Diversidade animal IV.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Répteis A.D. de Ciências.
Advertisements

AVES MAMÍFEROS.
Répteis.
Filo Chordata Cerca de 45 mil espécies. Características exclusivas:
BIOLOGIA 2º Ano - CTA PROFª MARCIA.
VERTEBRADOS Prof. W. Ernani.
Répteis Primeiros vertebrados que são adaptados ao meio terrestre. Apresentam uma série de características que lhes permitiram explorar o ambiente terrestre.
Cordados.
RÉPTEIS.
BIOLOGIA RECUPERAÇÃO FINAL.
SUPERCLASSE REPTILIA(Répteis)
Reptilia.
ANFÍBIOS.
Classe dos Répteis.
FILO CHORDATA.
Super-classe Tetrápodes
Classe Reptilia.
Répteis Reptare= rastejar
Cordados O filo Chordata divide-se em:
RÉPTEIS.
Ambiente Adaptados a lugares com baixa umidade.
Antonio José de Figueiredo
Filo Chordata Caracterização.
Aves.
Filo Animais Réptes – Aves - Animais
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
Revisão para a Prova Mensal do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
Filo Chordata (Cordados)
O nome réptil vem do latim reptare, que significa "rastejar"
Significado do nome A classe Reptilia (do latim reptum = rastejar)
As aves.
PROF. Maristela fischer lucena
CLASSE DOS RÉPTEIS.
Peixes Anfíbios Répteis
AULA 26 Répteis.
Revisão de ciências Profª Néia Becker.
RÉPTEIS Profº André Maia.
RÉPTEIS PROF. MARCELO MIRANDA.
Répteis Características.
DIVERSIDADE ANIMAL III
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Mais adaptados ao meio terrestre
“Cordados, vertebrados e bípedes” 7° ano –Profª Elisete
Revisão para a Prova Bimestral do (4ºBimestre) 7º ano OS VERTEBRADOS
AULA 27 Aves.
Classe dos Répteis Classe das Aves Classe dos Mamíferos
Biologia Cap 15. Répteis Prof.:Samuel Bitu.
OS PRIMEIROS VERTEBRADOS TETRÁPODOS BEM-SUCEDIDOS NO MEIO TERRESTRE.
Pré-Vestibular Frei Seráfico Aula - Répteis
Classe Reptilia Marcos Magalhães.
Plano de aula Aluno: Sebastião Afonso Serie: 2° ano
RÉPTEIS.
Características Gerais dos Filos Cordados
Anfíbios: O início da Conquista do Meio Terrestre.
Répteis.
Filo: Cordados Classe : Répteis
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Criado e Desenvolvido por: Ronnielle Cabral Rolim
Cordados - Aves.
Ciências 2015 Capítulo 21 Materiais: Livro e PPT
RÉPTEIS.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Marcôncio.
Elementos teórico conceituais de Ciências Naturais para as primeiras séries do Ensino Fundamental Bloco 3 – aula 3 Profa. Cláudia Galian.
Répteis BALA 2012.
Prof: Luís Eduardo de Souza Gazal.  Continuação sobre anfíbios  Fisiologia - Pele: fina e permeável necessitando sempre estar úmida (glândulas mucosas.
RÉPTEIS Prof. Willian Lopes.
RÉPTEIS Página 74.
RÉPTEIS.
Transcrição da apresentação:

Diversidade animal IV

Répteis Os répteis constituem a primeira classe de animais vertebrados a conquistar definitivamente o meio terrestre; para isso, foi necessário que sofressem uma série de adaptações:

Adaptação Descrição Impermeabilização da pele (carapaças, escamas e placas córneas) para a proteção do animal contra o atrito durante a locomoção e para evitar que o ambiente seco, o vento e o sol desidratem o corpo. Respiração pulmonar os pulmões são os órgão que possibilitaram aos vertebrados a respiração em ambiente gasoso. Esqueleto mais forte, sistema muscular mais complexo e sistema nervoso central melhor desenvolvido o desenvolvimento destes três sistemas possibilita o equilíbrio e a sustentação do animal em ambiente terrestre.

Excreção urinária concentrada adaptação necessária para evitar a perda de grande quantidade de água, quando o organismo excreta nitrogenados (tóxicos) no sangue; eliminam, principalmente, ácido úrico que é menos tóxico que a amônia e a uréia, sob a forma de cristais insolúveis. Reprodução com fecundação interna, desenvolvimento direto, ovos com casca e anexos embrionários a cópula pode ocorrer em ambiente aquoso (jacaré, tartaruga-marinha, etc.) e terrestre (jabuti, etc); os répteis desenvolveram um sistema onde os espermatozóides são introduzidos na fêmea através de um pênis ou de contato entre cloacas. A desova ocorre em ambiente terrestre e os filhotes saem dos ovos com a forma adulta, não passando por estágios intermediários de desenvolvimento.

Características gerais: Sistema digestivo completo, terminando em cloaca Reprodução sexuada: fecundação interna, desenvolvimento direto, maioria ovíparos e algumas espécies (serpentes e lagartos) são ovovivíparos, macho possui órgão copulador Ovo com casca resistente à perda de água, com cavidade amniótica; A principal excreta nitrogenada é o ácido úrico para diminuir a perda de água para o ambiente. Três são os grupos dos répteis: Quelônios, Crocodilianos e Escamados

Presente em diferentes habitats terrestre e aquáticos Maioria carnívoros e alguns herbívoros Corpo coberto por uma pele seca, sem glândulas, impermeável. Podendo apresentar: escamas, placas ou carapaças Pecilotérmicos Respiração pulmonar Coração com 3 cavidades (2 átrio e 1 ventrículo), o sangue venoso se mistura com o sangue arterial no ventrículo. Exceção: Crocodilos com coração com 4 cavidades

RÉPTEIS - QUELÔNIOS Tartarugas, jabutis e os cágados Corpo coberto por carapaças Maioria aquáticos

RÉPTEIS-CROCODILIANOS Crocodilos e jacarés Corpo alongado e coberto por placas córneas São terrestre e aquáticos

RÉPTEIS-ESCAMADOS Corpo coberto por escamas São aquáticos e terrestres 1) OFÍDIOS  Cobras 2) LACERTÍLIOS  Lagartos 3) RINCOCÉFALOS  Tuatara

Aves As aves (latim científico: Aves) constituem uma classe de animais vertebrados, bípedes, homeotérmicos, ovíparos, caracterizados principalmente por possuírem penas, apêndices locomotores anteriores modificados em asas, bico córneo e ossos pneumáticos.

Características Gerais Tetrápodes Endotérmicos Ovíparos Possuem penas Apêndices locomotores anteriores modificados em asas, Bico córneo e ossos pneumáticos.

Características Gerais Coração totalmente dividido em quatro cavidades: dois átrios e dois ventrículos. Apresenta respiração pulmonar. Embora os pulmões sejam pequenos, existem sacos aéreos, ramificações pulmonares membranosas que penetram por entre algumas vísceras e mesmo no interior de cavidades de ossos longos. Possuem um sistema digestivo completo. São monóicos.

Mamíferos

Representações hipotéticas do mamífero ancestral Classe Mamíferos Origem Evolutiva: os mamíferos derivam de uma linhagem de répteis diferentes da que originou os répteis atuais, as aves e os dinossauros. Representações hipotéticas do mamífero ancestral

Classe Mamíferos Origem Evolutiva: os mamíferos derivam de uma linhagem de répteis diferentes da que originou os répteis atuais, as aves e os dinossauros. Dessa linhagem ancestral, uma enorme irradiação adaptativa teve início, resultando na grande biodiversidade observada na classe dos mamíferos.

Características gerais Pele é formada por duas camadas principais: epiderme e derme. O pêlo é uma sucessão de células fortalecidas com queratina. O sistema digestório dos mamíferos é formado por um longo tubo que vai da boca ao ânus. A circulação dos mamíferos é fechada, dupla e completa, sem que haja mistura de sangue venoso com arterial. Respiração do tipo pulmonar São monóicos, fecundação interna. Desenvolvimento direto

Classificação dos mamíferos Monotremados- ornitorrinco e o equidna, animais que põem ovos semelhantes aos dos répteis, lambem o leite produzido pela mãe, pois não existem mamilos. Marsupiais - Se incluem os cangurus, entre outros, não existe placenta para nutrir o embrião durante o seu desenvolvimento no útero. As fêmeas possuem um sistema reprodutor "duplo", com dois úteros e duas vaginas laterais. placentários - este é o maior grupo de mamíferos, dominando totalmente a classe e os habitats terrestres atuais. Os ovos amnióticos são geralmente minúsculos e retidos no útero da fêmea para o desenvolvimento Em sentido contrário passam as excreções do embrião. Ao nascer, os placentários encontram-se num estado de desenvolvimento superior ao dos marsupiais.