A Primeira Pedra.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Juiz ou Salvador?.
Advertisements

Juiz ou Salvador.
A Reconciliação.
A Primeira pedra.
A Reconciliação.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. As leituras mostram os caminhos da Reconciliação: O Amor de Deus Pai se manifesta dando uma pátria ao povo.
A Liturgia de hoje fala-nos da preocupação de Deus em oferecer aos homens o "pão" da vida plena e definitiva. Na 1.ª Leitura Elias recebe um pão do.
Vivemos numa sociedade globalizada, em que o dinheiro parece mandar em tudo e é procurado a qualquer custo. Para muita gente, ter dinheiro significa.
Todos nós desejamos com segurança a Vida eterna. Já nos perguntamos alguma vez: Mas qual é o CAMINHO para conquistá-la. - O que fazemos para alcançar.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
A Liturgia de hoje mostra-nos qual deve ser a atitude do cristão diante da LEI DE DEUS. Para muitos, é um tabu, uma série de proibições, que desaprovam.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual celebraremos a História da Salvação.
A Mensagem bíblica da Liturgia de hoje nos fala da grande MISERICÓRDIA de Deus, que está sempre de braços abertos para acolher os pecadores arrependidos.
A liturgia lembra-nos que a Igreja não é composta de "justos", mas de pecadores, que precisam do perdão de Deus e dos irmãos. E as Leituras mostram-nos.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar pelo desânimo. A Palavra de Deus nos.
A Liturgia é um convite à RECONCILIAÇÃO. Deus deseja a salvação de todos os seus filhos, mesmo quando se afastam dele... As leituras falam da RECONCILIAÇÃO.
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
Mãe de Deus A Liturgia comemora hoje várias realidades: - A festa da MÃE DE DEUS : aquela que, com o seu Sim ao projecto de Deus, nos deu Jesus, o nosso.
A Palavra Se fez Carne NATAL Deus Feito PALAVRA É Natal mais uma vez!... Uma alegria contagiante domina o coração de todos nós. Cristo nasceu, ele está.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Todos nós desejamos com segurança a Vida eterna. Mas qual é o CAMINHO para conquistá-la. As leituras respondem: no amor a Deus e aos outros.
Muitos de nós vivemos mágoas profundas que nos aprisionam e parecem que não têm solução. Precisamos de liberdade, mas onde encontrá-la?
"Segui-me, eu farei de vós
Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade
Uma Virgem conceberá.
A Lei A Verdadeira Religião.
Cristro Rei do Universo
Amai-vos como eu vos amei
Na Vinha.
A Vinha do Senhor.
A não violência, uma política pela paz.
No Deserto.
O Sim.
Uma Voz no deserto.
A Missão.
QUEM DENTRE VÓS NÃO TIVER PECADO, SEJA O PRIMEIRO A ATIRAR-LHE UMA PEDRA. 5º DOMINGO DA QUARESMA.
Vigília Pascal.
A Palavra.
O Chamamento.
4º DOMINGO DA PÁSCOA.
Os teus pecados estão perdoados
Eis o Cordeiro de Deus.
O MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por:
A Comunidade.
"Alegrai-vos comigo, encontrei o que havia perdido"
veio morar no meio de nós
ENTRE A PEDRA E A MULHER!.
O Pecado.
Promulgação do Reino Baptismo de Jesus.
1º DOMINGO DA QUARESMA ANO B
Vida Nova.
O Verbo se fez carne.
Juiz ou Salvador.
A Comunidade.
O Templo e a Lei.
De braços abertos.
A Palavra se fez Ser humano.
A Reconciliação.
Batismo de Jesus.
Pequei Senhor.
CAMINHAREI, CAMINHAREI…
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
A Reconciliação.
Todas as pessoas verão a salvação de Deus
Esplanada onde estava o templo
Argueiro e a Trave no Olho!!! Somos agentes de nossos atos, mas seremos vítimas ou autores das consequências, o que mudará são nossas escolhas!!!
Transcrição da apresentação:

A Primeira Pedra

A Liturgia de hoje lembra-nos que a Quaresma não é um tempo para atirar pedras, mas para construir a fraternidade. O problema do mal e do pecado não se resolve com o castigo e a intolerância, mas pelo amor e a misericórdia.

Na 1.ª Leitura, Isaías anuncia a libertação do exílio e o retorno a Israel como um novo Êxodo para a Terra Prometida. (Is 43,16-21) * Esse "caminho" é imagem de outra libertação, que Deus nos convida a fazer na Quaresma e que também nos levará à Terra Prometida, onde corre a vida nova. - Quais são as escravidões que impedem, hoje, a liberdade e a vida? - O que é que ainda nos mantém alienados, presos e escravos?

Na 2.ª Leitura, Paulo afirma que a única coisa que lhe interessa é conhecer Jesus Cristo. Tudo o resto é Lixo. (Fl 3,8-14) * Qual é o lixo que me impede de nascer com Cristo para a vida nova? No Evangelho temos uma comovente cena da vida de Jesus, diante de uma Mulher PECADORA. (Jo 8,1-11) No domingo passado, com o Filho Pródigo, Jesus mostrou o amor misericordioso de Deus.

- Jesus ensinava no templo. Hoje, Ele dá o exemplo... - Jesus ensinava no templo. - Os escribas fiscalizavam o Mestre, para acusá-lo Trouxeram uma mulher surpreendida em pecado de adultério e segundo a lei de Moisés tais pessoas deviam ser apedrejadas. Aproveitaram a situação, para deixar Cristo numa situação embaraçosa: "Mestre, que vamos fazer desta mulher, perdoá-la ou apedrejá-la, como manda a nossa lei?"

"Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra..." - Para os escribas e fariseus, era uma oportunidade para testar a fidelidade de Jesus às exigências da Lei. - Para Jesus, foi uma oportunidade para revelar a atitude de Deus frente ao pecado e ao pecador. - Jesus sabia que era apenas um pretexto para incriminá-lo por isso não respondeu e ficou rabiscando no chão. Diante da insistência dos acusadores, ele se levantou e os desafiou: "Quem não tiver pecado, atire a primeira pedra..."

- E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão - E, inclinando-se de novo, continuou a escrever no chão. Não sabemos o quê. Talvez os pecados de cada um deles... E então aqueles "cumpridores" da lei, envergonhados, foram saindo um a um, começando pelos mais velhos... - Então Jesus perguntou: "Mulher, ninguém te condenou? Nem eu te condeno... Vai e não voltes a pecar..."

* A mulher não tinha manifestado nenhum sinal de arrependimento. Jesus convida-a a seguir um caminho novo de liberdade e paz. Jesus não aprova o pecado, mas não condena a pecadora. O importante é a conversão das pessoas, não a sua condenação. No Sacramento da Reconciliação, Deus continua a dizer-nos: "Teus pecados estão perdoados. Vai em paz e não voltes a pecar..."

No episódio, Jesus mostra: + Uma imagem de Deus: o rosto misericordioso de Deus. Um Deus mais misericórdia, do que justiça. Não quer a morte do pecador, mas a sua plena libertação. A força de Deus não está no castigo, mas no Amor. + Um "NÃO" à Hipocrisia fiscalizadora dos escribas, de ontem e de hoje... Ainda hoje a intransigência fala mais forte do que o amor. Todos somos pecadores e não temos o direito de condenar, de nos tornar fiscais dos outros...

+ Um Apelo: Não devemos discriminar e condenar a gente caída à beira do caminho. Eles não precisam de juízes... mas de salvadores... * Qual é a nossa atitude, diante dessas pessoas?

- A de Cristo? Ele teve "compaixão e compreensão..." Ele não aprovou o pecado... mas não condenou a pessoa.... "Eu também não te condeno... Vai e não peques mais..." Ou a dos escribas? com pedras nas mãos, ou melhor na língua... * Nas nossas comunidades, ainda hoje há pessoas, que continuam atirando pedras?

- Quais seriam as pedras, que ainda hoje continuamos atirando, machucando... e às vezes até destruindo o bom nome delas? - E o que Cristo poderia estar rabiscando hoje, de nós, no chão?  Poderíamos enfrentar o desafio de Cristo: "Quem não tiver pecado pode atirar a primeira pedra?" Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima - 21.03.2010