Variação linguística:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
POIS NÃO HÁ NADA IGUAL À TI!
Advertisements

Quem quer que sejas, onde quer que estejas Diz-me se é este o mundo que desejas
Nome: Tatiele n 22 Professora: Liani
Níveis de linguagem: variações linguísticas
EU COMIGO AQUI E AGORA.
SEXTA– FEIRA SANTA PAIXÃO E MORTE DO SENHOR JESUS.
ENTREVISTA MUSICAL.
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Variações Linguísticas
Não há nada comparado.
T R O V A S Zélia Nicolodi.
Orações Subordinadas Quem de nós dois Ana Carolina.
QUANDO NÓS TROCAMOS O PRIMEIRO OLHAR O MEU CORAÇÃO PEDIU PRA SE APAIXONAR IGUAL AO SOL QUE NASCE E SÓ PERTENCE AO DIA QUANDO NASCI O MEU AMOR JÁ TE PERTENCIA.
EU TE AMO JESUS E NÃO TENHO OUTRO DESEJO SENÃO TE AMAR ATÉ O ULTIMO INSTANTE DA MINHA VIDA. EU TE AMO MEU DEUS MEU CÉU E PREFIRO MORRER AMANDO A TI DO.
Autor Giuseppe Ghuiaroni
Vontade De Você....
Mais um pouco de... Literatura de.
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Cida Valadares Irismar Andrade Santiago Quando, o peso dos anos se fazia sentir.. Por quê isso? Se és tão jovial?
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
Português Instrumental
Mesmo sem ver a santa face do Senhor Jesus e Teu trono acima no céu longe de mim está.
Os vários sotaques de um assalto!
ASSALTANTE BAIANO Ô meu rei... (pausa) Isso é um assalto... (longa pausa) Levanta os braços, mas não se avexe não.. (outra pausa) Se num quiser nem.
PAI Fábio Jr..
DE TODA A MINHA CONTEMPLAÇÃO
ENCONTREI O MEU LUGAR BEM DENTRO DO TEU CORAÇÃO
PRECE DE UM CÃO ABANDONADO
Soneto de Amor total Vida Vinícius de Moraes.
FELIZ OLHAR NOVO!!!. FELIZ OLHAR NOVO!!! O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho da sua história. O grande lance é viver cada momento.
Eu sou um poeta.
Poemas Profa. Marilene Garcia.
Dois Amigos Cantam: Zezé Di Camargo e Luciano -
Pai.
Complexidade Feminina
Ensinamento Minha mãe achava estudo a coisa mais fina do mundo. Não é
APAIXONADO Hugo e Tiago.
Versos para ti Ligue o Som.
A A A Assaltante baiano Ô meu rei,
Tema: Sou um poeta.
SEMANA SANTA SEXTA –FEIRA DA PAIXÃO DO SENHOR
Poema das mães Giuseppe Ghiaroni. Poema das mães Giuseppe Ghiaroni.
COLÉGIO MARIA IMACULADA – SP PROJETO – FEIRA DAS NAÇÕES 2012
Sincronizado Com a Música
Eu Sou o poeta Marcelo 15 4º-a Eu sou um poeta mas inspirado em belas obras realizadas por grandes escritores, que hoje fazem parte da nossa literatura.
Jesus Toda Vida.
EU TANTO ESPEREI PRA TE VER ASSIM, JÁ SOFREMOS JUNTOS, SONHAMOS JUNTOS, QUE BOM PODER DIZER: "CHEGAMOS AQUI"! TÃO BOM É O NOSSO DEUS QUE NOS QUIS ASSIM,
AMO-TE MAIS A CADA DIA POEMA DE ROSA RIGHETTO COM AUDIO CLIQUE
POR QUE TE AMO ?? Amo porque te amo !! Teu olhar de ternura A poesia magistral Tua pele, teu cheiro Meu desejo carnal Amo porque te amo !! Teu jeito calmo.
By Búzios Slides Soneto do Amor Total Vinícius de Moraes Automático.
JESUS NA BAHIA.
JESUS, SEMPRE TE AMO PORQUE SEI QUE ÉS MEU; A TI TODA A HONRA
Esse amor não era para ter acontecido
PRECE DE UM CÃO ABANDONADO
EU ENCONTREI UM AMOR PERFEITO UM TESOURO ESCONDIDO DIANTE DESSE ALTAR SEU VALOR É MAIOR QUE TUDO, NADA PODERÁ SE IGUALAR.
O homem que eu amo O homem que eu amo É sério e centrado É teimoso, mas é querido.
Para muitos com certeza será uma data linda... Trocas de olhares, beijos e abraços. Uns partilham presentes dos mais simples até aos mais sofisticados...
Quem me dera eu te escrevesse um canto, Um canto simples que te chamasse pra mim, Que de tão triste, não te esperasse tanto, Para que este pranto se.
FELIZ OLHAR NOVO Carlos Drummond de Andrade.
A drama e seu Dono A drama perdida.
Prof. Florêncio Caldas. Principais nomes do modernismo brasileiro Manuel Bandeira literatura (poesia)
Carlos eduardo & adrielli batista
TEXTOS LITERÁRIOS EM VERSO
Eu sei que vou te amar Vinicius de Moraes / Antonio Carlos Jobim Eu sei que vou te amar Por toda a minha vida, eu vou te amar Em cada despedida, eu vou.
Ti conhecer,
Procura-se o autor ASSALTANTE BAIANO Ô meu rei... ( pausa ) Levanta os braços, mas não se avexe não...( outra pausa ) Se num quiser nem precisa levantar,
Assaltantes Procura-se o autor.
A A A Assaltante baiano Ô meu rei,
Transcrição da apresentação:

Variação linguística: Conceitos básicos

1 a 2 b 3 c

Norma culta, norma padrão, variedade prestigiada Gíria e jargão Conceitos importantes Norma culta, norma padrão, variedade prestigiada Gíria e jargão Modalidade escrita e modalidade oral (continuum) Erro x Inadequação

Soneto do amor total Amo-te tanto, meu amor... não cante O humano coração com mais verdade... Amo-te como amigo e como amante, Numa sempre diversa realidade. Amo-te afim de um calmo amor prestante, E te amo além, presente na saudade. Amo-te, enfim, com grande liberdade, Dentro da eternidade e a cada instante. Amo-te como um bicho, simplesmente De um amor sem mistério e sem virtude Com um desejo maciço e permanente. E de te amar assim, muito e amiúde, É que um dia em teu corpo de repente, Hei de morrer de amar mais do que pude. Vinicius de Moraes

Ai se sesse! Zé da Luz Lirinha Se um dia nóis se gostasse; Se um dia nóis se queresse; Se nóis dois se impariasse, Se juntim nóis dois vivesse! Se juntim nóis dois morasse Se juntim nóis dois drumisse; Se juntim nóis dois morresse! Se pro céu nóis assubisse? Mas porém, se acontecesse qui São Pêdo não abrisse a porta do céu e fosse, te dizê quarqué toulice? E se eu me arriminasse e tu cum eu insistisse, prá qui eu me arresorvesse e a minha faca puxasse, e o bucho do céu furasse? Tarvez qui nós dois ficasse tarvez qui nós dois caísse e o céu furado arriasse e as virge tôda fugisse! Zé da Luz Lirinha

Igual-desigual Eu desconfiava: todas as histórias em quadrinho são iguais. Todos os filmes norte-americanos são iguais. Todos os filmes de todos os países são iguais. Todos os best-sellers são iguais. Todos os campeonatos nacionais e internacionais de futebol são iguais. Todos os partidos políticos são iguais. Todas as mulheres que andam na moda são iguais. Todas as experiências de sexo são iguais.

Todos os sonetos, gazéis, virelais, sextinas e rondós são iguais e todos, todos os poemas em versos livres são enfadonhamente iguais. Todas as guerras do mundo são iguais. Todas as fomes são iguais. Todos os amores, iguais iguais iguais. Iguais todos os rompimentos. A morte é igualíssima. Todas as criações da natureza são iguais. Todas as ações, cruéis, piedosas ou indiferentes, são iguais. Contudo, o homem não é igual a nenhum outro homem, bicho ou coisa. Não é igual a nada. Todo ser humano é um estranho ímpar. Carlos Drummond de Andrade

De onde é o assaltante? (humor) “Ô sô, prestenção. Issé um assarto, uai! Levantus braçu e fiketin quié mió prucê. Esse trem na minha mão tá chein di bala… Mió passá logo os trocado que eu num to bão hoje. Vai andano, uai ! Xispa daqui!!! Tá esperanuquê, sô?!” “Ô meu rei… (pausa). Isso é um assalto… (longa pausa). Levanta os braços, mas não se avexe não… (outra pausa). Se num quiser nem precisa levantar, pra num ficar cansado. Vai passando a grana, bem devagarinho ( pausa pra pausa ). Num repara se o berro está sem bala, mas é pra não ficar muito pesado (pausa maior ainda). Não esquenta, meu irmãozinho, (pausa). Vou deixar teus documentos na encruzilhada.” “Aí, perdeu, mermão! Seguiiiinnte, bicho. Isso é um assalto, sacô? Passa a grana e levanta os braço rapá … Não fica de caô que eu te passo o cerol …. Vai andando e se olhar pra trás vira presunto …” “Isto é um assalto! Erga os braços! Orra, meu… Passa logo a grana, meu. Mais rápido, mais rápido, meu, que eu ainda preciso pegar a bilheteria aberta pru jogo do Curintia, meu … Pô, agora se manda, meu, vai… vai..” “O guri, fica atento… isso é um assalto. Levanta os braços e te aquieta, tchê ! Não tentes nada e cuidado que esse facão corta uma barbaridaaade, tchê. Passa as pilas prá cá ! Tri-legal! Agora, te manda, senão o quarenta e quatro fala.” “Querido povo brasileiro, estou aqui no horário nobre da TV para dizer que no final do mês, aumentaremos as seguintes tarifas: Energia, Água, Esgoto, Gás, Passagem de ônibus, Imposto de renda, Licenciamento de veículos, Seguro obrigatório, Gasolina, Álcool, IPTU, IPVA, IPI, ICMS, PIS, COFINS.”