O Chamamento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Chamado.
Advertisements

O Chamado.
O Chamado.
A Liturgia de hoje fala-nos da preocupação de Deus em oferecer aos homens o "pão" da vida plena e definitiva. Na 1.ª Leitura Elias recebe um pão do.
A Liturgia propõe hoje o tema da SALVAÇÃO. A Salvação é um dom, que Deus oferece a todos, mas a PORTA para entrar no Reino é ESTREITA. As leituras bíblicas.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Na realização dos seus planos, Deus sempre chama pessoas para serem a sua VOZ no meio do Povo. As leituras falam de três escolhidos por Deus para.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
Iniciamos o Ano Litúrgico C, no qual celebraremos a História da Salvação.
As Leituras de hoje falam de DOIS PROFETAS, que enfrentaram a rejeição, por serem fiéis à sua Missão... A Palavra de Deus é importante na vida do Povo.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Na sociedade, a procura do PRIMEIRO LUGAR, no campo político, social, profissional e outras actividades, é muito comum. Isso cria um clima de concorrência,
Celebramos hoje a “Dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo.
Muitas vezes estamos preocupados com a realidade violenta em que vivemos e temos a tentação de nos deixar levar pelo desânimo. A Palavra de Deus nos.
A Liturgia inicia a vida pública de Jesus com o BAPTISMO DE JESUS.
A Liturgia de hoje lembra-nos a importância da Palavra de Deus na vida do Povo de Deus. Na 1.ª Leitura, encontramos o Povo reunido em assembléia lendo.
O que é um padre? O que é ser padre?. Sacerdote Presbítero Ministro Padre Pastor.
Celebramos hoje a festa da de Nossa Senhora. É uma verdade de fé definida pela Igreja em 1950 (Pio XII). Mas este facto já era aceite pelos primeiros.
Na nossa preparação para o Natal, a Liturgia deste 4.º Domingo do Advento apresenta-nos duas figuras importantes, que colaboraram com Deus, na realização.
Mãe de Deus A Liturgia comemora hoje várias realidades: - A festa da MÃE DE DEUS : aquela que, com o seu Sim ao projecto de Deus, nos deu Jesus, o nosso.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
O Evangelho dominical animado em slides. A Meditação da Palavra de Deus ajuda-nos a viver o Mistério de Deus na EUCARISTIA. Meditado por: Pe. Antônio.
O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por: Pe. Antônio Geraldo Dalla Costa CS Adaptação para Portugal por: Pe. Manuel José Torres Lima O MEU.
Na sociedade de hoje, é muito comum a corrida em busca dos PRIMEIROS LUGARES. Isso cria muitas vezes um clima de concorrência e competição, de ódio.
"Segui-me, eu farei de vós
Celebramos hoje a festa da Santíssima Trindade
Uma Virgem conceberá.
A Lei A Verdadeira Religião.
Cristro Rei do Universo
Amai-vos como eu vos amei
O Bom Pastor.
Na Vinha.
A Vinha do Senhor.
No Deserto.
O Sim.
Presta Contas.
O Caminho, a Verdade e a Vida
A Missão.
A Primeira Pedra.
Primeiros Lugares.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
A alegria de ... SER Catequista.
Vigília Pascal.
Mas, já que ordenas , lançarei as redes». 5º Domingo do Tempo comum
"Eu sou a Porta das ovelhas".
Uma Luz nas trevas.
Dar sem medida.
A Palavra.
Muitas vezes nos deparamos com Dois Caminhos à nossa frente.
Os teus pecados estão perdoados
O MEU DOMINGO O Evangelho dominical animado em slides. Meditado por:
Mãe de Deus.
Vida Nova.
Promulgação do Reino Baptismo de Jesus.
Mestre, onde moras? Vinde e vede.
Pescadores de homens.
Vida Nova.
O Bom Pastor.
Celebramos hoje a festa do nascimento de JOÃO BATISTA:
Josué e Pedro. Ao longo da estrada de nossa vida,
a contemplar o amor de Deus, manifestado na pessoa,
“CONVERTEI VOS NO EVANGELHO
4º DOMINGO DA PÁSCOA ANO B “DOMINGO DO BOM PASTOR”
A Missão "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho"
A Morada de Deus.
Tu és Pedro Festa de São Pedro e São Paulo Ligue o som...
O Bom Pastor.
A Voz de Deus.
Todas as pessoas verão a salvação de Deus
Mas, já que ordenas , lançarei as redes». 5º Domingo do Tempo Comum
Transcrição da apresentação:

O Chamamento

TRÊS CHAMAMENTOS: Ao longo da história, Deus sempre chama e envia pessoas para realizarem os seus planos. As Leituras bíblicas falam de TRÊS CHAMAMENTOS:

Na 1.ª Leitura, temos o Chamamento de ISAÍAS. - Deus revelou-se a ele, durante a oração no templo. - Inicialmente, ele sente-se pequeno e indigno. Prefere continuar no seu cómodo cantinho, sem se comprometer. - Um anjo toca-lhe os lábios com uma brasa, purificando-o para a missão. - Deus então pergunta: "Quem vou enviar?" Isaías, sensível ao apelo de Deus, aceita: "Eis-me aqui, envia-me".

"não sou capaz". "Não sou digno". Vemos aqui os PASSOS DA VOCAÇÃO: - A iniciativa é sempre de Deus. - A primeira reacção é sempre a mesma: "não sou capaz". "Não sou digno". - Mas quando nos colocamos numa atitude de disponibilidade, Deus purifica-nos e fortalece-nos, e acabamos por dar conta do recado.

Na 2.ª Leitura, PAULO conta o seu Chamamento. (1 Cor 15,1-11) Ele considera-se o "último" dos apóstolos... como um "abortivo". Mas no encontro com Cristo a caminho de Damasco, responde: "Senhor, que queres que eu faça?"

No Evangelho O QUE É SER CRISTÃO. temos o Chamamento dos Primeiros APÓSTOLOS. (Lc 5,1-11) - Jesus na Barca de Pedro fala ao povo... e depois convida-os a pescar... - Pedro confia na sua palavra e acontece a pesca milagrosa... - Pedro também se sente indigno... - Jesus convida: "Doravante serás pescador de homens." - E eles aceitam o convite: "Largam tudo e seguem-n’O..." O texto apresenta uma Catequese sobre: O QUE É SER CRISTÃO.

"Porque tu o dizes, lançarei as redes". - É ESTAR com Jesus "no mesmo barco". É desse barco (a comunidade cristã), que Jesus fala ao mundo. - É ESCUTAR a proposta de Jesus fazer o que ele diz, mesmo quando as suas propostas podem parecer ilógicas e incoerentes. "Porque tu o dizes, lançarei as redes". - É RECONHECER Jesus "o SENHOR": É o que Pedro faz, ao perceber que a proposta de Jesus gera vida e fecundidade para todos.

- É ACEITAR a missão que Jesus propõe: Ser pescador de gente: Significa continuar a obra libertadora de Jesus. - É DEIXAR tudo e seguir Jesus. A generosidade é sinal distintivo dos que O seguem. Outros detalhes: - Jesus proclama a Palavra da Barca de Pedro: Essa barca representa a comunidade cristã. Embora ocupada por pecadores, é dessa barca que ecoou a voz de Deus.

- O Anúncio da Palavra acontece num dia de semana: no ambiente de trabalho, sem ser no sábado... A Palavra de Deus deve ser anunciada sempre e em todos os lugares... - "Avança para águas mais profundas"... É o convite para os novos pescadores superarem a rotina da acção pastoral, sempre agarrada às margens que não dão mais peixe! É preciso procurar sempre um novo jeito de "pescar".

- É Pedro quem conduz a barca para o lugar indicado... e a ele Jesus diz: "Serás pescador de homens..." A ele é confiado um ministério especial na Igreja, que navega nos mares da história... - A Pesca milagrosa não é resultado da habilidade de Pedro, mas da força da Palavra de Deus. Porque é que muito trabalho não produz fruto? Em nome de quem é que estamos pescando?

- A Missão é ser pescador de gente: Jesus escolhe pessoas simples para uma missão tão importante... Deus não olha às qualidades humanas... mas à generosidade... - Essa Missão é confiada a toda a Comunidade, apesar das suas limitações. Deus só espera a disponibilidade em acolher o seu convite e deixar tudo... * Todos somos chamados por Deus a ser profetas como Isaías, e pescadores de homens como Pedro.

- O chamamento pode chegar até nós através do padre... da comunidade... Vós não imaginais como é difícil essa missão de convidar!... "Quem poderia, não aceita... e quem aceitaria, a comunidade não aprova!..." Qual é a nossa Resposta? Com a generosidade... - de Isaías: "Eis-me aqui... envia-me..." - de Paulo: "Senhor, que queres que eu faça?" - dos primeiros Apóstolos: "Largaram tudo e seguiram-no"

- Se confiarmos na força da Palavra de Deus, - Esquecendo que somos pecadores, podemos confiar demais em nós, ou não confiar em nós e na acção de Deus em nós. - Se confiarmos na força da Palavra de Deus, a pesca milagrosa continuará acontecendo, ainda hoje... Cristo ainda hoje precisa de pescadores de gente. Ele pode contar contigo? Original: Pe. Antônio G. Dalla Costa CS Adaptação: Pe. Manuel José Torres Lima - 07.02.2010