Módulo 23 – Sociedade e Política Feudal

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IDADE MÉDIA (IDADE DAS TREVAS)
Advertisements

UMA NOVA CIVILIZAÇÃO O FEUDALISMO A IGREJA A CULTURA MEDIEVAL
FORMAÇÃO DO FEUDALISMO
Idade Média Ocidental.
Unidade 1 O feudalismo na Europa.
O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL
A Formação da Europa Feudal
Passagem da Antiguidade para o Feudalismo
SISTEMA FEUDAL AUTORA:ELIANE LIMA.
RENASCIMENTO.
Europa Medieval: O Feudalismo
A Idade Média é o período histórico compreendido entre os anos de 476 (queda de Roma ) ao ano de 1453 ( a queda de Constantinopla). Este período apresenta.
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
TEMA 5: A SOCIEDADE FEUDAL
IDADE MÉDIA História – Ângela – 7º.
O feudalismo na Europa Feudalismo: Sistema social que predominou na Europa Ocidental entre os séculos X e XIII FEUDO Para garantir a posse, os nobres faziam.
Prof. Everton da Silva Correa
O FEUDALISMO.
O feudalismo O feudalismo consiste em um conjunto de práticas envolvendo questões de ordem econômica, social e política. De modo geral, a configuração.
Idade Média 476 d.C
FEUDALISMO.
“ A Estrutura do Feudalismo”
Profa. Dra. Suzana Lopes Salgado Ribeiro
Conceito de Idade Média
ORIGEM e CARACTERÍSTICAS:
FEUDALISMO Profº Paulo Henrique.
PhotoDisc/Royalty Free
HISTÓRIA idade média feudalismo
GERAL E DO BRASIL 2.ª edição José Alves de Freitas Neto
Povos Bárbaros Prof. Claudio
Principais tópicos da aula:
APÓS AS INVASÕES BÁRBARAS, OS EUROPEUS REFUGIARAM-SE NOS FEUDOS, ONDE EXISTIAM CASTELOS QUE ERAM VERDADEIRAS FORTALEZAS.
APÓS AS INVASÕES BÁRBARAS, OS EUROPEUS REFUGIARAM-SE NOS FEUDOS, ONDE EXISTIAM CASTELOS QUE ERAM VERDADEIRAS FORTALEZAS.
Luísa Pereira, Taiane Lunardelli, Isabel Coelho & Isabela Bettanin.
Feudalismo.
1- Conceito: É o modo, sistema, sócio-econômico dominante, no medievo.
Prof. Waldejares - História Geral
“ A Estrutura do Feudalismo”
Formação do feudalismo
Atividades de História
Alta Idade Média.  A alta Idade Média representa o apogeu do feudalismo europeu.
Romanos: Descentralização Administrativa e Colonato
Clima de Insegurança  Com as invasões o clima de insegurança generalizou-se por todos os territórios.  Os reis incapazes de defender os territórios.
IDADE MÉDIA.
O Feudalismo O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência.
O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servis). Tem suas origens na decadência do Império Romano.
 Formação do feudalismo  FEUDALISMO Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis.
O FEUDALISMO “A palavra feudalismo ou sistema feudal foi o modo de organização da vida em sociedade que caracterizou a Europa durante grande parte da Idade.
Feudalismo.
Idade Média e Feudalismo
IDADE MÉDIA E FEUDALISMO
Declínio do modelo feudal
Propriedades agrícolas de dimensão variável, que pertenciam à nobreza ou ao clero SENHORIOS 1ª Fase Tem um carácter territorial associado à manutenção.
Feudalismo.
Capítulo 6 – Entre o céu e a terra
Um estudo de caso: os “bárbaros” germânicos
Constantinopla se transformou na região mais rica e urbanizada da Europa onde se realizava comércio de: Perfumes Tecidos Porcelanas Agricultura.
Moral e História Moral Significado Função Validade
IDADE MÉDIA – FEUDALISMO ALTA IDADE MÉDIA (SÉC V – X) 1 – CARACTERÍSTICAS GERAIS: Formação e apogeu do Feudalismo. Período de constantes invasões e deslocamentos.
Formação do feudalismo
IDADE MÉDIA século V ao XV
Fernando Santos Sociedade Medieval.
A Formação dos Reinos Bárbaros
Professora: Janaína Vargas
MODOS DE PRODUÇÃO.  MODOS DE PRODUÇÃO = forças produtivas + relações de produção.  O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus.
EUROPA SÉCULO VI. Alta Idade Média História da Alta Idade Média, Inicio do feudalismo, resumo, características, fatos históricos, bibliografia Introdução.
Feudalismo Unidade 7 - HG Séc V Séc XI Séc XV CONCEITO: Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza.
SOCIEDADE SENHORIAL.
O Domínio Senhorial.
Idade Média Idade Média A Idade Média teve início na Europa com as invasões germânicas (bárbaras), no século V, sobre o Império Romano do Ocidente. Essa.
Transcrição da apresentação:

Módulo 23 – Sociedade e Política Feudal Objetivo da aula: Compreender como se passavam as relações entre o senhor feudal e os camponeses durante a idade média. A sociedade feudal era dividida em três grupos básicos: a nobreza, o clero e os servos. A Igreja considerava que esta divisão era necessária e incentivada por Deus. Existiam outras camadas menos numerosas, como os escravos, mas estavam caindo em desuso, e os vilões, pequenos proprietários que entregavam suas terras para os maiores senhores feudais. Entre as relações feudais existentes, estava a do suserano (que cedia as terras) e um vassalo (que recebia as terras). Muitas vezes o próprio rei era o próprio suserano que fornecia as terras para os senhores feudais. A terra do senhor feudal poderia também ser subdividida para outros vassalos, tornando-se assim “vassalo do vassalo”. A nobreza era dividida em duas: a alta nobreza, subordinada diretamente ao rei e a baixa nobreza, subordinada aos “subordinado do rei”.

A subordinação a um suserano ocorria durante uma cerimônia chamada de “investidura”, onde ocorria a homenagem (reconhecendo a soberania do suserano), a investidura (concessão de poder ao senhor feudal) e o juramento de fidelidade, quando quem recebia as terras se comprometia com quem as doou. Era comum os feudos tornarem-se completamente separados do resto do reino, tornando-se regiões autônomas

Módulo 24 – A Igreja Medieval Objetivo da aula: Analisar a postura do clero católico durante a idade média e como se tornou um dos poucos fatores de união entre os feudos. O clero (instituição reconhecida da Igreja católica e sua hierarquia) era completamente dividida em: Alto Clero Baixo Clero Clero Secular Clero Regular Maior contato com a população Enclausurada em mosteiros

A subordinação a um suserano ocorria durante uma cerimônia chamada de “investidura”, onde ocorria a homenagem (reconhecendo a soberania do suserano), a investidura (concessão de poder ao senhor feudal) e o juramento de fidelidade, quando quem recebia as terras se comprometia com quem as doou.