Alimentos e a Evolução Humana

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Surgimento do planeta A Terra surgiu há 4 bilhões e 600 milhões de anos, era uma enorme bola de fogo. Após um bilhão de anos houve o resfriamento e surgiram.
Advertisements

REVISÃO.
No princípio Deus criou o céu e a terra…
A Pré-História Prof. Alcidélio Camilo.
O Debate Sobre a Pré-História
PRÉ-HISTÓRIA Período compreendido entre o aparecimento dos primeiros ancestrais humanos (hominídeos) até o surgimento da escrita.
CAP 13 – A ORIGEM DA CULTURA
AUSTRALOPITECOS   O Australopithecus cujo o nome significa " macaco do sul ", apareceu há cerca de  5 milhões de anos atrás durante o Plioceno possuía.
Australapitecos Os australopitecíneos parecem ter aparecido há cerca de 3,9 milhões de anos. Os cérebros da maior parte das espécies de.
Paleolitico. O Paleolítico (pedra antiga), também conhecido como Idade da Pedra Lascada, refere-se ao período pré- histórico que vai de cerca de 2,5.
As Sociedades Recolectoras
Instituto Nacional de Educação de Surdos
FILOGENIA HUMANA A PRIMEIRA DESCOBERTA DA AMÉRICA
Prof. Luiz Antônio Tomaz
Crise Ambiental.
A origem: Do universo e do homem.
HUMANA EVOLUÇÃO.
TEORIA EVOLUCIONISTA Definições:
Página 28 do livro: História das cavernas ao terceiro milênio.
Homem americano. Várias hipóteses foram desenvolvidas para explicar a colonização humana nas Américas.
O Powerpoint seguinte insere-se num conjunto de propostas de trabalho, no âmbito da temática, O PROCESSO DE HOMINIZAÇÃO, e está direcionado para as turmas.
Os Vestígios dos seres vivos
Prof. Alexandre S. Osório
PRÉ-HISTÓRIA: A Origem do Homem
A HISTÓRIA EVOLUTIVA DA ESPÉCIE HUMANA
EVOLUCIONISTAS VERSUS CRIACIONISTAS O EVOLUCIONISMO - É a teoria mais aceita atualmente para a explicação da origem do homem. O principal representante.
Por uma escola de vida Pré-História Geral Prof.: Thiago Oliveira.
Pré-História do Brasil
Profª. Daniela Benaion Barroso
Pré-História.
Como viviam os primeiros homens e mulheres?
HISTÓRIA Prof. Antonio Ive
Descrever as características de cada período da pré-história.
Professora: Roberta Fontoura
DESCOBERTA DO FOGO, ARMAS, ARTESANATOS, ESCRITA;
AS ORIGENS DO SER HUMANO
Pré-História As etapas da evolução humana
Origem e Evolução Humana
Alimentação Humana.
O Macaco Nu – Cap 01 / Origens
A Origem do ser humano.
Da Pré-História à História
A EVOLUÇÃO DO HOMEM.
Tendências evolutivas
Evolução.
ESTUDOS PALEONTOLÓGICOS
O que é História? É o estudo do passado a partir da ótica de um historiador que analisa os vestígios deixados por civilizações antigas. O historiador não.
Revisão Avaliação Mensal de Ciências
EVOLUÇÃO CROMOSSÔMICA E EVOLUÇÃO HUMANA
EVOLUÇÃO DO HOMEM.
História Geral.
HISTÓRIA Capítulo 1: O nascimento das civilizações Prof.: Ítalo Gomes.
Pré-história Período do aparecimento do homem (hominídeos) ao uso da escrita por volta de 4000 a.C.
CARACTERÍSTICAS DOS PRIMATAS E O SURGIMENTO DO HOMO SAPIENS
ORIGEM HUMANA.
A PRÉ-HISTÓRIA.
Principais registros fósseis
O NEOLÍTICO E A REVOLUÇÃO AGRÍCOLA
Do surgimento do homem à invenção da escrita
A ORIGEM DO SER HUMANO NO UNIVERSO (visão evolucionista)
Pré-História.
CRIPTOZOICA – Era HADEANO (“inferno”) sem vida início da Terra arcaica (mais antiga) resfriamento da Terra 80% da História da Terra PRIMITIVA /
O Espaço Geográfico Rural
PRÉ-HISTÓRIA CONTEXTO HISTÓRICO.
Principais registros fósseis
EVOLUÇÃO HUMANA.
Periodização da História
Capítulo 1 – O céu, a Terra, o homem e seu passado Capítulo 2 – Os povos do Crescente Fértil PROGRAMA I ETAPA 6º ANO Capítulo 3 – Os povos do Extremo Oriente.
A origem do homem ,a pré história até a revolução neolita etc .
Transcrição da apresentação:

Alimentos e a Evolução Humana Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Zoologia dos Cordados I Alimentos e a Evolução Humana

INTRODUÇÃO Ao longo dos anos foram estabelecidas diversas hipóteses para tentar explicar como a raça humana teve a capacidade de diferenciar-se tão profundamente do modelo dos primatas primitivos. Mudanças na oferta de alimentos parecem ter influenciado fortemente nossos ancestrais hominídeos, em um sentido evolutivo somos o que comemos.

DIETA Quando e como os hábitos alimentares de nossos ancestrais divergiram dos hábitos de outros primatas? Quanto os humanos modernos se distanciaram do padrão alimentar ancestral? Qual foi a grande vantagem desse distanciamento !? Populações de humanos contemporâneos adotam dietas mais calóricas e nutritivas do que aquelas de nossos primos, os grandes macacos.

BIPEDALISMO Acredita-se que surgiu nos australopitecos mais antigos, que viveram na África por volta de 4 milhões da anos atrás.

Estratégia menos dispendiosa energeticamente que o deslocamento quadrúpede. Aumenta a capacidade de obtenção de alimentos. Os membros superiores livres facilitou o desenvolvimento de habilidades manuais. Um fator que estimulou o bipedalismo foi a crescente aridez africana.

AUMENTO DO CÉREBRO O cérebro é quanta energia ele consome, é aproximadamente 16 vezes mais que o tecido muscular por unidade de área. Nosso cérebro mesmo em repouso consome muita energia cerca de 25% da energia total em repouso. Como teria evoluído um cérebro tão energeticamente dispendioso?

Bipedalismo  Resfriamento do sangue cranial TEORIAS Bipedalismo  Resfriamento do sangue cranial Aumento dos cérebros: Os primatas necessitaram a ingestão de alimentos mais ricos, com isso foram levados a adotar a estratégia de caçadores-coletores, de alimentos como carne, leite e outros produtos de origem animal, em comparação aos chimpanzés que obtém apenas 5 e 7% de suas calorias destas fontes. Os fosseis também indicam que a qualidade dietética teve uma relação direta a evolução da massa cinzenta.

A aridez da paisagem africana limitou a quantidade e a variedade de alimentos vegetais comestíveis Hominídeos desenvolveram especificidades anatômicas que permitiram a subsistência com alimentos de mastigação mais difícil, porém com maior disponibilidade.

Mandíbula e dentição humana

Aumento de pastos  aumento de mamíferos como o antílope e a gazela. Sinais dessa revolução comportamental são visíveis nos registros arqueológicos que apontam um aumento de carcaças de animais em sítios de hominídeos, junto com evidências de que as presas eram abatidas com utilização de utensílios de pedra. Essas mudanças não tornaram nossos ancestrais exclusivamente carnívoros, mas pequenas porções de comida animal ao cardápio com a divisão dos recursos aumentou a qualidade e estabilidade da dieta dos hominídeos.

Cozimento, agricultura e mesmo tecnologia alimentar moderna podem ser táticas para elevar a qualidade da dieta humana. A 1,8 milhões de anos atrás, movimento de saída da África . O ímpeto pela obtenção do alimento novamente parece ter sido um grande motivo para a migração dos hominídeos pelo mundo. Ao mudarem para as latitudes nórdicas os humanos encontraram novos desafios para sobreviverem em tais latitudes. Tiveram que aumentar ainda mais o seu ganho calórico. Populações siberianas criaram estratégias como a criação de renas.

Criação das sociedades urbanas. EXPANSÃO DO HOMEM - Aumento da população total, - Desenvolvimento de novas técnicas, como agricultura, cozimento de alimentos, - Introdução de novos alimentos na dieta, - Seleção genética das plantas como arroz, trigo,... Criação das sociedades urbanas.

EVOLUÇÃO CULTURAL A evolução cultural teve grande importância para a evolução biológica do H. sapiens Algumas características culturais tem suas freqüências aumentadas não somente devido a transmissão cultural, mas porque elas influenciam no crescimento e dispersão das populações (por ex. agricultura). Aumento de complexidade (variedade e sofisticação) de ferramentas associado ao aumento gradual do cérebro. Fogo +/- 500.000 anos Ciências míticas 27.000 anos Pinturas 28.000 - 10.000 anos Enterros 60.000 - 23.000 anos

ESTRUTURA POPULACIONAL Antes da agricultura a sobrevivência humana se dava através da caça e coleta por bandos de pequenos nômades. Agricultura 11.000-8.000 anos - início da transformação da face da Terra pelo Homem. Em termos gerais a aquisição cultural, considerada como marco na história da humanidade é a Agricultura. “Explosão Populacional”

Australopithecus H.habilis H.erectus H.sapiens 400cm³ 600cm³ 900cm³ 1500cm³

Bipedalismo (pés) A pele humana (sistema de difusão de calor) Mão Humana

Face humana e a visão

A garganta e a posição da laringe associada a fala

Retardo no processo de maturação

O ÊXODO AFRICANO começou tão logo o H O ÊXODO AFRICANO começou tão logo o H. erectus se desenvolveu, por volta de 1,8 milhão de anos

TEMPOS MODERNOS - A obesidade e outras doenças são extensões de um contexto que começou há milhares de anos. - Fomos capazes de prosperar em quase todos os ecossistemas da terra consumindo desde alimentos de origem animal do ártico, até tubérculos e cereais cultivados pelo próprio homem nos Andes.

? ? ? Será que a evolução humana foi a conseqüência de sua alimentação!? ? Ou, ? Será que esse tipo de característica é uma evolução do homem!? ? ? ? ? ? “SOMOS O QUE COMEMOS!” ? ? ?