Listas e Dicionários.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Python: Funções Claudio Esperança.
Advertisements

Python: Tuplas e Strings
Python: Recursão Claudio Esperança.
Python: Listas Claudio Esperança.
Python: Dicionários Claudio Esperança.
Banco de Dados Bruno Rafael de Oliveira Rodrigues.
Elsa Carvalho 49 Universidade da Madeira Departamento de Matemática e Engenharias Programação em Lógica e Funcional (2000/01) (Actualizado em 2005/06)
Software Básico Silvio Fernandes Universidade Federal Rural do Semi-Árido Departamento de Ciências Exatas e Naturais Ciência da Computação Aula.
Software Básico Silvio Fernandes
Algoritmos e Estrutura de Dados I
Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.
Introdução ao JavaScript
Apresentação da Linguagem Python
Estrutura de Dados em Java
O.NET introduziu um forma orientada a objetos de trabalhar com arquivos. O namespace System.IO fornece diversas classes para trabalhar com arquivos textos,
Rodrigo de Toledo (adaptação do original do prof. Claudio Esperança)
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Python Uma introdução Klaus Natorf Quelhas Novembro de 2009.
P YTHON : T IPO L ISTA George Gomes Cabral. L ISTAS São arranjos seqüenciais de informações mais simples Caracterizam-se por permitir o acesso eficiente.
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Lista de Listas 1. 2 Uma lista pode conter qualquer tipo de variável, outras listas ou outros objetos quaisquer. Uma aplicação interessante é a implementação.
Strings: Cadeia de Caracteres
Aula prática 6 Vetores e Matrizes
Prof. Natalia Castro Fernandes Engenharia de Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Prof. Natalia Castro Fernandes Engenharia de Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
Prof. Natalia Castro Fernandes Mestrado em Telecomunicações – UFF 2º semestre/2012.
PHP Tipos de dados Constantes.
Linguagem de Programação II Parte VII
Sistemas Operacionais PLATAFORMA LINUX
Filas - Definição Uma fila possui o comportamento: O primeiro que chega é o primeiro que sai. O único elemento que pode ser removido da fila é o primeiro.
Entrada e saída.
Interpretador Python.
O Portal do Estudante de Computação
Linguagem de Programação JAVA
Desenvolvendo um script SQL
Linguagem de Programação JAVA Técnico em Informática Professora Michelle Nery.
Pilhas Profa. Nádia Félix.
Ruby (2/2) André Braga Patrícia Lustosa. Intro Peguem a aula de ontem em /~plvr para ter como referência para os exercícios de hoje.
Baseado no material do Professor Raul Paradeda
Aula prática 7 Strings Monitoria de Introdução à Programação
Ceça Moraes – Introdução à Programação SI1
Definições de Esquemas, Restrições básicas e buscas
Algumas notas sobre a linguagem de programação C
Programação I Aula 3 (Entrada de Dados) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 11/3/2009.
Linguagem XML Criando um documento XML válido
Ceça Moraes – Introdução à Programação SI1
Algoritmos e Estruturas de Dados I – Modularização
INE Fundamentos de Matemática Discreta para a Computação
Programação I Aula 4 (Expressões Booleanas e Expressões de Seleção) Prof. Gilberto Irajá Müller Última atualização 17/3/2009.
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale 2º. Semestre 2008.
Profa. Mercedes Gonzales Márquez
Algoritmos e Programação MC102 Prof. Paulo Miranda IC-UNICAMP Aula 15 Ponteiros.
BCC101 – Matemática Discreta
1 Programação em C Aula Considere que um banco armazena em arquivo as seguintes informações de seus clientes: número da conta (int), nome do cliente.
Tipos de Dados, Variáveis, Expressões Lógicas e Aritméticas
Laboratório de Programação II Método main Dados e Métodos de Classes.
Array e ArrayList LPOO – 01/09/14.
Programação Orientada a Objetos para Redes de Computadores Prof. Miguel Elias Mitre Campista POO para Redes de Computadores.
VARIÁVEIS Desenvolvido pelo Mestrando Rodrigo Moreira Barreto – VHLab (Virtual Humans Simulation Laboratory – PUCRS) 1 Desenvolvido por: Rodrigo Moreira.
BD SQL (Insert, Update, Delete) e Select Hayslan Nicolas Colicheski Bucarth – IFRO / 2015 –
Arrays Outline 7.1 Introdução 7.2 Arrays 7.3 Declarando e Criando Arrays 7.4 Exemplos usando arrays 7.5 Ordenando arrays 7.6 Procurando em.
Aula Prática 6 Ponteiros Monitoria  Quando declaramos uma matriz:  tipo meuArray[tam];  O compilador aloca a matriz em uma região de memória.
Minicurso Java Básico Ruddá Beltrão | Cristian Costa.
Variáveis, expressões e comandos Dilvan Moreira. Lembrando …  Instalação normal (para utilizar no PC com Windows) 
1 Estruturas Condicionais Aula – Tópico 3 Algoritmos e Estruturas de Dados I (DCC/003)
Laboratório de Computação Aula 06 e 07 – Implementação de classes Prof. Fábio Dias
Informática – Senai. Include e Require O PHP tem duas formas normalmente usadas para incluir o conteúdo de um arquivo PHP, em uma outra página. São elas:
FUNÇÕES Dilvan Moreira (baseado em material de Z. Liang)
Transcrição da apresentação:

Listas e Dicionários

Definição As vezes usamos determinadas variáveis para gravar determinados valores, como uma string para gravar determinada cor (“vermelho”). Mas e se fosse preciso gravar várias cores? Para gravar várias cores (“vermelho”, “verde”, “amarelo”, etc.), ao invés de criar uma variável para cada, criamos uma lista de cores.

Exemplo de lista Neste exemplo, temos uma lista de inteiros, mas uma lista pode conter quaisquer tipos de objetos. Exemplo: >>> lista = [1, 2, 3] >>> lista [1, 2, 3]

Acesso a lista Como qualquer seqüência a lista possui um sistema de endereçamento. >>> lista[0] 1 >> lista[0] + lista[2] 4 O operador “+” representa um concatenação na lista

Operador del O operador del pode ser usado para remover elementos de uma lista Ex.: >>> lista [1, 2, 3, ['ab', 'CD']] >>> del lista [2] [1, 2, ['ab', 'CD']] >>> del lista [2][1] [1, 2, ['ab']]

Len, min e max len (lista) retorna o número de elementos de lista; min (lista) e max (lista) retornam o menor/maior elemento de lista; Ex.: >>> lista = [1, 2, 9, 3, 4] >>> min(lista) 1 >>> len (lista) 5

Continuando... >>> max (lista) 9 >>> max (['a', 'b', 'c']) 'c'

Dicionários Um dicionário representa uma coleção de elementos onde é possível utilizar um índice de qualquer tipo imutável;  Ao contrário da lista, onde índices são sempre inteiros seqüencialmente atribuídos;  É costumeiro usar os termos chave e valor (key/value) para descrever os elementos de um dicionário - a chave é o índice, e o valor, a informação correspondente àquela chave.

Sintaxe Para declarar dicionários, utilizamos o símbolo chaves, separando o índice do valor por dois pontos e separando os pares índice-valor por vírgulas: >>> refeicoes = {"café" : "café", "almoço" : "macarrão", ... "jantar" : "sopa"} >>> print refeicoes["almoço"] macarrao

Exemplo >>> precos_modelos = {98 : 89, 99 : 119, 2000 : 199} >>> print precos_modelos[98] 89 Neste exemplo criamos dois dicionários com três elementos cada um. As chaves do dicionário refeicoes são as strings "café", "almoço" e "jantar", e os valores respectivos, as strings "café", "macarrão" e "sopa".

Métodos do dicionário O dicionário também possui alguns métodos notáveis: keys() retorna uma lista (sim, exatamente, do tipo lista) com as chaves do dicionário; values() retorna uma lista com os valores do dicionário; items() retorna uma lista de tuplas com o conteúdo do dicionário, cada tupla contendo um par (chave, valor).

Exemplo de Keys >>> precos_modelos.keys() [99, 98, 2000] >>> precos_modelos.values() [119, 89, 199] # A ordem dos elementos retornados por keys() # values() é arbitrária; não confie nela.

Exemplo de Values has_key(k) verifica se a lista possui aquela chave: >>> precos_modelos.has_key(98) True >>> precos_modelos.has_key(97) False

Exemplo de Update update(d2) atualiza o dicionário com base em um segundo dicionário fornecido como parâmetro; Elementos do dicionário original que também existem no segundo são atualizados; Elementos que existem no segundo mas que não existem no original são adicionados a este. >>> precos_modelos.update({2000 : 600, 2001: 700}) >>> print precos_modelos {99: 400, 98: 300, 2001: 700, 2000: 600}

O próximo passo corresponde a aula: Listas de Listas Nesta aprenderemos a fazer outra estrutura de dados muito importante.