Divisão de Instrumentos de Medição de Comprimento e Força

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Transcrição da apresentação:

Divisão de Instrumentos de Medição de Comprimento e Força Eduardo Ribeiro de Oliveira Chefe da Dicof

Assuntos: Substituição do padrão utilizado nas verificações dos medidores de velocidade: Situação atual Proposta Alternativa à utilização da pista nas verificações dos taxímetros: Considerações e próximos passos Reunião DNIT Mototaxímetros

Substituição do padrão utilizado nas verificações dos medidores de velocidade Padrão estava sendo desenvolvido por um fabricante com suporte do Inmetro Situação atual Meta proposta: Substituir o uso de veículos nas verificações Como: Estudo de novo padrão (somente para laços indutivos) Objetivos: Aumentar a segurança dos metrologistas Reduzir o tempo gasto nas verificações Facilitar a logística necessária para a realização das verificações Projeto interrompido! Não há interesse da diretoria atual do fabricante O Inmetro não possui pessoal e nem recursos para tocar o projeto, além da questão da compatibilidade à todos os modelos aprovados. Protótipo repassado para o Inmetro. Não é operacional.

Substituição do padrão utilizado nas verificações dos medidores de velocidade Proposta Envolver os fabricantes de medidores de velocidade no desenvolvimento do padrão: diminuição do tempo gasto nas verificações. menor envolvimento dos órgãos de trânsito, pela maior segurança em realizar as verificações. redução da taxa de verificação *** Revisão do RTM de medidores de velocidade: reunião envolvendo os fabricantes para tratar da revisão do RTM. Maio de 2011 (à confirmar) mostrar a necessidade de termos uma alternativa ao uso de veículos nas verificações. criar um grupo de trabalho envolvendo somente a questão do padrão. (Abramcet e Abetrans)

Alternativa à utilização da pista nas verificações dos taxímetros Portaria Inmetro n.º 256/2007 Situação atual Meta proposta: Substituir o uso de pistas extensas nas verificações Como: Estudo de novo padrão / adequação dos taxímetros Objetivos: Aumentar a segurança dos metrologistas Reduzir o tempo gasto nas verificações Facilitar a logística necessária para a realização das verificações RBMLQ-I emite termo de atendimento aos requisitos da Portaria

Alternativa à utilização da pista nas verificações dos taxímetros Considerações e próximos passos Considerações: Buscar alternativas para a realização das verificações → Ipem/SP utilizou o autódromo de Interlagos para realizar a troca de tarifas do município de São Paulo. Próximos passos: Buscar um fabricante de banco de rolos disposto a desenvolver um padrão. Continuar o desenvolvimento de outra alternativa.

Reunião DNIT Instalação de mais de 2.000 instrumentos no país: Medidores de velocidade de veículos automotores Instalação de mais de 2.000 instrumentos no país: Preocupação com o aumento da demanda e com a velocidade de resposta do Inmetro; Envio de cronograma e distribuição física dos instrumentos; Auxílio do DNIT e de fabricantes quanto à disponibilidade de veículos; Participação de técnicos da Dicof para auxiliar a RBMLQ-I na execução das verificações.

Mototaxímetros Realização de painel setorial no Inmetro: Mototaxímetros (Não regulamentado) Realização de painel setorial no Inmetro: Data: 19/04/2011; Participantes: Inmetro, RBMLQ-I, Representantes dos mototaxistas, Fabricantes, Órgãos de trânsito. Observações: O RTM de taxímetros não pode ser aplicado; Taxímetros aprovados pelo Inmetro não podem ser verificados se instalados em motos.

Obrigado pela atenção !!! Contatos: email: dicof@inmetro.gov.br telefones: (21) 2679-9157 (21) 2679-9411