5 A dieta bíblica 2 DE NOVEMBRO DE 2013

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Feliz Sábado. Feliz Sábado ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS! Não só de pão vive o homem, mas de toda palavra que procede da boca de Deus. Mt 4:4 SEJAM.
Advertisements

ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS! NÃO SÓ DE PÃO VIVE
CONFERÊNCIA NACIONAL A SANTIDADE Subsídio PPT Encontro 16.
JESUS E SEU “EXEMPLO” ...de CONSEGUIR! ...de REALIZAR! ...de VENCER!
SANTA CEIA VILA SOLANGE FAMÍLIA FORTE IGREJA FORTE.
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Introdução a Bíblia.
ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
ESCOLA BÍBLICA SEJAM BEM VINDOS!.
Tipologia bíblica 3 TIPOS DO CALVÁRIO.
“Não há justo, nem sequer um” Um retrato do ser humano
O cristão irrepreensível no falar I Tessalonicenses 5
O livro dos Atos dos Apóstolos
DOUTRINAS BÁSICAS O QUE JÁ FOI VISTO: NOVO NASCIMENTO BATISMO CEIA
O LIVRO DE levítico Palavras Chave: “Santidade e Expiação” MENSAGEM:
11 E Jesus disse ainda: – Um homem tinha dois filhos.
REGRAS PARA INTERPRETAR AS ESCRITURAS
SENIB DOUTRINAS 1.
“Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos,
Observe a dieta bíblica
MATERIAL DE APOIO “Dieta Bíblica”
Chamados para Celebrar o Sacrifício de Cristo
Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
Em Gálatas, Paulo combate a ação dos religiosos que pregavam a necessidade de ações humanas para se alcançar a salvação.
Paróquia Nossa Senhora de Copacabana
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
MÓDULO BÁSICO APOSTILA 04 TEMA: ORAÇÃO CAMINHO DE SANTIDADE
CULTO DE ENSINO VILA SOLANGE MÊS DA ORÃÇÃO “ORAÇÃO MUDA AS COISAS”
CONHECENDO A BÍBLIA Baseado no material das classes 1 a 4
1 – Por que falar sobre Dons Espirituais?
QUANTIDADE Com Amor e Cuidado QUALIDADE + UNIDADE =
“Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma.”
Simplesmente Igreja.
CRER SEM VER: DESAFIO DA FÉ CRISTÃ
Grupo A – Azul Claro, Marrom, Laranja
82 anos pregando as boas novas. 82 anos pregando as boas novas.

1. Guardião das Doutrinas
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
Saúde - Algo Que Interessa
O PAPEL DA IGREJA NO AVIVAMENTO
Rio Verde - Goiás - Brasil
TEMA. TEMA 8 Mensagem Mobilizando quanto à contribuição financeira HOJE: O Espírito Santo, o Líder da Igreja: Mobilizando quanto à contribuição financeira.
NOVA EBD LIÇÃO 9.
Dr. Mark A. Ellis Igreja Batista do Méier
INICIA COM O VÍDEO.
IGREJA DE CRISTO- Fortaleza Ce LIÇÃO N. 08

Jan Gottfridsson Igreja em Porto Alegre.
2 | O evangelho da saúde perfeita
1 Chegamos a Roma!. 1 Chegamos a Roma! Alvo da lição O aluno será capaz de saber sentir agir conhecer melhor a carta aos Romanos, incluindo a cidade,
1 | A teologia da prosperidade
Presentation Title Your company information.
Aprendendo verdades sobre a graça do Senhor para todos nós
 A Bíblia inteira nos foi dada por inspiração de Deus, e é útil para nos ensinar o que é verdadeiro, e para nos fazer compreender o que está errado em.
Escola Perseverança – 9 lição IGREJA DE CRISTO - Fortaleza
São os princípios da saúde realmente uma parte da religião Cristã?
O que uma pessoa pode fazer pelo mundo?
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
MÉTODOS DE ESTUDOS BÍBLICOS
Feliz Sábado!. Feliz Sábado! “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos: MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
6. Uma comunidade adoradora
Feliz Sábado!. Feliz Sábado! “Este é o dia que fez o SENHOR; regozijemo-nos, e alegremo-nos nele. Salmos: MISSÃO DA ESCOLA BÍBLICA.
“Lâmpada para os meus pés é a Tua palavra e, luz para os meus caminhos Salmos 119:105.
1. Que livro é esse? 3 DE OUTUBRO DE 2015
2. O Cristo glorificado 10 DE OUTUBRO DE 2015
12 de março de Aprenda mais de Jesus Agora que vocês sabem estas coisas, felizes serão se as praticarem. (Jo 13:17)
Transcrição da apresentação:

5 A dieta bíblica 2 DE NOVEMBRO DE 2013 Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14)

5 A dieta bíblica OBJETIVO Ajudar o estudante da Escola Bíblica a entender e a defender o que cremos acerca das leis alimentares, com base na Bíblia, considerando que este ensinamento nos convida à gratidão e nos exorta à moderação.

5 A dieta bíblica TEXTO BÁSICO Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. (At 10:14)

5 A dieta bíblica INTRODUÇÃO A ceia do Senhor, a celebração cristã que tem origem em Jesus (1 Co 11:23), recorda sua pessoa e sua obra (1 Co 11:24-25). A mensagem da cruz é o centro da ceia. Seus elementos, o pão e o vinho, trazem-nos à memória o que Cristo fez por nós (1 Co 11:24,26).

5 A dieta bíblica DIRETO AO PONTO As leis alimentares presentes no Antigo Testamento e dadas ao povo de Deus do passado continuam em vigor em nossos dias? Qual a base dessas leis: a saúde? Cremos que as leis alimentares são válidas para a igreja e sua base é a soberania de Deus.

I- A DOUTRINA ENTENDIDA 5 A dieta bíblica I- A DOUTRINA ENTENDIDA Os primeiros seres humanos alimentavam-se de vegetais, pois assim Deus havia determinado: Eu vos dou todos os vegetais que dão semente (...); eles vos servirão de alimento (Gn 1:29). Desde os dias de Noé, porém, Deus permitiu ao homem uma dieta também à base de carne (9:3). Nessa época, o Senhor já havia feito a separação entre animais limpos e imundos (7:2). Como veremos, aqueles servem para nosso consumo, ao contrário destes.

I- A DOUTRINA ENTENDIDA 5 A dieta bíblica I- A DOUTRINA ENTENDIDA 1. A explicação da nossa crença 1.1 Os animais limpos e os impuros 1.2 A base da dieta bíblica 1.3 O objetivo da dieta bíblica

5 A dieta bíblica Para refletir... 01. Comente com a classe sobre os alimentos permitidos por Deus para a nossa alimentação. Baseie-se no item 1.

Quadrúpedes Levíticos 11.2-8; Deuteronômio 14.4-8 5 A dieta bíblica Quadrúpedes Levíticos 11.2-8; Deuteronômio 14.4-8 1 - QUADRÚPEDES LIMPOS: CASCO FENDIDO (DIVIDIDO EM DOIS); RUMINA. CABRA BOI OVELHA VEADO GAZELA CORÇA CABRA MONTÊS BÚFALO CAMURÇA OVELHA MONTÊS GAMO TOURO ANTÍLOPE

5 A dieta bíblica 2. ANIMAIS IMPUROS (LEV. 11:4-8) A) RUMINA MAS NÃO TEM UNHA FENDIDA: B) TEM UNHA FENDIDA, MAS NÃO RUMINA; CAMELO PORCO LEBRE COELHO

5 A dieta bíblica Dos animais que há nas águas (Levíticos. 11:9-12 ; Deuteronômio. 14:9-10) 1. PEIXES PUROS = TEM BARBATANAS(NADADEIRAS) E ESCAMAS SALMÃO SARDINHA GÓ MERLUZA 2. IMPUROS = SEM BARBATANAS(NADADEIRAS) E/OU SEM ESCAMAS CAMARÃO CARANGUEJO PIRAÍBA POLVO

(Levíticos. 11:13-19 ; Deuteronômio. 14:11-18,20) 5 A dieta bíblica Das Aves (Levíticos. 11:13-19 ; Deuteronômio. 14:11-18,20) IMPURAS: AVES DE RAPINA E OUTRAS QUE SE ALIMENTAM DE CADÁVERES. TODA ESPÉCIE DE CORVO ÁGUIA MARINHA AÇOR ÁGUIA FALCÃO DE QUALQUER ESPÉCIE GAIVOTA AVESTRUZ MOCHO GAVIÃO DE QUALQUER ESPÉCIE

5 A dieta bíblica Das Aves (Levíticos. 11:13-19 ; Deuteronômio. 14:11-18,20) IMPURAS: AVES DE RAPINA E OUTRAS QUE SE ALIMENTAM DE CADÁVERES. CORUJA CORVO MARINHO CORUJÃO CORUJA BRANCA PELICANO GARÇA DE QUALQUER ESPÉCIE CEGONHA POUPA MORCEGO ABUTRE

5 A dieta bíblica Insetos / Répteis (Levíticos. 11:20-23, 29-31, 41-44; Deuteronômio. 14:19) 1. INSETOS PUROS: ASAS. QUATRO PÉS E PERNAS MAIS LONGAS PARA SALTAR. QUALQUER TIPO DE LOCUSTA GRILO GAFANHOTO

(Levíticos. 11:20-23, 29-31, 41-44; Deuteronômio. 14:19) 5 A dieta bíblica Insetos / Répteis (Levíticos. 11:20-23, 29-31, 41-44; Deuteronômio. 14:19) IMPUROS: LAGARTIXA RATO LAGARTO CROCODILO DA TERRA DONINHA LAGARTO DA AREIA CAMALEÃO COBRA JACARÉ ARANHA CENTOPÉIA

5 A dieta bíblica Para refletir... 02. O que levou Deus a fazer a distinção entre animais limpos e imundos? Qual o objetivo disso? Comente com base no item 1. 03. A dieta bíblica ainda é válida? Comente com base em Mt 13:47-48; At 10:14, 11:18, 15:20, e no item 1.

I- A DOUTRINA ENTENDIDA 5 A dieta bíblica I- A DOUTRINA ENTENDIDA 2. Refutando o contradizente 2.1 A crença errada de que o Novo Testamento Invalidou a dieta bíblica 2.2 Textos interpretados erroneamente por quem quer invalidar a dieta bíblica

5 A dieta bíblica Para refletir... 04. O Texto de At 10:9-16 pode ser usado para se defender a anulação das leis alimentares e a transformação dos animais imundos em limpos por Deus? Responda baseando-se no item 2. 05. As palavras de Paulo, em 1 Tm 4:4,5, indicam que podemos comer qualquer alimento, incluindo aqueles mencionados, em Lv 11, como impuros? Baseie-se no item 2. 06. Após ler Gn 7:2; At 15:20, e o item 2, responda: Por que a observância da dieta bíblica contida em Lv 11 não se limita aos israelitas?

II- A DOUTRINA APLICADA 5 A dieta bíblica II- A DOUTRINA APLICADA A dieta bíblica nos convida à gratidão Os alimentos que Deus deixou para nosso consumo (Gn 1:29, Lv 11, Dt 14) não devem ser recebidos de qualquer maneira, mas com ações de graças (1 Tm 4:4). A NTLH diz: Que tudo seja recebido com orações de agradecimento (v.4b). Deus merece receber nossa gratidão. Ele supre as nossas necessidades básicas, inclusive no alimento (Mt 6:30-32).

II- A DOUTRINA APLICADA 5 A dieta bíblica II- A DOUTRINA APLICADA 2. A dieta bíblica nos exorta à moderação Pecamos quando ingerimos das carnes que Deus classificou como imundas. Contudo, podemos também pecar quando, ao ingerir dos alimentos permitidos por Deus, deixamos de lado a moderação. Comer demais não faz bem. O exagero na alimentação macula o templo do Espírito, o nosso corpo. O sábio adverte: Não exagere na comida, controle seu apetite! (Pv 23:2 – BV).

5 A dieta bíblica Para refletir... 07. Após ler a primeira aplicação, responda: Por que devemos agradecer a Deus pelo pão nosso de cada dia? 08. Após ler a segunda aplicação, responda: Por que devemos ser moderados na alimentação?

5 A dieta bíblica MEU DESAFIO Pela graça de Deus, chegamos ao final do estudo de hoje. Vimos que a dieta bíblica foi instituída por Deus. Ele fez a separação entre animais limpos e imundos. A observação dessa distinção não se limitou ao povo israelita; é para nós, também. O nosso cardápio deve levar em consideração essa ordem divina. Portanto, faça o seguinte: Tire um tempinho para ler a Bíblia. O texto a ser lido é o de Levítico 11 ou Deuteronômio 14. Ali, você encontrará a lista dos animais próprios e dos impróprios para o consumo. Após refletir na leitura do texto bíblico, faça uma oração de gratidão a Deus pelo pão de cada dia e peça-lhe forças para praticar sempre a moderação nas suas refeições.

PRÓXIMA LIÇÃO Lição 6: A unção com óleo