Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RESULTADOS CONSIDERAÇÕES INTRODUÇÃO JUSTIFICATIVA OBJETIVO METODOLOGIA
Advertisements

Política de Atenção Integral à Saúde da Mulher.
QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO QVT
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
A Educação Sexual e os seus Contextos
Saúde: bem público global e direito fundamental
8 de Março Ações para o Dia Internacional da Mulher.
Seminário Nacional de Direitos Humanos e HIV/Aids Brasília, 24 a 26 de janeiro de 2007.
O Projeto Elaborado pelo Instituto Kaplan – Centro de Estudos da Sexualidade Humana Parceria: Instituto Kaplan - Secretarias de.
PLANEJAMENTO FAMILIAR
Planeamento Familiar Flávio Fernandes 5.º B N.º 9.
Q.V.T Fator 2. Condições de segurança e saúde no trabalho. Dimensões
Desejos reprodutivos de homens e mulheres vivendo com HIV
PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
PROGRAMA DE PLANEJAMENTO FAMILIAR
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
Prof. VILMAR CAUS MAZINHO
PLANEJAMENTO REPRODUTIVO NA SMS - SP
Direito humano a alimentação adequada
Pastoralfamiliarrj.blogspot.com.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Educação Sexual contributos para a implementação do P.C.T.
TOMADA DE DECISÃO E RACIONALIDADE ADEQUAR OS MEIOS AOS FINS DESEJADOS
CENTRO ESPÍRITA IRMÃ MARIA DA LUZ E JOÃO BATISTA
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
ROTEIRO Conceito de sexo como energia criadora cuja utilização se enraíza no espírito; Educação sexual adequada, para o crescimento do espírito; Como educar.
REVELAÇÃO DIAGNÓSTICA DO HIV – A ARTE DE COMUNICAR MÁS NOTÍCIAS
Planejamento Familiar
DGE/DP/SE PROMOVER QUALIDADE DE VIDA E PREVENIR AGRAVOS NAS COMUNIDADES ESCOLARES DE ACORDO COM OS OBJETIVOS CURRICULARES, ONDE OS TEMAS TRANSVERSAIS SEJAM.
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA
MATERNIDADE E PATERNIDADE RESPONSÁVEL E PLANEJAMENTO FAMILIAR
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
MATERIAL INSTRUCIONAL DE CAPACITAÇÃO PARA A ASSISTÊNCIA EM PLANEJAMENTO FAMILIAR MÓDULO I MINISTÉRIO DA SAÚDE FEBRASGO.
PUC/RS - FFCH Curso de Filosofia Filosofia e Bioética Prof. Nereu R
Curso Direito à Memória e à Verdade
Sexualidade, Orientação e Saúde
UMA QUESTÃO A SER PENSADA DENTRO DAS INSTITUIÕES
SAÚDE SEXUAL E REPRODUTIVA
Monique Estevam – PCNP de Ciências Data: 29/04/2014
Maternidade na adolescência
Gravidez na Adolescencia
CONTRACEPÇÃO Ficha de Verificação de Conhecimentos Avançar.
Projeto de Educação para a Saúde
Sexualidade Ana Catarina e Tiago. Sexualidade Para ti o que o que é a sexualidade? Para ti o que o que é a sexualidade? É um relacionamento entre um homem.
 Criado em 11 de Dezembro de 1946  Primeira assembléia Geral das Nações Unidas  Período Pós-Guerra na Europa, Oriente-Médio e China  Em 1953 tornou-se.
Brasil, sexualidade e demografia:Onde estamos?
Juventudes, laicidade e cidadania
SAÚDE REPRODUTIVA DAS PESSOAS QUE VIVEM E CONVIVEM COM HIV
Saúde do Adolescente Conceito segundo a OMS Adolescência
FACULDADE DE TECNOLOGIA E CIENCIAS
1.
Dados atualizados sobre Gravidez na Adolescência
Violência Sexual Ao contrário do que muitos pensam, é um CRIME muito comum. O estupro chega a atingir mais de uma em cada dez mulheres.
ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS AUDIÊNCIA PÚBLCA CPI DA PEDOFILIA
LANÇAMENTO DA PESQUISA DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS CREPOP acesse o formulário exploratório em :
EDUCAÇÃO SEXUAL NA ESCOLA Profª.Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Profa. Eleonora Schettini M. Cunha / UFMG. Atualidade e relevância do tema  Democracia - altas expectativas quanto aos resultados políticos e sociais.
PCN Ciências Ensino Fundamental II Quarto Ciclo
VALE SONHAR.
Gravidez indesejada Gabriel da costa 8D Prof Carla Prof DORA.
Comunidades Tradicionais
7. Qual a Maior Necessidade das Famílias?. Qual a Maior Necessidade das Famílias? Texto Bíblico “Porém, se vos parece mal aos vossos olhos servir ao Senhor,
A Sexualidade e o Jovem Portador de Deficiência Curso de Formação Pedagógica inicial de Formadores Mindform Carolina Amado Vasco 2014.
Legislações em Saúde Sexual e Reprodutiva Consultora: Regina Figueiredo
Transcrição da apresentação:

Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações não desejadas e livre de imposições, violência e discriminações. Fonte: Ministério da Saúde. Direitos Sexuais e Reprodutivos e Métodos Anticoncepcionais, 2006.

Saúde reprodutiva Estado de bem-estar físico, mental e social em todos os aspectos relacionados ao sistema reprodutivo e às suas funções e processos. Envolve a capacidade de desfrutar de uma vida sexual satisfatória e sem riscos, e a liberdade para a pessoa decidir se quer ter ou não ter filhos, o número de filhos que deseja ter e em que momento da vida. Fonte: Ministério da Saúde. Direitos Sexuais e Reprodutivos e Métodos Anticoncepcionais, 2006.

Direitos sexuais Direito à autonomia e liberdade de mulheres e homens sobre seus corpos, como dimensão fundamental da saúde, em todas as fases da vida. Direito de homens e mulheres à expressar e desfrutar da sua sexualidade sem risco de DST, gestações não desejadas, coersão, violência e discriminação Direito ao respeito mútuo nas relações sexuais. Direito a experimentar uma vida sexual informada, agradável e segura, baseada na auto-estima. Direito a valorização da vida, das relações pessoais e da expressão da identidade própria de cada pessoa.

Direitos reprodutivos Direito de acesso aos meios para o exercício prazeroso, saudável e seguro da reprodução, livre de discriminação, coerção ou violência . Direito de decidir, de forma livre e responsável sobre o número, o espaçamento e a oportunidade de ter filhos, estimulando a participação e envolvimento igualitário dos parceiros. Direito de acesso universal aos métodos contraceptivos Direito de acesso à informação correta e adequada às diferentes realidades e necessidades.

Planejamento familiar Conjunto de ações em que são oferecidos todos recursos para a concepção, para prevenir uma gravidez indesejada (anticoncepção). Esses recursos devem ser cientificamente aceitos e não colocar em risco a vida e a saúde das pessoas, com garantia da liberdade de escolha. Fonte: Ministério da Saúde. Direitos Sexuais e Reprodutivos e Métodos Anticoncepcionais, 2006.

Planejamento familiar é um direito constitucional O planejamento familiar é um direito sexual e reprodutivo e assegura a livre decisão da pessoa sobre ter ou não ter filhos. Não pode haver imposição sobre o uso de métodos anticoncepcionais ou sobre o número de filhos. O planejamento familiar é um direito das pessoas assegurado na Constituição Federal e na Lei n° 9.263, de 12 de janeiro de 1996, que regulamenta o planejamento familiar, e deve ser garantido pelo governo. Fonte: Ministério da Saúde. Direitos Sexuais e Reprodutivos e Métodos Anticoncepcionais, 2006.