Ciências Naturais – 8.º ano

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
VEGETAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Advertisements

Biodiversidade O que é Biodiversidade?.
Constituição do planeta Terra:
Efeitos dos Incêndios Florestais sobre o Ecossistema
Bem-vindo(a).
IF 128 – Pratica II Geovana Pereira Guimarães
Desmatamento Prof. Regis Romero.
E. M. E. F . Ilza Molina Martins
Questionário 1. O que é a floresta? Uma área com muitas árvores e com muitos animais Uma área com muitas plantas Uma área com brinquedos.
INCÊNDIOS FLORESTAIS.
Ciências Naturais – 8.º ano
Encontro Ciência Lisboa, 7 de Julho A ciência ecológica e o desafio da sustentabilidade Helena Freitas Centro de Ecologia Funcional Departamento.
Professora Manuela Cardoso.  o material solto que forma a camada superior da litosfera, sendo constituído, principalmente, por partículas minúsculas.
A vegetação aparece na natureza de diferentes formas:
F7 Riscos e benefícios da atividade vulcânica CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano.
A água, o ar, as rochas e o solo A distribuição da água e o seu ciclo Ciências da Natureza 5º Ano A Água na Escola Portuguesa.
Densidade aparente O volume da amostra não perturbada é o volume da sonda onde a amostra é recolhida. O peso de água calcula-se pesando a amostra antes.
Matéria Orgânica do solo (m.o.s). Objetivos Proporcionar conhecimentos básicos sobre a origem e dinâmica da m.o. do solo; Conhecer suas características.
A Á GUA  Ciclo da água  A Água na Natureza  A Água e os seres vivos  Tipos  Purificação  Contaminação  Conservação.
Unidade de ensino “INTERFERÊNCIA DO HOMEM NO ECOSSISTEMA” O Homem, como ser vivo que é, faz parte da biosfera, interage com os outros seres vivos mantendo.
Professor: Hélcio Júnior Biólogo
Dinâmica de uma bacia hidrográfica
PANTANAL GEOGRAFIA ERIKA nº 7 INGRID n° 9 PROF ° WILSON F . FORTI.
Professora: Ivaneide Alves de Araujo Intensivo e grupo de estudo
Hábitats Naturais Universidade de São Paulo
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Vulnerabilidade a desastres
Perturbações no equílibrio dos Ecossistemas
Metodologia do Ensino de Ciências – Aula 10
As diversas paisagens naturais da Terra
Formação e uso do solo.
Ciências da Natureza 8º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Nascentes Entende-se por nascente o afloramento do lençol freático que vai dar origem a uma fonte de água de acúmulo (represa), ou de cursos d’água.
Ciências Naturais – 5.o ano
recursos não energéticos
AAA Incêndios, florestas e desenvolvimento rural acréscimo
Inovações científicas
Ciências Naturais – 8.º ano
Atividade de Revisão para AFE
Formação vegetal 6º Ano.
Ciências Naturais – 8.º ano
Professor: Guilherme Vieira
Ciências Naturais – 8.º ano
1Acadêmico(a) do curso de Administração – UDC
Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE. Capítulo 20 SUSTENTABILIDADE.
CONSERVAÇÃO DO SOLO Página 289.
Ciências Naturais – 7.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
e paisagens geológicas
Ciências Naturais – 7.º ano
CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA
C1 CienTIC 7 Ciências Naturais – 7.º ano Agentes geológicos externos.
Grupo: Luisa, Mafe Bergamo,Mafe França Trabalho de Geografia – 2 ano Colegio Palavra Viva.
DOENÇAS NEGLIGENCIADAS São aquelas doenças causadas por agentes infecciosos ou parasitas e são consideradas endêmicas em populações de baixa renda, especialmente.
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Estrutura Geológica, Relevo e Solos
Química ambiental é definida como o estudo das fontes, reações, transporte e efeitos das espécies químicas em água, solo, ar, ambientes de vida e os efeitos.
DEGRADAÇÃO DOS SOLOS.
Poluição e as suas consequências Entende-se por poluição a deterioração das condições ambientais, que pode alcançar o ar, a água e o solo. A saúde e o.
USO E CONSERVAÇÃO DO SOLO.
Proteção.
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
recursos não energéticos
Cristiana Bento Daniela Medina Patrícia Almeida. O que é a Globalização? A história da Globalização Abrangência de problemas ambientais Riscos Ecológicos.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DA AMAZÔNIA CAMPUS CAPITÃO POÇO MONITORIA VOLUNTÁRIA DE MANEJO E CONSERVAÇÃO DO SOLO CAPITÃO POÇO – PA 2018 TIAGO FARIAS PENICHE.
DESERTIFICAÇÃO NA REGIÃO NORDESTE. Conceito de desertificação A desertificação, segundo a Convenção das Nações Unidas, é a degradação de terras nas zonas.
Transcrição da apresentação:

Ciências Naturais – 8.º ano K3 Desflorestação e incêndios CienTIC 8 Ciências Naturais – 8.º ano

Conservação da natureza Funções gerais 7,8 % Produção de madeiras Valor económico das florestas 34,1 % 33,8 % Outros produtos 9,3 % 3,7 % 11,2 % Proteção solos e água Serviços de cultura Conservação da natureza Num processo crescente de desflorestação, o planeta perdeu, de forma permanente e completa, um terço da cobertura total de árvores, desde que a agricultura começou, há 10 000 anos. 2/9

As florestas são abatidas para o aproveitamento de madeiras. Grandes extensões são terraplanadas para a criação de pastos ou plantação de culturas. 3/9

diminui a quantidade de O2 e aumenta a de CO2. A desflorestação… diminui a quantidade de O2 e aumenta a de CO2. diminui a precipitação e a capacidade de retenção de água. representa a perda de habitats. aumenta a degradação dos solos. 4/9

Evapotranspiração 6/9

Libertação de calor 5/9

Retenção de água 7/9

Erosão dos solos 8/9

Sem a cobertura vegetal, com raízes que seguram os solos, estes são facilmente erodidos e arrastados para os cursos de água pelas chuvas. O solo diminui a sua capacidade de fixar plantas e de reter água e o processo de desertificação avança. 9/9