Descobridores Portugueses

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS GRANDES NAVEGAÇÕES SÉCULO XV
Advertisements

Condições e motivações da Expansão Marítima Portuguesa
Os Descobrimentos Portugueses.
Expansão Marítima e Comercial Européia.
A Expansão Portuguesa.
Os Descobrimentos Portugueses
Os Descobrimentos Portugueses
Viagens e conquistas na costa africana As grandes viagens oceânicas
Caravela. Academia das ciências de Lisboa, Portugal.
Aprender a divertir Para isso clica no botão da resposta que achas correcta. Lê as perguntas com atenção e procura divertir-te.
O MELHOR PORTUGUÊS DE TODOS OS TEMPOS
A descoberta do brasil.
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
A Expansão Marítima Navegando por Mares Desconhecidos.
EXPANSÃO MARÍTIMA Prof° Davi Ruschel.
Expansão marítima portuguesa
Por :Natania Nogueira Professora de História
Aula, em PowerPoint, do capítulo 41 – A expansão Comercial e Marítima Européia. Conteúdo: Século XV: situação da Europa na época das Grandes Navegações.
Expansão marítimo e comercial européia
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
A EXPANSÃO ULTRAMARINA PORTUGUESA
Expansão ultramarina europeia.
POR MARES NUNCA ANTES NAVEGADOS
Expansão Marítima Portuguesa Professor Ulisses Mauro Lima
O DESCOBRIMENTO DO BRASIL Professor Ulisses Mauro Lima
História dos Portugueses no Mundo
A EXPANSÃO MARÍTIMA EUROPEIA DOS SÉCULOS XV E XVI
Expansão marítimo-comercial ibérica
Capítulo 10 O mercantilismo e a colonização da América
Vasco da Gama.
O PIONEIRISMO IBÉRICO (Ibéria: antigo nome da Espanha)
A EUROPA ABSOLUTISTA (ANTIGO REGIME)
No século XVI, Portugal conquista a cidade de Ceuta.
Expansão Marítima.
trabalho: realizado por: Leonardo Magalhães nº20 5ºk
Colégio Militar de Belo Horizonte – História – 6ª ano – Maj Edmundo – 03/2012 A Expansão Marítima Europeia.
EXPANSÃO MARÍTIMA.
CONCURSO LER E SABER.
Uma nova etapa para os portugueses
O MERCANTILISMO: Definição: conjunto de práticas econômicas dos Estados Absolutistas. Quando: aproximadamente entre os séculos XV e XVIII. Onde: vários.
Fernão de Magalhães Quem foi? Quando viveu?
Colégio Integrado de Campo Mourão Professor: Thiago Veronezzi
História dos Portugueses no Mundo
EUROPA ANTES DO BRASIL.
História do Brasil.
Os Descobrimentos Portugueses
Os Portugueses no Brasil
GRANDES NAVEGAÇÕES Busca de novas terras (expansão agrícola, extrativista e comercial) e riquezas (inexistentes ou raras na Europa) Burguesia – novos mercados.
A Expansão Portuguesa.
A EXPANSÃO MARÍTIMA E COMERCIAL EUROPEIA
O INTERREGNO ( ) D. LEONOR TELES O MESTRE DE AVIS
A ESPANHA E AS NAVEGAÇÕES AULA: 38 Pág. 25
Descobrimentos e conquistas no período henriquino
Trabalho realizado por:
VERIFICA SE SABES (Teste intermédio 9º ano)
Bartolomeu Dias.
Formação do Reino de Portugal 1137
H- 1 AULA 19 Prof. Fernando Gondim
ESTADO ABSOLUTISTA MERCANTILISMO
As Grandes Navegações Expansão Comercial e Marítima Européia
Expansão marítimo e comercial européia
Portugal nos Séculos XV e XVI
História de Portugal Aula n.º 15 «Descobrimento» Marítimo para a Índia
Expansão Ultramarina Européia
AS GRANDES NAVEGAÇÕES Professora Elaine.
RUMOS DA EXPANSÃO: DA CONQUISTA DE CEUTA À SERRA LEOA
IDADE MODERNA Prof. Iair MERCANTILISMO E EXPANSÃO MARÍTIMA AS GRANDES NAVEGAÇÕES OU EXPANSÃO MARÍTIMA: Definição: período em que as nações.
Prova de classe: Gabarito 4º bimestre 14/10/13. Questão 1º A No processo de expansão ultramarina, Portugal foi pioneiro na navegação pelo oceano Atlântico.
Assim fomos abrindo aqueles mares,
Transcrição da apresentação:

Descobridores Portugueses Escola Básica 2, 3 ciclos Manuel de Figueiredo Descobridores Portugueses Professora: Salomé Cordeiro Disciplina: Área de Projecto Trabalho elaborado por: Adriana Dias Cátia Santos 8ºB

Índice Índice…………………………………………………………………………………………………………………..1 Introdução………………………………………………………………………………………………………….2 O início dos Descobrimentos……………………………………………………………………………..3 As Conquistas…………………………………………………………………………………………………….4/5 Vasco da Gama…………………………………………………………………………………………………6 Pedro Álvares Cabral………………………………………………………………………………………..7 Bartolomeu Dias………………………………………………………………………………………………..8 Magalhães………………………………………………………………………………………………………….9 Gil Eanes……………………………………………………………………………………………………………..10 Diogo Cão…………………………………………………………………………………………………………..11 Conclusão…………………………………………………………………………………………………………..12 Bibliografia………………………………………………………………………………………………………..13 Anexos…………………………………………………………………………………………………………………14

Introdução Durante este trabalho vamos falar sobre os descobrimentos e alguns descobridores Portugueses. Algumas das conquistas mais importantes foram: Ceuta em 1415, em 1434 Gil Eanes passou o cabo Bojador, em 1499, Vasco da Gama descobriu o Caminho Marítimo para a Índia, em 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil , entre outros.

O início dos Descobrimentos Foi a partir da conquista de Ceuta que se deu o início da expansão portuguesa, ao qual chamamos os Descobrimentos. Esta conquista foi atingida com facilidade no ano de 1415. A aventura ultramarina obteve grandes resultados devido à acção do Infante D. Henrique que foi o seu grande impulsionador.

As Conquistas Após a Conquista de Ceuta, segue-se o desastre de Tânger, em 1437, com a derrota portuguesa. Segue-se um conquista de uma série de praças: Alcácer Ceguer,  Arzila Tânger, Azamor, Safim, Mazagão  Reconhecimento da Madeira (1419-1420). Em 1424 inicia-se a colonização da Madeira. Em 1427 inicia-se o reconhecimento dos Açores que termina em 1452 com o reconhecimento do grupo ocidental composto pela ilha das Flores e do Corvo. Gil Eanes dobra o Cabo Bojador em 1434. A partir daqui, o Infante D. Henrique promove o descobrimento da costa africana, por sua própria iniciativa, sem intervenção da coroa, até 1460. Já na regência de D. Afonso V, em 1441 Nuno Tristão chega ao Cabo Branco, em 1443 a Arguim e em 1444 à Terra dos Negros. Em 1460, Pêro de Sintra atinge a Serra Leoa. Neste mesmo ano falece o Infante D. Henrique. A missão antes comandada pelo Infante D. Henrique vai parar às mãos do Infante D. Fernando. Em 1469, D. Afonso V entrega esta missão a um mercador da cidade de Lisboa, Fernão Gomes. Em 1487, Bartolomeu Dias, comandando uma expedição com três caravelas, atinge o Cabo da Boa Esperança. Em 1494 é assinado o Tratado de Tordesilhas: o Mundo é dividido em duas áreas de exploração: a portuguesa e a espanhola. O mundo seria dividido em função de um semi-meridiano que deveria passar a 370 léguas de Cabo Verde. Em 1499, Vasco da Gama descobriu o caminho marítimo para a Índia.            

As Conquistas Em 1500, chegada à Índia por Pedro Álvares Cabral. Em 1501, há a segunda armada para o Brasil. No reinado de D. João III (1521-1557), a partir de 1534 inicia-se a colonização do Brasil com a criação das primeiras capitanias. Assim terminou a grande época de descobertas portuguesas. Este foi o grande império colonial português na Idade Moderna.

Vasco da Gama Mandato:1524 Precedido por: Duarte de Menezes Sucedido por: Henrique de Menezes Nascimento: 1469 em Sines Falecimento: 1524 em Cochim A primeira viagem realizada directamente da Europa para a Índia, pelo Atlântico foi sob o comando do navegador português Vasco da Gama, no reinado de D. Manuel I, entre 1497-1499. Foi uma das mais notáveis viagens da Época dos Descobrimentos que consolidou a presença marítima e o domínio das rotas comerciais dos portugueses.

Pedro Álvares Cabral Pedro Álvares Cabral, nasceu em Belmonte. Ao dirigir-se para a Índia fez um desvio na rota e chegou ao Brasil em 1500. Pedro saiu de Lisboa a 9 de Março de 1500, e, como se tivesse desviado a sua rota para descobrir novas terras, não demorou a encontrar o Brasil, a 3 de Maio de 1500. Daí seguiu para a Índia. No seu regresso, D. Manuel atribui-lhe muitas honras, mas não voltou a utilizar os seus serviços.

Bartolomeu Dias Bartolomeu Dias foi um célebre navegador português, descendente de Dinis Dias. Navegou para norte, descobrindo vários portos. No entanto, a tripulação obrigou o capitão a retroceder, dobrando, por acaso, o grande cabo, em 1487 - Cabo das Tormentas, actual Cabo da Boa Esperança. Em 1500, acompanha Pedro Álvares Cabral na famosa viagem em que este descobre o Brasil. Quando a frota seguia para a Índia, o navio em que ia Bartolomeu Dias, naufragou e o valente marinheiro achou a morte junto do mesmo cabo - cabo  da Boa Esperança.

Magalhães Fernão de Magalhães foi um navegador português, filho de Rodrigo de Magalhães e de Alda de Mesquita que, ao serviço do rei de Espanha, comandou a expedição marítima que efectuou a primeira viagem de circum-navegação ao globo. Foi o primeiro a atravessar o estreito hoje conhecido pelo seu nome e o primeiro europeu a navegar no Oceano Pacífico. Fernão de Magalhães morreu nas Filipinas no curso daquela expedição, posteriormente chefiada por Juan Sebastián Elcano 1522.

Gil Eanes Gil Eanes foi um navegador português. Foi o primeiro a navegar para além do Cabo Bojador, em 1434, acabando com o terror supersticioso que se instalara á volta deste e iniciando assim a época dos "descobrimentos". O Infante D. Henrique conseguiu incentivar Gil Eanes a tentar passar o cabo. Em 1434, Gil Eanes aparelhou uma barca de 30 toneladas, com um só mastro, e uma única vela redonda e também movida a remos e parcialmente coberta. Ao chegar ás proximidades do cabo do medo, decidiu ir para oeste afastando-se da costa africana. Após um dia inteiro de navegação longe da costa, deparou com uma baía plácida de ventos amenos, e então dobrou para sudeste e logo percebeu que havia deixado o cabo Bojador para trás.

Diogo Cão Diogo Cão foi um navegador português do século XV. Enviado por D. João II, realizou duas viagens de descobrimento da costa sudoeste africana, entre 1482 e 1486. Chegou à foz do Zaire e avançou pelo interior do rio, tendo deixado uma inscrição comprovando a sua chegada às cataratas de Ielala. Estabeleceu as primeiras relações com o Reino do Congo. Em 1485 chegou ao Cabo da Cruz . Introduziu a utilização dos padrões de pedra, em lugar das cruzes de madeira, para assinalar a presença portuguesa nas zonas descobertas.

Conclusão Ao lermos este trabalho, podemos concluir que houve imensos descobridores portugueses significativos na história da humanidade . Concluímos também que os portugueses foram muito bons nas conquistas.

Bibliografia Motores de Busca: www.google.pt Sites: http://pt.wikipedia.org/wiki/Descobrimentos_portugueses http://descobrimentos.no.sapo.pt/pedro_alvares_cabral.htm

Anexos