A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O que é uma composteira?.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O que é uma composteira?."— Transcrição da apresentação:

1 O que é uma composteira?

2 É onde você vai colocar o material orgânico e, dependendo do tipo de composteira, a decomposição vai acontecer com ajuda do calor, das minhocas ou outra coisa (existem vários tipos)

3 O QUE É COMPOSTAGEM ENTÃO?
Compostagem é o processo biológico de valorização da matéria orgânica, seja ela de origem urbana, doméstica, industrial, agrícola ou florestal, e pode ser considerada como um tipo de reciclagem do lixo orgânico.

4 Trata-se de um processo natural em que os micro- organismos, como fungos e bactérias, são responsáveis pela degradação de matéria orgânica.

5 A técnica de compostar ajuda na redução das sobras de alimentos, tornando-se uma solução fácil para reciclar os resíduos gerados em nossa residência.

6 Importância da compostagem para o meio ambiente e para a saúde da população
Segundo dados do IPEA, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o material orgânico corresponde a cerca de 52% do volume total de resíduos produzidos no Brasil e tudo isso vai parar em aterros sanitários, onde são depositados com os demais e não recebem nenhum tipo de tratamento específico.

7 A maior vantagem que pode ser citada é que, no processo de decomposição da compostagem, ocorre somente a formação de dióxido de carbono ou gás carbônico (CO2), água (H2O) e biomassa (húmus). COMO ASSIM?

8 Permite que não ocorra a formação de gás metano (CH4), gerado nos aterros por ocasião da decomposição destes resíduos, que é altamente nocivo ao meio ambiente e muito mais agressivo, pois é um gás de efeito estufa cerca de 25 vezes mais potente que o gás carbônico.

9 O que pode e não pode ser colocado na composteira.
O que Não Pode ser colocado na Composteira Doméstica?  Carnes de qualquer espécie Casca de limão Laticínios, óleos, gorduras. Papel higiênico usado Fezes de animais domésticos. Excesso de frutas cítricas (laranja, mexerica, abacaxi, etc) Excesso de sal (sobras de comida), alho e cebola.

10 O que Pode ser colocado na Composteira Doméstica?
Frutas, legumes, verduras, grãos e sementes. Saquinhos de chá, erva de chimarrão, borra de café e de cevada (com filtro). Sobras de alimentos cozidos e cascas de ovos. Palhas, folhas secas, serragem, gravetos, palitos de fósforo e dentais, podas de jardim. Papel toalha, guardanapos de papel, papel de pão, papelão, embalagem de pizza e papel jornal.


Carregar ppt "O que é uma composteira?."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google