A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LIÇÃO 3 A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LIÇÃO 3 A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS"— Transcrição da apresentação:

1 LIÇÃO 3 A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS
Prof. Lucas Neto

2 INTRODUÇÃO A GLÓRIA É DE DEUS

3 CRISTO É SUPERIOR A TUDO E A TODOS
Cristo é superior a tudo e a todos, sendo ele o Grande Sacerdote da Casa de Deus que representa o cristão de forma individual e a igreja coletivamente. Nesta lição estudaremos sobre a posição de Jesus em seu reino eterno como Apóstolo e Sumo Sacerdote comparativamente ao ministério de Moisés, estudaremos as maléficas consequências quanto a resistir ao Evangelho de Cristo, conheceremos o descanso em Deus, finalizando o nosso estudo com uma exortação aos graves pecados da desobediência e da incredulidade.

4 1. JESUS CRISTO O APÓSTOLO E SUMO SACERDOTE DA FÉ QUE PROFESSAMOS
A GLÓRIA É DE DEUS

5 O AUTOR DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS 3:1-6
Nos conclama a olharmos para Jesus que em grande amplitude espiritual é o nosso Apóstolo (enviado por Deus) e Sumo Sacerdote (o nosso supremo mediador e santo para realizar a mediação entre Deus e os homens) segundo a fé que professamos. Compara a fidelidade de Jesus ao Deus Pai em realizar a missão que lhe foi atribuída, ou seja, a de salvar a humanidade do castigo eterno com a fidelidade de Moisés a Deus na sua missão de libertar e conduzir o povo de Deus do Egito para a terra prometida numa mesma essência, porém de magnitudes diferentes.

6 O AUTOR DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS 3:1-6
Enfatiza que Jesus é digno de maior honra e glória do que Moisés, pois, Cristo é o fundador, edificador e mantenedor eterno do povo de Deus, isto é, a casa de Deus que a igreja do Deus vivo, enquanto Moisés foi o mantenedor da casa de Deus,( o povo de Deus) em uma série temporal no antigo testamento. Fala que Jesus é o criador do homem (a casa de Deus) e criador do universo sustentando todas as coisas, ratificando que Jesus é Senhor e servo fiel que dirige a casa de Deus que somos nós individualmente ou coletivamente, enquanto Moisés foi um servo fiel que falou o que Deus disse, o que coloca Jesus em superioridade a Moisés, não como forma depreciativa, mas para confirmar que toda honra, todo o poder e toda glória é do Senhor Jesus e é em Cristo que devemos nos manter firmes na fé, depositando nEle a nossa esperança de vida eterna

7 2. O DESCANSO DO POVO DE DEUS
A GLÓRIA É DE DEUS

8 O AUTOR DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS 3:7-11
Nos exorta a ouvir atentamente a voz suave do Espírito Santo em qualquer tempo e a não endurecer o coração no sentido de ser resiliente (alta resistência) à voz do Senhor, ou seja, devemos obedecer a Deus, visto que, os israelitas em sua peregrinação no deserto saindo do Egito para terra prometida murmuraram em diversas ocasiões contra Deus, apesar de terem sido testemunhas oculares dos sinais, prodígios, milagres, curas e maravilhas operadas pelo Senhor, porém, ao tentarem o Senhor foram duramente punidos com a morte, de tal modo que, aquela geração não contemplou a terra prometida e nem entrou no descanso de Deus que tipifica uma vida de paz, simplesmente porque foram maus e infiéis a Deus. Que cada um de nós faça sempre o bem e seja achado fiel em tudo ao Senhor.

9 3. UMA EXORTAÇÃO CONTRA OS PECADOS DA DESOBEDIÊNCIA E DA INCREDULIDADE
A GLÓRIA É DE DEUS

10 O AUTOR DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS 3:12-19
Nesta passagem está em evidência a necessidade de uma renovação permanente dia a dia de nossa alma para termos uma vida piedosa, longe do pecado, da desobediência ao Senhor, considerando que nos tornamos a imagem e semelhança do caráter de Cristo, filhos de Deus, e por isso não podemos nos afastar do Deus vivo, sermos enganados pelo pecado, petrificando o nosso coração com relação as coisas de Deus, ao contrário, devemos nos manter firmes na fé até o fim.

11 O AUTOR DA EPÍSTOLA AOS HEBREUS 3:12-19
O autor da epístola aos hebreus volta a mencionar a trágica consequência de morte dos israelitas no deserto, fruto de uma desobediência ao Senhor, tudo por falta de fé. Não podemos deixar que o pecado da incredulidade entre em nosso coração, pois, o domínio deste comportamento maligno nos leva a cauterização da mente e a apostatar da fé em Cristo.

12 4. CONCLUSÃO A GLÓRIA É DE DEUS

13 CRISTO O NOSSO SUMO SACERDOTE
O capítulo 3 da carta aos hebreus apresenta Cristo como o nosso Apóstolo e Sumo sacerdote e ao mesmo tempo nos adverte sobre o perigo dos pecados da incredulidade e da desobediência. Somos filhos de Deus, feitos a sua imagem e semelhança, portanto, devemos até o fim obedecer ao Senhor em tudo e nos manter firmes na fé de forma perseverante para descansarmos em Deus desfrutando da vida eterna. Shalom Adonai !

14 youtube.com/proflucasnetooficial facebook.com/proflucasneto
A GLÓRIA É DE DEUS ESTE TRABALHO FOI FEITO PARA A HONRA E GLÓRIA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO. A TODOS MUITO OBRIGADO ! youtube.com/proflucasnetooficial facebook.com/proflucasneto 14


Carregar ppt "LIÇÃO 3 A SUPERIORIDADE DE JESUS EM RELAÇÃO A MOISÉS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google