As células também falam!

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Constituintes do Sangue e suas funções
Advertisements

O que são microrganismos?
OS INVASORES DO ORGANISMOS E OS MECANISMOS DE DEFESA
O que são Micróbios?.
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
SISTEMA CARDIOVASCULAR
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
Bactérias Bactérias (do grego bakteria, bastão) são organismos unicelulares, procariontes (não possuem envoltório nuclear, nem organelas membranosas).
CITOLOGIA (O ESTUDO DA CÉLULA) Ciências Prof. Mariane.
BIOLOGIA GERAL Dra. Adriana Maria Imperador Engenharia Ambiental Universidade Federal de Rondônia __________ Biologia Celular.
Segunda Parte.
O ESTUDO DA CÉLULA (Resumo para o reforço
O QUE HÁ EM COMUM ENTRE AS DUAS IMAGENS?
SISTEMA IMUNOLÓGICO.
Unidade 3 – IMUNIDADE E CONTROLO DE DOENÇAS
O Organismo Humano… …em Equilíbrio
Vírus: Seres sem organização celular
CÉLULAS E TECIDOS DO CORPO
Imunidade e controlo de doenças
A organização dos seres vivos
SISTEMA LINFÁTICO.
TECIDO SANGUÍNEO E SEU PAPEL NA IMUNIDADE
Tecido sanguíneo e seu papel na imunidade Capítulo - 12
Características dos seres vivos
Prof. Ana Rita Rainho Sistema Imunitário.
Células By: Isis Layane.
Ciências Naturais 9º ano
Comunicações celulares por meio de sinais químicos
Constituintes do sangue
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
Ciências – 6º Ano O Sistema Imunitário.
Trabalho realizado por: Mariana Silva Nº18 Sara Carrilho Nº21
Constituição do Sangue
Sistema Imunitário.
MECANISMOS DE DEFESA DO ORGANISMO
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
Descobre o teu sistema imunitário através de várias ferramentas de diagnóstico Responsáveis: Glória Nunes Manuela Correia Paula Videira Julho 2010.
Características dos Seres Vivos
Unidade 1 capítulo 2 Estudo das células
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Sistema Linfático Conjunto de vasos cuja principal função é coletar a linfa, um líquido presente entre as células dos tecidos, e levá-la de volta à circulação.
ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS
Sistema de Classificação de Whittaker Modificado
O sangue e a linfa.
Coordenação do organismo Sistema neuro - hormonal
CARACTERÍSTICAS GERAIS
Os Micróbios.
CIÊNCIAS Amanda 7º ano 1) Célula e reprodução 2) Classificação
Imunologia - Imunidade
Cap. 1 – 7ª Série Professora: Alexsandra Ribeiro
SISTEMA LINFÁTICO.
As Defesas Naturais do Organismo
REVISÃO PROVA BIMESTRAL 7°s ANOS
Mecanismos de defesa não específica
As Defesas Naturais do Organismo
INTRODUÇÃO À FISIOLOGIA HUMANA
Sistema cardiovascular
Menor estrutura viva de um organismo
Características gerais dos seres vivos
DEFESA ESPECÍFICA OU IMUNIDADE ADQUIRIDA Linfócito B.
CÉLULA; ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS. Citoplasma Membrana celular Núcleo Estrutura geralmente arredondada, que controla toda a actividade celular. Substância.
SISTEMA CIRCULATÓRIO. SISTEMA CIRCULATÓRIO Como é constituído o sangue? No sistema circulatório distingue-se um líquido – o sangue –, um conjunto de.
Sistema circulatório.
Unidade na constituição e funcionamento dos seres vivos
IMUNIDADE ADQUIRIDA DEFESA ESPECÍFICA 1.
O Sistema Circulatório
Vírus , Bactérias , Fungos, … Sistema Imunitário
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
Transcrição da apresentação:

As células também falam! A importância da comunicação entre células na defesa do organismo BLA BLA BLA BLA BLA BLA

Sou o elemento mais simples que constitui os organismos vivos. A Célula Olá! Eu sou a Célula. Sou o elemento mais simples que constitui os organismos vivos.

Nós, as células, podemos ter diferentes formas, tamanhos e funções. A Célula Nós, as células, podemos ter diferentes formas, tamanhos e funções. Somos tão pequenas que só nos conseguirás ver com ajuda de um microscópio.

Os órgãos são constituídos por diferentes conjuntos de células. A Célula Os órgãos são constituídos por diferentes conjuntos de células.

Membrana citoplasmática A Célula Quando me vês ao microscópio, podes distinguir essencialmente três constituintes: a membrana celular, o citoplasma e o núcleo Membrana citoplasmática Núcleo Citoplasma

A Célula Membrana Celular Citoplasma Núcleo Película fina que envolve a célula e regula a troca de substâncias entre esta e o meio externo. Citoplasma Situa-se entre a membrana e o núcleo e contém diferentes organelos. Núcleo Estrutura que comanda as actividades da célula. É onde está o ADN que contém a nossa informação genética.

Seres unicelulares ou multicelulares Os organismos podem ser classificados de acordo com o número de células que o constituem em seres unicelulares e seres multicelulares. Seres unicelulares Formados por uma única célula. Ex.: bactérias, alguns fungos Seres multicelulares Formados por várias células. Ex.: mamíferos, anfíbios

Seres multicelulares Se as células são responsáveis pelo bom funcionamento do organismo, como é que elas se coordenam entre si nos seres multicelulares? Tal como os humanos, elas têm uma “linguagem” própria que lhes permite “conversar”.

Comunicação Em toda a comunicação tem de existir um emissor, que envia a mensagem, e um recetor, que recebe a mensagem. Mensagem Emissor Recetor

Nas células não é diferente… Comunicação Nas células não é diferente… Célula emissora Célula recetora Mensagem

Sinalização Celular Sinalização celular é o nome que se dá à ciência que estuda os sistemas de comunicação entre as células. A comunicação entre células tem vários intervenientes: Célula sinalizadora Célula-alvo Mensageiro primário Recetor Mensageiro secundário Agentes efetores

Sinalização Celular Célula sinalizadora Célula que envia a mensagem Célula-alvo Célula que recebe a mensagem e altera o seu comportamento em resposta à mesma

Sinalização Celular Mensageiro primário Mensagem produzida pela célula sinalizadora É libertada para o exterior para viajar até à célula-alvo Recetor Parte da célula recetora à qual se liga o mensageiro primário

Sinalização Celular Vaso sanguíneo Mensageiro primário Célula-alvo Recetor Quando o mensageiro primário se liga ao recetor, ocorrem várias alterações na célula-alvo.

Mensageiro secundário Sinalização Celular Mensageiro secundário Mensagem produzida no interior da célula-alvo É produzida em resposta à ligação do mensageiro primário ao recetor Agente efetor Agentes que modificam o comportamento da célula para responder à mensagem enviada pela célula sinalizadora

Como é que as células do sistema imunitário se coordenam para defender o organismo dos agentes invasores?

Micróbios patogénicos Os micróbios patogénicos são seres unicelulares, ou vírus, capazes de provocar doenças. Bactérias Vírus Protozoários Fungos

Infeção Quando nos magoamos, os micróbios patogénicos podem entrar pelas nossas feridas

Infeção – Comunicação Celular No interior dos vasos sanguíneos, os micróbios são confrontados com células do nosso sistema imunitário, chamadas leucócitos.

Infeção – Comunicação Celular Incapazes de os combater sozinhos, os leucócitos enviam mensagens para outras partes do organismo para chamar mais leucócitos.

Infeção – Comunicação Celular Os leucócitos também enviam sinais de alerta para os gânglios linfáticos, alertando-os para o novo perigo.

Infeção – Comunicação Celular Assim que possível, os leucócitos aprisionam um micróbio e levam-no até aos gânglios linfáticos para que estes produzam anticorpos. Os anticorpos são potentes armas químicas que ajudam a eliminar os micróbios. São específicos para cada micróbio invasor.

Infeção – Comunicação Celular Depois de eliminarem o micróbio invasor, os leucócitos começam a dispersar. Os anticorpos permanecem no sangue e, caso este tipo de micróbio volte a invadir o organismo, eles lembrar-se-ão dele e a sua eliminação será mais rápida. Diz-se que o organismo fica imune contra este micróbio.

Infeção – Comunicação Celular As feridas cicatrizam e podemos retomar novamente as nossas atividades.

Podemos ficar gravemente doentes Infeção – Comunicação Celular Caso a comunicação entre células falhe, o micróbio permanece no organismo, multiplica-se e espalha-se por todos os órgãos. Podemos ficar gravemente doentes