Poema «Poema em linha reta»

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O MODERNISMO EM PORTUGUAL
Advertisements

Fernando Pessoa Captou as várias ondas que traziam de pontos dispersos a certeza de que a Humanidade vivia uma profunda crise de cultura e de valores.
CUIDADOS NECESSARIOS PARA COM OS MEMBROS DA FAMÍLIA MATEUS 7- 1 a 6
“POEMA EM LINHA RETA” Fernando Pessoa.
FERNANDO PESSOA E SEUS HETERÔNIMOS PROFESSORA: Suzete Beppu.
Fernando Pessoa Fragmentação: vários pontos-de-vista sobre a realidade.
Lição da Escola Sabatina 03 de Julho a 09 de Julho.
Na historia e filosofia.  “O PODER CORROMPE”  “TODO PODER É VIOLÊNCIA”  “SABER É PODER”
MODERNISMO EM PORTUGAL (1910 – 1940). CONTEXTO HISTÓRICO  Orfeu - Revista considerada o marco inicial do Modernismo em Portugal Foi idealizada por Fernando.
Olhe para todos ao seu redor, e veja o que temos feito de nós, e a isso considerado vitória, nossa de cada dia. Não temos amado, acima de todas as coisas.
“Jesus respondeu: O Reino de Deus não vem de modo visível.” Lucas
Dor de perda Letícia Thompson Musica: A time for us. (Love Theme) Clicar.
Pretensão by jrfilippi by Não tenho a pretensão De que todas as pessoas que gosto Tambem gostem de mim...
“25 —Enquanto isso, o filho mais velho estava no campo. Quando ele voltou e chegou perto da casa, ouviu a música e o barulho da dança. 26 Então chamou.
ALGO QUE AS ESCOLAS NÃO ENSINAM Aqui estão alguns conselhos que Bill Gates recentemente ditou numa conferência em uma escola secundária sobre 11 regras.
A grande parte dos conselheiros matrimoniais concorda que na base de todo bom casamento está a capacidade de se comunicar de forma eficiente.
A massacrante felicidade dos outros
NUNCA FALES ENTER p/ continuar.
  TUDO PASSA....
E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e.
Com Carinho.
"13 LINHAS PARA VIVER MELHOR"
1.
A visitação da Virgem Maria
QUEM É AMIGO E TEM AMIGOS VAI PERCEBER !.
Escola Bíblica Dominical
Conectados pela alma.
Escola Bíblica Dominical
Indefinidos.
61 DEUS TOMARÁ CONTA DE TI.
CRISTOLOGIA.
VINCENT VAN GOGH ADIMIRE AS OBRAS! OUÇA PIAZZOLLA!
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas.
sendo vítimas de uma terrível violência
A MASSACRANTE FELICIDADE
Todas as cartas de amor são Ridículas. Não seriam cartas de amor se não fossem Também escrevi em meu tempo cartas de amor, Como as outras,
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
secundária sobre 11 coisas
MODERNISMO EM PORTUGAL
Conectados pela alma.
POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
Dez Mandamentos Seculares.
As muitas águas não podem apagar este amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens de sua casa pelo amor, certamente o desprezariam.
LIÇÃO 3 A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS
TOMARA QUE VOCÊ... Regina Hill.
A visitação da Virgem Maria
TEU SANTO NOME – Gabriela Rocha –.
IMPORTANTE POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO
  TUDO PASSA....
secundária sobre 11 coisas
O QUE VOCÊ FARIA....
Dez Mandamentos Seculares.
FELIZ NATAL Hoje eu daria tudo para não escutar uma cigarra cantando, para não ter que sofrer reminiscências dos meus tempos de criança, da minha infância.
Marcas da vida Paulo Roberto Gaefke.
Conectados pela alma.
Mulheres, personalidades Temos nós, orgulho em tê-las.
O QUE VOCÊ FARIA....
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
- Compreender o que significa ouvir a Bíblia. - Destacar que o cristão não vive de aparências. - Entender que as atitudes falam mais que as palavras e.
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
Dez Mandamentos Seculares.
Conectados pela alma.
Supérfluo e Necessário
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
ESCUTATÓRIA Ah! Como seria bom se soubéssemos fazer isto ...
O Supérfluo e O Necessário...
Viver não dói.
POR FAVOR PRESTE ATENÇÃO
Prof.a Karla Christine Leite Machado
Transcrição da apresentação:

Poema «Poema em linha reta» Álvaro de Campos Poema «Poema em linha reta»

Edvard Munch, Melancolia (1894).

Nunca conheci quem tivesse levado porrada. Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo. E eu, tantas vezes reles, tantas vezes porco, tantas vezes vil, Eu tantas vezes irrespondivelmente parasita, Indesculpavelmente sujo, Eu, que tantas vezes não tenho tido paciência para tomar banho, Eu, que tantas vezes tenho sido ridículo, absurdo, Que tenho enrolado os pés publicamente nos tapetes das etiquetas, Que tenho sido grotesco, mesquinho, submisso e arrogante, Que tenho sofrido enxovalhos e calado, Que quando não tenho calado, tenho sido mais ridículo ainda; Eu, que tenho sido cómico às criadas de hotel, Eu, que tenho sentido o piscar de olhos dos moços de fretes, Eu, que tenho feito vergonhas financeiras, pedido emprestado sem pagar, Eu, que, quando a hora do soco surgiu, me tenho agachado, Para fora da possibilidade do soco; Eu, que tenho sofrido a angústia das pequenas coisas ridículas, Eu verifico que não tenho par nisto tudo neste mundo.

Toda a gente que eu conheço e que fala comigo Nunca teve um ato ridículo, nunca sofreu enxovalho, Nunca foi senão príncipe — todos eles príncipes — na vida... Quem me dera ouvir de alguém a voz humana Que confessasse não um pecado, mas uma infâmia; Que contasse, não uma violência, mas uma cobardia! Não, são todos o Ideal, se os oiço e me falam. Quem há neste largo mundo que me confesse que uma vez foi vil? Ó príncipes, meus irmãos, Arre, estou farto de semideuses! Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e erróneo nesta terra? Poderão as mulheres não os terem amado, Podem ter sido traídos — mas ridículos nunca! E eu, que tenho sido ridículo sem ter sido traído, Como posso eu falar com os meus superiores sem titubear? Eu, que tenho sido vil, literalmente vil, Vil no sentido mesquinho e infame da vileza.

Tem comportamentos indignos Cai no ridículo I. O eu e os outros EU OS OUTROS Tem comportamentos indignos Cai no ridículo Reconhece as suas debilidades e fraquezas É socialmente inapto, questionando regras de etiqueta Transmitem uma imagem de triunfo e de sucesso Rejeitam a derrota e a humilhação Não admitem ter atos de infâmia ou cobardia Perderam a sua «voz humana» Fingem ser heróis  «semideuses» «Nunca conheci quem tivesse levado porrada. / Todos os meus conhecidos têm sido campeões em tudo.»

SER GENTE = SER IMPERFEITO II. Crítica social «Onde é que há gente no mundo? Então sou só eu que é vil e erróneo nesta terra?» SER GENTE = SER IMPERFEITO O eu pretende demonstrar que não é apenas ele que é humano  Os outros têm também comportamentos menos dignos Os outros não são sinceros em relação aos seus falhanços e vulnerabilidades PERFEIÇÃO DOS OUTROS = IRONIA