A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Datagrama IP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Datagrama IP."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Datagrama IP

2 Introdução Descreve o formato de pacotes
Como os roteadores encaminham os pacotes através de uma inter-redes?

3 Conceito de serviço sem conexão
O objetivo é providenciar um esquema capaz de entregar um pacote gerado por um computador a um outro sem que o software aplicativo saibam dos detalhes do hardware subjacentes. Em um sistema de inter-rede, há dois tipos de serviços que podem ser oferecidos: Serviço orientado a conexão e Serviço sem conexão.

4 Pacotes Virtuais Os serviços de inter-rede sem conexão permite a entrega de pacotes individuais de dados através da rede. Cada roteador, processa cada pacote examinando o endereço destino e então seleciona o próximo salto (hop) baseado no end. Destino. Este processo continua até o pacote alcançar seu destino final.

5 Pacotes Virtuais Tratamento de formatos de um roteador para redes heterogêneos Quadros diferentes; Mecanismos de endereçamentos diferentes. Pacote Virtual - o software de protocolo de inter-rede define um formato de pacote de independente do hardware subjacente.

6 Pacotes Virtuais O resultado é um pacote universal virtual que pode ser utilizado pelos roteadores para transmitir pacotes através de hardware subjacente.

7 Datagrama IP Um pacote de inter-rede é chamado de Datagrama IP
Cada Datagrama tem uma área de cabeçalho e de dados. O tamanho de um datagrama é variável (1 - 64K) Um cabeçalho basicamente contém informações de endereço destino e de origem

8 Encaminhando um Datagrama IP
Cada roteador extrai o endereço destino e usa para descobrir a rota adequada, ou seja o próximo salto (hop) Utiliza a Tabela de Roteamento Esta tabela é atualizada durante o processo de boot de um roteador e deve atualizar-se sempre que uma topologia é alterada na rede. A idéia é guardar na tabela os endereços de rede em vez os endereços de hosts.

9 Encaminhando um Datagrama IP
Ex. Conceitual

10 Entrada da tabela de Roteamento
Na prática uma tabela de Roteamento apresenta Prefixos para fazer referência uma rede. Apresenta um campo adicional que é a Mascara de endereços. Serve para indicar quais bits do endereço IP devem ser utilizadas para indicar uma rede.

11 Entrada da tabela de Roteamento
Ex.

12 Entrada da tabela de Roteamento
O campo de Máscara É usado para extrai apenas porção do endereço IP referente à rede de destino. Se (Máscara[i] & D) == Destino[i] encaminha para o próximo Hop[i];

13 A lei de Melhor Esforço O protocolo de Internet usa o termo de melhor esforço para descrever seus serviços (best effort) Em resumo, tentar fazer um melhor esforço para entregar um pacote, mas não garante a entrega perfeita das informações. Diversos problemas não são tratados: Duplicação de datagramas; Entrega atrasada ou fora de ordem; Adulteração de dados e Perda de Datagramas. São necessários camadas adicionais de software para tratar desses problemas.

14 Formato de Cabeçalho do Datagrama IP

15 Formato de Mensagem Vers - indica a versão do protocolo
H.Len - quando 5, indica que o campo de opções está sendo utilizada; Total Hength - indica o tamanho total do pacote; Identification - é usado para controle da identificação única do pacote; Flags - indica se um pacote é um fragmento ou não; Fragment Offset - indica qual a posição do fragmento pertence no pacote original; Time to Live - Time out para o pacote; Type - indica o tipo de dados; Header Checksum - é o controle de integridade do cabeçalho;


Carregar ppt "Introdução Datagrama IP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google