A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Binding Amarração de endereços de Protocolos

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Binding Amarração de endereços de Protocolos"— Transcrição da apresentação:

1 Binding Amarração de endereços de Protocolos
Introdução Binding Amarração de endereços de Protocolos

2 Introdução Como o software de protocolo de Internet consegue encaminhar um pacote através da rede física? Na realidade, existem três mecanismos gerais que são utilizados para fazer o mapeamento de endereços e a tradução do IP para a rede física.

3 Introdução O protocolo IP precisa que no final um pacote seja enviado pelo hardware. O hardware não entende um endereço IP como um endereço válido para o encaminhamento dos dados. Para funcionar, o software de protocolo deve ser capaz de traduzir o endereço do próximo salto (IP) para um formato que o hardware está acostumado a compreender.

4 Resolução de Endereços
A tradução de um endereço de protocolo para o endereço de hardware equivalente é chamado de Resolução de Endereços.

5 Resolução de Endereços
Cada computador ou roteador deve resolver o endereço para alcançar o próximo hop. Ex: A envia pacotes para B ; A envia pacotes para F.

6 Técnicas de resolução de endereços
É dependentes dos esquemas utilizadas para o endereçamento de hardware; Um computador deve possuir um software para fazer a resolução de endereços para o tipo de rede que está usando. Ex: Ethernet, ATM, FDDI, etc; Um Roteador, ou host Multi-Homed deve prever diversos esquemas de tradução de endereços

7 Técnicas de resolução de endereços
Os algoritmos de resolução de endereços podem ser agrupados em três categorias básicas: Pesquisa de tabela. As amarrações ou mapeamentos são armazenados em memória através de uma tabela; Computação de Forma Fechada. Nesta categoria, o endereço de hardware é computado a partir do endereço de protocolo usando operações básicas booleanas e aritméticas; Troca de mensagens. Os computadores enviam mensagens através da rede para resolver um endereço.

8 Pesquisa de Tabela Tabela (P,H)
Usa uma forma de array para amarrar os endereços e as traduções.

9 Pesquisa de Tabela Vantagens: Técnicas de pesquisa na Tabela:
É simples, pode amarrar um conjunto arbitrário de computadores de uma rede; A pesquisa é direta; Técnicas de pesquisa na Tabela: Hashing Indexação direta

10 Computação de Forma Fechada
É usados para computadores que tem o endereçamento de hardware configuráveis. Vantagens: A tradução se torna trivial; Eficiente; Não exige a manutenção de uma tabela.

11 Troca de mensagens Vantagens:
A idéia é perguntar dos outros computadores qual é o endereço de hardware para aquele endereço de protocolo. Existem duas formas: Usando um servidor, que é consultado toda vez que for preciso resolver um endereço de hardware; Por broadcasting para todos os computadores. Vantagens: A centralização (caro); Computação distribuída (barato);

12 Resumo O protocolo TCPIP pode usar qualquer método dependendo do hardware subjacente. Ele consegue operar em “cima” das outras redes, criando uma rede vitual. A pesquisa em tabelas é normalmente utilizada em redes WAN; O método que utiliza msg é comumente usadas em redes do tipo LAN.

13 O padrão ARP O Padrão define como exatamente uma msg deve ser enviada para fazer a requisição de resolução de um endereço de hardware. Ex: em Rede Ethernet.

14 Formato de Mensagem O padrão especifica um formato de genérico que permite enviar msg para solicitar qualquer tipo de endereço de protocolo e de hardware. Ex: Ethernet:

15 Formato de Mensagem Uma msg é encapsulada em quadros de hardware:

16 Divisão em Camadas O software de resolução de endereços fica na camada da interface de rede:


Carregar ppt "Binding Amarração de endereços de Protocolos"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google