A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA "— Transcrição da apresentação:

1 ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.

2 EMENTA DA MATÉRIA CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; PROPRIEDADES FISICAS E QUÍMICAS DE SOLOS; SOLOS; ANÁLISE DO SOLO FERTILIDADE DO SOLO; ADUBOS E ADUBAÇÕES; NUTRIENTES DO SOLO; CLASSES DE USO DOS SOLOS E SISTEMAS DE CULTIVOS; CONSERVAÇÃO DO SOLO; EROSÃO.

3 SOLO Os solos são um importante recurso natural renovável que é utilizado pelas atividades humanas para fins econômicos, tendo uma notável importância nas práticas agropecuárias e na geração de alimentos para a sociedade.

4 Basicamente, os solos formam-se a partir do processo de decomposição das rochas de origem, chamadas de rochas mãe. Isso significa que, no início, não existiam solos na Terra, mas apenas grandes e variados grupos rochosos que foram lentamente desgastados pelo clima, pela ação da água e dos ventos e também pelos seres vivos, sobretudos as plantas.

5 O processo de origem e constituição dos solos é chamado de pedogênese

6

7 DECONPOSIÇÃO DA ROCHA MÃE A decomposição da rocha mãe foi possível pelo resultado do Intemperismo físico, químico e biólogo.

8 INTEMPERISMO FISICO No Intemperismo físico temos vários argentes que realiza o processo de decomposição da rocha mãe, são considerados argentes do Intemperismo físico a temperatura; pressão do ar; água e o vento.

9 INTEMPERISMO QUIMICO É caracterizado pelas transformações químicas oriundas das diferenças de pressão e temperatura das rochas, essas diferenças são possíveis pois com o processo físico gerado sobre a rocha através das chuva, vento, temperatura e pressão atmosférica, quimicamente temos uma redução, oxidação e lixiviação da rocha mãe.

10 INTEMPERISMO BIOLOGICO É o processo de transformação das rochas a partir da ação de seres vivos, como bactérias ou até mesmo animais. Incluem-se nesse processo as raízes das árvores, as ações de bactérias, a decomposição de organismos.

11

12 CONSTITUIÇÃO DO SOLO Constituídos de três fases: Sólida – matéria orgânica e minerais Líquida – solução do solo; Gasosa – ar.

13 A matéria Orgânica se origina no solo através da decomposição de matérias vegetais e animais, ou seja a decomposição de todos os seres vivos que na superfície se encontra, ex: folhas; raízes e animais mortos.

14 São todos os minerais que constitui o solo, esses minerais são essenciais para o desenvolvimento de plantas, sejam elas de cultivo ou nativa.

15 A solução liquida do solo é representada pela água que nele se encontra. Essa água é presente no estado liquido e tem a função de dissolução dos nutrientes presentes no solo. A água no solo pode ser livre ou ligada

16 ÁGUA LIVRE ÁGUA LIGADA É a água presente no solo que tem a função de solubilizar os nutrientes, essa água é absorvida pela planta juntamente com os nutrientes necessários para planta completar seu ciclo É uma água retida no solo, a planta não absorve, ele irar evaporar para atmosfera terrestre e voltará novamente para o solos em forma de chuva

17 É todos os gases presentes no solo, como na atmosfera o solo é composto de três tipos de gases: são eles Oxigênio (O²); Dióxido de Carbono (Co²) e o Nitrogênio (N²).

18 OXIGÊNIO NO SOLO Na faze gasosa O² ocupa 19% dos gases no solo, ele é responsável pela respiração celular das plantas.

19 DIÓXIDO DE CARBONO NO SOLO É formado pela decomposição da matéria orgânica e respiração das raízes. Ele está presente em 0,9% no solo. É responsável pela acidificação do solo. Como na atmosfera ele é originado pela respiração de oxigênio, respiramos O² e liberamos Co².

20 NITROGENIO NO SOLO É responsável pela fixação biológica de nitrogênio (FBN), processo realizados por alguns microorganismos presente no solo que extrai o N² do solo para transportar o mesmo para as raízes das plantas, com isso teremos um melhor desenvolvimento da planta em tamanho radicular; crescimento; grossura do caule; tamanho de folha e frutos.

21 No solo o N² é representado por 79% da fase gasosa, ou seja é o mais presente.

22

23 5% do solo é matéria orgânica. A matéria orgânica é fonte de Nitrogênio N² e Carbono C². A matéria orgânica é decomposta pelo MICROBIOTAS e MICROFAUNAS. MICROBIOTAS: São os fungos, bactérias e leveduras. MICROFAUNAS: São todos os vivos presente no solo da fauna, como NEMATOIDES, MINHOCAS, BESOUROS, FORMIGAS, LARVAS E INSETOS.

24 O resultado da decomposição da matéria orgânica no solo dá-se o nome de Húmus. Geralmente a matéria orgânica fica na superfície do solo, é um terra de coloração escura muito fértil. Quanto maior for o húmus na terra melhor será o crescimento da planta.

25

26 BENEFÍCIOS DE UMA TERRA RICA EM HÚMUS Melhora a aeração do solo; Enriquece o solo com micro-organismos; Melhora a capacidade de retenção de água; Contribui para o equilibrar o pH reduzindo a acidez do solo; Melhora a reciclagem de nutrientes.

27 BENEFÍCIOS PARA PLANTA EM UMA TERRA RICA EM HÚMUS Melhora a germinação, o crescimento das plantas e produtividade da cultura; Melhora o crescimento e estrutura das raizes; Fornece nutrientes essenciais para as plantas e ajuda na supressão de doenças;

28

29


Carregar ppt "CARACTERÍSTICAS DE SOLOS; ENG. AGRÔNOMO: FERNANDO CASTRO VILELA.. EMENTA DA MATÉRIA "

Apresentações semelhantes


Anúncios Google