os Centros de Dados geram 2Mbps de tráfego constante entre si, efetuando backup de banco de dados em tempo real. Ambos estão sempre on-line. Os Escritórios Regionais geram uma média de 96kbps de tráfego para o centro de dados ativo durante o horário comercial. Os Escritórios Locais geram uma média de 48 kbps para o centro de dados ativo durante o horário comercial; 12 kbps de tráfego adicional deixa cada escritório local em direção a outro escritório local. A rede está sofrendo um reprojeto completo.

Projeto Atual: Widespread, Inc.

Novos Requisitos da Rede A Widespread, Inc. requer uma rede que utilize alguma combinação de linhas privadas e Frame Relay. Os centros de dados devem ter circuitos para seus backups de banco de dados em tempo real. Os escritórios regionais e locais devem ter acesso redundante a cada centro de dados para suportar as cargas de tráfego descritas. Todas as aplicações são baseadas em TCP/IP. Devem ser feitas recomendações relativas a protocolos de endereçamento e roteamento como parte do projeto.

Solução: Widespread, Inc. Projeto: Frame Relay e LP O projeto mais eficaz em termos de custo que atenderia aos requisitos seria utilizar circuitos de linha privada T1 entre os dois principais centros de dados e usar Frame Relay em todo os resto. A velocidade de acesso deve ser T1 para os centros d dados principais e para os escritórios regionais. Os escritórios locais poderiam ter 64kbps. É necessário um total de 40 PVCs para atender aos requisitos de redundância.

Projeto proposto: Widespread, Inc.