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PublicouCremilson Cremilson Alterado mais de 6 anos atrás
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O HOMEM FOI CRIADO POR DEUS Por que Deus Criou o homem? Para sua glória (Ef 1.11,12; Is 43.7). Qual é o nosso propósito na vida? Glorificá-lo (1Co 10.31; Ap 4.11; Atos 12.21-23). Como é a imagem de Deus no homem (Gn 1.26)? Tselem = Imagem; Demut = algo que é semelhante, mas não idêntico. Adão gerou um filho à sua imagem, mas não idêntico a ele (Gn 5.3). Tal como Deus, o homem é uma pessoa.
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O QUE HOUVE COM A IMAGEM DE DEUS? Na queda, a imagem de Deus foi distorcida, mas não perdida. O aspecto moral da imagem foi corrompido (Gn 1.31; 9.6; Ec 7.29). O homem ainda é a imagem de Deus (Tg 3.9). Cristo promove a recuperação gradual dessa imagem (Cl 3.10; 2Co 3.18; Rm 8.29). Quando Ele retornar a imagem será plenamente restaurada (1Jo 3.2).
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DE QUANTAS PARTES COMPÕE- SE O HOMEM? Todos concordam que temos um corpo físico; e a maioria das pessoas creem na existência de uma parte imaterial que sobrevive após a morte (uma alma). Há quem creia na existência de mais uma parte, um espírito que se relaciona mais diretamente com Deus. Esse pensamento é chamado tricotomia.
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TRICOTOMIA A tricotomia apoia-se em dois textos bíblicos: 1Ts 5.23 e Hb 4.12. Em 1Ts 5.23, Paulo usa termos sinônimos para ênfase, tal como Jesus faz em Mt 22.37 e Mc 12.30. Isso era comum na poesia hebraica (Pv 16.18; Sl 19.1; Pv 18.15). Paulo não afirma que alma e espírito são entidades distintas, só diz que, seja qual o for o nome dado à parte imaterial, deseja que Deus continue a nos santificar em tudo até o dia de Cristo.
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TRICOTOMIA O mesmo acontece em Hb 4.12. O autor diz que a Palavra de Deus tem um poder tão penetrante que mesmo os elementos mais íntimos do nosso ser não podem se ocultar dela. Essa visão originou-se na filosofia grega, que entendia que para Deus se relacionar com o mundo material havia a necessidade de um terceiro elemento ou de um ser intermediário.
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TRICOTOMIA O mesmo pensamento aparece no espiritismo kardecista. Segundo creem, o fluido cósmico universal é o elemento intermediário entre espírito e corpo.
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TRICOTOMIA Essa doutrina foi considerada herética, desde o princípio do Cristianismo. No século IV, Apolinário, bispo de Laodiceia, usou essa concepção para explicar a dupla natureza de Cristo. De acordo com ele, Jesus tinha um corpo e uma alma humana, mas não teria um espírito, o que negava sua plena humanidade. Por isso, o concílio de Constantinopla (381 d.C.) a considerou uma heresia.
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O QUE A BÍBLIA DIZ? Ela usa alma e espírito como sinônimos (Jo 12.27; 13.21; Lc 12.20; 23.46). Em Ec 12.7, o escritor de Eclesiastes, ao falar sobre aquilo que acontece no momento da morte, entendia que o homem é constituído de dois (e não três) elementos: um elemento material, o “pó” (corpo), que retorna à terra, e um elemento imaterial, o “espírito” (“fôlego da vida”), que volta a Deus; aludindo à Gn 2.7.
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O QUE A BÍBLIA DIZ? Tudo o que a alma é, o espírito também é, e tudo o que a alma faz, o espírito também faz: Ambos são imateriais e imortais (Gn 35.18 e Ap 6.9-11 X Tg 2.26 e At 7.59; 1Rs 17.21 X Lc 8.55). Tanto a alma quanto o espírito têm sentimentos (Jo 12.27; 13.21; Lc 1.46,47; At 17.16) e intelecto (1Co 2.11; 1Pe 3.19; Ap 20.4). Espírito e alma se relacionam com Deus (Is 26.9; Sl 25.1; 146.1;1Sm 1.15).
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O QUE A BÍBLIA DIZ? A Bíblia atribui alma ao Senhor (Am 6.8; Jr 9.9; Hb 10.38). A Escritura afirma que corpo e alma constituem o homem todo (Mt 10.28; 1Co 5.5). Nem sempre alma e espírito dizem respeito à parte imaterial do homem (Êx 1.5; 1Sm 30.12). Para os tricotomistas, a sede da vontade, intelecto e emoção é a alma, mas é o espírito que se relaciona com Deus. Como?
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COMO SURGE A ALMA? Existem três teorias acerca disso: Preexistencialismo da alma; Criação imediata; Transmissão (Gn 1.24,28; Hb 7.10)
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