Software de Rede Willamys Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Modelo OSI O RM-OSI é um modelo de referência p/ interconexão de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Advertisements

MODELO OSI Prof. Baroni Cel.:
Introdução Datagrama IP.
Redes de computadores I
Redes de computadores I
Administração e Projeto de Redes
Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos
MODELO DE REFERÊNCIA OSI
Introdução Ligações inter-redes.
Endereçamento de hardware e identificação de quadros
Protocolos e Divisão em Camadas
Definição de Um Modelo de Redes Padronizado.
Modelo TCP/IP Versus Modelo OSI
ESTRUTURA DE COMUNICAÇÃO DE DADOS
Comutação Comutação ou chaveamento em uma rede de comunicação refere-se a alocação de recursos da rede (meios de transmissão e equipamentos) para a envio.
Modelo OSI OSI é um modelo de referência para interligação de sistemas abertos (open systems interconection) Padrão ISO 7498, publicado em 1984 Sistemas.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
REDES DE COMPUTADORES II
Com Secretária Eletrônica e Gravador de Chamadas
REDES DE COMPUTADORES II
Universidade do Vale do Rio dos Sinos - São Leopoldo -
Modelo de referência OSI
CCNA Exploration Camada de Rede OSI.
Modelo OSI Prof. Andrea Garcia out, 2011.
Sistemas Operacionais
Redes Aula 7 Professor: Marcelo Maia.
Uma descrição detalhada da rede
Sistemas Operacionais
Equipamentos de Redes Aula 3
Tecnologias WAN Guilherme Guimarães.
Aula 2 Arquitetura & Protocolos
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
O Modelo OSI Guilherme Guimarães.
Prof. Diogo Nunes de Oliveira
Roteadores Roteadores são pontes que operam na camada de Rede do modelo OSI. Tomando como base o protocolo mais usado hoje em dia, o TCP/IP, o protocolo.
SISTEMAS OPERACIONAIS I
UNEMAT-FACIEX MODELOS DE REFERÊNCIA Dr. José Raúl Vento 2005.
Equipamentos de Redes Aula 4
Prof. Cristiano Forte Aula 4
Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.
1 Comunicação Inter-Processos -> RMI -> RPC -> TCP -> UDP (Abstração de passagem de mensagem)
Escola Secundaria Sebastião da Gama Trabalho realizado por: André Santos 12ºL nº:2 Prof: Carlos Pereira.
Redes de Computadores Prof Rafael Silva.
Comunicação.
MODELO DE REFERÊNCIA TCP/IP
REDES DE COMPUTADORES II
Modelo OSI Apresentação Sessão Transporte Rede Enlace Física Aplicação
MATA59 - Redes de Computadores I
Arquitetura de redes ISSO/OSI Liane Tarouco UFRGS.
Modelo OSI Disciplina: Comunicação de Dados Ricardo Bento 12ºL nº11.
Arquitectura tcp. Camada tcp Ao contrário do protocolo UDP, o TCP representa um grande incremento de qualidade relativamente ao protocolo IP que lhe serve.
Falso, essa é a função fowarding, o roteamento determina a rota tomada pelos pacotes. 1) No roteador, a função roteamento é encaminhar pacotes que chegam.
Arquitetura TCP/IP Aplicação Transporte Rede Enlace Física.
Modelo OSI.
Trabalho elaborado por: -Daniel Nº26 -André Nº3. * A camada de rede do modelo OSI é responsável por controlar a operação da rede de um modo geral. As.
Transmissão de Dados O Modelo de Referência TCP/IP A Camada de Rede
Rede de Computadores MAT164 – Redes de Computadores I Universidade Federal da Bahia Instituto de Matemática Departamento de Ciência da Computação.
Administração e Projeto de Redes Material de apoio Camada de Transporte Cap.4 10/02/2010.
PROTOCOLOS ALUNOS: HUDSON JOSÉ WASHINGTON VITÓRIA GABRIEL KURIYAMA THIAGO SANTOS CAROLINA LIMA Professor: Alcebíades Lôbo.
Senac RN Alunos: Mikaelson dos Santos Adrielly Silvestre Pedro caio
Protocolos de Comunicação e Passagem de Mensagens
COMUNICAÇÃO ENTRE OS MÓDULOS PROCESSADORES
Revisão Comunicação; Protocolo; Conceitos e Elementos de uma Rede;
Redes de Computadores Prof. Msc. Moisés Pereira Bastos.
Redes de Computadores Protocolos de Transporte
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
Alessandro D. R. Fazenda
Redes de Computadores e Aplicações – Modelo OSI Aula 2 IGOR ALVES.
Redes de Computadores Técnico em Informática Prof. Alberto Felipe / Ester.
Transcrição da apresentação:

Software de Rede Willamys Araújo

Tópicos da Aula de hoje Hierarquias de protocolos (camadas) Questões de projeto relacionadas às camadas Serviços oferecidos por camadas Primitivas de Serviços Relacionamento entre serviços e protocolos

Software de Rede Nas primeiras redes de computadores os aspectos relacionados ao hardware foram colocados como prioridade e os aspectos de software em segundo plano. No entanto logo foi percebida a fundamental importância dos mecanismos de software de uma rede, e, em função disto, os softwares de rede são altamente estruturados.

Software de Rede Os conceitos relacionados a esta estruturação são de vital importância para a compreensão de todos os aspectos relacionados à arquitetura de redes como um todo.

Hierarquia de Protocolos

Hierarquia de Protocolos Em redes de computadores, um protocolo é um acordo entre as partes que se comunicam, estabelecendo como se dará a comunicação. Para reduzir a complexidade do projeto, a maioria das redes é organizada como uma pilha de camadas ou níveis, colocadas umas sobre as outras.

Hierarquia de Protocolos O numero de camadas, o nome, o conteúdo e a função de cada camada diferem de uma rede para outra. No entanto, em todas as redes o objetivo de cada camada e oferecer determinados serviços as camadas superiores, isolando essas camadas dos detalhes de implementação desses recursos.

Hierarquia de Protocolos A camada n de uma máquina se comunica com a camada n de outra. As regras e convenções usadas nesse diálogo são conhecidas como protocolo de camada n. Na realidade, os dados não são transferidos diretamente da camada n de uma máquina para a camada n de outra máquina.

Hierarquia de Protocolos

Hierarquia de Protocolos Entre cada par de camadas adjacentes existe uma interface. Esta define as operações e os serviços que a camada inferior tem a oferecer à camada que se encontra acima dela. Isso alem de reduzir o volume de informações que deve ser passado de uma camada para outra, Simplificam a substituição da implementação de uma camada por uma implementação completamente diferente.

Hierarquia de Protocolos Um conjunto de camadas e protocolos é chamado de arquitetura de rede. Uma arquitetura de rede deve conter informações suficientes para permitir que um programador desenvolva software/hardware de cada camada. Uma lista de protocolos usados por um determinado sistema é chamado pilha de protocolos.

Hierarquia de Protocolos

Hierarquia de Protocolos Vejamos um exemplo mais técnico: Uma mensagem M é produzida por um processo que funciona na camada 5; A camada 4 coloca um cabeçalho no início da mensagem para identificá-la; A camada 3, por limitações no tamanho das mensagens, divide a mensagem M em duas partes: M1 e M2. A camada 2 então adiciona não só um cabeçalho no começo de cada fragmento, mas também no fim. Por fim a camada transmite fisicamente a mensagem

Hierarquia de Protocolos

Questões de projetos relacionadas às camadas

Questões de projetos relacionadas às camadas Todas as camadas precisam de um mecanismo para identificar os transmissores e os receptores Como em geral uma rede tem muitos computadores, e alguns deles tem vários processos, é necessário um meio para que um processo de uma maquina especifique com quem ela deseja se comunicar. Isso é feito através do endereçamento.

Questões de projetos relacionadas às camadas Transferência de dados Em alguns sistemas, os dados são transferidos em apenas um sentido; em outros, os dados trafegam em ambos os sentidos. O protocolo também deve definir a quantos canais lógicos corresponde a conexão e quais são suas prioridades.

Questões de projetos relacionadas às camadas Controle de Erros é uma questão importante, pois os circuitos de comunicação física não são perfeitos. o receptor deve ter algum meio para informar ao transmissor quais mensagens foram recebidas corretamente e quais não foram.

Questões de projetos relacionadas às camadas Controle de fluxo Nem todos os canais de comunicação preservam a ordem das mensagens enviadas a eles. Uma questão que afeta cada nível é como impedir que um transmissor rápido envie uma quantidade excessiva de dados a um receptor mais lento

Questões de projetos relacionadas às camadas Mensagens arbitrariamente longas Nos diversos níveis existe a falta de habilidade de todos os processos para aceitarem essas mensagens Essa propriedade nos leva ao uso de mecanismos para desmontar, transmitir e remontar mensagens Uma questão relacionada é o que fazer quando os processos insistem em transmitir dados em unidades tão pequenas que o envio de cada uma separadamente se torna ineficiente.

Questões de projetos relacionadas às camadas Roteamento Quando houver vários caminhos entre a origem e o destino, uma rota deverá ser escolhida.

Questões de projetos relacionadas às camadas Multiplexação e Demultiplexação Quando for inconveniente configurar uma conexão isolada para cada par de processos de comunicação, a camada subjacente pode decidir usar a mesma conexão para diversas conversações não relacionadas entre si.

Serviços oferecidos por camadas

Serviços oferecidos por camadas As camadas podem oferecer dois tipos diferentes de serviços às camadas situadas acima delas: Serviços orientado a conexões Serviços sem conexões

Serviços oferecidos por camadas Serviços orientados a conexões Se baseiam no sistema telefônico. Para falar com alguém, você tira o fone do gancho, disca o numero, fala e, em seguida, desliga. Na maioria dos caos a ordem é preservada; os bytes chegam na ordem em que foram enviados.

Serviços oferecidos por camadas Serviços sem conexão Se baseiam no sistema postal. Cada mensagem carrega o endereço de destino completo. e cada uma delas e roteada (encaminhada) através do sistema, independentemente de todas as outras. Também chamado de serviço de datagramas.

Serviços oferecidos por camadas

Primitivas de Serviço

Primitivas de Serviço Um serviço é especificado formalmente por um conjunto de primitivas (operações) disponíveis para que um processo do usuário acesse o serviço. Essas primitivas informam ao serviço que ele deve executar alguma ação ou relatar uma ação executada por uma entidade par.

Primitivas de Serviço

O Relacionamento entre serviços e protocolos

O Relacionamento entre serviços e protocolos Serviços e protocolos são conceitos diferentes, embora sejam confundidos com freqüência. Serviço é um conjunto de primitivas (operações) que uma camada oferece à camada situada acima dela. define as operações que a camada esta preparada para executar em nome de seus usuários, mas não informa absolutamente nada sobre como essas operações são implementadas. se relaciona a uma interface entre duas camadas, sendo a camada inferior o fornecedor do serviço e a camada superior o usuário do serviço.

O Relacionamento entre serviços e protocolos é um conjunto de regras que controla o formato e o significado dos pacotes ou mensagens que são trocadas pelas entidades pares contidas em uma camada.

O Relacionamento entre serviços e protocolos Os serviços estão relacionados as interfaces entre camadas. Os protocolos se relacionam aos pacotes enviados entre entidades pares de maquinas diferentes.