Programação de Computadores I – Arquivos

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Transcrição da apresentação:

Programação de Computadores I – Arquivos Profa. Mercedes Gonzales Márquez

Arquivos Existem dois tipos de arquivos: arquivo texto e arquivo binário. Um arquivo texto armazena os dados em ASCII, na forma de sequência de caracteres. Um arquivo binário armazena os dados em forma binária (sequência de bits), e normalmente ocupa bem menos espaço em memória do que um arquivo texto para armazenar a mesma informação. 2

Arquivos Os arquivos são manipulados com variáveis do tipo apontador para arquivo, as quais são declaradas da seguinte forma: FILE *arq; Antes de ler ou escrever dados em um arquivo, precisamos endereçá-lo na variável arq. Este endereçamento é realizado com o comando fopen, que pode abrir o arquivo para leitura e/ou escrita. Após leitura e/ou escrita, o comando fclose é usado para fechar o arquivo, liberando o apontador arq. 3

Arquivos Arquivo texto – Abrir e Fechar 4

Arquivos Arquivo texto - Leitura. 5

Arquivos Arquivo texto - Escrita 6

Arquivos Escreva um programa em C que leia um arquivo texto (o usuário deverá digitar o nome do arquivo) e imprima a quantidade de caracteres do arquivo. 7

Arquivos # include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() { FILE *ptr; char nomeArquivo[20]; int total=0; scanf("%s", nomeArquivo); ptr = fopen(nomeArquivo, "rt"); if (ptr==NULL) { printf("Arquivo não existe."); exit(1); } while (getc(ptr)!=EOF) total++; printf("%d", total); return 0; } 8

Arquivos Escreva um programa em C que leia um arquivo texto (o usuário deverá digitar o nome do arquivo) e imprima o conteúdo na tela. O programa deve imprimir uma linha de cada vez. 9

Arquivos #include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main() { FILE *ptr; char nomeArquivo[20], caracter; scanf("%s", nomeArquivo); ptr = fopen(nomeArquivo, "rt"); if (ptr==NULL) { printf("Arquivo não existe."); exit(1); } caracter=getc(ptr); while (caracter!=EOF){ printf("%c", caracter); caracter=getc(ptr); } return 0; } 10

Arquivos Escreva um programa em C que crie um arquivo texto com números aleatórios. A quantidade de números e o nome do arquivo será fornecido pelo usuário. Os números aleatórios gerados deverão ser menores que 100. Cada número deverá ficar em uma linha diferente. 11

Arquivos #include <stdio.h> #include <math.h> #include <stdlib.h> Int main() { FILE *arquivo; char nome[10]; int quantidade, i; printf("Digite o nome do arquivo:"); scanf("%s", nome); printf("Digite a quantidade de numeros:"); scanf("%d", &quantidade); 12

Arquivos arquivo = fopen(nome, "w"); if (arquivo==NULL) { printf("Falha ao criar o arquivo."); exit(1); } else { for (i=1;i<=quantidade;i++) fprintf(arquivo, "%d\n", rand()%100); } fclose(arquivo); return 0; 13

Arquivos Escreva um programa em C que armazene os dados de alunos de uma faculdade com a seguinte representação: struct aluno { char nome[10]; int matricula; float nota; } A quantidade de alunos será questionada ao usuário antes do preenchimento. O nome do arquivo deverá ser alunos.dat. EXEMPLO: Digamos que o arquivo dados.txt contém uma sequência de números inteiros separados por brancos. O programa abaixo calcula a média dos números. Para ler o arquivo, o programa usa a função fscanf (o nome é uma abreviatura de file scanf): 14

Arquivos #include <stdio.h> #include <stdlib.h> #define TRUE 1 int main (void) { int x, n, k; double soma; FILE *entrada; entrada = fopen ("dados.txt", "r"); if (entrada == NULL){ printf ("\nNão encontrei arquivo\n"); exit (EXIT_FAILURE); } soma = n = 0; while (TRUE) { k = fscanf (entrada, "%d", &x); if (k != 1) break; soma += x; n += 1; } fclose (entrada); printf ("A média dos números é %f\n", soma/n); return EXIT_SUCCESS; } 15

Arquivos A função fscanf, tal como a função scanf, devolve o número de objetos efetivamente lidos. O programa acima usa isso para detectar o fim do arquivo. A propósito: o programa supõe que o arquivo contém pelo menos um número! 16