HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Transmissão das Infecções
Advertisements

Atividade Física e Qualidade de Vida
CÂNCER DE PELE.
DSTS (DOENÇAS SEXUALMENTETRANSMISSÍVEIS)
Prevenindo Doenças e Promovendo Saúde Câncer de Próstata Junho / 2005.
Perfil das mulheres em uma unidade de diagnóstico complementar de pequeno porte na cidade do Rio de Janeiro sobre HPV MARTINS, Keitt¹ RESULTADOS INTRODUÇÃO.
Enfermagem em Ginecologia
Mitos e Verdades sobre o HPV
CANCRO DO COLO DO ÚTERO.
Câncer de Mama Câncer do Colo do Útero
Vírus do Papiloma Humano
SAÚDE DA MULHER Tais Braga Rodrigues
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
A próstata é uma glândula que só existe no homem. Tem como função
Lucia Mardini | DVAS.
Dezembro 9, 2010 HPV em mulheres infectadas com HIV Goldman ARNP, MPH
Campanha de Prevenção contra o Câncer
Urologia O n l i n e O câncer de próstata é uma enfermidade que pode surgir com o envelhecimento do homem. Quanto mais tarde se fizer o diagnóstico,
CÂNCER DE COLO DO ÚTERO RODRIGO CÉSAR BERBEL.
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE – SUS – GUARULHOS DIA D = 08 DE MARÇO DE 2014
Como prevenir a osteoporose?
Programa de Detecção Precoce do Câncer de Mama no Paraná
Prevenção do Câncer Genital
Human Papiloma Virus Prof. Aléx – Ciências Físicas e Biológicas
João Pessoa, 29 de agosto de 2005
SÉRIE DE SAÚDE.
Prof.Dr. Renato M.E. Sabbatini Faculdade de Ciências Médicas UNICAMP
O que é o câncer de boca? É um tumor maligno que pode ser encontrada nos lábios, na língua, na garganta ou na parte posterior da boca. Como ele se desenvolve?
O Peso da Obesidade. O Peso da Obesidade Milhares lutam contra: Doenças cardíacas; Cânceres; Doenças respiratórias; e Diabetes.
Prevenção.
SAÚDE PROSTÁTICA.
Trabalho de Ciências - doenças sexualmente transmissíveis
Prevenção de doenças bucais.
HPV Perguntas e Respostas.
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS
Papilomavírus humano-1 Material apresentado e discutido no Curso de especialização em saúde pública-disciplina epidemiologia-2004
HPV Perguntas e Respostas.
Vera Regina Medeiros Andrade
Papiloma Humano.
Vacina HPV Mayana Macedo – MR2 Salvador 25 outubro 2010.
O QUE É IMPRESCINDÍVEL SABER?
Medicina do adolescente
NEOPLASIAS Angel Mar C. Roman.
CÂNCER DE COLO UTERINO: ANÁLISE POPULACIONAL DE CONSCIENTIZAÇÃO EM EVENTO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA RONCHI, M. V. T. ; LEITE, S. P. ; PATINI, B. J. T.
Albertina Duarte Takiuti
Como se Prevenir do Câncer???
HPV Papilomavírus humano
CÂNCER de MAMA e de PROSTATA
Caso Clínico Alberto Rezende Marcelle Leite
Prevenção contra doenças e gravidez indesejada
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
CÂNCER DE MAMA Mamas são glândulas cuja principal função é a produção do leite, que se forma nos lóbulos e é conduzido até os mamilos por pequenos.
Câncer DE Próstata Saúde do homem.
Transcrição da apresentação:

HPV Perguntas e Respostas mais Freqüentes INCA Ministério da Saúde - Brasil

O que é HPV? Os papilomavírus humanos (HPV) são vírus da família Papillomaviridae, capazes de induzir lesões de pele ou mucosa.

Os HPV são facilmente contraídos? Estudos comprovam que mais de 40% dos adultos sexualmente ativos, principalmente os mais jovens, são infectados por um ou mais tipos de HPV. Porém, a maioria das infecções são transitórias. Na maioria das vezes, o sistema imune consegue combater de maneira eficiente esta infecção, alcançando a cura.

Em que locais do corpo são encontrados os HPV Em que locais do corpo são encontrados os HPV? Colo do útero, vulva, ânus e pênis. Também existem estudos que demonstram a presença rara dos vírus na pele, na laringe (cordas vocais) e no esôfago.

Como são essas infecções? Vulva Como são essas infecções? Na região genital: verrugas genitais ou condilomas acuminados. Colo do útero Pênis Já as lesões sub-clínicas não apresentam qualquer sintomatologia, podendo progredir para o câncer do colo do útero caso não sejam tratadas precocemente.

Qual é o risco de desenvolver câncer do colo do útero? Estima-se que cerca de 25% das mulheres brasileiras estejam infectadas pelo vírus. No entanto, somente uma pequena fração das mulheres infectadas com um tipo de papilomavírus oncogênico eventualmente desenvolverá câncer do colo do útero (estima-se que esse número seja menor que 3%).

É necessário que o parceiro sexual também faça os exames preventivos? Em caso de dúvida, ele pode realizar a peniscopia através de consulta ao urologista. Nem todos os tipos de papilomavírus podem se transformar em um tumor maligno As pessoas podem se prevenir dos HPV com o uso da camisinha que diminui a possibilidade de transmissão na relação sexual

Qual o tratamento para erradicar a infecção dos papilomavírus? Nenhuma evidência indica que os tratamentos atualmente disponíveis erradicam ou podem afetar a história natural da infecção dos papilomavírus. O uso de antivirais está em estudo.

Dez Dicas Para se Proteger do Câncer 1. Pare de fumar! 2. Coma mais frutas, legumes, cereais e menos carnes e alimentos gordurosos. Uma dieta saudável pode reduzir as chances de câncer em pelo menos 40%.

3. Procure abrir mão totalmente ou limitar a ingestão de bebidas alcoólicas. 4. A mulher deve fazer um auto-exame das mamas todo mês. Com 35 anos de idade a mulher deverá submeter-se a uma mamografia de base, com 40 anos, um ou duas mamografias de segmento e a partir dos 50 anos uma mamografia anual.  

5. A mulher a partir dos 20 anos deverá submeter-se anualmente a um exame preventivo do colo do útero (Papanicolau). 6. O homem deverá fazer um auto-exame dos testículos e pênis todo mês. 7. Exercite-se moderadamente durante pelo menos 30 minutos 5 vezes por semana.

10. Faça regularmente um auto-exame da boca e da pele. 8. Os homens com mais de 50 anos devem procurar o médico regularmente para o exame de toque retal para prevenir o câncer de próstata. 9. Evite a exposição prolongada ao sol e use filtro protetor solar fator 15 ou superior. 10. Faça regularmente um auto-exame da boca e da pele. Fonte: prevencao Free: The Comprehensive prevencao Prevention Program, by Sidney J. Winawer, M.D., Moshe Shike, M.D., Philip Bashe and Genell Subak-Sharpe (Simon & Schuster, 1995); prevencao Facts & Figures 1995 by the American prevencao Society.