PANORAMA NT 1 AULA 07 A VIDA DE JESUS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
Advertisements

INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
2 DE ABRIL DE 2016 O evangelho do Filho do Homem... pareceu-me também a mim conveniente descrevê- los a ti, ó excelentíssimo Teófilo, por sua ordem, havendo-me.
INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO À BÍBLIA INTRODUÇÃO
JESUS: ILUMINANDO CONSCIÊNCIAS EMERSON ODILON SANDIM
Orientações ao professor A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2016 e o tema da revista é Mateus, comentada pelo Bispo Manoel Ferreira. Sinta-se.
EFÉSIOSAutor. Nos tempos modernos, vários argumentos têm sido apresentados por alguns eruditos, contrários à autoria paulina da epístola aos Efésios.
Lição da Escola Sabatina 21 de Julho a 27 de Agosto.
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO. Como você vê a Cristo?
“Todos os anos, os pais de Jesus iam a Jerusalém para festa da Páscoa.” Lucas 2.41.
Capítulo 19 Quando irá para o Céu, o “Bom Ladrão”
SEMINÁRIO TEOLÓGICO MIZPÁ 2015 INTRODUÇÃO BÍBLICA PROF. PR JÚNIOR
Exposição Bíblica EVANGELHO DE JOÃO.
PANORAMA NT 1 AULA 08 GÊNERO LITERÁRIO
Não contém a autoria no livro. Policarpo é quem atesta esta autoria.
PEDRO E A PEDRA.
Atos dos Apóstolos. Atos dos Apóstolos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim.
O que é a Bíblia? Livro Sagrado Palavra de Deus Escrita por homens
Panorama do Antigo Testamento Jó a Malaquias Aula 02
O Cânon das Escrituras CÂNON Grego Kanwn(kanon) Hebraico kaneh
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
REVELAÇÕES DO SANTUÁRIO
A Bíblia.
CANON E NOVO TESTAMENTO
FUNDAMENTOS ECLESIOLÓGICOS
Orientações ao professor
Panorama do Novo Testamento Atos a Apocalipse Aula 02
Metodologia Científica
Orientações ao professor
Apocalipse 1:8 ALFA E ÔMEGA
Geologia do Dilúvio EVIDENCIAS BÍBLICAS 2a PARTE.
Lição 8 Lucas. Lição 8 Lucas Alvo da lição Saber Sentir Compreender como o Evangelho de Lucas foi escrito e o motivo de suas peculiaridades. Sentir.
Escola Bíblica Dominical
PANORAMA NT 1 AULA 09 EVANGELHOS SINÓTICOS
Escola Bíblica Dominical
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
Os Evangelhos. Os Evangelhos Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora,
COMUNIDADE MONTE MORIÁ CULTO
A Trindade de Deus O salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 6:23 Pr. Wellinghton.
Falando sobre Jesus.
HEBREUS. HEBREUS Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia.
O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS  Por que Deus Criou o homem? Para sua glória (Ef 1.11,12; Is 43.7).  Qual é o nosso propósito na vida? Glorificá-lo (1Co.
1.
Linguagem de Programação
PANORAMA DO NT I AULA 01 Oração Mateus 1 Apresentação geral
PANORAMA NT 1 AULA 09 EVANGELHOS SINÓTICOS
DOMINGO DE PÁSCOA ANO B.
Discipulado no Novo Testamento
I- LEITURA – At 2,1-1 Salmo 103 (104) II-LEITURA II – 1 Cor 12,3b EVANGELHO – Jo 20,19-23.
Lição 08 É uma prática cristã. Lição 08 É uma prática cristã.
Só vale a pena por amor.
O LADRÃO NA CRUZ E A IMORTALIDADE
Vós, quem dizes que eu sou?
Hermenêutica do Novo Testamento
O EVANGELHO DOS MILAGRES EVANGELHO DE MARCOS. INTRODUÇÃO A importância dos Evangelhos, Evangelho Sinótico = “ver conjuntamente” O primeiro Evangelho a.
A) NOVO ACERTO B) NOVO ENCONTRO C) NOVA ALIANÇA D) NOVA CRIAÇÃO
DECLARAÇÃO DE FÉ das Assembleias de Deus
AS FÁBULAS.
Anseio por viver em santidade
A partir destas questões, o que você acha que precisa mudar em sua maneira de seguir a Cristo?  O que mais o atraiu quando você decidiu vir a Jesus ?
A) NOVO ACERTO B) NOVO ENCONTRO C) NOVA ALIANÇA D) NOVA CRIAÇÃO
PEDRO E A PEDRA.
Coral das 10 virgens que esperam o regresso de Jesus. Bach
Aula O que é a bíblia? Comunidade Javé Nissi
Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado
PROJETO BOA SEMENTE - COMO DECORAR UM TEXTO BÍBLICO
Este é o meu filho muito amado no qual pus todo o meu agrado
Transcrição da apresentação:

PANORAMA NT 1 AULA 07 A VIDA DE JESUS 1. Chegamos ao principal personagem de todo o Novo Testamento. Os Evangelhos são a principal e mais vasta fonte de informações a respeito de Jesus. 2. No entanto, temos outros elementos externos que nos ajudam a entender um pouco mais. Ainda que muitos sugiram que em alguns textos, como no caso dos escritos de Flávio Josefo, tenha havido inserções a respeito de Jesus. 3. O testemunho do silêncio deve ser considerado sempre, ou seja, não ser necessário provas arqueológicas e documentais para a comprovação de muitas coisas que o texto bíblico nos traz.

PANORAMA NT 1 AULA 07 A VIDA DE JESUS

PANORAMA NT 1 AULA 07 A VIDA DE JESUS 4. Além de Josefo, temos referencias a Jesus nos escritos de Plíno Jovem, Tácito, Suetônio e Luciano, além de citações no Talmude Babilônico, mas todas são sempre muito sucintas. 5. Além disto temos os Ágrafos (Agrapha = não escrito) como uma série de anotações a partir desta tradição oral de fragmentos que ora encontram paralelos ora não nos Evangelhos (Ver Tomé 54, 46b, pág 133-134 Gundry). 6. Outra questão que os estudiosos, exegetas se debatem seria sobre qual documentos teria sido o primeiro ou a fonte dos Evangelhos Sinóticos. Existem algumas hipoteses para isto.

PANORAMA NT 1 AULA 07 A VIDA DE JESUS 6.1 - Hipótese de Griesbach – Lucas teria sido o primeiro, Mateus o teria usado e Marcos seria um resumo. Mas é deficiente por causa da ordem dos fatos em Lucas e Mateus. Por que ele teria mudado? 6.2 – Prioridade de Marcos – seria a fonte Marcos-Q, a primeira, ou a fonte primeira. E Lucas afirma tem usado diversas fontes e uma poderia ser Marcos. Mateus tem a quase totalidade de Marcos e amplia. Marcos resolve melhor a sequencia de fatos da vida de Jesus. 6.3 – Fonte Q – a hipotese de outros documentos como o Evangelho de Tomé ou a coleção chamada de Oxirrinco dos ditos de Jesus, usada então por Marcos.

PANORAMA NT 1 AULA 07 A VIDA DE JESUS 6.4 – Hipótese dos quatro documentos – outros acrescentam a Marcos-Q e Q, a hipótese M e L. M seria um fonte que gerou Mateus. L seria material Lucano que a principio seria uma forma de Q+L, e logo haveria uma reedição com acréscimos de Marcos, como o nascimento de João Batista e Jesus. Estes são apenas alguns exemplos dos modelos já sugeridos, mas ainda há outros.

PANORAMA NT 1 AULA 07 A VIDA DE JESUS Eric Mauerhofer diz em ¨Uma introdução aos escritos do Novo Testamento: Mateus + Maria + Pedro + Testemunhas Marcos + Paulo Documentos Escritos Mateus em Aramaico em 43 d.C. depois em grego por volta de 63

PANORAMA NT 1 AULA 07 A VIDA DE JESUS Lucas neste caso teria tido contato com o texto em aramaico que usou para produzir. A fonte Q é citada apenas no século XIX. Papias, bispo de Hierápolis e discípulo de João, o menciona que Mateus foi o primeiro a escrever as palavras e obras de Jesus em aramaico. Marcos é mais ações de Jesus que palavras. Irineu, Eusébio, Pantenon (prega na Índia onde já há copia de Mateus em hebraico) dão testemunho disto também. Desmonta a teoria de Q, como disse Marcus Barth que Q não é Quelle (fonte) de Quatsch (bobagem, besteira). Por que Mateus usaria uma fonte para escrever sobre o que viu? Não faz sentido. A fonte Q elimina a questão da inspiração para os outros livros.

PANORAMA NT 1 AULA 07 A VIDA DE JESUS 7. Teólogos alemães deram inicio a tarefa de tentar reconstruir os passos de uma tradição oral, que era recontada páscoa após páscoa, quando surge a necessidade de responder questões à nova comunidade sobre sua vida como: casar-se ou não? Divorciar-se ou não? Pagar impostos? 8. A estrutura destes documentos seguem, segundo críticos da forma os seguintes padrões: Apotegmas, paradigmas ou narrativas de afirmação (palavras de Jesus no ponto alto de debates e discussões), Relatos de Milagres, Declarações e parábolas, lendas (usadas para exaltar sua grandiosidade), e história da paixão.

PANORAMA NT 1 AULA 07 A VIDA DE JESUS 9. Como já vimos em introdução bíblica, vários outros critérios pesam na consideração da validade, preservação e estudo da construção do texto, por isso, não nos ateremos a isto aqui. 10. Veremos o esboço da vida de Jesus, que devido ao grande volume seguiu em pdf.