A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução Encapsulamento IP.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução Encapsulamento IP."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Encapsulamento IP

2 Introdução É sabido que o hardware subjacente não entende o tipo de endereçamento de inter-rede. Portanto, uma tradução é realizada para que os dados sejam entregue pelo método de endereçamento físico existente. Os datagramas são todos encapsulados de acordo com o formato de quadros do hardware subjacente;

3 Encapsulamento Para um quadro de hardware, um pacote de inter-rede é tudo encarado como dado; Um campo específico do quadro gerado pelo hardware diferencia um datagrama IP dos demais dados:

4 Transmissão através de uma inter-rede
A cada salto, o datagrama é extraído do quadro gerado pelo hardware. O quadro é descartado e se houver necessidade de encaminhar para um próximo salto, o datagrama é encapsulado novamente em um quadro correspondente a tecnologia utilizada pela rede subjacente ao salto. Problema: Um quadro pode diferir a cada salto.

5 Transmissão através de uma inter-rede
Ex.

6 Tamanho de Datagrama - MTU
Cada tecnologia de rede especifica uma quantidade máxima que um quadro pode transportar. MTU - Unidade máxima de transmissão. Então o que acontece se o Datagrama for maior que o quadro de uma determinada tecnologia de rede?

7 Tamanho de Datagrama - MTU
Ex: A rede 1 tem MTU = 1500 e precisa enviar para a rede 2, mas que suporta apenas MTU=1000.

8 Fragmentação Para resolver o problema de enviar uma informação maior que a rede pode suportar, um roteador usa a técnica de Fragmentação. O roteador divide um Datagrama em fragmentos menores e envia cada um até o destino. Um bit é usado no campo FLAG para indicar que um datagrama gerado por roteador é fragmentado ou não. O Campo Fragment Offset indica a organização dos fragmentos para ajudar na montagem do datagrama original.

9 Fragmentação Sabendo o MTU da rede, o roteador consegue calcular o tamanho máximo de um fragmento. Cada fragmento contém uma cópia do cabeçalho original.

10 Remontagem A remontagem, ou seja o processo de recriar o datagrama original a partir dos fragmentos é realizada apenas no destino. Ex.

11 Remontagem Motivo para remontagem acontecer apenas no destino:
Os roteadores subsequentes não precisam verificar se o pacote é fragmento ou não; Permite que os fragmentos tomem rotas alternativas;

12 Identificando um Datagrama
O campo Identification permite em conjunto com Fragment Offset determinar a ordem para compor o datagrama original a medida que os fragmentos forem chegando ao destino. A perda de um fragmento não pode ser recuperada. Não faz sentido porque o remetente não sabe fragmentação.

13 Fragmentando um Fragmento
O que acontece se um Datagrama fragmentado passar por uma rede menor ainda? O esquema de fragmentação desenvolvida para o IP permite múltiplas fragmentações. O Destino recebe os fragmentos normalmente e os remonta, mas não sabe quantas vezes ocorreram as fragmentações durante o percurso.


Carregar ppt "Introdução Encapsulamento IP."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google