SENHOR, AQUELE A QUEM AMA ESTÁ DOENTE! 5º DOMINGO DA QUARESMA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SENHOR, AQUELE A QUEM AMA ESTÁ DOENTE! 6 DE ABRIL DE º DOMINGO DA QUARESMA Ez 37,12-14 SALMO 129 (130) Rom 8,8-11 Jo 11, 25a.26.
Advertisements

no deserto, também o Filho do
Senhor é bom estarmos aqui!
DOMINGO DA RESSURREIÇÃO
“ SE O GRÂO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. 22 DE MARÇO DE 2015.
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
DOMINGO DE PÁSCOA, 5 DE ABRIL DE 2015.
«Todos vós Me abandonareis, como está escrito: ‘Ferirei o pastor e dispersar-se-ão as ovelhas’. Mas depois de ressuscitar, irei à vossa frente para a Galileia»
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
SOLENIDADE DO NASCIMENTO DE S. JOÃO BATISTA Paróquia de S. João Baptista de Vila do Conde.
DOMINGO DA SOLENIDADE DOMINGO DA SOLENIDADE DA ASCENÇÃO DE JESUS CRISTO.
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
Tema do Domingo de Ramos A liturgia deste último Domingo da Quaresma convida- nos a contemplar esse Deus que, por amor, desceu ao nosso encontro,
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
DÁ- ME DE BEBER Ex 17,3-7 SALMO 94 (95) Rom 5, Jo 4,5-42.
SEGUNDO DOMINGO DO ADVENTO ANO -A.
Este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha
“O Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a vida pela redenção de todos” 29º Domingo do tempo comum.
O QUE É QUE VOCÊS ANDAM CONVERSANDO PELO CAMINHO? 3º DOMINGO DA PÁSCOA.
DOMINGO DA RESSURREIÇAO
“Se alguém quiserseguir-Me,
Achar a Salvação.
Para quem iremos, Senhor?
Vigília Pascal.
Festa do Batismo do Senhor
Mas, já que ordenas , lançarei as redes». 5º Domingo do Tempo comum
SOLENIDADE DO PENTECOSTES RECEBAM O ESPIRITO SANTO!
3º Domingo da Páscoa.
Senhor lembra- te de mim quando entrares no teu reino!
Se dois de vós se unirem na terra para pedirem qualquer coisa, ser-lhes-á concedida por meu Pai que está nos Céus.
4º DOMINGO DA PÁSCOA.
QUERES QUE ARRANQUEMOS O JOIO?.
TESOURO ESCONDIDO NO CAMPO
A Comunidade.
«Tenho desejado ardentemente comer convosco esta Páscoa,antes de sofrer»
O REINO DOS CÉUS pode comparar-se a um proprietário, que saiu muito cedo a contratar trabalhadores para a sua vinha.
Vigília Pascal.
3º Domingo do Advento – Ano A
1º DOMINGO DA QUARESMA ANO B
A SANTA MISSA: celebrando a vida de Jesus na vida da gente Henrique.
NÃO FIQUE PERTUBADO O CORAÇÃO DE VOCÊS!
«Este é o meu Filho muito amado: escutai-O».
“ Tu és o meu servo, Israel, por quem manifestarei a minha
Vida Nova.
Juiz ou Salvador.
Uma comunidade, uma família
no deserto, também o Filho do
“ SE O GRÃO DE TRIGO NÃO CAIR NA TERRA E NÃO MORRER, FICA SÓ; MAS SE MORRER, PRODUZ MUITO FRUTO.” 5º DOMINGO DA QUARESMA. ANO B.
17º DOMINGO DO TEMPO COMUM
4º Domingo do Tempo Comum Jesus ensinava com autoridade
Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo
24 º domingo do tempo comum
COMEÇOU A ENVIÁ-LOS DOIS A DOIS. 15º DOMINGO DO TEMPO COMUM.
1º DOMINGO DO ADVENTO.
«Recebei o Espírito Santo ».
Eu sou o bom Pastor ; o bom Pastor dá a vida pelas suas ovelhas !
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
DOMINGO DE PÁSCOA ANO B.
Vimos o Senhor». DOMINGO DA DIVINA MISERICORDIA 2º DOMINGO DA PÁSCOA
DOMINGO DE RAMOS – ANO B.
I- LEITURA – At 2,1-1 Salmo 103 (104) II-LEITURA II – 1 Cor 12,3b EVANGELHO – Jo 20,19-23.
“Se me amardes, guardareis os meus mandamentos
32º domingo do tempo comum
Uma comunidade, uma família
EU VIM PARA EXERCER PARA EXERCER UM JUIZO:
10º DOMINGO DO TEMPO COMUM ANO B.
A vossa libertação está próxima.
Festa do Batismo do Senhor
Todas as pessoas verão a salvação de Deus
Mas, já que ordenas , lançarei as redes». 5º Domingo do Tempo Comum
Transcrição da apresentação:

SENHOR, AQUELE A QUEM AMA ESTÁ DOENTE! 5º DOMINGO DA QUARESMA Ez 37,12-14 Salmo 129 (130) Rom 8,8-11 Jo 11, 25a.26

Neste 5º Domingo da Quaresma, a liturgia garante-nos que o desígnio de Deus é a comunicação de uma vida que ultrapassa definitivamente a vida biológica: é a vida definitiva que supera a morte.

Na primeira leitura, Jahwéh oferece ao seu Povo exilado, desesperado e sem futuro (condenado à morte) uma vida nova. Essa vida vem pelo Espírito, que irá recriar o coração do Povo e inseri-lo numa dinâmica de obediência a Deus e de amor aos irmãos.

Na nossa existência pessoal passamos, muitas vezes, por situações de desespero, em que tudo parece perder o sentido. A morte de alguém querido, o desmoronar dos laços familiares, a traição de um amigo ou de alguém a quem amamos, a perda do emprego, a solidão, a falta de objetivos lançam-nos muitas vezes num vazio do qual não conseguimos facilmente sair.

Deus caminha ao nosso lado; em cada instante. A Palavra de Deus garante-nos: não estamos perdidos e abandonados à nossa miséria e finitude… Deus caminha ao nosso lado; em cada instante. Ele lá está, tirando vida da morte, “escrevendo direito por linhas tortas”, dando-nos a coragem de “sair do sepulcro” e avançar mais um passo ao encontro da vida plena.

A segunda leitura lembra aos cristãos que, no dia do seu Batismo, optaram por Cristo e pela vida nova que Ele veio oferecer. Convida-os, portanto, a ser coerentes com essa escolha, a fazerem as obras de Deus e a viverem “segundo o Espírito”.

Na verdade, no dia do meu Batismo, eu escolhi a vida “segundo o Espírito” (provavelmente, fui batizados muito pequenino, numa altura em que não tinha consciência plena do que isso significava; mas, mais tarde, tive a oportunidade – em vários momentos da minha caminhada cristã – de validar e confirmar essa opção inicial).

A minha vida tem sido coerente com essa opção? A minha vida tem-se desenrolado à margem de Deus e das suas propostas (“vida segundo a carne”) ou na escuta atenta e consequente dos projetos de Deus (“vida segundo o Espírito?”)

O Evangelho garante-nos que Jesus veio realizar o desígnio de Deus e dar aos homens a vida definitiva. Ser “amigo” de Jesus e aderir à sua proposta (fazendo da vida uma entrega obediente ao Pai e um dom aos irmãos) é entrar na vida definitiva. Os crentes que vivem desse jeito experimentam a morte física; mas não estão mortos: vivem para sempre em Deus.

Ao longo da nossa existência nesta terra, convivemos com situações em que somos tocados pela morte física daqueles a quem amamos… É natural que fiquemos tristes pela sua partida e por eles deixarem de estar fisicamente presentes a nosso lado. A nossa fé convida-nos, no entanto, a ter a certeza de que os “amigos” não são aniquilados: apenas encontraram essa vida definitiva, longe da debilidade e da finitude humanas.

Jeus, nosso Pai, nós Te bendizemos, porque és o Deus da Vida. OREMOS Jeus, nosso Pai, nós Te bendizemos, porque és o Deus da Vida. Tu o mostraste, libertando o teu povo, desde o tempo de Isaac, de Moisés e do exílio. Nós Te pedimos pelo teu novo Povo: levanta as comunidades cristãs de todas as formas de morte, divisões, indiferenças, tédio, isolamento do mundo. Venha sobre nós o teu Espírito de Vida.

Pai de Jesus Cristo, nós Te damos graças porque o teu Espírito habita em nós e pelo teu Batismo nos incorporaste ao teu Filho. Nós Te pedimos: vê as nossas fraquezas. Abrimos as nossas mãos para Ti, para Te pedir o teu Espírito: que Ele dê vida aos nossos corpos mortais, que Ele nos justifique com a justiça que está em Ti.

Senhor Jesus, proclamamos a tua glória, porque em Ti irradia a luz da vida e da ressurreição: associaste-te aos nossos lutos, chamas os teus amigos a sair dos seus túmulos, Tu arranca-los ao sono da morte. Nós Te pedimos: desperta em nós a fé. Tu que libertaste Lázaro das ligaduras, liberta-nos dos laços que nos paralisam diante do próximo.

Marineves Marina