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O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS  Por que Deus Criou o homem? Para sua glória (Ef 1.11,12; Is 43.7).  Qual é o nosso propósito na vida? Glorificá-lo (1Co.

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2 O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS  Por que Deus Criou o homem? Para sua glória (Ef 1.11,12; Is 43.7).  Qual é o nosso propósito na vida? Glorificá-lo (1Co 10.31; Ap 4.11; Atos 12.21-23).  Como é a imagem de Deus no homem (Gn 1.26)? Tselem = Imagem; Demut = algo que é semelhante, mas não idêntico. Adão gerou um filho à sua imagem, mas não idêntico a ele (Gn 5.3). Tal como Deus, o homem é uma pessoa.

3 O QUE HOUVE COM A IMAGEM DE DEUS?  Na queda, a imagem de Deus foi distorcida, mas não perdida. O aspecto moral da imagem foi corrompido (Gn 1.31; 9.6; Ec 7.29).  O homem ainda é a imagem de Deus (Tg 3.9).  Cristo promove a recuperação gradual dessa imagem (Cl 3.10; 2Co 3.18; Rm 8.29).  Quando Ele retornar a imagem será plenamente restaurada (1Jo 3.2).

4 DE QUANTAS PARTES COMPÕE- SE O HOMEM?  Todos concordam que temos um corpo físico; e a maioria das pessoas creem na existência de uma parte imaterial que sobrevive após a morte (uma alma).  Há quem creia na existência de mais uma parte, um espírito que se relaciona mais diretamente com Deus.  Esse pensamento é chamado tricotomia.

5 TRICOTOMIA  A tricotomia apoia-se em dois textos bíblicos: 1Ts 5.23 e Hb 4.12. Em 1Ts 5.23, Paulo usa termos sinônimos para ênfase, tal como Jesus faz em Mt 22.37 e Mc 12.30. Isso era comum na poesia hebraica (Pv 16.18; Sl 19.1; Pv 18.15).  Paulo não afirma que alma e espírito são entidades distintas, só diz que, seja qual o for o nome dado à parte imaterial, deseja que Deus continue a nos santificar em tudo até o dia de Cristo.

6 TRICOTOMIA  O mesmo acontece em Hb 4.12. O autor diz que a Palavra de Deus tem um poder tão penetrante que mesmo os elementos mais íntimos do nosso ser não podem se ocultar dela. Essa visão originou-se na filosofia grega, que entendia que para Deus se relacionar com o mundo material havia a necessidade de um terceiro elemento ou de um ser intermediário.

7 TRICOTOMIA  O mesmo pensamento aparece no espiritismo kardecista. Segundo creem, o fluido cósmico universal é o elemento intermediário entre espírito e corpo.

8 TRICOTOMIA  Essa doutrina foi considerada herética, desde o princípio do Cristianismo.  No século IV, Apolinário, bispo de Laodiceia, usou essa concepção para explicar a dupla natureza de Cristo. De acordo com ele, Jesus tinha um corpo e uma alma humana, mas não teria um espírito, o que negava sua plena humanidade. Por isso, o concílio de Constantinopla (381 d.C.) a considerou uma heresia.

9 O QUE A BÍBLIA DIZ?  Ela usa alma e espírito como sinônimos (Jo 12.27; 13.21; Lc 12.20; 23.46).  Em Ec 12.7, o escritor de Eclesiastes, ao falar sobre aquilo que acontece no momento da morte, entendia que o homem é constituído de dois (e não três) elementos: um elemento material, o “pó” (corpo), que retorna à terra, e um elemento imaterial, o “espírito” (“fôlego da vida”), que volta a Deus; aludindo à Gn 2.7.

10 O QUE A BÍBLIA DIZ?  Tudo o que a alma é, o espírito também é, e tudo o que a alma faz, o espírito também faz: Ambos são imateriais e imortais (Gn 35.18 e Ap 6.9-11 X Tg 2.26 e At 7.59; 1Rs 17.21 X Lc 8.55). Tanto a alma quanto o espírito têm sentimentos (Jo 12.27; 13.21; Lc 1.46,47; At 17.16) e intelecto (1Co 2.11; 1Pe 3.19; Ap 20.4). Espírito e alma se relacionam com Deus (Is 26.9; Sl 25.1; 146.1;1Sm 1.15).

11 O QUE A BÍBLIA DIZ?  A Bíblia atribui alma ao Senhor (Am 6.8; Jr 9.9; Hb 10.38).  A Escritura afirma que corpo e alma constituem o homem todo (Mt 10.28; 1Co 5.5).  Nem sempre alma e espírito dizem respeito à parte imaterial do homem (Êx 1.5; 1Sm 30.12).  Para os tricotomistas, a sede da vontade, intelecto e emoção é a alma, mas é o espírito que se relaciona com Deus. Como?

12 COMO SURGE A ALMA?  Existem três teorias acerca disso: Preexistencialismo da alma; Criação imediata; Transmissão (Gn 1.24,28; Hb 7.10)


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