O caminho aberto por Jesus

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O divórcio entre a fé e a vida diária de muitos deve ser considerado como um dos mais graves erros da nossa época. Vaticano II Texto: Lucas 17, 5-10 //
Advertisements

Graças ao coração misericordioso do nosso Deus, que das alturas nos visita como sol nascente; para dirigir os nossos passos no caminho da paz. (Lc 1,
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
Qual o sentido da vida? “O que é a sua vida?“ Tg 4.14b.
As pessoas com frequência querem ser grandes. E, movidas pela "sabedoria do mundo", lutam com todas as forças para conseguir prestígio, poder, os primeiros.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO. Mensagem 24. O que a Fé centrada em Cristo produz em seus discípulos ?
1. Evangelismo Pessoal: Áreas para Discussão:
“Quem tem sede venha a Mim e beba...”
8 maio.
Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha
Tu és meu filho(a) amado(a) !
Amai-vos como eu vos amei
Agradeçamos “As misericórdias do Senhor” (T. L. de Victoria)
Preparemo-nos para “Ver sair o astro maior”, música de Pau Casals
Paróquia Nossa Senhora de Copacabana
DOMINGO 22 ANO c A O “Pie Jesu” de Durufle convida-nos a ir com Ele para a morte e ressurreição Regina.
Ele está no meio de Nós Catequese 1 3º ano.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Para quem iremos, Senhor?
Sim, Senhor!... Tu sabes que eu te amo". (Jo 21,15)
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.
Deus Está no Controle Por favor, ler com fé !!!.
"Nesta terra do meu cativeiro
Música: “Cristo fez-Se obediente até à morte”
DOMINGO 32º Tempo Comum Ciclo B
FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU FILHO, TUDO O QUE É MEU É TEU
Qual seria sua resposta à seguinte pergunta: O que você faria se pudesse nascer novamente? Em que lar você gostaria de nascer? Como gostaria.
É lindo falar com Deus Irene alvina
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Domingo V 8 de Fevereiro de 2009 do Tempo Comum
Rogar escutando o “Pie Jesu” de Marcel Olm, coloca-nos perto de Jesus
O “Claire de lune” de Beethoven faz-nos desejar ver embora seja noite
A MENSAGEM DO CURSILHO PARTE I.
DOMINGO XXVI do Tempo Comum - B
Com freqüência, as pessoas se deixam levar
DOMINGO X do Tempo Comum Regina
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
24 º domingo do tempo comum
NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
COMEÇOU A ENVIÁ-LOS DOIS A DOIS. 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
Prece a Jesus, diante do pensamento da morte, do Requiem de Britten
Os clarinetes do Requiem de Britten convidam à VIGÍLIA
DOMINGO XXIV do Tempo Comum - B Regina
DE PESCADOR A PAPA Adaptado por Mª Luísa Boléo
Somos a Igreja de Cristo parte 1
Solenidade da Santíssima trindade
XXVIII do Tempo Comum – B
Anunciação do Anjo à Virgem Maria.
7 DO TEMPO COMUM Ciclo B DOMINGO
Rezar escutando o “Pie Jesu” de Marcel Olm, põe-nos ao lado de Jesus
PAULO, APÓSTOLO DE CRISTO JESUS POR VONTADE DE DEUS…
Oração maravilhosa.
“Laudate pueri” (4’53) de Mendelssohn (Montserrat)
8 de Julho de 2012 Música: Cantiga de Alexandria Domingo XIV
O ofertório de Marcel Olm evoca uma atitude de serviço
Em verdade vos digo: Nenhum profeta é bem recebido na sua terra.
Com o salmo 109 de Schütz adoramos a Jesus, o Filho
Música: Hossana de Dufay
Oração maravilhosa.
Os Títulos de Jesus Cristo
“A mãe de Jesus” de T. L. de Victoria, evoca o acolhimento
O REINO ESTÁ ENTRE NÓS O REINO ESTÁ ENTRE NÓS DOMINGOS DOMINGO 23
Transcrição da apresentação:

O caminho aberto por Jesus Jesus vai dizer o que não pode ser esquecido: “Quem quiser ser o primeiro, que seja o último de todos e servo de todos”. No seu movimento não há que olhar tanto os que ocupam primeiros postos e têm renome, títulos e honrarias. Importantes são os que, sem pensar muito no seu prestígio ou reputação pessoal, se dedicam sem ambição e com total liberdade a servir, colaborar e contribuir para o projecto de Jesus. Não podemos esquecer: o importante não é ficar bem, mas fazer o bem seguindo Jesus. José Antonio Pagola. O caminho aberto por Jesus Texto: Marcos 9, 30-37 – Tempo Comum 25–B- Apresentação e comentários: Asun Gutiérrez Cabriada. Música: Veracini. Sinfonia nº 8. Largo.

Naquele tempo, Jesus e os seus discípulos caminhavam através da galileia, mas Ele não queria que ninguém o soubesse; porque ensinava os discípulos, dizendo-lhes: – O Filho do homem vai ser entregue às mãos dos homens e eles vão matá-l’O; mas Ele, três dias depois de morto, ressuscitará. Galileia Galileia é o cenário fundamental da actividade de Jesus, berço do evangelho. Enquanto caminha para Jerusalém, Jesus repete o ensinamento sobre o seu destino.

Os discípulos não entendiam aquelas palavras, e tinham medo de O interrogar. Os discípulos nem entendem nem querem perguntar. Guardam silêncio. Ter medo de perguntar é um mecanismo psicológico que todos temos quando suspeitamos que não nos vai gostar e/ou nos vai comprometer o que nos vão responder. O medo supõe falta de confiança e de fé.

Cafarnaum. Lugar da casa de Pedro Quando chegaram a Cafarnaum e já estavam em casa, Jesus perguntou-lhes: – Que discutíeis no caminho? Cafarnaum. Lugar da casa de Pedro Jesus pergunta aos discípulos quando chegam a casa, quando estão mais serenos, quando se sentem à vontade, no seu lugar. Jesus faz que, com Ele, nos sintamos como em casa para dialogar e aprofundar, para reflectir, para nos deixarmos interpelar, para orar... Qual é a minha resposta quando Jesus me pergunta: de que falas? que discutes?, quais são os teus projectos e os teus anseios?, a que dedicas o teu tempo, a tua energia, a tua ilusão?

Jesus dá-Se conta de quão longe de quão longe estão os discípulos de entenderem o que Ele lhes dizia. A sua incompreensão manifesta-se na discussão que tiveram no caminho. Jesus fala de entrega e serviço e eles desejam a ambição, a partilha de poder a que incitava o sistema hierárquico judaico, radicalmente oposto ao seu ensinamento. Continuam a ser actuais as preocupações: desejos de sobressair, o posto dos seus membros, posse da verdade, privilégios, poder... Que começaram nas primeiras comunidades cristãs. Atitudes que, então e agora, são radicalmente opostas à atitude e à mensagem de Jesus. Eles ficaram calados, porque tinham discutido uns com os outros sobre qual deles era o maior. Caminho para Jerusalém

Então, Jesus sentou-Se, chamou os Doze e disse-lhes: – Quem quiser ser o primeiro será o último de todos e o servo de todos. À pergunta de quem é o mais importante, respondeu-se organizando cargos, postos, dignidades, ordens, assentos reservados... Jesus continua a insistir. Tornar-se último, aceitar-se último, ser servidor(a) de todos, isso é o primeiro de tudo. É-se grande transforma-se o nosso mundo, não quando se ocupa um posto relevante, mas quando na vida se ajuda e se dá lugar a quem não tem grandeza para os poderosos. Quem serve os que são “inservíveis” para a sociedade nunca se engana. O que caracteriza os seguidores de Jesus é ser “o último e o servidor de todos”. Como Jesus.

Quem acolhe, ajuda... a um “insignificante”, recebe-o a Ele. E, tomando uma criança, colocou-a no meio deles, abraçou-a e disse-lhes: – Quem receber uma destas crianças em meu nome é a Mim que recebe; e quem Me receber não Me recebe a Mim, mas Àquele que Me enviou. Na sociedade e cultura daquele tempo, as crianças eram “nada e ninguém”. Não tinham direitos, eram os últimos, desprezados... O abraço de Jesus supõe um gesto de amor e de total identificação com elas. Quem acolhe, ajuda... a um “insignificante”, recebe-o a Ele. Vai na linha de “a Mim o fizestes”. Recomenda-nos que identifiquemos com o que as crianças representam: confiança, espontaneidade, criatividade, assombro, ternura, fascinação, alegria, abertura à esperança e ao futuro... As crianças têm uma confiança total e incondicional no seu pai/mãe. Como Jesus.

O tempo e a ternura Só a esperança serena e a carícia do sol conseguiram com a sua ternura fazer do botão uma flor. Obrigado pela tua longa espera e a tua ternura, meu Deus; por elas conheci que és mais forte que eu. Um coração sem ternura é como um dia sem sol. Ternura e misericórdia são dons teus, Senhor. María Isabel Pereda